Comidas típicas de Santa Catarina – 10 pratos imperdíveis!
Vai viajar para Santa Catarina e quer saber quais são as comidas típicas imperdíveis no estado?
Eu sou catarinense, já viajei por todo o estado e sou apaixonado por comida, principalmente comidas típicas.
Sempre que viajo, pra qualquer lugar do mundo, procuro provar os pratos tradicionais daquele destino. Acho que a gastronomia é uma excelente maneira de conhecer a cultura local.
Nesse post, vou falar sobre a gastronomia típica de Santa Catarina, e te mostrar uma lista com os 10 pratos que você precisa provar.
Vamos lá?
A cultura europeia de Santa Catarina
Santa Catarina tem uma forte cultura europeia, que muda de acordo com a região do estado.
Do lado leste do estado por exemplo, temos a predominância alemã na parte norte, e italiana na parte sul. Indo para o centro, você vai encontrar uma forte cultura austríaca.
Sem contar é claro, com outros influências, como a polonesa, tcheca, ucraniana, portuguesa, e espanhola.
Como você pode imaginar, tudo isso está presente também na gastronomia, que é bastante rica e diversa.
Pratos típicos de Santa Catarina
Abaixo vou listar os pratos imperdíveis do estado, sendo eles uma mistura de todas essas culturas que citei anteriormente.
Alguns pratos são mais comuns, e você poderá encontrar em qualquer lugar do estado. Já outros são bem específicos, e você poderá provar apenas em determinadas regiões e cidades.
Eisbein
O mais tradicional de todos os pratos alemães, composto por joelho de porco cozido ou à pururuca, acompanhado de chucrute e batatas cozidas com bacon.
Kassler
Bisteca de porco, defumada e grelhada, também acompanhada de chucrute e batatas cozidas com bacon. Em alguns casos, pode ser empanada.
Ente mit Rotkohl
Mais conhecido como marreco com repolho roxo, é um prato típico da culinária alemã, e também muito consumido pelo povo do sul.
Marinado com temperos e vinho branco por até 24 horas, o marreco é cozido por aproximadamente 5 horas, e depois de cozido, é assado, para ficar com aquela cor douradinha.
Salsichas alemãs
São várias, e os nomes são um mais complicado que o outro. Bratwurst, Rostbratwürste, Weisswurst e por ai vai. São preparadas de diversas maneiras, e geralmente consumidas com uma boa mostarda.
Chucrute
Chucrute na verdade é repolho, mas é uma conversa de repolho fermentado. Existem diversas receitas de chucrute, porém a mais tradicional consiste apenas de repolho, água e sal. Acompanhamento obrigatório dos principais pratos típicos alemães.
Hackepeter
Muito parecido com um kibe cru, ou até um steak tartare, o hackepeter é um prato frio, de carne moída crua com diversos temperos. Eu diria que é um bife tartar menos gourmet.
Os mais clássicos levam mostarda, pimenta, azeite de oliva e até conhaque. Normalmente acompanhado de pães artesanais, é uma iguaria de Santa Catarina que você deve provar.
Rollmops
Esse é para poucos. Sempre que alguém de fora me visita em São Bento do Sul, eu tento convencer a comer rollmops, mas poucos tem coragem, e desse grupo, poucos gostam. Esse é um aperitivo clássico do sul, quem veio da Alemanha e acompanha muito bem uma cerveja no boteco.
Basicamente, é um pedaço de cebola crua, enrolada por uma fatia de sardinha e colocado em conserva, geralmente apenas com pimenta como tempero. A regra é: quanto mais azedo e podre, melhor. Acredite.
Linguiça Blumenau
A linguiça blumenau já é um pouco mais famosa, e merecia estar nessa lista. Linguiça típica da região norte de Santa Catarina, é perfeita para o café da manhã ou da tarde. Combinação perfeita para um pão quentinho com uma fatia de queijo, acompanhado de um bom café.
Cuca
A cuca, também chamada de cuque, depende da cidade, é um doce. Uma massa grossa por baixo com recheios variados em cima. O mais clássico é o de farofa, e você pode encontrar nos mais variados sabores, como morango com chocolate branco, abacaxi e por ai vai.
Em Joiville, existe até um festival de cucas, no qual é feita uma competição para eleger a melhor cuca caseira da cidade. Ah, e só podem participar amadores, nada de cozinheiro profissionais.
Polenta no Fio
Polenta não é um prato alemão, mas sim italiano, porém, é tão tradicional de Santa Catarina, que eu achei que merece um espaço aqui.
A polenta pode ser encontrada em mais lugares do Brasil, porém, em Santa Catarina ela é preparada de uma maneira diferente e mais tradicional. Cozinha-se a polenta por mais tempo, até que ela fique bem durinha, e posteriormente é cortada com um fio de algodão.
Pinhão
A araucária é a árvore símbolo do sul do Brasil, e sua semente, o pinhão, é uma das coisas que você deve provar em Santa Catarina.
A época do pinhão é no inverno, e fora disso, não será tão fácil encontrá-lo. Mas no inverno, você poderá comprar até na beira da estrada. E é sério.
Muitos vendedores armam barracas na beira da estrada, pra vender o pinhão cru ou até cozido, para quem quer provar na hora.
