O que fazer em Caraíva? Dicas irresistíveis e secretas!
Preciso confessar que eu estava até ansioso pra escrever esse post sobre o que fazer em Caraíva. É sempre um grande prazer escrever sobre lugares que te conquistam do jeito que Caraíva fez comigo.
Não que seja ruim escrever sobre os outros lugares, mas esse é aquele tipo de destino especial, que tem uma energia única, e que você deixa um pedacinho do seu coração quando sai.
Sabe? Pois é, Caraíva é assim.
Prepare-se para conhecer um lugar mágico, que parece nem fazer parte de algum país. Aliás, não é à toa que o lugar é chamado de República de Caraíva. E você vai entender quando chegar lá.
O que você vai encontrar nesse post:
- Informações importantes (Quando ir, como chegar, quanto custa, etc)
- O que fazer em Caraíva
- Onde se hospedar
- Bons lugares para comer
- Mapa turístico
VEJA TAMBÉM: O que fazer em Arraial d’Ajuda
Caraíva – Antes de ir
Caraíva é um lugar afastado e um tanto isolado, chegar lá, não é das tarefas mais fáceis. Não existem tanta informação exata sobre o lugar, e nem mesmo o pessoal que mora em Arraial d’Ajuda sabe muito bem sobre algumas coisas.
Eu mesmo tive um pouco de dificuldade em encontrar diversas informações importantes, sobre transporte, hospedagem e outros assuntos que precisamos saber antes de ir para algum lugar.
Abaixo eu vou falar sobre tudo isso, para que você consiga planejar sua viagem com mais facilidade.
Quando ir
Sorria, você está na Bahia, e aqui faz calor o ano todo, então não se preocupe muito com o clima. Porém, existem algumas épocas do ano que são sim melhores, e eu vou te explicar porque.
Dezembro e janeiro são altíssima temporada, e é pra quem curte bastante movimento, pois Caraíva fica literalmente lotada. Prepare-se também para preços bem mais altos que o normal. O clima nessa época é muito bom.
Se você prefere épocas mais tranquilas, recomendo ir entre setembro e novembro. Nesses meses, além de menos movimento, você encontrará preços mais acessíveis e pouca chuva. O mesmo vale para março e abril.
O que eu não recomendo muito é ir em maio, pois a chuva não costuma dar trégua, e assim você não vai conseguir aproveitar Caraíva. Julho e agosto também entram na lista de meses com chuva, então se puder, evite esses meses.
Como chegar
Eis a grande questão, como chegar em Caraíva?
Eu pesquisei em blogs e perguntei para pessoas em Arraial d’Ajuda, e apesar de conseguir descobrir como chegar, não obtive respostas 100% concretas, e fiquei um pouco confuso.
Primeiro fiquei confuso com as opções, pois alguns falavam que existe a possibilidade de ir de ônibus e van, mas não sabiam se a van ainda existia. Além disso, também não sabiam ao certo os horários e lugar pra embarcar.
Mas vamos lá, vou explicar tudo em detalhes pra você abaixo. Saiba como chegar em Caraíva de carro, ônibus e van.
De carro
De carro na verdade é muito simples, afinal, é só colocar no GPS e seguir viagem, né? Mais ou menos. Existem algumas informações que são importantes e você deve saber.
Saindo de Arraial d’Ajuda, são cerca de 60km, e no Google Maps, o tempo estimado é de uma hora e meia. Mas o Google não conta com a condição dessas estradas.
A situação desse trajeto é realmente horrível, daquelas que você precisa andar a 20km/h e olha lá. Pra você ter ideia, de ônibus eu levei 4 horas e meia para chegar. Consegue imaginar?
Outra coisa que é bom saber, é que você não chega de carro em Caraíva propriamente dita. Nem é permitida a entrada de carros na vila, sendo assim, você chega até Nova Caraíva, onde terá que pagar estacionamento. Então é bom separar uma grana pra isso também.
Caso você não esteja com carro próprio e quer optar por esse meio de transporte, recomendo alugar com antecedência e já pegá-lo no aeroporto de Porto Seguro.
VEJA TAMBÉM: O que fazer em Porto Seguro
Na minha opinião, alugar um carro é a melhor alternativa para conhecer toda a região sul da Bahia. Depender de ônibus para conhecer tudo vai te tomar muito tempo, e você nem chega em alguns lugares.
