O que fazer em Florianópolis – Os melhores lugares da ilha!
Veja nosso vídeo: O que fazer em Florianópolis
De todos os lugares que já visitamos, sempre temos um preferido não é mesmo? Aquele lugar que você volta sempre que pode, e sente um aperto no coração quando tem que sair.
Pra mim esse lugar é Florianópolis. Sou simplesmente apaixonado pela ilha, e aproveito sempre que aparece a oportunidade de voltar.
Também conhecida como Ilha da Magia, a capital catarinense é simplesmente fantástica. Tem uma vibe incomparável e conquista seus visitantes com tamanha beleza natural.
Você está nesse post para descobrir um pouco sobre essa cidade maravilhosa, e será um prazer pra mim falar sobre um dos lugares que mais gosto no mundo. Aqui vou te mostrar lugares para visitar, bons restaurantes e até um guia de bares com cerveja artesanal.
E caso você goste de trilhas tanto quanto eu, prepare-se, pois fiz uma lista com as melhores e mais bonitas trilhas de Florianópolis.
Vamos nessa?
Veja também: Vídeo das 6 melhores praias para banho em Floripa!
História
Inicialmente fundada como Nossa Senhora do Desterro em 1675, Florianópolis fazia parte da vila de Laguna, e somente em 1726 foi elevada à categoria de vila, assim desmembrando-se de Laguna.
Com sua boa localização estratégica, a ilha passou a ser ocupada militarmente. Esse fato contribuiu bastante com a ocupação de toda a ilha e também com o desenvolvimento da agricultura e indústria manufatureira de algodão e linho.
Em 1823 a vila foi elevada à categoria de cidade, tornando-se capital da província de Santa Catarina. Com grande investimento de recursos federais, esse foi um período de grande prosperidade para Desterro, com construções de prédios públicos, melhorias no porto e a organização de atividades culturais.
Em 1894, devido à grande influência do Marechal Floriano Peixoto, a cidade foi renomeada para Florianópolis em sua homenagem. A partir do século XX a cidade passou por profundas transformações, e hoje tem sua economia baseada no comércio, prestação de serviços públicos e turismo.
Locomoção em Florianópolis
Assim como na maioria das capitais, existem algumas opções de transporte. A mais barata delas é sempre o transporte público. Em Florianópolis, eu já usei diversas vezes e funciona, porém não é os melhores. Os ônibus as vezes demoram demais pra passar e você pode perder um tempão.
Uber funciona muito bem, como em qualquer lugar do mundo. Porém é uma solução um pouco mais cara, considerando que a ilha é grande e os pontos turísticos são distantes um do outro.
Um opção bem bacana e que eu também já usei na ilha, é pedir carona. Em Floripa é muito comum o pessoal pedir carona, justamente pelo falo to transporte público não ser 100%. Então se você tiver disposto, é uma boa opção.
E a última, é alugar um carro.
Alugar carro em Florianópolis
Como eu disse, o transporte público na ilha, não é dos melhores. Uber é uma boa opção, mas dependendo de onde você tiver hospedado, e onde queira ir, vai ser caro. Ir para o norte ou sul da ilha, por exemplo, é realmente longe.
Ou seja, alugar um carro pode ser uma boa opção, ainda mais se você tiver acompanhado. No final das contas, a diferença de preço nem muda tanto, e você terá toda a liberdade que um carro proporciona.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
O que fazer em Florianópolis
Já visitei Florianópolis várias vezes, e sempre falta tempo para fazer tudo o que quero. É tanta coisa pra fazer que um mês seria pouco na ilha. Pra resumir um pouco, vou fazer uma lista das coisas que considero bacanas.
Se você é como eu, que nem sabe por onde começar, essa lista vai te ajudar a escolher o que fazer em Florianópolis. E além disso, se quiser saber quais são os melhores restaurantes da ilha, confira o post até o final.
