O que fazer em Rotterdam – 14 lugares para conhecer na cidade
Pensando em visitar a Holanda, mas não sabe o que fazer em Rotterdam? Confira este artigo completo que está recheado de dicas incríveis sobre a cidade, afinal, montar um roteiro de viagem não é tarefa simples, né?
Quando pensamos na Holanda, é comum vir à mente moinhos, tulipas, canais, bicicletas e construções no padrão holandês, mas sabia que Rotterdam é bem diferente dessa imagem que temos na cabeça?
Isso porque a cidade foi muito destruída durante a Segunda Guerra Mundial e boa parte precisou ser reconstruída.
Dessa forma, Rotterdam é muito mais moderna do que vários outros lugares da Holanda que nos fazem viajar no tempo. Se estiver em Amsterdam, saiba que é possível fazer um bate-volta para Rotterdam, mas tiver com tempo sobrando vale a pena ficar mais na cidade.
É a segunda maior cidade da Holanda e abriga o maior porto do país. Há muito o que fazer em Rotterdam, portanto, se prepare para viver momentos inesquecíveis por lá!
Outros textos da Holanda
- Cidades da Holanda – roteiro com 11 lugares no país das tulipas.
- Viagem para Holanda – tudo o que você precisa saber.
- Onde ficar em Amsterdam – 6 melhores bairros para se hospedar.
- O que fazer em Amsterdam – 15 atrações na capital holandesa.
O que fazer em Rotterdam?
Confira, em seguida, uma lista com as atrações imperdíveis da cidade!
- Euromast
- Casas de Cubo
- Centraal Station de Rotterdam
- Museumpark
- Delfshaven
- Het Park
- Witte Huis
- Markthal
- Canal de Rotterdam
- Ponte Erasmus
- Hotel Nova York
- Miniworld de Rotterdam
- Grote of Sint-Laurenskerk
- Stadhuis
1. Euromast
Tenha acesso a uma linda vista de Rotterdam em 360 graus ao visitar a Euromast. Construída entre 1958 e 1960, é um projeto do arquiteto H.A. Maaskant. Atualmente, é a torre mais alta do país, com 185 metros. O Euroscoop é o elevador panorâmico da torre, mas não fica só por aí não!
Na torre há também um restaurante e um hotel com duas luxuosas suítes, mas se quiser se hospedar precisa reservar com bastante antecedência. A vista do restaurante já é bem bonita também, o que vale a pena.
Para completar, se você quiser ainda mais aventura pode descer a torre fazendo rapel ou em uma tirolesa. Já imaginou o frio na barriga?
Confira mais informações aqui.
2. Casas de Cubo
Sim, há muita o que fazer em Rotterdam (e coisas diferentes e inusitadas). Por lá, você precisa conhecer as Casas de Cubos, mundialmente famosas por conta de uma arquitetura original e ousada.
Como comentei no início do post, a cidade foi destruída com a Segunda Guerra Mundial e por isso teve que ser reconstruída. As Casas de Cubo são um símbolo da modernidade que é característica na cidade.
Foram projetadas pelo arquiteto Piet Blom com o objetivo de proporcionar um ar novo à cidade depois de tanto caos com a guerra. A ideia era representar uma floresta ou bosque de casas, no qual 37 casas inclinadas formam o bosque amarelo.
Para conhecer o seu interior, há uma Casa Museu que pode ser visitada. Tirando essa, as casas são ocupadas por comércio e habitações, mas o bacana é que há por lá um hostel também
Se quiser conhecer ou se hospedar, procure pelo Stayok Hostel Rotterdam. Imagina só que experiência diferente?
Faça um tour pela cidade clicando aqui.
Para comprar passagens fora do Brasil, seja de ônibus, trem ou avião, eu sempre uso a OMIO, que é um comparador. Você coloca os destinos e datas, e eles te mostram todas as opções de uma vez, e assim você pode comparar e decidir qual é a melhor pra você.
3. Centraal Station de Rotterdam
Se você é arquiteto ou apenas um amante de arquitetura, com certeza irá se apaixonar por Rotterdam. A Centraal Station da cidade é uma construção incrível que vale a pena conhecer.
Se você chegar de trem pela cidade já passará por lá, mas se desembarcar em Rotterdam pelo aeroporto ou de carro, vale a pena conhecer a estação.
Apesar de moderna, ainda assim abriga o grande relógio e as letras da Centraal Station, que pertenciam à construção antiga e foram mantidas no novo projeto.
Roteiro de bicicleta em Roterdam.
4. Museumpark
O Museumpark é uma área da cidade dedicada apenas aos museus da cidade. A área foi projetada pelos arquitetos Yves Brunier, Paul de Ruiter e Rem Koolhass e conta com prédios muito bonitos.