Alugue um carro na Bahia
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
De ônibus
Esse talvez seja o meio de transporte mais comum para chegar em Caraíva. Mas como eu disse, apesar de ser um trecho curto, a estrada ruim faz com que seja uma viagem longa.
Confira abaixo os horários de saída e valor dos ônibus, saindo de Arraial d’Ajuda.
- 7:00
- 12:00
- 15:30
Esses são os horários saindo da Balsa, mas você pode pegar o ônibus em mais um ponto, que fica perto da praça da igreja. Ele costuma passar nesse ponto antes de ir pra balsa, então pode ser uma boa para garantir sua vaga.
No final desse post, você poderá ter acesso a um mapa turístico que criei, com a localização exata desse ponto de parada e todos os pontos turísticos de Caraíva.
Para voltar de Caraíva, você deve pegar o ônibus no mesmo ponto em que parou na ida, e os horários são os abaixo.
- 6:15
- 11:00
- 16:00
Cada trecho custa 22 reais, sendo esse valor o que eu paguei em agosto de 2019, e pode sofrer alterações.
De van
A van para Caraíva é um grande mistério. Ninguém sabe muito sobre ela, e se você der sorte, pode até ser que consiga.
Quem oferece esse serviço são alguns poucos motoristas que moram na região, então não é todo dia que acontece. Normalmente eles passam antes do ônibus, nos mesmos pontos de parada.
Minha recomendação, é que você chegue no local de partida uns 20 ou 30 minutos antes, e assim pode ter a sorte de conseguir uma van. Foi isso que aconteceu com a gente quando voltamos para Arraial.
De van, a viagem demorou 3 horas, o que é bem melhor que 4 horas e meia, e custou 30 reais. Na minha opinião, é um melhor custo benefício.
Travessia para Caraíva
Chegando em Nova Caraíva, você precisará atravessar de barco pelo rio Caraíva. Quanto a isso você não precisa de preocupar muito, pois a travessia ocorre durante o dia todo a cada 10 minutos, e custa 5 reais.
Quanto custa
Tenha em mente que Caraíva não é um destino muito barato, mesmo em baixa temporada. O crescimento da procura por esse destino nos últimos dois anos, fez com que os preços subissem.
E além disso, existem também toda a logística para abastecer a vila, que não é assim tão simples, e deve ser calculada pelos estabelecimentos.
Mas é possível fazer uma viagem em conta, desde que você planeje bem e siga nossas dicas.
Hospedagem
Em baixa temporada você encontrará boas opções de pousadas, com valores que começam em aproximadamente 140 reais. Hostels podem ser reservados por cerca de 50 reais a diária, em quarto compartilhado.
Se a viagem for em alta temporada, essa diária de pousada já sobe pra cerca de 400 reais, sendo isso nas mais baratas. Tudo vai depender da qualidade da pousada e do mês da viagem.
Lá pela metade do post tem uma parte específica sobre hospedagem, onde eu falo sobre a melhor região da vila para se hospedar, e também indico uma excelente opção de pousada, que foi onde ficamos.
Alimentação
Comer em Caraíva também não é barato. Nossa alternativa foi recorrer ao fast-food, que tinha preço mais acessível. Encontramos pizzas por 40 reais, lanches, tapiocas e cachorro quente por cerca de 15 e 20 reais.
Para refeições mais completas, nos restaurantes da vila, cada prato individual custa a partir de 35 reais aproximadamente. Ou seja, a refeição para duas pessoas vai beirar os 100 reais, com bebida e taxa do garçom.
No final do post falo especificamente sobre bons lugares para comer em Caraíva, com opções para quem quer economizar e para quem não se preocupa muito com isso.
Economia
Aqui vai uma dica pra quem quer economizar em cerveja. Durante o dia, na praia, ao invés de comprar das barraquinhas, você pode comprar no mercado e levar.
Na rua principal de Caraíva, onde estão a maioria dos bares e restaurantes, existem dois mercadinhos, e um deles empresta a caixa térmica. Ou seja, é só comprar a cerveja e gelo, e partir pra praia. Não lembro exatamente qual era o mercadinho, mas se não me engano era o Mercado do André.
