Onde ficar em Ilhabela – Guia de hospedagem por regiões e hotéis
Decidir onde ficar em Ilhabela pode parecer óbvio, afinal, a maioria dos guias e pessoas falam que a melhor opção é o centro histórico.
Mas o que as pessoas não falam, é que isso depende muito do que você quer fazer na ilha, de qual época você irá pra lá e qual o meio de transporte que vai usar.
Pensando nisso tudo, eu decidi dividir minha hospedagem em Ilhabela em duas etapas. Os primeiros dias eu fiquei no sul, e depois mudei para o centro histórico. E foi a melhor coisa que fiz.
Abaixo eu falo sobre todos esses detalhes, e você vai entender porque é importante considerar tudo antes de escolher.
Bônus: Ao final do post, você poderá ter acesso a um mapa turístico de Ilhabela, com a localização dos pontos turísticos da ilha, e também das hospedagens indicadas aqui.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Onde ficar em Ilhabela – Dicas importantes
Antes de indicar boas opções de hospedagem em Ilhabela, vou falar um pouco sobre o que é importante prestar atenção, e assim, fazer uma escolha certeira de lugar.
Por experiência própria, posso afirmar que fazer uma escolha errada de hospedagem, pode estragar todo o clima da viagem. E não é isso que você quer, estou certo?
Então preste atenção nas dicas a seguir, e me acompanhe até o final.
Em feriados
Não quero te desanimar, mas se você vai para Ilhabela em algum feriado ou data especial, se prepare. O trânsito vai ser bastante intenso e os preços de hospedagem vão subir.
Isso é natural, e acontece na maior parte dos lugares turísticos. Faz parte da viagem.
Considerando isso, nessas datas eu recomendo você colocar no mapa os lugares que você mais quer conhecer, e procurar hospedagem o mais perto possível disso tudo.
Tente achar um lugar bem localizado, que evite com que você precise de transporte. Considere lugares perto de:
- Mercados
- Padarias
- Restaurantes
- Bares
- Praias
No sul, perto da Praia Grande é um bom local, e ao norte, pode ser no Centro Histórico ou no Perequê.
Utilizando transporte público
Com o transporte público, você consegue conhecer toda a ilha, com exceção apenas da parte leste, que tem difícil acesso.
Se for em épocas normais, sem muito movimento, você pode ficar em qualquer parte da ilha. Mas eu diria que quanto mais centralizado melhor. Isso se você quiser conhecer vários lugares.
Se quiser apenas ficar de boa e curtir uma praia, então o certo é escolher um lugar perto da praia que você quer ficar. Claro que é bom se tiver uma boa estrutura, com mercados e restaurantes perto.
Com carro
Se você estiver de carro, próprio ou alugado, você consegue rodar facilmente pela ilha. O único detalhe é estacionamento mesmo.
Nem todas as opções de hospedagem possuem estacionamento, e é importante verificar isso antes de reservar. Mas isso também pode ser resolvido, pois é tranquilo estacionar na rua, e não há rotativo.
Eu mesmo estava de carro, e deixei estacionado na rua durante todo o tempo que passei em Ilhabela.
Regiões
Pra mim, a ilha se divide em duas regiões principais, norte e sul. Ambas são fantásticas e cheias de lugares incríveis para conhecer.
O norte é mais desenvolvido, com mercados maiores, restaurantes, bares e mais opções de hospedagem. É a parte mais famosa da ilha, eu diria.
Já o sul, apesar de ser bastante movimentado também, tem menos estrutura. As praias não costumam ter estacionamento, e o pessoal deixa em cima da calçada mesmo, ou em estacionamentos pagos.
Hospedagem em Ilhabela – Por regiões
Agora vou falar especificamente sobre as opções de hospedagem em cada região da cidade. Vou falar os benefícios de cada uma delas, e também indicar boas pousadas, hotéis e hostels.
Como de costume, vou indicar opções baratas, com bom custo benefício e também outras mais luxuosas. Ou seja, para todos os gostos e orçamentos.
Ah, e no final vou falar sobre as minhas experiências de hospedagem, e também te mostrar quais são os mais reservados da ilha.
Bora achar uma hospedagem em Ilhabela?
Obs: As opções que são consideradas destaques em Ilhabela, estão marcadas com uma .
Vila – Centro Histórico
O Centro Histórido é considerado por muitos o melhor lugar para ficar em Ilhabela. De modo geral, eu concordo, mas como eu disse lá em cima, isso depende de vários outros fatores.
O bom de ficar aqui, é que você vai encontrar de tudo, padarias, mercadinhos, lojas, bares e restaurantes. É uma parte bem movimentada e bacana de se hospedar, pra quem curte algo assim.
O centrinho é uma área bem gostosa para caminhar, principalmente no final da tarde, quando você pode assistir o pôr do sol.
Não há praias exatamente no centrinho, mas uma caminhada de 10 a 15 minutos já resolve. Indo para o sul, você chegará na Praia do Paqueá, e para o norte, na Praia do Barreiros
Hospedagem no centro histórico
Como opção barata, e que inclusive foi onde fiquei, eu indico o Hostel da Vila ($). Sem dúvida um dos melhores hostels que já fiquei. Com piscina, quartos bem organizados e excelente preço. Falo mais sobre esse hostel no final do post, nas minhas experiências.
O VELINN da Villa ($$) fica como melhor opção de custo benefício, para quem não curte a vibe mais agitada de hostel. Oferece uma estrutura fantástica por um preço bem realista. É inclusive, considerado como uma das principais opções da ilha.
E como opção de luxo, a melhor escolha é o Hotel Real Villa Bella ($$$). Um 4 estrelas moderno, com quartos grandes e confortáveis. Oferece hidromassagem, piscina e até quadra de tênis.
