O que fazer em São Paulo capital: Um guia simples e completo sobre a maior cidade do Brasil
São Paulo, a maior e mais populosa cidade do Brasil, um país de proporções continentais, que tem mais de 200 milhões de habitantes.
Vou ser sincero com vocês, eu nunca gostei muito de São Paulo e nem fazia muita questão de conhecer melhor a cidade. Mas isso mudou recentemente.
Até começo de 2018, eu já estive em SP capital siversas vezes, porém, sempre a trabalho ou para algum compromisso em específico, como eventos e feiras. Mas nesse ano, eu fiz duas viagens para cidade, com o objetivo de conhece-la melhor.
E foi assim que me apaixonei por essa gigante de concreto.
Quer saber por que? Me acompanhe até o final desse post, e também se apaixone por São Paulo.
Antes de ir para São Paulo
Antes de falar sobre o que fazer em São Paulo capital, acho importante falar sobre alguns assuntos essenciais. Temas que são essenciais para qualquer viagem, e ainda mais em uma cidade do porte de São Paulo.
Locomoção
Ir de um lugar a outro em São Paulo é muito fácil e tranquilo, seja da maneira que for. Em todas as vezes que fui, usei Uber ou transporte público mesmo, que funciona muito bem.
Você pode procurar por ônibus e metrô pelo google maps mesmo, que sempre da certo. Gostei muito de usar o metrô, sempre muito rápido e tranquilo. E em nenhum momento me senti inseguro, tanto no metrô como no ônibus.
Segurança em São Paulo
Segurança é um ponto muito importante em todo o Brasil, e em cidades como essa, o tema é ainda mais crítico.
Pessoalmente, nunca tive problemas com segurança em São Paulo, mas lembre-se que essa é a maior cidade do país, e grandes centros costumam ter lugares mais perigosos.
De modo geral, eu diria que é uma cidade segura, mas como em qualquer lugar do mundo, é sempre bom ficar esperto e não dar bobeira.
Não fique andando com celular ou câmera na mão por exemplo, especialmente no centro da cidade. Pegue os eletrônicos somente quando for necessário mesmo.
Quer mais segurança em suas viagens? Contrate um seguro viagem.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer na grande São Paulo
Eu sempre tive como imagem uma São Paulo chata, cinza e sem o que fazer. Mas com certeza era só preconceito, pois eu sou muito mais de cidades pequenas. Acredito que isso sempre me influenciou.
Porém, nas duas últimas viagens para a cidade, descobri um outro lado de São Paulo, cheio de cultura, cores e uma energia sem igual.
Vem comigo, que eu quero te mostrar tudo isso, e quem sabe, despertar em você a vontade de conhecer melhor a capital.
Veja também: Um guia lugares românticos em SP para conhecer.
Mercado Municipal
Vou começar pelo mais clássico de todos, o Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como mercadão.
Eu gosto muito de visitar mercados públicos, acho que é uma ótima maneira de provar a gastronomia local e conhecer a cultura da cidade. Além, é claro, de comer e beber muita coisa boa.
O de São Paulo talvez seja o mais famoso do Brasil, pois é lá que encontram-se dois pratos muito conhecidos em todo o país. O lugar, além de mercado, já virou um ponto turístico imperdível na cidade.
Frutas exóticas
Uma das coisas mais legais de se fazer no Mercadão, é provar tudo que é tipo de fruta. Você vai encontrar diversas barraquinhas de frutas, e em todas elas, são vendidas frutas exóticas, de todas as partes do mundo.
O melhor de tudo, é que você pode provar praticamente todas elas. Ao passar pelas barracas, vai encher de vendedor te oferecendo frutas. Aproveite e coma cada uma delas. E também não fique com vergonha de não comprar, afinal, eles que deram pra você provar.
Cerveja artesanal
Se você acompanha o Tire a Bunda o Sofá, já percebeu que eu sou apaixonado por cerveja artesanal. E sim, dentro do Mercado Municipal de São Paulo tem um lugar muito bom pra beber uma gelada.