Importante: EVITE comprar cerveja long neck! As garrafas de vidro complicam a retirada de lixo de Caraíva, pois deixam tudo mais pesado, além de ser perigoso ao quebrarem.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Informações gerais
Antes de falar sobre “o que fazer em Caraíva”, vou falar sobre algumas informações gerais, que valem a pena ficar ciente.
Eco Ticket
Começando com o Eco Ticket, uma taxa opcional de preservação ambiental, que pode ser paga antes de fazer a travessia de barco. A taxa é pequena, e custou 10 reais para minha namorada e eu.
Segundo moradores da vila, Caraíva recebe pouco (ou quase nada) de apoio da prefeitura de Porto Seguro, e tudo o que precisa ser feito em relação à estrutura é feito com recursos próprios, e uma parte disso vem do Eco Ticket.
Tudo isso pra manter o local com toda essa magia que você vai descobrir, o que em minha opinião vale cada centavo. Os moradores de Caraíva fazem um trabalho realmente lindo de preservação e manutenção da comunidade, sem contar os projetos sociais.
Vibe roots
Não vá para Caraíva esperando encontrar muito luxo. A vila é um lugar mais roots, sem toda aquela estrutura que a maioria das cidades oferece. Pra você ter ideia, nem calçadas existem, é pé na areia o tempo todo.
Sendo assim, deixe-se levar pela energia única que o lugar transmite. Esqueça o celular, wifi e outros tipos de tecnologia, conecte-se com a natureza do jeito que só Caraíva permite.
Dogs de Caraíva
Você verá diversos cachorros passeando pelas ruazinhas de Caraíva, livres, leves e soltos. Mas não se engane, não são cachorros de rua, pelo menos não mais.
Todos os cachorros da vila são adotados e têm donos, mas vivem livres para andar por onde quiserem. Achei importante falar sobre isso, porque já aconteceu de um turista levar um cachorro embora, achando que era de rua.
Bagagem
E já que estamos falando dos bichinhos, me sinto no dever de falar sobre os burrinhos de Caraíva, que são muitas vezes usados pra carregar a bagagem do pessoal.
Evite ao máximo usar esse tipo de transporte, vamos tentar diminuir a exploração desses animais, que sofrem carregando malas pesadas e muitas vezes não são bem tratados.
Procure levar apenas o necessário, e em uma bagagem que você consiga carregar por conta própria. Um mochilão é sempre a melhor escolha em lugares assim, que não possuem calçadas.
Segurança
É até complicado falar pra você não se preocupar com isso, afinal, é bom ficar esperto em qualquer lugar o mundo. Mas de modo geral, Caraíva é um lugar extremamente seguro.
Todo mundo se conhece na vila, e isso faz com que todos se tornem uma grande família, e ladrões não são bem recebidos nessa família.
Conversando com a Pam, dona da pousada em que ficamos, ela disse que aconteceu apenas uma vez de roubarem um celular, mas logo recuperaram. Então pode caminhar tranquilo pelos becos da vila.
O que fazer em Caraíva – Dia
Agora que você já se ambientou e tem uma ideia de como é a vibe de Caraíva, vamos falar sobre o que fazer por lá?
O turismo em Caraíva é bem divido entre dia e noite, e por isso decidi separar esse post assim também. Vou começar falando sobre as coisas que você pode fazer durante o dia.
Vamos lá?
Caraíva Viva
Não é exatamente alguma coisa pra se fazer em Caraíva, mas é algo tão legal, que eu não poderia deixar de citar aqui.
Fundada em 2009, Caraíva Viva é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no vilarejo mais antigo do Brasil, levando cultura, educação e saúde para quem precisa.
É um projeto realmente incrível, e que está fazendo um trabalho lindo em Caraíva, especialmente com as crianças. Tanto que, em 2019 Caraíva Viva foi selecionada como um dos projetos beneficiados pelo Criança Esperança.
Nós demos uma passada por lá pra conhecer um pouco melhor esse projeto, e tivemos a oportunidade de ver uma aula de artes para algumas crianças, que desenhavam, pintavam e criavam pequenos artesanatos. Foi maravilhoso!
