O que fazer em Cambará do Sul: Explore a terra dos cânions
Você é do tipo de pessoa que, assim como eu, ama a natureza?
Você quer sair da rotina, deixar o stress e a correria de lado. Você sabe que precisa de um tempo. Precisa se desligar do mundo e se conectar com a natureza.
Então vem comigo que eu vou te mostrar um lugar fantástico!
Cambará do Sul é um dos destinos mais famosos do sul do Brasil. Com natureza exuberante, boa gastronomia e um povo super simpático, a cidade encanta seus visitantes. Visitar Cambará é uma experiência única, que traz paz, tranquilidade e harmonia.
Como chegar e locomoção
Cambará do Sul fica a cerca de 190km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A rodovia RS-020 é a que liga as duas cidades, e por ser pedagiada, tem boas estradas.
Saindo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, existem três trajetos:
- BR-101 – 398km (Mais ou menos 5 horas de viagem)
- BR-282 + RS-020 – 351km (Mais ou menos 6 horas e meia de viagem)
- BR-282 – 513km (Mais ou menos 7 horas de viagem)
De ônibus, saindo de Porto Alegre, você deve pegar uma linha para São Francisco de Paula, e de lá para Cambará. Ou você também pode contratar um translado particular.
Sinceramente, acredito que a melhor opção é alugar um carro. Pois além de facilitar a viagem até a cidade, vai te ajudar muito com locomoção quando chegar.
Em Cambará não existe transporte público para os parques, e caso você esteja sem carro, deverá contratar passeios particulares, ou táxis. Em ambas as opções, você vai gastar uma boa grana.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
O que fazer em Cambará do Sul
Quando se fala em Cambará do Sul, logo pensa-se nos cânions Fortaleza e Itaimbezinho, que são os cartões postais da cidade. Porém, Cambará oferece muito mais a seus turistas.
Parque Nacional da Serra Geral
Com área de 17.300 ha, o Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992. Aberto todos os dias, das 8:00 às 17:00, com permanência até as 18:00. A entrada é gratuita, com colaboração voluntária por parte dos visitantes. Dentro do parque existem duas trilhas, a da Cachoeira do Tigre Preto/Pedra do Segredo, e a trilha do Mirante.
Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo
Essa trilha oferece uma vista diferenciada da do mirante, que veremos a seguir. São aproximadamente 800m de trilha até a parte alta da cachoeira, que forma-se após um lajeado. Atravessando o lajeado, após uns 250m, chega-se ao mirante, de onde tem-se vista da frente da cachoeira, que tem uma queda de 400m.
Continuando por mais 1,5km após o mirante, chega-se à Pedra do Segredo, que leva o nome pelo mistério de sua posição. Um enorme bloco de 5m de altura perfeitamente apoiado sobre uma área de 50cm quadrados. Não pudemos ver a pedra devido a neblina que se formou.
Trilhas de nível leve, que podem ser feitas com crianças. Atentar-se apenas ao fato da travessia do lajeado, sendo recomendado o uso de botas impermeáveis.
Trilha do Mirante – Cânion Fortaleza
Com 1,5km de extensão, a trilha do mirante também é bem tranquila e leve. Chega-se ao ponto mais alto do cânion, o qual tem 7,5km de extensão e chega a até 900m de altura. Desse ponto, é possível ver 95% do cânion Fortaleza, assim como parte da planície catarinense e o litoral gaúcho em dias abertos.
No caminho até o topo, vê-se outra cachoeira, que por sua vez é divida em três partes. A cachoeira, junto com o traçado do rio da pedra e a vista panorâmica, encantam os visitantes do parque com sua beleza descomunal.
Como chegar
Do centro de Cambará do Sul, são aproximadamente 15km até o cânion, sendo 9km de estrada de chão. O trajeto, apesar de demorado, pode ser feito com carro baixo, e possui estacionamento ao final.
Não há transporte público para o parque, e as únicas alternativas são carro próprio ou passeios com agências de turismo. Os passeios custam em média R$90,00 por pessoa.
Quando ir
Para uma melhor visibilidade, recomenda-se visitar o cânion na parte da manhã. E além disso, o número de pessoas visitando o parque é menor.
Nó chegamos no parque perto das 9:00 e tivemos uma experiência ótima, a visibilidade estava perfeita e o estacionamento estava com várias vagas livres. Na hora que saímos a situação já era bem outra.
Parque Nacional dos Aparados da Serra
Um pouco menor que o da Serra Geral, um Parque Nacional dos Aparados da Serra tem 13.ooo ha de área. É nele que encontra-se o cânion Itaimbezinho, outro famoso ponto turístico de Cambará do Sul.
A entrada do parque é gratuita, e assim como no da Serra Geral, é cuidado por voluntários e a contribuição é espontânea. Aberto todos os dias, das 8:00 as 18:00, a entrada no parque é permitida até as 17:00, sendo o início da trilha do cotovelo permitida até as 15:00.