É no Empório Santa Therezinha que você vai encontrar boas cervejas, para harmonizar com os dois mais famosos pratos de São Paulo. Quer saber quais são? Confira abaixo.
Gosta de cerveja artesanal? Confira o post Onde beber cerveja artesanal em São Paulo e conheça os melhores bares da cidade!
Pastel de Bacalhau
O primeiro deles é o pastel de bacalhau do Hocca Bar. O mais famoso pastel da cidade, é grande, saboroso muito bem recheado. Sem dúvida imperdível. E não se engane, o original é o do Hocca Bar, e leve a sério quando eu falo que é grande. O ideal é dividir com alguém, pra poder provar o próximo prato dessa lista.
Sanduíche de Mortadela
O famoso sanduíche de mortadela de São Paulo, único e conhecido em todo o Brasil, seja por seu tamanho ou sabor.
Sinceramente, quando vi até me assustei, devido ao tamanho do sanduíche e à quantidade de mortadela que vai nele. É simplesmente indescritível. Confesso que não peguei o mais tradicional, achei meio exagerado.
Optei por uma opção diferenciada e que agrada mais o meu gosto. O escolhido foi o sanduíche de mortadela com cheddar cremoso, bacon crocante e cebola grelhada. Ah, e foi no tamanho pequeno (que já é grande).
Posso afirmar que foi uma boa escolha. O sanduíche é sensacional!
Importante: O sanduíche original é o do Bar do Mané, que foi o estabelecimento que criou o sanduíche e mantém a tradição até hoje.
Museu do Futebol
Me julguem, mas eu sou um brasileiro que não assiste futebol e não torce pra algum time. Pronto falei. Pra não mentir, assisto a Copa do Mundo e geralmente a final da Champions League, mas é mais pela festa do que pelos jogos.
E mesmo assim, gostei demais de visitar o Museu do Futebol de São Paulo. Conhecer a história do melhor futebol do mundo é realmente interessante.
Dentro de um espaço de quase 7 mil metros quadrados, em um dos estádios mais antigos do Brasil, o Pacaembu. Foi inaugurado em setembro de 2008 e é hoje, um dos museus mais visitados do país.
Conta não só a história do futebol brasileiro e toda sua trajetória, mas também como o esporte surgiu, chegou ao Brasil e se tornou o esporte mais popular do mundo. São diversas salas, que abrigam além de muita história, objetos valiosos e que marcaram o futebol nacional e mundial.
MASP
O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947, e foi o primeiro museu moderno do país.
Hoje o MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e muito mais. Isso faz do museu o maior acervo de arte europeia do hemisfério sul. Seu prédio atual, projetado por Lina Bo Bardi, se tornou um marco arquitetônico na época, e impressiona com sua beleza e suavidade.
Além de sua exposição de longa duração, o museu recebe com frequência exposições temporárias, que vão de encontro com seu ideal. Um museu diverso, inclusivo e plural, como se auto intitula.
Comedians
Sei que comédia stand up já está bem saturada e pode-se ver uma em qualquer lugar do país hoje em dia. Porém, São Paulo é o centro de tudo isso, onde tudo começou e está concentrado.
Em uma de minhas visitas, tirei um tempo para ver uma no Comedians, e foi até hoje, a melhor que já vi.
O Comedians fica na Rua Augusta, já famosa em São Paulo. Isso permite que você aproveite para conhece-lo junto com os barzinhos da região. A estrutura é excelente e o atendimento também. Tornando a experiência ainda melhor.
Avenida Paulista
Também entre as famosas avenidas de São Paulo, a Avenida Paulista é um dos pontos mais clássicos da cidade. São 3km que reúnem diversas opções de passeios e pontos a serem conhecidos, inclusive o MASP.
A avenida concentra espaços culturais, parques, centros empresariais e diversos bares e restaurantes. Nos domingos a avenida é totalmente fechada, para que a população aproveite da maneira que quiser.