Pracinha e Igreja
Existe uma pracinha bem charmosa em Caraíva, onde você encontra alguns bares e lojinhas, além da igreja da vila. A igreja por si só já vale a pena visitar, ela é toda bonitinha e bem no estilo bahiano de arquitetura.
Nessa pracinha também, todos os dias de manhã, alguns locais se reúnem para jogar dominó, e você pode até jogar com eles. Eu mesmo participei de algumas partidas enquanto esperava o passeio de Buggy começar.
Praia da Barra
Caraíva é famosa pelo lindo encontro do Rio Caraíva com o mar, formando uma fusão de água claras do mar, com as águas escuras do rio. E é justamente nesse encontro que fica a Praia da Barra, que nada mais é do que a ponta da Praia de Caraíva.
Toda a beleza do lugar, fez com que esse se tornasse um dos pontos mais movimentados da vila. É aqui que a maior parte das pessoas decide passar o dia, justamente por poder escolher entre um banho doce ou salgado.
Você vai encontrar diversas barraquinhas improvisadas na areia, as quais vendem bebidas e alguns petiscos, como porções, e pastéis.
Praia de Caraíva
Saindo da ponta da praia, onde ela encontra-se com o rio, você estará na Praia de Caraíva. É bastante extensa, com boa faixa de areia e mar relativamente agitado, rolando até algumas ondas pra quem curte surfar.
São cerca de 10km de praia, que seguindo rumo ao sul, chegam em Corumbau, um lugar fantástico e que também vale a pena conhecer. Logo abaixo falo mais sobre Corumbau.
Na Praia de Caraíva, os lugares mais frequentados são o Coco Brasil e o Bar da Praia. Ambos oferecem uma excelente estrutura, e servem bebidas e comidas.
Praia do Satu
Essa é uma praia que fica em Nova Caraíva, ou seja, você terá que atravessar de volta com o barco. Mas não no mesmo lugar que você parou quando chegou em Caraíva, e sim na Praia da Barra.
Você vai atravessar para o outro lado do rio, e desembarcar na praia. Dali, você deve caminhar cerca de 3km até a Praia do Satu, que é bastante conhecida na região.
A Praia do Satu tem uma pegada bastante selvagem, com pouco movimento de pessoas e cercada por muita natureza.
Lá também existem duas lagoas, com águas calmas e refrescantes, perfeitas pra passar um dia todo curtindo o calor bahiano.
Chegando na Praia do Satu, existem alguns poucos bares e barracas, onde você pode parar para comer alguma coisa. Mas de qualquer maneira, recomendo que você leve um lanche e bastante água.
Importante: Toda a caminhada é feita abaixo de sol, e por isso, levar água é extremamente importante. Além disso, passar bastante protetor solar, e se tiver, usar algo para proteger a cabeça. Também é recomendável fazer a caminha em maré baixa.
Praia do Espelho
A Praia do Espelho, na verdade, fica em Trancoso, mas costuma fazer parte do roteiro de viagem a Caraíva também, pois fica relativamente perto, ainda mais para quem já vai até a Praia do Satu.
Da Satu até a Espelho, são mais 2km de caminhada, ou seja, 5km ao total, saindo de Caraíva.
Eu diria que essa é uma das praias mais famosas de todo o sul da Bahia, e eu ouvi falar muito sobre ela quando cheguei na região e até mesmo antes de viajar.
Recebe esse nome, pois em maré baixa as águas ficam realmente calmas, e parecem um verdadeiro espelho azul cristalino. Você poderá até ver diversos corais e formações rochosas, além de alguma vida marinha.
Por ser tão famosa, a Praia do Espelho já possui uma boa estrutura para receber os viajantes, que se deliciam nos bares em cima da areia. Existem até algumas opções de hospedagem por lá.
Dica importante: Preste atenção na maré! O charme dessa praia está em sua beleza quando a maré está baixa, e na minha opinião, em maré alta, é só mais uma praia, sem muito diferencial. Nós não sabíamos desse detalhe da maré, e quando chegamos na praia, a maré estava bastante alta, o que foi um pouco decepcionante.
Prainha
Eu diria que esse foi o lugar que mais gostei em Caraíva, mesmo tendo ficado bem pouco tempo.