Praia do Perequê
O bairro do Perequê também é uma boa opção para quem quer mais estrutura. Tem mercados grandes, vários restaurantes e bares. Além é claro, da Praia do Perequê pertinho.
O Perequê fica entre o ponto da balsa e a Vila, e é o principal centro comercial da ilha. A praia é calma, com quiosques e até brinquedos para as crianças. Perfeita para passar o dia curtindo.
Hospedagem no Perequê
O Green Hostel ($) é a opção barata dessa região. Muito bem avaliado no Booking, é muito bem localizado e oferece bastante conforto, além do preço excelente.
Aliando preço com luxo, um bom custo benefício é a Pousada Altamira ($$). Oferece piscina, suítes com vista para o mar e algumas até com hidromassagem.
Pra quem quer luxo, muito conforto e privacidade, minha indicação é a Pousada Vila das Velas ($$$). Possui piscina na beira do mar, uma pequena praia privativa e quartos excelentes.
Norte da ilha
Eu falei antes que o norte da ilha é mais desenvolvido, mas isso é só até certo ponto. Quanto mais para o norte você vai, a estrutura vai diminuindo, e até o asfalto acaba.
É nessa parte por exemplo, que fica a Praia do Jabaquara, considerada uma das mais lindas de Ilhabela.
Abaixo, vou indicar outras boas opções de hospedagem na região norte.
- Beach House Experience ($$)
- Pousada Armação dos Ventos ($$$)
- Vila Kebaya ($$$)
Praia Grande
A Praia Grande é a praia mais estruturada, e consequentemente muito movimentada, da parte sul da Ilhabela.
Nela você encontra estacionamento, parque para as crianças, restaurantes e quiosques. Além de uma praia maravilhosa, de águas calmas e cristalinas.
Hospedagem na Praia Grande
Aqui eu recomendo, como opção barata, O Hotel Da Ilha ($$). Tem uma boa localização pra quem quer curtir a Praia Grande, e oferece uma estrutura legal por preço justo.
Já a Pousada Villa da Prainha ($$$) oferece muito mais conforto, com quartos grandes e aconchegantes. Tem piscina, churrasqueira e uma área externa incrível.
Sul da ilha
Além da região da Praia Grande, existem várias outras praias boas no sul, como por exemplo, a Praia da Ilha das Cabras, ponto clássico para uso de snorkel e mergulho.
Por isso, vou recomendar também outras opções de hospedagem no sul, em regiões diversas.
Hospedagem no Sul
Começando pelo La Gloria Hostel ($), que foi minha primeira hospedagem em Ilhabela. Um hostel excelente, com piscina, quartos confortáveis e atendimento excepcional.
Um excelente custo benefício é a Pousada Memorial Ilhabela ($$). Tem piscina e uma estrutura muito boa de modo geral, mas o destaque, fica para a vista sensacional do mar.
Você também pode alugar um aconchegante bangalô no Sol-Lua ($$), que oferece conforto e privacidade. Perfeito para uma viagem em casal.
Ou também, ficar no DPNY Beach SPA ($$$). Um verdadeiro paraíso quando se fala em hospedagem. Possui piscina, quartos extremamente confortáveis e até uma praia particular.
Além disso, você também pode desfrutar de jacuzzi, sauna, piscina aquecida, banho turco e serviço de massagem.
Bonete e Castelhanos
Ilhabela possui uma área mais selvagem, de difícil acesso e pouca estrutura. As praias do Bonete e Castelhanos fazem parte desse lado da ilha.
Na Praia do Bonete até existe uma pousada, chamada Canto Bravo ($$). Um lugar encantador, que oferece bastante conforto e ao mesmo tempo, te coloca em contato com a natureza.
Já na Castelhanos, existe ainda menos estrutura. Aqui você só vai encontrar campings ou quartos para alugar, nas casas dos caiçaras.
Minhas experiências
Como eu já mencionei, eu dividi minha estadia em Ilhabela em duas etapas. Na primeira fiquei no sul, no La Gloria Hostel ($). Um hostel excelente, com preço justo e boa estrutura. Seu diferencial, no entanto, é o atendimento.
E a segunda escolha, foi o Hostel da Vila ($). Considerado um dos melhores de toda a ilha, é até destaque nacional. Possui piscina, bar e tem uma vibe mais agitada.
Além dos quartos compartilhados, oferece quartos privados, barracas de luxo, cabanas na árvore e você pode até se hospedar dentro de um veleiro. Incrível, não?
Minha sugestão
Caso você vá ficar mais dias na ilha, e quer conhecer vários pontos turísticos, como foi o meu caso, recomendo que você faça o mesmo que eu fiz. Hospede-se no sul, explore-o, e mude para o norte.
Assim você não gasta tanto tempo com transporte, e aproveita mais o dia.
A ideia, repito, é que você se hospede o mais perto possível dos pontos turísticos de interesse. Mas se eu tiver que escolher apenas um lugar como o melhor, eu diria que é o centro histórico mesmo.
Os mais reservados
Confira abaixo as 5 hospedagens mais reservadas pelos leitores do Tire a Bunda do Sofá, em Ilhabela.
- Hostel da Vila ($) – Centro Histórico
- Pousada Altamira ($$) – Perequê
- VELINN da Vila ($$) – Centro Histórico
- Hotel da Ilha ($$) – Praia Grande
- Pousada Memorial ($$) – Sul
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Desvende Ilhabela
Confira o post O que fazer em Ilhabela, e veja todas as dicas de turismo da ilha.
Nele eu falo não só das praias, mas de tudo o que tem pra fazer em Ilhabela, além de dicas importantes para a sua viagem.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.