Passear pela paulista no domingo é divertido e relaxante. Você vai ver artistas se apresentando, artesanatos, ciclistas e muito mais. Uma vibe muito bacana.
Alguns pontos interessante:
- MASP
- Centro Cultural FIESP
- Teatro Gazeta
Passear pela paulista é totalmente seguro e tranquilo, e para chegar também é fácil. Se conseguir, indico até como um boa região para se hospedar.
Beco do Batman
Um lugar impressionante e até indescritível. O Beco do Batman ganhou fama com suas artes incríveis, expostas ao ar livre pelas paredes da Vila Madalena.
Um cantinho de São Paulo onde a arte se mostra das maneiras mais simples e marcantes. São centenas de pinturas, de diversos grafiteiros, que disputam cada centímetro dos muros da região.
Sugiro reservar um bom tempo para conhecer o Beco do Batman, e explorar com calma cada detalhe desse cantinho que parece outro mundo. Preste muita atenção e olhe para todos os lados, para cima e para o chão. Não importa quantas vezes você passar por ali, com certeza vai enxergar algo novo a cada passada.
Feira Praça Benedito Calixto
Eu adoro visitar feirinhas, seja do que for, e gosto mais ainda quando é de antiguidade ou comida. Em São Paulo existem centenas de feirinhas, e fica até difícil escolher uma pra conhecer. Mas calma, que vou indicar duas imperdíveis nesse post.
A primeira delas é a da Praça Benedito Calixto. Uma feirinha que acontece todo sábado, e reúne vendedores diversos. A grande maioria deles é de antiguidades, mas você vai encontrar também muita arte.
Aliás, perto da feirinha ainda tem um espaço fechado, onde vende-se vários outros produtos, como roupas, sabonetes artesanais, produtos de madeira e muito mais. E nesse mesmo espaço, aos domingos, acontece um evento gastronômico.
Panela na Rua
Esse é o evento gastronômico do qual falei acima, que acontece ao lado da praça Benedito Calixto. Acontece todo domingo e reúne diversos food trucks, com os mais variados pratos.
Catedral da Sé
A Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, é um marco e cartão postal da cidade. Sua construção começou em 1913, e foi concluída 40 anos depois.
Com sua impressionante arquitetura neogótica, a catedral se impõe no centro de São Paulo e chama a atenção de qualquer pessoa que passe por ali. Aliás, é considerada como o 4º maior templo neogótico do mundo.
Essa é a maior igreja da cidade, com 111 metros de comprimento, 46 de largura e duas torres de 92 metros de altura, e tem capacidade para 8 mil pessoas. E se você acha que por fora ela já impressiona, espere até vê-la por dentro.
Curiosidades:
- Em seu acabamento, foram usadas 800 toneladas de mármore.
- O órgão da igreja foi construído na Itália, em 1954.
- Na catedral, estão sepultados diversos bispos, arcebispos e várias outras figuras importantes da história religiosa do país.
Farol Santander
“A melhor vista de São Paulo”, é o que diz no site do Farol Santander, e é difícil discordar. Mas além da vista incrível, o prédio oferece muito mais.
Os primeiros andares de visitação te levam para uma viagem na história dos bancos. Tudo foi planejado para que você se sinta dentro de um banco de décadas atrás, e conforme você vai avançando, vai conhecendo diferentes ambientes que faziam parte de um banco, e aprende como tudo funcionava.
É tudo muito bem construído e muito bem feito, cada detalhe impressiona. Você pode inclusive simular a abertura de uma conta, como se fazia antigamente.
Subindo, você vai para os andares de exposições, que são temporárias. Quando fui, a exposição era sobre José Saramago, famoso escritor português.
No topo, a famosa vista de São Paulo, que com certeza impressiona e apaixona. Eu adoro ver as cidades de cima, e acredito que esse seja um dos melhores lugares em São Paulo pra isso.
Junto do mirante, está o café do Farol Santander, um lugar aconchegante e perfeito para relaxar enquanto toma um bom café.
Curiosidade: Em um dos andares do prédio, existe uma pista de skate, projetada pelo famoso skatista Bob Burnquist.