Cânion Itaimbezinho
O cânion Itaimbezinho faz a divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo a parte superior território gaúcho e a parte inferior território catarinense.
A extensão do Itamibezinho é de 5,8km, com largura máxima de 2km e altura máxima de 700m, proporcionando uma vista deslumbrante.
Dentro do parque existem duas trilhas, a do Cotovelo e a do Vértice.
Trilha do Cotovelo
A maior das duas, com 3km até o final, é também a que proporciona maior visibilidade do cânion. Consegue-se ver 70% dele ao final da trilha, porém, todo o percurso é por dentro do mato. A trilha é de nível leve e pode ser feita tranquilamente sem muito esforço.
Trilha do Vértice
Com aproximadamente 1,5km de extensão e nível leve, a trilha do Vértice é muito tranquila de se fazer. Todo o trajeto vai beirando o cânion, que pode ser apreciado do início ao fim.
Dessa trilha é possível ver duas cachoeiras, a das Andorinhas e a Cascata Véu da Noiva. A vista é espetacular, mas tem um porém.
Na trilha do Vértice é possível ver apenas 30% do cânion propriamente dito.
E agora, qual das duas fazer?
As duas! Ambas são bem leves, estruturadas e sinalizadas, tornando-as bem fáceis de fazer em meio dia. Nós fomos decididos a fazer apenas a pequena, pois queríamos ver as cachoeiras.
Mas vimos que era possível fazer as duas, e fizemos em 3 horas. Tudo vai depender do seu ritmo, mas independente de qual seja, da pra conhecer os dois lados do cânion.
Quando ir e como chegar
Assim como no cânion Fortaleza, recomenda-se visitar o parque na parte da manhã, para uma melhor visibilidade. A entrada aqui também é gratuita, com colaboração espontânea. Do centro de Cambará do Sul, são 18km de estrada de chão, que pode ser feita com carro baixo sem problemas.
Casa da Vó Maria
Ao finalizar a trilha do Vértice, existe um segundo caminho de volta ao estacionamento, o qual passa pela casa da Vó Maria. Uma pequena casa de madeira, onde vende-se diversos produtos coloniais e artesanais. Lá você vai achar queijos, salames, blusas de lã, doce leite e muito mais.
Nós terminamos as trilhas perto das 13 horas, e como estávamos com fome, foi ali que almoçamos. Um delicioso pastel e algumas porções de pinhão cozido, acompanhados de um bom café passado. Tudo feito no fogão à lenha, bem no estilo campeiro do Rio Grande do Sul.
Quem cuida dos cânions?
Abandonados pelo governo, os parques hoje são cuidados pelos habitantes de Cambará do Sul, que fazem trabalho voluntário para manter tudo em ordem. Desde que assumiram, a entrada passou a ser gratuita, e então implantaram o sistema de contribuição voluntária.
Uma contribuição mais do que justa para com o povo e a própria natureza, que agradece com sua beleza, a força de vontade e disposição dessas pessoas.
Cambará do Sul além dos cânions
Quando viajo, gosto de sair do roteiro clássico, aquele que todos fazem. Procuro explorar a região e descobrir lugares que os turistas comuns não conhecem. E agora, você vai descobrir comigo, a Cambará do Sul que vai além dos cânions.
Quer se encantar com a beleza descomunal das cachoeiras de Cambará do Sul? Então me acompanhe e surpreenda-se!
Centro
A cidade por si só é muito charmosa, simpática e acolhedora. Caminhar pelo pequeno centro de Cambará do Sul é muito gostoso e relaxante. A cidade nos abraça, com suas lojinhas, praças e a igreja, que se destaca em meio as outras construções.
Lajeado das Margaridas
Perto de tantas belezas naturais, o Lajeado das Margaridas é esquecido por quem visita Cambará. É o menos turístico dessa lista, porém, não deixa de ser maravilhoso. O lajeado forma-se sob um rio e o transforma em uma larga passagem de água, que posteriormente volta a estreitar-se.
O nível da água é baixo, o que permite a caminhada até o meio do lajeado. Ou, para quem quiser se aventurar, pode ir de carro até o meio.
Localizado a 12km do centro da cidade, é possível chegar até o lajeado de carro ou com passeios à cavalo. A estrada de chão é ruim, e acredito que com carros baixos não seja possível chegar até o final.
Sabores da Querência
Sabores da Querência é uma fazenda onde são vendidos antepastos e geléias artesanais. São diversos sabores, que vão dos mais tradicionais, como amora, aos mais exóticos, como açaí com banana e limão. É possível fazer uma degustação gratuita, que passa por todos os sabores. O que mais gostei foi o de mirtilo, também conhecido como blueberry.