Centro histórico
A grande maioria dos turistas que vão a Florianópolis procuram passeios que envolvem mais natureza, como praias, trilhas e passeios de barco. Mas como comentei antes, a cidade é um baú cheio de história, reunindo prédios e fatos importantíssimos para a cultura do estado e do país.
Passear pelo centro histórico de Floripa pode ser um passeio muito interessante e enriquecedor, que vai te levar para uma outra época, onde tudo era totalmente diferente do que conhecemos hoje. Veja abaixo uma lista de pontos importantes a serem visitados no centro histórico da ilha:
- Ponte Hercílio Luz
- Praça Fernando Machado
- Praça XV de Novembro
- Palácio Cruz e Souza
- Mercado Público de Florianópolis
Beira Mar Norte
A Beira Mar Norte de Floripa, lembra e muito a orla de Copacana, no Rio de Janeiro.
A melhor opção para fazer uma caminhada/corrida, passear de bike ou quem sabe até fazer um passeio de barco. A beira mar norte é uma boa opção para passar o final da tarde e ver pôr do sol, e depois jantar em um dos restaurantes ali localizados.
Com frequência acontecem também na beira mar norte, show abertos ao público, e é claro, o famoso réveillon de Florianópolis. Já passei a virada de ano da ilha e foi fantástico, conto um pouco mais sobre essa experiência mais adiante.
Ainda na beira mar norte, existe um passeio de escuna, que visita a Baía dos golfinhos e muito mais. Confira nesse post da Alyssa como é essa aventura!
Praia do Moçambique
Confesso que de todas as vezes que fui a Florianópolis, foram raras as vezes que tirei o dia pra ficar na praia, afinal, tem muita coisa pra fazer na ilha, e aproveito pra conhecer essas outras opções.
Mas uma das praias que não posso deixar de citar aqui, é a Praia do Moçambique. Pouco conhecida entre os turistas, que costumam frequentar a Mole, Jurerê e outras famosas, a Moçambique tem uma vibe totalmente diferente dessas citadas.
Aqui não há barzinhos, nem vendedores ambulantes e também não é lotado de gente. Há árvores até a beira da areia, com bastante espaço de sombra e você vai ver muita gente fazendo churrasco em churrasqueira improvisadas.
As ondas altas e fortes fazem da Moçambique a praia perfeita também para surfistas, e você vai ver dezenas deles. Posso dizer que não é a melhor praia para banho, mas é possível entrar na água. E pra falar a verdade, você vai ficar tão de boa que nem vai ligar muito pra isso.
Lagoa do Peri
Com 5km², a Lagoa do Peri é a maior lagoa totalmente de água doce da costa catarinense. Localizada ao sul, é também o maior manancial de água potável da ilha.
O local é um parque municipal e também reserva biológica, rica em fauna e flora. Em dias quentes, o parque serve como ponto de encontro para piqueniques, passeios e banhos refrescantes.
Muito menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda é possível encontrar mata atlântica primária. Um lugar lindo, preservado e tranquilo, perfeito para fugir da muvuca dos pontos turísticos.
Projeto Tamar
Esse é um dos projetos mais fantásticos que já pude visitar. Criado em 1980, o Projeto TAMAR nasceu com o objetivo de preservar as cinco espécies de tartarugas que passam pelo litoral brasileiro, que são: Cabeçuda, De-Pente, De-Couro, Verde e Oliva.
Apesar de seu objetivo principal ser a proteção das tartarugas marinhas, viu-se necessária a expansão das atividades do TAMAR, que hoje desenvolve atividades sociais junto às comunidades.
É feito todo um trabalho de pesquisa para obter o desenvolvimento sustentável do ecossistema marinho e também das comunidades. Esse trabalho de educação das comunidades tem como objetivo diminuir a caça das tartarugas, que eram vítimas dessa prática.
Os resultados das pesquisas do TAMAR são extremamente relevantes não só para o Brasil mas também em nível mundial, sendo apresentados em congressos internacionais e vinculados em jornais e revistas científicas.