Liberdade
O Bairro da Liberdade já se tornou ponto turístico clássico de São Paulo. O bairro é tradicional oriental, e é todo decorado no melhor estilo asiático, o que o deixa com um charme incomparável.
Você vai perceber que os postes, semáforos e vários outros detalhes são diferentes, seguindo a linha de decoração do bairro. Um dos estabelecimentos que achei mais legal, foi o Bradesco que fica por ali, que tem a fachada muito bacana, no melhor estilo japonês.
No bairro você vai encontrar diversas lojinhas, de todos os estilos. Brinquedos baratos, lanchonetes e lojas com produtos importados. Eu entrei em algumas e a que mais gostei foi a Maruso.
São 3 andares cheios de coisas importadas e nacionais, algumas bem diferentes. Aproveitei e comprei alguns doces asiáticos pra experimentar.
Feirinha da liberdade
Se puder, recomendo visitar o bairro no final de semana, pois é quando acontece a famosa Feira da Liberdade. As ruas de um dos pontos do bairro são tomadas por pessoas e barraquinhas.
Diversas barraquinhas de artesanato e comida, pra todos os gostos e bolsos. Eu gosto muito de provar coisas diferentes, e a feirinha é um paraíso pra isso. Alguns pratos que provei:
- Guioza
- Doce de feijão
- Bifum
- Pastel de shimeji
- Takoyaki (bolinho de polvo)
- Bubblekill (bebida)
O Bubblekill é uma bebida que pode ter várias bases (agua, leite, leite fermentado, etc), misturados com frutas e com umas bolinhas de alga, que contém suco dentro e explodem na boca. Bem diferente!
Mooca
Um dos mais tradicionais bairros de São Paulo, está localizado na zona leste da cidade, e tem intensa ocupação de italianos. O bairro ficou famoso e se tornou ponto turístico devido à sua história e preservação.
Ao passear pelas ruas da Mooca, você vai ver construções antigas, que representam toda a história e cultura do bairro. Foi um importante bairro no século XX, pois concentrava a maioria das indústrias da cidade.
Visitar esse bairro me fez mudar totalmente a visão de São Paulo. Sempre vi a cidade como um jardim de cimento, cheia de prédios. Mas na Mooca é diferente, o bairro é bem residencial, muito tranquilo e com aquele ar de cidade pequena.
As pessoas que passam na rua se conhecem, cortam o cabelo com a mesma pessoa e vida toda, vão no mesmo bar toda semana e assim por diante. Um clima muito bacana.
Foi na Mooca que surgiu o time de futebol Juventus, que apesar de não ser um time grande como alguns outros, é muito defendido por quem mora no bairro, e é também motivo de orgulho.
Meu passeio pela Mooca foi ainda mais especial, pois tive o privilégio de ter como guia o Fábio, blogueiro do Dicas Nova York,que nasceu, foi criado e sabe tudo sobre o bairro.
Juventus
Como eu disse acima, o Juventus é realmente o orgulho do bairro. Você vai notar várias pessoas usando camisetas, bonés e outros acessórios do time por todo o lado.
Mesmo não assistindo futebol, achei muito interessante toda a história do time e o quanto ele representa para os moradores da Mooca. E recomendo também a visita no estádio e na loja de acessórios do time.
A loja é só de produtos do Juventus, mas não é loja oficial do time. A loja na verdade é de uma família do bairro, que muitos anos atrás produzia apenas camisetas para os torcedores. A loja cresceu e hoje você encontra de tudo nela.
Esfiha Juventus
Ainda quero fazer um post específico sobre onde comer em São Paulo, mas como estou falando da Mooca, não posso deixar de citar a Esfiha Juventus.
Um dos restaurantes mais tradicionais e antigos do bairro, especializado em esfihas, estilo a do Habibs, mas muito melhores. Eu almocei no restaurante, e recomendo muito você dar uma passada por lá, nem que seja só pra experimentar.
