Coluna AGazeta 33ed – Cambará do Sul Parte I
Coluna publicada em 27/06/2017
Você já ouviu falar dos Cânions do sul do Brasil? Cânions são vales profundos, que podem chegar a até 5 mil metros de profundidade e se estender por centenas de quilômetros. A formação dos cânions deve-se ao curso dos rios, que lentamente vão aprofundando o terreno. Além disso, o choque e deslocamento de placas terrestres também ajudam nesse processo, que pode durar milhões de anos.

Vista ao final da trilha do Cotovelo
O mais famoso deles é o Grand Canyon, localizado nos Estados Unidos. Mas não precisamos ir tão longe para ver essas obras de arte da natureza. Aqui no Sul, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, temos algumas formações dessas.
São duas cidades as melhores para se visitar os cânions, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, sendo a última conhecida como terra dos cânions. No último feriado do dia 15/06, tive a oportunidade de ir a Cambará do Sul e conhecer bem a região.
São quase 600km até lá, os quais foram feitos em dois dias. A viagem começou na quarta-feira, e depois de passar a noite em Lages, seguimos viagem no outro dia.
Os cânions de Cambará do Sul
São dois os cânions da região, o Fortaleza e o Itaimbezinho. Visitamos primeiro o Fortaleza, que é o mais profundo dos dois, com 7,5km de extensão e 900m de profundidade em alguns pontos. Para ter a melhor vista, deve-se fazer uma trilha de pouco mais de 3km, de intensidade leve.

Cânion Fortaleza
Lá de cima a vista é fantástica, sendo possível ver até o litoral gaúcho, mais especificamente a cidade de Torres. Também é possível ver uma cachoeira maravilhosa, que tem a queda dividida em três partes.
O cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, o qual além da trilha do cânion, tem mais duas. Uma de 1,5km, até a cachoeira do Tigre Preto, uma cascata bem larga que também desce para o cânion.

Parte alta da Cachoeira do Tigre Preto
Atravessando o rio, passando pela beira da cachoeira, continua-se a trilha por mais 700m, até a pedra dos segredos. A pedra tem 5 metros de altura e peso estimado de 30 toneladas. Recebeu o nome devido ao fato curioso de estar equilibrada em uma base de apenas 50 centímetros.
Essa foi a primeira parte da viagem a Cambará do Sul, acompanhe as próximas colunas e saiba tudo sobre essa experiência.
VOCÊ PODE GOSTAR:
- Coluna AGazeta 32ed – Vamos falar sobre viajar?
- Coluna AGazeta 31ed – Blumenau e o Festival de Botecos
- Coluna AGazeta 30ed – Pelos bares de Curitiba
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.