O TAMAR está presente em todo o Brasil, com pontos de pesquisas e visitação. Em Florianópolis é apenas visitação, e pode-se encontrar diversos animais das espécies citadas anteriormente. Além de ver os animais, também pode-se participar de aulas, visita guiada e até presenciar a reintegração dos animais ao mar.
As dunas da Joaquina
Já sonhou em fazer snowboard alguma vez? Eu sempre quis! Apesar de nunca ter feito, acho muito legal. Mas e que tal fazer algo semelhante?
Nas dunas da Joaquina você pode fazer Sandboard, que é muito semelhante, com a diferença de que ao invés de comer neve, você vai comer areia. E não se engane, você vai cair, o negócio é muito mais difícil do que parece.
As dunas ficam ao lado da Lagoa da Conceição, então você pode conhecer os dois no mesmo dia. As pranchas podem ser alugadas no local e não custa muito, acho que uns 20 ou 30 reais por hora.
Ribeirão da Ilha
O Ribeirão da Ilha é um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis, e é inclusive, o segundo mais antigo da ilha, perdendo apenas para Santo Antônio de Lisboa, o qual mostro pra você daqui a pouco.
Visitar o Ribeirão da Ilha é fazer uma viagem não somente pela história de Florianópolis, mas também de Portugal. Esse é um dos bairros que ainda mantém toda a tradição, construções e gastronomia açoriana, e caminhando pelas ruas, você vai realmente sentir o clima português.
Além de lado histórico e cultural, Ribeirão da Ilha ainda é famoso por ser o maior produtor de ostras do Brasil. Você vai encontrar diversos restaurantes especializados em frutos do mar, onde poderá provar essa iguaria.
Pântano do sul
Pântano do sul é um bairro bem ao sul da ilha, cheio de trilhas e natureza. Ao contrário do centro e norte de Florianópolis, esse é um bairro bem menos agitado, apesar de bastante visitado. Turistas vão diariamente para lá para fazer a trilha da Lagoinha do Leste e visitar o Bar do Arantes, mas não costumam se hospedar por lá.
Em uma de minhas viagens à Florianópolis, fiquei hospedado em Pântano do Sul, e foi perfeito pra relaxar. A praia é ótima e tranquila, sem muita gente.
Mas recomendo se hospedar lá se quiser mesmo fugir do agito, pois todo o resto dos atrativos da ilha ficam bem longe, e a estrutura do bairro é fraca, com poucos mercados e lojas.
Santo Antônio de Lisboa
Lembram que mencionei esse bairro agorinha né? Chegou a hora de conhecer um dos bairros mais famosos de Florianópolis.
A fama vem devido a vários motivos, mas principalmente pela sua característica típica açoriana, gastronomia e também por ser o bairro mais antigo da ilha. Passear por Santo Antônio é gostoso, relaxante e romântico. A arquitetura típica portuguesa é mantida até hoje, e conquista quem passa por ali.
O pôr do sol em Santo Antônio é um espetáculo à parte, alguns arriscam dizer que é o melhor lugar de Florianópolis para passar essa hora do dia. Caso decida ver o pôr do sol por ali, minha dica é a seguinte: Vá no Sambaqui, um dos barzinhos da cervejaria de mesmo nome.
Além do clima português, Santo Antônio de Lisboa reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade, sendo um deles o Restaurante Rosso, que serve o polvo mais famoso do Brasil. Falo mais sobre o Rosso e outros bons restaurantes de Florianópolis mais abaixo.
Lagoa da Conceição
Quem me conhece sabe que sou apaixonado por Florianópolis, e ainda mais pela região da Lagoa da Conceição. É tanto amor por esse lugar, que sempre que vou para a ilha eu passo pelo menos um dia na Lagoa, acredita?
A vibe da Lagoa da Conceição é incomparável, e nunca estive em um lugar que tenha a mesma energia. É aqui que os mochileiros ficam, e só isso já uma particularidade. Mas além disso, você vai encontrar na lagoa vários barzinhos, feirinhas de artesanato e muita natureza.
