O que fazer em Paraty – Dicas valiosas para explorar a cidade
Paraty está entre os famosos destinos do estado do Rio de Janeiro. Suas praias convidam para um refrescante banho de mar, e suas ruas e construções antigas conquistam com tamanho charme.
Fiquei tão encantado pela cidade, que ao invés de ficar os 3 dias que planejei, acabei ficando 7. Já vou adiantando, é realmente difícil não se deixar levar pela vibe tranquila e positiva que a cidade transmite.
Ao longo do post, vou mostrar para você o que fazer em Paraty, onde comer e onde se hospedar. Alguns dos passeios, infelizmente, não pude fazer, mas foram muito bem recomendados pelos moradores.
Então, vamos desvendar Paraty?
Como chegar
Antes de qualquer coisa, vou falar um pouco sobre como chegar na cidade. Afinal, é o primeiro passo, certo?
De ônibus
Por ser um destino bem conhecido, existem várias linhas de ônibus que levam para Paraty. Eu saí de São Paulo capital, com a empresa Reunidas. Foi uma viagem bem tranquila, com poucas paradas.
A rodoviária de Paraty fica bem localizada, e provavelmente será perto da sua hospedagem. Caso você esteja de mochilão ou com pouca bagagem, será tranquilo ir a pé mesmo.
De carro
Paraty fica entre São Paulo e Rio de Janeiro, e a distância delas até a cidade é bem parecida. Do Rio de Janeiro são cerca de 250km, feitos costeando o mar. Um trajeto muito bonito para se fazer de carro.
De São Paulo são 280 km, feitos mais por dentro, sem passar pelo litoral até chegar em Paraty. Recomendo sempre conferir no Google maps o melhor trajeto no dia da viagem.
De avião
Considerando o que eu falei sobre ir de carro, sem dúvida as melhores opções são São Paulo e Rio de Janeiro como destino, e de uma dessas ir para Paraty. A escolha vai depender de onde você vai sair.
Para ir até Paraty, você pode optar por ônibus ou aluguel de carro. Alugar um carro vai te dar mais liberdade para conhecer a região, afinal, alguns pontos turísticos de Paraty ficam afastados do centro, como você vai ver abaixo.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Paraty
Chegou a hora de desbravar Paraty. Prepare-se para conhecer os melhores lugares da cidade e da região. Fazem parte dessa lista, cachoeiras, praias, restaurantes e mais! Confira.
Praia do Pontal
A Praia do Pontal é a mais perto do centro da cidade, e a única que você pode visitar sem se descolar de ônibus ou carro. A praia é tranquila, com águas calmas e areia mais escura.
É também onde os pescadores param com seus barquinhos, o que talvez pode atrapalhar na hora do banho. Quando fui, era própria para banho, mas devido aos barcos, com certeza não é tão limpa quanto as praias mais afastadas.
Praia de São Gonçalo
Caso você goste de praias mais desertas e preservadas, essa é a praia mais recomendada na região de Paraty. E além dela, você ainda pode conhecer a Praia de São Gonçalinho e a Ilha do Pelado, saindo da São Gonçalo. Tudo isso fica bem próximo.
Para ir até ela, pegue a linha de ônibus Divisa de Angra e peça para parar na Praia de São Gonçalo. Não tem erro.
Centro Histórico
Esse é o cartão postal de Paraty, e talvez o que mais chama os turistas para a cidade. Sem dúvida o centro histórico é o que faz de Paraty uma cidade tão charmosa e aconchegante.
Com objetivo de preservar essa região, a grande maioria das ruas são fechadas para os carros, sendo possível passear apenas a pé ou de charrete. Essas ruas são de pedras bem irregulares, o que pede calçados confortáveis.
Todas as construções são antigas e muito bem preservadas, e te levam para o tempo colonial do Brasil. Nessa região também, concentram-se a maioria dos restaurantes, que normalmente são mais caros que os que estão fora dessa parte.
Saiba mais sobre o centro histórico de Paraty no post do blog Juny Pelo Mundo: Um pouco sobre o centro histórico de Paraty
Cachoeira do Iriri
A cachoeira do Iriri foi a única que visitei, dentre várias outras. Ela costuma fazer parte dos passeios pagos e guiados que as agências oferecem, mas é possível ir por conta própria.
Para ir, pegue a linha de ônibus Divisa de Angra, na rodoviária mesmo. Peça ao motorista para parar na cachoeira do Iriri, e ali, siga pela trilha. Uma caminhada leve e curta, que vai te levar direto até a cachoeira.
No dia que fui estava chovendo, e não rendeu boas fotos, mas isso não tira a beleza do lugar. A cachoeira é muito bonita e perfeita para banho. Além da piscina natural, o pessoal costuma escorregar pela cachoeira, como se fosse um tobogã.
Cachoeira da Usina
Essa não tive a oportunidade de visitar, devido ao mal tempo, mas foi muito bem recomendada por diversos moradores da cidade.
É conhecida também por Cachoeira do Crepúsculo, pois dizem que uma das cenas da saga de filmes, foi gravada ali. Ah, e tem a fama de ser a mais bonita da região.
Para chegar, pegue e linha de ônibus que vai para a Vila da Penha, e quando chegar, é só perguntar pela trilha da cachoeira. Segundo quem me indicou, é pra ser bem fácil. A trilha dura cerca de 40 minutos.
Trindade
Trindade é uma das regiões mais famosas do município de Paraty. Fica a aproximadamente 30km do centro da cidade, e faz parte da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.
A fama vem das maravilhosas praias e belezas naturais que se encontra por ali. Confira abaixo tudo o que você pode visitar em Trindade.