As frutas são 100% orgânicas, e as geléias produzidas de maneira artesanal, com produtos de qualidade, selecionados desde o plantio até a venda. Saiba mais sobre o Sabores da Querência nesse link.
Cachoeira do Tio França
Também pouco visitada, a Cachoeira do Tio França está localizada dentro da Estância Felicidade. Uma cachoeira linda, discretamente escondida em meio às arvores. Uma trilha leve deve ser feita para chegar até ela, com extensão de 800m.
São 3km do centro de Cambará do sul até a Estância Felicidade. Estrada de chão e que pode ser feita com carros baixos. A mesma estrada que leva ao Lajeado das Margaridas. Para visitar a cachoeira, paga-se 5 reais de entrada.
Pôr do sol na Estância Felicidade
Ainda na Estância Felicidade, outro grande atrativo é o magnífico pôr do sol. O lugar é sem dúvida o melhor da cidade para ver esse espetáculo da natureza.
O pôr do sol ali é esplêndido, e arrisco dizer que é um dos mais lindos que já vi. O céu transforma-se a cada minuto, alternando as cores como se brincasse de pintar. A maneira perfeita para encerrar o dia.
Cachoeira dos Venâncios
Sou suspeito a falar, por que sou apaixonado por cachoeiras, mas esse lugar é espetacular. Ao total são 4 cachoeiras na fazenda dos Venâncios, que oferece também estrutura para camping e churrasco. A primeira delas já impressiona com sua largura. Da primeira, águas seguem para um lajeado, de onde saem para formar as outras 3 cachoeiras.
Para entrar na fazenda paga-se 10 reais por pessoa, e para chegar nas cachoeiras tem algumas trilhas, bem curtas e leves. Minha opinião: Esse é um lugar tão impressionante quanto os cânions, e é um passeio imperdível em Cambará do Sul.
Onde comer em Cambará do Sul
Você leu esse post e o outro que eu mostro mais opções de o que fazer em Cambará do Sul. Que tal descobrir também os melhores restaurantes da cidade?
Pela quantidade de habitantes (1500), Cambará do Sul impressiona com a quantidade e qualidade de seus restaurantes e barzinhos. Se você aprecia uma boa refeição e bons bares tanto quanto a gente, você não pode perder o post Onde comer em Cambará do Sul. Nele revelo quais são os melhores restaurantes e lugares para beber uma boa cerveja em Cambará.
Hospedagem em Cambará do Sul
Cambará do Sul vive do Turismo, o que faz com que não falte hospedagem. Mesmo com tanta opção, nós passamos um sufoco para conseguir um lugar para dormir.
Nosso perrengue com a pousada
Deixamos para reservar hospedagem em cima da hora, e como seria um final de semana com feriado, estava quase tudo lotado. Liguei para várias pousadas, mas a resposta eram sempre a mesma.
Desculpe mas nessa data já estamos lotados.
Finalmente conseguimos um quarto na Pousada Itaimbeleza. Perfeito! A moça que me atendeu disse que não precisaria depositar parte do valor para garantir reserva, e ainda bem que foi assim.
Quando chegamos, a pousada estava fechada, e como era um pouco depois do meio dia, fomos almoçar. Na volta: Fechada de novo! Abri o portão e fui entrando, bati na porta, toquei a campainha e nada. Ok, vamos embora.
Estava entrando no carro, quando a dona sai de uma casa, ao lado da pousada, nos chamando para entrar. Resumindo, além do ocorrido, o atendimento foi horrível. Antes mesmo de fazer o check-in a mulher já ligou para uma agência de turismo e foi nos oferecendo 3 tipos de passeios. Claramente ganharia comissão por isso.
Decidimos ir atrás de outra pousada, o que já sabíamos que seria difícil. Mas então paramos na Pousada Fortaleza, onde fomos atendidos por Schirlei. Uma mulher extremamente simpática, bondosa e prestativa.
Quando contamos nossa história, sua resposta foi: Já estamos lotados, mas não vou deixar vocês sairem daqui sem um lugar pra dormir. E foi assim que acabamos alugando uma casa excelente, e pelo mesmo preço da pousada que reservamos.
Pousadas em Cambará do Sul
Pra que você não passe pelo mesmo perrengue que a gente, preparei um post específico sobre hospedagem em Cambará do Sul.
Nele eu falo rapidamente sobre as melhores regiões para se hospedar, e listo as 5 melhores pousadas da cidade. Não se preocupe, pois eu selecionei opções para todos os gostos e bolsos, das mais baratas às mais caras e luxuosas.
CONFIRA: Pousadas em Cambará do Sul – As 5 melhores opções da cidade
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Mapa de pontos turísticos
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso à um mapa exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
Conheça o Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul abriga, além de Cambará do Sul, duas das cidades mais charmosas, lindas e aconchegantes do Brasil. Gramado e Canela são destino certo para quem vai para o sul do país, e encanta qualquer um que as visite.