É tanta coisa pra fazer que a Lagoa quase merecia um post só pra ela. Mas por enquanto vou resumir aqui pra você, as melhores opções dessa região. Abaixo uma lista de o que fazer e até onde comer na Lagoa.
Stand-up Paddle
Você pode fazer Stan-up Paddle em vários lugares de Florianópolis, mas nada como remar nas águas calmas e doces da Lagoa da Conceição, apreciando a incrível beleza natural que o lugar oferece.
Passeio de Barco
Não ta afim de remar? Curta um belo passeio de barco pela lagoa! O passeio dura cerca de uma hora, passando pelas duas costas da lagoa, fazendo com que você veja praticamente tudo da região. Além disso, o barco para no meio da lagoa para um mergulho. Quer mais? Quando fiz (2015) o passeio custava apenas R$10,00!
Mirante da Lagoa
Mirantes são sempre legais, não é mesmo? Afinal, são sempre onde encontramos a melhor vista da região em que estamos. E na Lagoa da Conceição não é diferente! Antes de começar a descer para o centrinho da lagoa, está mirante da lagoa, onde além da vista incrível, você vai encontrar a famosa placa “Sou Bem Floripa”.
Comer e beber na lagoa
Como eu disse, por aqui existem diversas opções de restaurantes e bares, inclusive, um dos meus bares preferidos de toda a ilha fica na lagoa. Para comer eu recomendo o Bar do Boni, que fica ao final da Lagoa. Saiba mais sobre esse e outros bons lugares para comer logo abaixo.
Se você ta pensando em tomar café da manhã na lagoa, eu recomendo o Empório Lagoa. Eles tem muitas opções de salgados e doces prontos, e também feitos na hora, como o delicioso bauru. Sem dúvida é o melhor custo benefício da região.
E agora a melhor de todas as dicas: The Black Swan.
Um dos primeiros bares que visitei em Florianópolis e também um dos meus preferidos. Pub no melhor estilo inglês, é perfeito para comer, beber cervejas artesanais e até curtir a noite, pois sempre tem alguma banda tocando. Saiba mais sobre os bares de Florianópolis no post “Onde beber em Florianópolis”, que está mais abaixo.
Ilha do Campeche
Muitos lugares do Brasil são chamados de “Caribe Brasileiro“, e um dos que mais se encaixam nessa definição, sem dúvida, é a Ilha do Campeche. Prepare-se para conhecer um lugar realmente incrível, repleto de belezas naturais e também muita história.
Esse é um dos lugares mais famosos e visitados da capital catarinense. O principal motivo é a praia da ilha (não confunda com a praia do Campeche, que fica na ilha de Florianópolis), que encanta com suas águas azuis claras e cristalinas.
A areia branca e fina é perfeita para se acomodar e curtir a paisagem, junto de um guarda sol e algumas cervejas geladas. O mar, calmo e brilhante, convida para um banho refrescante, que lava a alma.
A visitação à Ilha do Campeche é limitada. Por dia, são permitidas apenas 770 pessoas, e você pode ficar no máximo 4 horas na ilha. Isso é controlado pois a Ilha do Campeche é uma área de preservação ambiental, sendo tombada como patrimônio natural e histórico.
É lá que estão as famosas inscrições rupestres de Florianópolis, marcas deixadas pelos povos que ali viviam centenas de anos atrás. Não se sabe o significado dessas inscrições, porém, acredita-se ser um meio de comunicação ou um método de gestão da sociedade na época.
Para ver as inscrições rupestres, paga-se a parte, pois deve-se fazer uma trilha guiada, com o pessoal do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Ambiental Nacional), que é o órgão responsável pela preservação da Ilha. Além de ver as inscrições, fazendo a trilha você também vai conhecer o lado leste da ilha e alguns mirantes.