A Prainha, é uma pequena “praia” de água doce, na beira do Rio Caraíva, e que fica um pouco afastada da vila. São cerca de 35 minutos de caminhada leve pra chegar, e te garanto que vale a pena.
Nós paramos rapidamente lá, na volta do passeio de buggy, e eu me arrependi de não ter ficado mais. Era final da tarde, e a paisagem estava maravilhosa, com o sol se ponto ao fundo e refletindo nas águas calmas do rio. Simplesmente fantástico!
Passeio de Boia
E se você for até a Prainha, pode aproveitar para fazer o passeio de boia pelo rio, que sai de lá e vai parar no ponto em que o rio se encontra com o mar, na Praia da Barra.
Acabei não fazendo por falta de tempo, mas vi que é um passeio bem tranquilo e relaxante, diferente do boiacross que fiz no PETAR. Mesmo assim, é recomendável que você saiba nadar.
Rio Caraíva
A grande estrela da vila, que compõe a bela obra de arte que é Caraíva. Em minha opinião, é o rio que deixa o lugar com um charme a mais, correndo pacientemente até se encontrar com o mar azul.
Eu adoro tomar banho de rio, e confesso que fiquei mais no rio do que no mar enquanto estive na região. A água é gelada e refrescante, perfeita para amenizar um pouco o calor.
Além disso, nada mais aconchegante do que fazer uma refeição na beira do rio, em um dos diversos excelentes restaurantes da ilha. Mais abaixo nesse post, você verá dicas de onde comer bem em Caraíva.
Pôr do sol em Caraíva
Não sei você, mas eu sou apaixonado pelo pôr do sol, e em todos os destinos que conheço, sempre procuro um bom lugar pra apreciar esse espetáculo da natureza.
Em Caraíva, o melhor lugar é sem dúvida na ponta do rio, onde ele se encontra com o mar. A cena é deslumbrante, e tira o fôlego de quem ama esse momento do dia.
É até difícil descrever, mas imagine o mar de um lado, embalando o clima com o som das ondas. Do outro lado, o rio, calmo e constante, carregando os barqueiros e pescadores. Ao fundo, a maravilhosa mata atlântica, ainda preservada e exuberante, que serve de moradia para todos os animais da região.
E tudo isso pintado com o laranja avermelhado do sol, que aos poucos vai se escondendo por trás das árvores, fechando mais um dia no paraíso.
Corumbau
Corumbau é, na verdade, um distrito da cidade de Prado, que fica mais ao sul de Caraiva. Seu acesso pode ser através de Cumuruxatiba, ou Caraíva.
Nós quisemos visitar Corumbau quando estivemos em Cumuruxatiba, mas a condição das estradas não nos permitiu. Então não deixamos a oportunidade passar quando estivemos em Caraíva.
O lugar é fantástico, com praias de águas azuis claras e cristalinas, pouco agitadas. Lá existe a Ponta do Corumbau, uma ponta de areia que em maré baixa, vai alguns bons metros para dentro do mar. Uma paisagem bastante bonita.
A vila é bem estruturada para receber os turistas, contando com diversas barracas beira mar, mercadinhos e até algumas opções de hospedagem.
Veja abaixo como chegar em Corumbau, saindo de Caraíva.
Passeio de Buggy
Eu sempre quis fazer passeio de buggy, e até então, nunca tinha feito. Justamente por querer conhecer Corumbau, optei por finalmente ter essa experiência.
O passeio normalmente começa as 9:00, e se estende por todo o dia, terminando no final da tarde. Nele, você vai de buggy até a Ponta do Corumbau, que é onde tem aquele banco de areia que comentei acima.
No caminho você passa pela Aldeia Xandó, uma área de preservação do povo e cultura indígena. Além é claro, de passar por estradas de terra e areia, que deixam o passeio com uma pegada de adrenalina.
Ao chegar em Corumbau, você terá algumas horas para almoçar com tranquilidade e aproveitar o local, antes de pegar o buggy de volta em direção à Prainha.
A Prainha é a última parada, onde você poderá dar um mergulho na água refrescante do rio, e ver um pouco do pôr do sol, pra fechar o dia com chave de ouro.