- Praia Brava
- Praia do Meio
- Praia do Cepilho
- Praia do Caixa D’aço
- Praia de Fora
- Piscina natural do Caixa D’aço
- Praia dos Ranchos
- Cachoeira dos Codós
Eu acabei não visitando todas com a calma e tempo que gostaria, mas escolhi alguns pontos para passar mais tempo. Gostei muito da Praia do Meio para banho, é onde tem um pouco mais de estrutura.
Mas imperdível mesmo, eu diria que é a piscina natural do Caixa D’aço. Pra chegar nela você deve atravessar todas as outras praias e fazer uma trilha, que dura cerca de 30 minutos.
Posso garantir que vale a pena. O lugar é realmente um espetáculo, com águas clarinhas, azuis e muito calmas. Realmente uma piscina natural maravilhosa e perfeita para se refrescar no calor.
Dica: Vá para Trindade bem cedo, e caso volte de ônibus, tente pegar o ônibus pelas 16 horas, antes que todo mundo decida voltar para o centro de Paraty. Caso contrário, você vai pegar bastante fila, e corre o risco de ficar sem vaga.
Agora, confira abaixo dois bons lugares para comer em Trindade.
Quiosque Trinta Réis
Esse quiosque fica na Praia de Fora, que é a mais extensa de todas. São dois lugares para comer, o Quiosque Trinta Réis e um outro, que é mais chique e caro.
Decidi almoçar no Trinta Réis e não me arrependi. A comida é bem simples, um prato feito no qual você escolhe qual tipo de proteína vai querer, que acompanha arroz feijão e salada.
Apesar de simples, a comida é muito saborosa, e se você pegar um dos sucos naturais para acompanhar, melhor ainda. Sem contar que você vai comer com um ambiente perfeito, entre as árvores e pertinho da praia.
Laranja’s Restaurante
Esse fica no centrinho de Trindade, e é estilo barzinho de rock. Um ambiente bem decorado e divertido, que oferece diversas opções de cerveja artesanal. Não cheguei a provar a comida, mas acredito que seja boa.
Onde comer em Paraty
Uma viagem é sempre melhor quando provamos comidas boas, e ainda mais se for comida típica da região. Abaixo vou indicar dois lugares que visitei e gostei bastante.
Manuê Sucos
O Manuê Sucos tem uma pegada mais natural, servindo sucos naturais, sanduíches, açaí, etc. Produtos deliciosos, da melhor qualidade e por um preço justo.
Restaurante Emirados
O Emirados é um restaurante árabe. Tem alguns pratos clássicos que valem a pena provar, como por exemplo o kibe e as esfihas. Além disso, é um ótimo lugar para beber cervejas artesanais.
Hospedagem em Paraty
Durante minha passagem por Paraty, acabei ficando em 3 hostels diferentes, sendo o melhor deles, o Che Lagarto Hostel. Falo um pouco sobre ele abaixo.
Che Lagarto Hostel
O Che Lagarto foi o terceiro hostel que fiquei em Paraty, e confesso que é um dos melhores hostels em que já estive. Mesmo comparando com excelentes hostels da Europa.
Nele, você encontra piscina, mesa de sinuca, pebolim e bar, além da estrutura fantástica do hostel. As camas são feitas sob medida, com grandes espaços para guardas suas coisas.
A boa localização, atendimento e preço também fazem parte dos benefícios do Che Lagarto. Fiz até um review completo desse hostel. Confira: Che Lagarto Hostel – Onde se hospedar em Paraty
Outras opções
Porém, eu sei que muita gente não gosta desse tipo de hospedagem, e prefere algo com mais privacidade e conforto. Pensando nisso, eu procurei outras boas opções, que eu escolheria, caso volte para Paraty.
O melhor custo benefício, na minha opinião, é a Pousada Laguna Blue. Uma pousada linda, com quartos grandes e confortáveis, área externa aconchegante e acolhedora. O único porém, é que é um pouco afastada do centro histórico.
Se você quiser algo dentro do centro histórico, minha indicação é a Pousada Aconchego. Além de ser extremamente bem localizada, possui piscina, área externa grande e confortável e quartos excelentes. Também possui sala de jogos e um jardim maravilhoso!
Mapa turístico de Paraty
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Mais sobre o Rio de Janeiro
Confira mais conteúdos sobre o Rio de Janeiro.
- O que fazer no Rio de Janeiro – Guia turístico completo
- O que fazer em Saquarema – 11 lugares imperdíveis
- O que fazer em Arraial do Cabo – Passeios e praias imperdíveis
- O que fazer em Petrópolis – Turismo, gastronomia e hospedagem
- O que fazer em Ilha Grande – Quanto custa, como chegar e mais
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Adorei o roteiro! Paraty tem muitas atrações, só ficando 1 semana mesmo para conseguir conhecer a maior parte.
Cara, adorei o texto, conhecemos esses locais, realmente são maravilhosos..em Trindade conhecemos todos os locais apenas o Caxa D’aço ficou de fora, pois no dia que separamos para visitar choveu, e por vários dias. Estamos acompanhando a viagem heim, boa sorte migo nessa sua empreitada .
Paraty é uma região incrível né? Que pena que não puderam visitar o Caixa D’aço, vale a pena voltar só pra isso. Eu peguei uns dias de chuva forte também, tanto que começou a alagar tudo e tive que sair da cidade.
Obrigado pelo apoio! A gente se encontra no ES!
Excelente roteiro! Obrigada pelas dicas, estou indo ficar uma, acredito q poderei aproveitar todas as principais atrações.