Como chegar na Ilha do Campeche
Para chegar até a Ilha do Campeche, existem apenas 3 opções regularizadas, que é ir de barco coletivo, saindo de um dos 3 pontos abaixo:
- Barra da Lagoa
- Praia do Campeche
- Praia da Armação
O preço pode variar de um lugar pro outro e também de acordo com a temporada. O passeio mais rápido é saindo da Praia do Campeche, mas nem sempre está disponível. No meu caso por exemplo, não estava saindo devido ao mar agitado, então fui com o barco da Praia da Armação.
O bom é ligar antes perguntando, assim você não perde tempo. Abaixo os telefones para contato:
- Praia da Armação: (48) 98430-4097
- Praia do Campeche: (48) 3338-3160
- Praia da Barra da Lagoa: (48) 3232-4019
Aprender a surfar
Florianópolis é repleta de praias, e algumas delas são consideradas excelentes para aprender a surfar. Eu sempre tive o sonho de aprender, e em 2019 eu decidi que iria realizar esse sonho.
As duas melhores praias de Florianópolis para aprender a surfar, são a Praia do Campeche e a Praia da Barra da Lagoa. Ambas são praias onde as ondas são menores, e quebram mais no raso.
Eu fiz a aulas na Praia do Campeche, com uma escola que encontrei pesquisando no Google. Consegui aprender com 5 aulas, e já estava pegando onda sozinho. Mas tudo depende de cada pessoa né.
Depois que aprendi, emprestei a prancha de um amigo, e fui surfar na Praia da Barra da Lagoa, e sinceramente, gostei mais. Mas também que é uma questão de adaptação de cada um.
Caso você também queira aprender a surfar, recomendo que vá direto até uma dessas praias, e fale com o pessoal das escolas. Quem sabe rola até uma aula experimental.
Trilhas em Florianópolis
Florianópolis é um paraíso natural, com dunas, praias incríveis, cachoeiras, lagoas e muita trilha. Pra quem gosta desse tipo de aventura, é o lugar perfeito.
As trilhas estão espalhadas por toda a ilha, e revelam segredos que poucos conhecem. A mais famosa delas é a Trilha da Lagoinha do Leste, que leva até a Pedra da Coroa.
Mas além dessa, existem algumas outras trilhas menos conhecidas e consequentemente, mais preservadas. Lugares escondidos na Ilha da Magia, que vão encantar os amantes da natureza.
Confira o post Trilhas em Florianópolis e descubra as melhores e mais lindas trilhas de Florianópolis. Tire a Bunda do Sofá, aventure-se e explore a capital catarinense de uma maneira que poucos tem coragem.
Onde comer em Florianópolis
Florianópolis é referência gastronômica no Brasil e no mundo, com opções para todos os gostos e bolsos. Confira no post Onde comer em Florianópolis, uma lista com restaurantes incríveis, e que você vai se arrepender se não conhecer.
Tem opções para todo mundo, desde restaurantes simples e que nem tem cardápio à lugares mais refinados, para pessoas com o bolso um pouco mais preparado.
Onde beber em Florianópolis
Depois de tanta comida, que tal sentar e tomar aquela cerveja artesanal? Como amante de uma boa cerveja, sempre procuro bons bares por onde passo, e em Florianópolis não foi diferente. Confira o post Onde beber em Florianópolis, guia de cervejas artesanais
Réveillon em Florianópolis
A noite da virada de Florianópolis é considerada uma das mais bonitas do país, e não é por menos. Passei a virada de 2015/16 lá e foi fantástica. Foram mais de 20min de queima de fogos, junto com diversos shows na beira mar norte, bem no estilo Rio de Janeiro.
O clima é bem tranquilo seguro e familiar, com uma estrutura muito boa, contando com banheiros, enfermaria e um bom número de policiais para garantir a segurança.
Onde ficar em Florianópolis
Florianópolis é enorme, e os pontos turísticos são bem distantes um do outro. Escolher a hospedagem certa pode ser um desafio, especialmente se é sua primeira vez por lá.
Eu já fui dezenas de vezes para Florianópolis, e pensando em tirar as dúvidas do pessoal, criei um super guia de hospedagem em Florianópolis.