Nós fizemos o passeio com o Daniel e foi excelente. Segue o contato dele, caso você queira fazer o passeio: (73) 99825-8962
Caraíva Republic
E para terminar os passeios diários, eu não poderia deixar de citar a famosa casinha verde, que representa Caraíva em diversas fotos no Instagram.
Sorria, você está em Caraíva!
Essa é a frase que marcou esse lugar como um ponto turístico imperdível na vila. Nessa casa, atualmente funciona a loja Caraíva Republic, uma loja de artigos que levam a vibe de Caraíva adiante, através de roupas, souvenirs e outros artigos diversos.
O que fazer em Caraíva – Noite
E aí, já fechou seu roteiro pra curtir o dia em Caraíva? Já foram várias dicas boas de o que fazer por lá, mas ainda não falamos sobre a noite na vila. E já vou avisar, prepare-se pra conhecer um lugar totalmente diferente.
A noite em Caraíva é algo excepcional, e eu tenho certeza que você vai se surpreender. Eu diria que é a noite que a vila ganha vida, e mostra sua verdadeira identidade.
As luzes, as cores e a música deixam tudo ainda mais incrível, com uma energia que vai te conquistar a cada segundo. Tudo o que você observou durante o dia, parece algo novo à noite, quando iluminado estrategicamente.
Beco da Lua
Começando com um dos lugares mais charmosos de todos, que é fechado durante o dia. O Beco da Lua é um local com diversas barraquinhas de comidas e bebidas, e é um dos pontos mais movimentados da vila.
É lá que as pessoas se encontram pra trocar uma ideia, beber algo e curtir o início da noite, pra depois seguir para um bom forró. Falo mais sobre isso daqui a pouco.
Esse é um bom lugar pra jantar, pois você consegue algumas comidas por preços bem atraentes. Nós provamos a pizza, que custava 10 reais a fatia grande, e era deliciosa. Também comemos o hambúrguer artesanal, que custou 25 reais.
Além disso, em alguns dias da semana acontecem shows ao vivo, que embalam o esquenta do pessoal e deixam a vibe ainda mais gostosa.
Dançar forró
O bahiano gosta de um forrózinho e não é pouco. Nós já percebemos isso em Arraial d’Ajuda, onde participamos de alguns, mas nada se compara a Caraíva. Lá o povo leva isso a sério mesmo.
Para nossa surpresa, descobrimos que o forró começa lá pela uma da manhã, e atravessa a noite até o amanhecer. Inclusive, é tradição de quem vai no forró, terminar a noite vendo o nascer do sol na beira do mar.
Caso você queira conhecer essa tradição, os dois lugares que promovem noitadas de forró em Caraíva são o Forró do Pelé e o Forró do Ouriço. Ambos são bem tradicionais, e tenho certeza que você vai gostar, independente de qual escolher.
Dica importante: É altamente recomendável que você compre seu ingresso com a maior antecedência possível, pois o valor vai aumentando durante o dia e os ingressos podem até esgotar.
Aula de Capoeira
Essa é uma dica que não encontramos em lugar algum. Tivemos essa incrível experiência através da Pam, dona da Pousada Meraki, que foi onde nos hospedamos.
Pam começou a praticar capoeira depois que mudou para Caraíva, e nos convidou para assistir uma das aulas. Topamos na hora, e foi uma experiência fantástica!
Eu já havia visto algumas apresentações e sempre achei lindo, mas ver como tudo isso é ensinado e como são passados os fundamentos da capoeira, é algo que realmente marcou nossa viagem.
Caso você queira ir além, é até possível fazer uma aula de capoeira. A aula pode ser contratada através do Airbnb Experiences, e o bacana é que grana dessas aulas são revertidas para a conservação da escola, que faz um trabalho social incrível com as crianças de Caraíva.
Caso você ainda não tenha cadastro no Airbnb, clique aqui e ganhe um desconto de até 130 reais em sua primeira reserva.
Onde se hospedar em Caraíva
Decidir onde ficar em Caraíva pode ser um grande desafio. A localização em si não faz tanta diferença de modo geral, mas pode ser importante dependendo da época do ano em que você vai.
Principalmente na virada de ano e carnaval, minha recomendação é que você fique um pouco mais afastado dos lugares muito movimentados, principalmente dos forrós. Afinal, não é todo mundo que consegue dormir ao som de forró, né?