O clima europeu conquista e faz com que você realmente se apaixone pelas duas cidades. Um dos maiores atrativos da região, é o Natal Luz de Gramado, que é o maior evento natalino do país! Descubra mais sobre no post: O que fazer em Gramado e Canela
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Ah que viagem perfeita.
Muito bacana seu relato!! Vou colocar esse destino na minha listinha, valeu!!
uauuu, que lugar incrível! O tipo de lugar que gostamos de ir. Realmente é bom fugir de feriados e, se não tiver jeito, reservar tudo com antecedência. Parabéns pelo post, super completo.
O post ficou bem completo, não sabia que havia tanta coisa para fazer na região, pois só ouvi falar do cânions Fortaleza e Itaimbezinho.
E achei muito interessante o fato do parque ser cuidado pelos moradores através de voluntariado, um belo exemplo para outras atrações no Barsil, que andam meio abandonadas.
Que lugar mais lindo. Lugares como estes deveriam ser tornar parque nacionais e ter leis de preservação, uma pena que nossa realidade no Brasil ainda não é assim. Ainda bem que os moradores cuidam do parque. E que apuro hein com a pousada, além de tudo não foi bem atendido.
Realmente é uma pena esse descuido do governo com nossa beleza natural.
Pra ser sincera sempre que penso em Cambará já lembro dos cânion, mas seu post mostrou que têm muita coisa mais pra oferecer, agora é uma pena essa beleza está abandonada pelo Governo, mas muito bonito a ação da população e dos voluntários.
Adorei o post! Como eu ainda não fui conhecer essa maravilha?
Precisando urgente de férias pra ir conferir!
Não tinha ouvido falar desse lugar e é bem o tipo de passeio que eu gosto de fazer. Ótimas fotos, dicas de hospedagem (sem perrengue, de preferência) e tudo mais!
Excelente post.
Jpa fui 3x para a Serra Gaucha, mas ainda não cheguei à Cambará, mas com certeza está na lista, ainda mais depois dessas dicas.
Valeu!
Obrigado Aline!
Cambará é fantástica, vale muito a pena visitar.
Amigo, mto legal o post, deu uma vontade de sair do sofá e visitar esse lugar incrível. Poderia tirar algumas dúvidas?
É preciso experiencia em trilha? roupas adequados p travessia de rios, etc? E o carro, somente 4×4 ou carro pqno popular é possível tbm?
Resumindo a minha aflição rs: P/ quem não conhece a região, acha necessário a contratação de guia ou da pra ir tranquilamente sozinho com carro de locadora. E o principal quantos dias p aproveitar ?
Pois vou para Gramado e gostaria de dar uma “passada” em Cambará.
Desculpe tantas dúvidas e agradeço por imenso pelas dicas. grande abraço.
Olá Rodrigo! Que bom que gostou
Vamos lá:
1- Não é preciso experiência em trilha, as trilas são bem tranquilas e sinalizadas.
2- Também não precisa de roupas especiais, talvez na cachoeira do tigre preto você pode molhar os pés, mas nada além disso.
3- Vai com qualquer carro. Eu vi gente indo até com carros mais baixos, como jetta e fusion. Claro que mais devagar, mas vai.
4- Com certeza a contratação de um guia é dispensável. Pode-se fazer tudo sozinho.
5- Olha, eu passei 5 dias na região, e consegui visitar absolutamente tudo, até lugares menos turísticos. Caso não faça questão de ver tudo, acredito que 3 dias inteiros sejam suficientes.
Minha opinião: Com certeza vale a pena ira até Cambará, mesmo que seja apenas um dia. Gramado também é incrível! Se precisar de dicas da cidade, da uma olhada nesse link:
https://tireabundadosofa.com.br/o-que-fazer-em-gramado-e-canela/
Qualquer coisa é só chamar Rodrigo, se quiser pode até mandar um email.
Abraço!
Beneth, obrigadão pelas dicas e pela disponibilidade em responder tão rápido! Foi de grande ajuda, com certeza irei visitar Cambará na minha ida a Gramado, e já vou aproveitar e dar uma olhada no link que me enviou.
Abraços!
Que é isso cara, precisando é só chamar!
Se ainda não reservou hospedagem, e puder fazer aqui pelo blog, eu agradeço.
Abraço!
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto.
Muito obrigada pelo post! Suas dicas foram bem úteis quando estivemos em Cambará. Recomendo também a pousada Bem Estar, onde nos hospedamos. Um custo benefício maravilhoso. Realmente dá para fazer os passeios por conta, foi ótimo fazer as coisas no nosso próprio ritmo. Dica para quem for aos cânions: use protetor solar.
Olá Ana! Fico feliz que o post tenha sido útil. Obrigado pela dica!