Nele, eu falo em detalhes, sobre as melhores regiões para ficar, quais são as características de cada uma, e também indico boas opções de acomodações.
Confira >> Onde ficar em Florianópolis – O mais completo guia de hospedagem na ilha
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso à um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Partiu Floripa?
Bom, agora você ja sabe porque Florianópolis é um dos meus lugares preferidos no mundo todo. É ou não um verdadeiro paraíso?
Se você concorda comigo, bora conhecer a Ilha da Magia! Não perca a oportunidade de conhecer esse lugar fantástico e assim como eu, se apaixonar por tudo o que ele oferece.
Mais informações sobre a cidade no post do blog Foco no Mundo: Turismo em Florianópolis
Turismo em Santa Catarina
Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.
Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:
O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Dicas boas demais. Já linkei!
Minha nossa. Vocês podem se considerar especializados em fotos de pratos, refeições e alimentos. Simplesmente espetaculares. Dá até pra sentir o cheiro. Água na boca nem se fala.
Esse polvo ali realmente é espetacular!
Eu simplesmente amo Floripa.
Meu sonho é poder morar lá.
Tem praias lindas, restaurantes maravilhosos, paisagens hipnotizantes….tem coisa melhor?
Espero poder tirar esse sonho do papel.
Também quero morar lá por um tempo, explorar a ilha toda!
Estou louca pra conhecer Floripa!! Preciso ir e seguirei suas dicas! Beijos
Adorei as dicas!!! Estive em Florianópolis uma vez, mas não foi a turismo e não tive oportunidade de visitar esses lugares lindos. Quando voltar seguirei as suas dicas.
Eu amei Floripa! Conheci o Centro e algumas praias. Como estava com meu afilhado, não deu para fazer todos esses passeios que vc mostrou, mas, com certeza, quero voltar. Cidade linda!!!!
Florianópolis parece incrível! Acredita que fui aí pertinho e não deu tempo de conhecer? Mas a cidade está na lista dos lugares que vou viajar neste ano. Ótimas dicas!
Sério? Que pena
Mas quando puder venha, Floripa é incrível!
Você resume muito bem as dicas de viagem! Eu adoro acompanhar e ler as dicas, especialmente, de tanta beleza natural para conhecer. <3
Com certeza, vou incluir no "roteiro do ano". hahha
Obrigado Dayana
Eu sonho em conhecer esse pedacinho do Sul do Brasil. Este ano programei uma visita a Floripa, mas não rolou As belezas das praias são lindas demais, e o bacana é a variedade de trilhas para fazer.
Eita Mas quando puder venha, vale muito a pena!
Nossa, Beneth, esse post caiu como uma luva pra mim, em junho nós vamos à Floripa e estou montando o nosso roteiro, obrigada pelas dicas!
Estou louca pra conhecer Santo Antônio de Lisboa, tenho lido que é um dos melhores e imperdíveis locais de Floripa!
Até mais e obrigada pelas dicas!
Que bom! Espero que o post tenha sido útil, você vai amar Floripa!
Santo Antônio de Lisboa é incrível, tem vários restaurantes maravilhosos.
amo Floripa, mas não no verão ahuahe quero voltar para fazer a trilha da lagoinha do leste e essa das piscinas naturais q n conhecia…fui no inverno e só chovia, mas fez tardes incríveis, cada por do sol lindo!!!
No verão é complicado pelo trânsito, mas a ilha é incrível em qualquer época do ano. As duas trilhas são fantásticas, valem muito o esforço!
com ctz!! eu quero voltar na meia estacao, pq n eh facil fazer trilha com solao na cabeca hauehaue
Estou ansiosa pra conhecer Floripa, daqui sete dias iremos pra lá e anotei todas as suas dicas pra curtirmos bem a viagem, já quero comer tudo que tenho direito e o Bar do Arante é parada obrigatória RS.
Tenho certeza que você vai adorar a Ilha, é um dos meus lugares preferidos no mundo!