Mesmo que você não queira visitar os museus, vale conhecer a região. Já se quiser fazer um passeio cultural, saiba que por lá há:
- Museu Boijmans Ven Beunigen (acervo de Van Gogh, Dalí e Monet);
- Museu de História Natural (exibições de flora e fauna holandesa);
- Chabot Museum (dedicado ao artista holandês de mesmo nome);
- New Institute (museu de arquitetura moderna);
- Kunsthal (museu cultural).
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é um comparador. Ou seja, ele procura em todas as locadoras, e te mostra as melhores opções. E além disso, você pode pagar em até 12x e sem IOF.
5. Delfshaven
Se você é fã de história e arquitetura antiga, deve ir até o famoso bairro de Delfshaven, que é a região mais preservada da cidade, mantendo o clima de pré-guerra.
Por lá, você poderá desfrutar de belas construções históricas e deixará um pouco de lado os prédios futuristas.
Além disso, na região também há a Igreja dos Peregrinos, que segundo a lenda é onde os peregrinos se reuniram para rezar antes de cruzar o oceano para ir às Américas.
Faça um tour particular por Rotterdam e Kinderdijk.
6. Het Park
O Het Park é um dos parques públicos mais famosos da cidade que precisa entrar na sua lista de o que fazer em Rotterdam (principalmente se o tempo estiver bom).
Foi projetado em 1850 e conta com lindos jardins de paisagismo francês, lagos e restaurantes. É perfeito para fazer piqueniques e até churrascos.
O pulmão verde da cidade é um local agradável e muito bonito, que vale a pena conhecer para se conectar com a natureza.
Holland Pass: Acesso a 100 Atrações e Museus.
Internet no celular durante a viagem
Já foi o tempo em que as pessoas viajam sem internet no celular. Hoje existe a possibilidade de comprar um chip internacional ainda no Brasil, e chegar no seu destino com o celular conectado. Com a America Chip você viaja com internet ilimitada para mais de 130 países!
7. Witte Huis
Outro ponto interessante pela cidade é o Witte Huis, o primeiro arranha-céu construído na Europa, em 1898.
A construção possui 43 metros de altura e design em art noveau, sendo um dos poucos prédios que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
Rotterdam: excursão gratuita pela arquitetura.
8. Markthal
Se quando viaja, você gosta de experimentar as comidas típicas dos locais, então precisa ir ao mercado de Rotterdam, o Markthal. Tem uma linda e impressionante arquitetura, em formato de túnel.
Você terá a oportunidade de experimentar de tudo um pouco por lá e além do mercado há lojas e restaurantes.
Faça uma excursão em espanhol clicando aqui.
9. Canal de Rotterdam
Se as temperaturas estiverem agradáveis, tire um tempinho para conhecer com calma o canal de Rotterdam e apreciar a Rota das Esculturas, que são diversas esculturas modernas ao ar livre.
Por ali, as pessoas ficam sentadas na beira do canal aproveitando o sol e curtindo o dia.
Saiba mais: conheça a cidade velha e o porto.
10. Ponte Erasmus
A ponte Erasmus é o cartão postal de Rotterdam e liga as duas partes da cidade. Seu nome é uma homenagem ao humanista holandês da renascença, Desiderius Erasmus.
A ponte foi desenhada por Ben van Berkel e concluída em 1996. Conta com 802 metros de comprimento e 139 metros de altura.
11. Hotel Nova York
O Hotel Nova York é uma parada interessante, pois é um prédio histórico de bela arquitetura que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
Só conhecer a arquitetura da construção já vale a visita, mas se preferir, tome um café em um dos bares do hotel.
12. Miniworld de Rotterdam
O Miniworld de Rotterdam permite que você conheça toda a cidade em um piscar de olhos.
É uma atração interessante tanto para crianças como adultos, que poderão conhecer a história de Rotterdam, sua arquitetura, tradição marítima e também conferir paisagens rurais holandesas.
13. Grote of Sint-Laurenskerk
Não disse que havia muito o que fazer em Rotterdam? Essa igreja foi construída entre os séculos XV e XVI e é a única construção medieval que ainda existe na cidade. Após o bombardeio de 1940 ela sofreu algumas restaurações.
Confira mais informações no site oficial.
14. Stadhuis
Outra bela construção para conhecer em Rotterdam é o prédio da prefeitura, que fica no centro da cidade, próximo ao Markthal.
Há opções de tours guiados para quem quiser conhecer o interior do prédio que foi construído entre 1814 e 1920 e resistiu à Segunda Guerra Mundial.
Confira mais informações no site oficial.
Viva as belezas de Rotterdam
Ufa! Essa lista está mais do que completa e agora você já sabe o que fazer em Rotterdam, essa cidade que mistura história e modernidade.
Não deixe de incluir o destino no seu roteiro e conhecer um dos lugares mais incríveis da Holanda.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Obrigada pelas dicas.
Irei de carro para Roterdã.
Onde você sugere estacionar?