Compras em São Paulo
São Paulo, além de ter vários pontos turísticos interessantes, é também um paraíso para quem quer fazer compras. Existem diversas ruas e regiões da cidade para isso, e cada uma com sua especialidade.
25 de Março
Essa é a rua mais famosa de compras na cidade, e é inclusive o maior centro de comércio popular da América do Sul. Na 25 de Março você encontra de tudo. Armarinhos, produtos de beleza, jóias, brinquedos e muito mais.
Santa Ifigênia
Também muito conhecida, a Santa Ifigência é especializada em eletrônicos. Aqui você encontra de tudo nesse quesito, desde informática, videogames, fotografia, componentes eletrônicos e por ai vai.
Galeria Vautier
Essa não é tão conhecida quanto as outras duas que citei acima, mas é uma excelente opção pra quem quer comprar roupa barata. A Galeria Vautier fica na rua de mesmo nome, e reúne uma grande quantidade de comerciantes.
Hospedagem em São Paulo
Achar uma boa hospedagem em São Paulo pode ser uma tarefa difícil, afinal, são milhares de opções. E outra, a cidade é tão grande que é muito importante escolher a região certa para se hospedar.
Minha recomendação é que você se hospede na região da Avenida Paulista, na Vila Madalena ou Pinheiros. Pra mim, são as melhores regiões.
Já me hospedei em diversos hotéis em São Paulo, mas a vez que mais gostei e indico, foi quando fiquei no Vila Rock Hostel. Um hostel extremamente bem localizado, e com uma estrutura fantástica.
Como o nome sugere, o hostel é todo temático de rock, e você vai encontrar diversas artes e instrumentos do gênero. O hostel conta com sala de computadores, lavanderia, churrasqueira e outras comodidades.
Ah, e duas coisas que eles oferecem e que fazem total diferença pra quem fica em quartos compartilhados, é cortina e luz individual nas camas. Só quem já ficou em hostel com isso sabe como é bom. Para mais informações sobre o Vila Rock Hostel, clique no link abaixo.
Onde ficar em São Paulo
Uma cidade do porte de São Paulo pede um certo planejamento na hospedagem, afinal, ficar no bairro errado, pode literalmente estragar a sua viagem.
Pensando nisso, eu criei um guia completo sobre hospedagem na cidade, falando sobre os melhores bairros e suas características. Clique no link abaixo e confira.
Onde ficar em São Paulo – Melhores bairros e regiões
Roteiro 4 dias em São Paulo
São Paulo é uma cidade absurdamente grande, e confesso que até eu fiquei em dúvida na hora de montar um roteiro bacana na cidade.
Se você também está com alguma dúvida nesse ponto, eu recomendo dar uma olhada no post da Maíra, do blog Aos Viajantes. Ela conhece muito bem a cidade, e montou um roteiro perfeito de 4 dias (ou mais).
Confira: Roteiro de 4 dias em São Paulo
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Mais destinos de São Paulo
- Roteiro no centro de São Paulo – Vamos por aí
- PETAR – O famoso parque estadual das cavernas
- O que fazer em Cananéia – Guia completo
- O que fazer em Peruíbe – Litoral sul de SP
- O que fazer em Ubatuba – Praias, Ilhas e Passeios fora da rota
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Amo visitar São Paulo! Mesmo que você vá muito para a cidade, sempre tem uma coisa nova para fazer! Gostei muito das suas dicas. Comer o sanduíche de mortadela no mercado é tudo de bom! Adorei participar de um jogo de fuga. obrigada por citar o Vamos Por Aí!
Realmente, opção não falta em São Paulo. O jogo de fuga ainda ta na minha lista!
Dos lugares citados, acredita que eu só conheço o Mercadão rs. Apesar de morar pertinho de SP, conheço muito pouco de lá. Recentemente fui conhecer o Beco, agora preciso voltar para conhecer mais da cidade da garoa
Abraços
Mas é sempre assim né? Eu morei em Curitiba por 5 anos e comecei a conhecer a cidade depois que saí. haha