Tudo é muito perto, e você pode ir a qualquer lugar com poucos minutos de caminhada. Sendo assim, minha recomendação é que você se hospede no campinho de futebol.
É uma área bem tranquila e silenciosa, e eu tenho certeza que você terá uma excelente noite de sono, especialmente se você ficar na mesma pousada que nós escolhemos. Saiba mais abaixo.
Pousada Meraki
Sabe aquele tipo de pousada aconchegante, que te abraça e faz você se sentir em casa? Assim é a Pousada Meraki, da Pam.
Uma pousada pequena e muito charmosa, com quartos confortáveis e estrutura ideal para ter um bom descanso depois de um dia de passeio ou praia.
Mas pra mim, os grandes destaques da Pousada Meraki são o atendimento e café da manhã. A Pam realmente recebe seus hóspedes como amigos de infância, e faz de tudo para que você se sinta bem. Sem contar que ela sabe tudo sobre a vila, e vai te ajudar em tudo o que você precisar.
E café da manhã é algo a parte. Todos os dias você preenche um cardápio com diversas opções, e esse cardápio é todo baseado em comidas naturais e saudáveis, com opções veganas e vegetarianas.
Além disso, é servido em uma mesa na parte externa do quarto, de frente para o jardim da pousada, o que deixa o ambiente ainda mais aconchegante.
Veja também: Onde ficar em Caraíva – Top 7 hospedagens
Dica: Não deixe de provar o bowl de frutas da Pam, que é simplesmente maravilhoso!
Ah, e claro que não posso deixar de mencionar o Dendê, mascote da casa. Um cachorrinho lindo e dócil, que vai alegrar seus dias em Caraíva.
Onde comer em Caraíva
A gastronomia em Caraíva é bastante diversa, e oferece opções cara todos os gostos. Abaixo vou listar alguns restaurantes que visitamos enquanto estivemos na vila, e alguns outros que a Pam nos indicou, e disse que estão entre os melhores.
Bom e barato
Vamos começar com as opções boas e baratas, pra você, que assim como a gente, tenta economizar um pouco e manter o orçamento da viagem. A maioria dos lugares indicados são de comidas rápidas e lanches.
Tapioca da Paty
A Tapioca da Paty é uma das mais famosas de Caraíva, e não é por acaso. Ela fica com uma barraquinha na rua principal de restaurantes, e oferece tapiocas deliciosas, grandes e por um preço bem justo.
Beco da Lua
Como eu disse anteriormente, o Beco da Lua abriga diversas barraquinhas de comidas e bebidas. Lá você poderá encontrar algumas coisas com preço mais acessível, como burguers, pizzas e tapiocas.
Além disso, como eu disse antes, o lugar é todo animado, com muita gente e em alguns casos até música ao vivo. Sem dúvida um ótimo lugar para começar a noite.
PF do Renato
Essa é uma excelente dica, e que você provavelmente não verá em outros blogs. Conhecemos o restaurante do Renato através da indicação da Pam, quando perguntamos por algum lugar barato pra almoçar.
É um lugarzinho bem pequeno e improvisado na casa de Renato, onde ele serve PFs muito saborosos por 15 reais. Fica logo atrás do Beco da Lua, e vale muito a pena pra quem não quer gastar muito no almoço.
Não tem placa indicando o restaurante, apenas uma plaquinha falando que vende-se marmita. Confira a localização no mapa, ao final do post.
Boteco do Pará
Esse já é bem mais famoso, principalmente por seu tradicional pastel de arraia. O Boteco do Pará é facilmente encontrado, pois fica na rua principal dos restaurantes, a caminho da Praia da Barra.
O ambiente é bem acolhedor, com mesinhas na beira do rio e bastante sombra. Não é assim tão barato, mas tem um bom custo benefício, e vale a pena provar o pastel, que é delicioso.
Bom e nem tão barato
Agora vou te falar sobre alguns lugares que não são assim tão baratos, mas são realmente muito bons. Das três indicações abaixo, nós conhecemos apenas uma. As outras duas foram indicações da Pam.
Restaurante Patioba
O Restaurante Patioba foi o que nós conhecemos, e é sensacional. Ele fica na rua principal e assim como o Boteco do Pará, fica na beira do rio. Oferece um ambiente super aconchegante, com luz e música ambiente.