é lindo mesmo, eu moro aqui em floripa e realmente. tem praticamente uma trilha em cada praia, e as vistas são incríveis.
Todas essas dicas são muito legais, a lagoinha do leste é muito linda mesmo, mas eu particularmente prefiro as praias do norte da ilha,
a agua do mar é menos gelada e o mar é mais calmo.
Cada vez que vou a Floripa faço uma trilha diferente, recentemente fiz a da Galheta, e acho que é a mais linda de todas. A praia da Galheta é simplesmente fantástica!
Eu já sou mais do sul e região da lagoa. Do norte conheço pouco.
Adoro Floripa, aquela ilha é realmente um mundo!!!
Olá
Achei super completo seu post, faz tempo que não vou pra essas bandas.Fiquei querendo ir de novo.
Lindas imagens com certeza vou utilizar todas as dicas.
Abracos
Olá Isa! Que bom que gostou! Florianópolis é uma cidade incrível, tenho certeza que você vai aproveitar muito!
Olá . Adorei as dicas! Pretendemos ir a Santa Catarina em março/2018. Estamos na dúvida entre Balneário Camboriú ou Floripa para hospedagem. Vamos sem crianças e não pretendemos ir ao Parque Beto Carteiro. Devemos passar cerca de uma semana. Qual a melhor opção? Sabe informar em que época acontece o roteiro caminho das ostras ( ou se ainda é realizado)? Costuma chover muito em março?
Olá Eliete! Que bom que gostou do post!
Pessoalmente, prefiro muito mais Florianópolis do que BC. Ambas são boas opções, mas em Floripa você vai encontrar mais coisas, como trilhas, belezas naturais, restaurantes, etc. Março é uma boa época pra ir, o tempo ainda está bom pra pegar uma praia e a cidade já não está mais tão cheia.
Sobre o caminho das ostras, infelizmente não sei informar. Pra ser sincero não conhecia esse evento.
como é essa linda cidade no final de junho? é muito frio? pretendo ir nesse período.
Preciso de otimas dicas pois vamos em familia com jovens de 15 e 18 anos.
Olá Suely!
A temperatura costuma fica entre 16 e 24 graus (mínima e máxima), ou seja, uma temperatura gostosa pra passear. Porém acho que pra entrar no mar vai ser gelado. Eu não deixaria de visitar a ilha por esse motivo, pq tem muita coisa pra fazer por lá. Estive em Floripa novamente alguns dias atrás, e essa semana vou atualizar esse post com mais dicas de passeios.
Adorei as dicas e as fotos!
Pretendo ir em Abril, e pensei em alugar um carro por lá. Como é a questão de estacionamento, é fácil achar vagas nas praias e outros pontos turísticos?
Obrigada
Oi Letícia! Um carro realmente vai facilitar sua vida em Floripa, pois é tudo longe. Quanto a estacionamento, depende muito do lugar. Nos finais de semana costuma ser um pouco mais difícil, mas sempre tem estacionamento pago também. Ou mesmo na rua, sempre se da um jeito.
Adorei, super completo e links de outros post sobre a ilha. Obrigada Beneth.
Olá Vivi! Que bom que gostou, fico muito feliz em poder ajudar, principalmente quando é sobre Florianópolis!
Muito bom este conteúdo
Obrigado Pedro!
O conteúdo é ótimo. Mas me deixou com mais dúvidas sobre onde ficar hahaah.
Pois apesar de gostar de praia, não estou indo pra isso. E Florianópolis tem esse ponto como principal.
Pensei em ir a BC e ficar lá e ir a Florianópolis um dia ou dois para conhecer a cidade. Recomenda?
Na verdade Floripa tem de tudo, depende do que você busca. A maioria das pessoas busca praia, mas eu mesmo, na maior parte das vezes que vou nem vou pra praia. Faço trilhas e outros passeios, e aproveito muito a gastronomia da cidade. Sobre ficar em BC, pode ser também, depende do que você quer.