As duas maneira mais comuns de comer são cozido e assado, mas você poderá encontrar o pinhão como protagonista de outras receitas, como cuca, farofa, pastel e diversas outras.
Tainha
O peixe Tainha é um dos grandes símbolos de Santa Catarina, e é abundantemente encontrado, principalmente no inverno.
Justamente pela abundância, é considerado um peixe bastante popular, e está presente na mesa de muitos catarinenses.
Todo ano, em Florianópolis, acontece a Festa da Tinha. O evento conta, além de muitos pratos com o peixe, com shows nacionais e outras atrações.
Ostras
Santa Catarina é o estado que mais cultiva ostras no Brasil, representando mais de 90% de toda a produção nacional.
Inclusive, em Florianópolis você poderá encontrar a rara ostra depurada. O processo de depuração da ostra é feito através de uma tecnologia criada pela UFSC em parceria com o restaurante Ostradamus.
Com ela, produzem-se ostras mais claras, mais suáveis e saudáveis, sem risco de contaminação.
Apfelstrudel
Traduzindo para português, Apfelstrudel significa folhado de maçã. É uma sobremesa típica austríaca e alemã, e muito comum em Santa Catarina.
Você pode também encontrar variações dessa sobremesa, com recheios diferentes da maçã. Pessoalmente, gosto muito do de banana.
Cervejas artesanais
Não é comida, mas eu não poderia deixar de comentar sobre as cervejas artesanais de Santa Catarina.
O estado foi um dos precursores da cerveja artesanal no Brasil, e hoje, junto com a região de Belo Horizonte, é considerado um polo cervejeiro.
Você poderá provar algumas das melhores cervejas artesanais do Brasil, e não é exagero. As cervejarias catarinenses já foram premiadas em diversos concursos nacionais e internacionais.
Delicie-se com a gastronomia catarinense
A gastronomia de Santa Catarina é dominada pela influência alemã, com pratos compostos por carne de porco e batatas em sua maioria.
Provar os pratos mais típicos, e listados nesse post, é obrigação para quem visita o estado. E se tiverem a oportunidade, recomendo muito comparecer a um dos diversos festivais que ocorrem por todo o estado.
Quer conhecer a gastronomia de outras regiões do país e do mundo? Clique nos links abaixo e confira o post dos blogs participantes dessa blogagem coletiva ;D
- A casa na mala – Comida Regional Espanhola: Pratos Típicos Para Provar nas Astúrias
- Livre e Leve – 5 comidas para provar em Seattle
- Sonhando em viajar – Comidas Típicas do Rio de Janeiro.
- Salonisses – Gastronomia Grega: tentações natalinas
- Cantinho de Ná – 10 comidas típicas de Pernambuco
- Mapa na mão – 10 comidas que tu precisas provar quando vier para Santa Catarina
- Sonhando em viajar – Comidas Típicas do Rio de Janeiro.
- Salonisses – Gastronomia Grega: tentações natalinas
- Noticias da bota – 10 Pratos típicos da Toscana
- Vida sem paredes – 6 motivos para visitar as fazendas de queijo Canastra
- Vivi na viagem – 5 pratos típicos do carioca
- Like Wanderlust – 7 Comidas Populares na Austrália que você deve provar
- Vida de turista – Gastronomia do Médio Vale do Itajaí
Turismo em Santa Catarina
Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.
Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:
O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Bacana!
Mais fácil comer do que pedir pelos nomes hahahahaa
ótimas dicas! é praticamente uma viagem para uma “Alemanha mais perto”
abraços!
Com certeza, nem nós aqui pedimos pelo nome. hahaha
Acredita que nunca comi essas comidas… preciso resolver urgentemente esse problema. Adorei o post!!!
Os nomes são estranhos, mas os pratos são ótimos! Vale a pena experimentar
Adorei e confesso que fiquei com água na boa! <3
Fala Beneth! Como você é daqui da minha região, conheço todas essas delícias. Pensei até que a foto fosse da Oktober ou de um Stammtisch, hehehe. Vamos marcar um dia de se encontrar e trocar algumas ideias sobre os blogs. Abraço!
E ai Thiago, tudo certo? De qual cidade você é? Sim esses pratos típicos alemães são uma delícia, principalmente nos festivais que acontecem por todo o estado. Vamos marcar sim!
Nada como esperar por outubro pra comer aquele marreco, né? Hhaha mas meu acompanhamento preferido é Spatzle!!
Spatzle é ótimo! Na verdade não sei o que é melhor de todos esses pratos. haha
Adoro essa mistura no Brasil. Essas comidas parecem deliciosas.
O Brasil é pura diversidade, é incrível como tudo muda de uma região pra outra.
Que delícia!! Adoro a comida alemã!!
Comida alemã é tudo de bom!
Faltou um que eu ADORO que é a Hackepeter Mas adoro todos da lista e aprendi a comer vários quando morei em Joinville
Verdade! Como pude esquecer do Hackepeter! haha E olha que adoro!
Pra mim polenta é comida italiana, deresto tudo certo…adoro essas comidas todas!!!
Olá Vanessa! Tem razão, polenta é um prato italiano mesmo, mas é tão tradicional de Santa Catarina, que achei que merecia um espaço aqui. haha