Sua cozinha é toda baseada na cultura indígena, o que fornece um sabor bem brasileiro aos pratos. E falando em pratos, nossa indicação fica para o nhoque de banana da terra, que pode ser acompanhado de camarões.
Não é dos mais baratos, mas também não é absurdo. Nossa conta fechou perto dos 100 reais, incluindo dois pratos e uma cerveja de 600ml.
Restaurante Cachaçaria
Esse foi indicação da Pam, e já é um pouco mais sofisticado. Oferece pratos mais elaborados, baseados em produtos bastante naturais e brasileiros, como por exemplo o risoto de beterraba com abobrinha grelhada, ou o polvo grelhado com gratin de batatas.
Além disso, como o próprio nome sugere, você pode provar algumas boas cachaças por lá, ou até alguns coquetéis maravilhosos.
Restaurante Jacarandá
Um restaurante muito charmoso e que vai te chamar a atenção só pela fachada. Ele é todo bonitinho, e dentro de uma dessas casas bem típicas bahianas, cheias de cores.
O cardápio é bem restrito, com poucas opções de pratos, mas não se engane, pois o restaurante está entre os mais bem avaliados de Caraíva, e as receitas são todas elaborados por chefs de cozinha.
Mas vá preparado, pois o preço aqui é alto. Pra você ter ideia, uma janta para duas pessoas, com bebidas, pode chegar facilmente nos 200 reais.
Mapa turístico
Preencha o mapa abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo de Caraíva, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Visite Caraíva
E aí, deu pra sentir um pouco da energia de Caraíva?
Sendo bem sincero, é impossível transmitir em palavras o que é Caraíva. O lugar é mágico, e vai realmente fazer com que você se sinta em outro país, outro mundo. Como eu disse, não é por acaso que a vila é chamada de República de Caraíva.
É muito difícil eu falar que voltarei pra algum lugar, afinal, existem milhares de lugares novos pra conhecer. Mas Caraíva entrou pra minha de lista de lugares que ainda voltarei.
Espero que o post tenha sido útil, que você consiga planejar sua viagem da melhor maneira possível, e que você se apaixone tanto por Caraíva como eu.
Mais destinos na Bahia
- O que fazer em Ilhéus – Turismo, gastronomia e hospedagem
- Península de Maraú: Paraíso no sul da Bahia
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Gente, que top!!!
Estou indo pra Caraíva agora em outubro, e precisava de mais informações, acho super válido essas dicas em lugares como Caraíva.
Nossa valeu mesmo pelo posto, está tudo anotado, pois ficarei só 4 dias tbm…então roteiro na mão
Parabéns pessoa valeu.
Olá Meire! Que bom que gostou, fico feliz em ajudar!
Espero que você goste de Caraíva tanto quanto a gente.
Depois da viagem comenta aqui como foi!
Vc não vai se arrepender…..estou indo pela terceira vez……foi amor a primeira vista!!! Lugar mágico!!
Parabéns!!!
Vc colocou td que tem de melhor pra se fazer nesse paraíso!
Esse é um daqueles lugares que tu chega, olha e se pergunta se é real…
Obrigado Solange! Caraíva é realmente surreal!
Maravilhoso suas dicas , Parabéns.Tenho viajado pelo nosso lindo país e sempre leio dicas de viagem de outras pessoas ,aquelas que estiveram lá ,que vão falar da própria vivência do dia dia ,e suas informações são maravilhosos, Parabéns mesmo,em Novembro meu grupo com 10 pessoas , estaremos lá.
Olá Sergio! Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário, isso vale muito pra nós!
O Brasil é maravilhoso né? Tem muito ligar bacana pra visitar. Espero que você goste tanto de Caraíva como nós, e te desejo uma ótima viagem. Um abraço!
Deixou de falar do melhor e único peixe na brasa de Caraíva.KOA PIER BAR
Dentro do rio,os chefes limpam peixes de 20 kg na sua frente tirando só o filé.Incrível!!!
Opa, esse não provei, deve ser bom demais hein! Vai ficar na lista pra próxima.
Oiee, adorei as dicas! Vocês fizeram tudo isso em quantos dias?
Olá Camila! Foram 3 noites e 4 dias.