Como juntar dinheiro para viajar – Dicas infalíveis!
A desculpa mais usada por quem acha que não consegue viajar é “não tenho dinheiro para isso“. Mas será que é realmente falta de dinheiro ou o que falta é colocar as viagens como prioridades, para gastar seu dinheiro com elas?
Será que não é possível economizar para viajar, nem que seja uma vez por ano?
Na maioria dos casos, é possível sim, e nem é preciso fazer mudanças drásticas na vida, nem passar aperto por conta disso.
Pequenas mudanças de hábitos podem lhe render uma grana boa para viajar, ou para realizar qualquer outro objetivo.
Quer saber como? Confira essas 7 dicas de como economizar para viajar e Tire a Bunda do Sofá!
Como juntar dinheiro para viajar
Vamos lá, separei 7 dicas legais de como economizar uma graninha, seja para viajar ou qualquer outra coisa que você queira fazer. Quero enfatizar que é tudo uma questão de prioridades, disciplina e foco. Isso realmente requer uma mudança de hábitos, que na maioria das vezes é mais fácil fala do que fazer, né?
Mas tenho certeza que com dedicação, e seguindo as dicas abaixo, você vai conseguir!
1. Defina quanto precisa e quanto pode guardar por mês
O primeiro passo para conquistar qualquer objetivo é se planejar e definir metas. Por isso, é preciso tirar um tempo para fazer alguns cálculos. Quanto dinheiro é necessário para fazer a viagem dos seus sonhos? Para conseguir este valor, quanto é preciso guardar por mês?
Você também deve pensar, de forma realista, qual o valor máximo que conseguirá tirar de sua renda mensal para esse objetivo. Pense nas despesas essenciais que precisam ser pagas e nos gastos que podem ser cortados.
Depois de fazer todas as contas, defina o valor que vai poupar mensalmente e guarde-o assim que receber o pagamento. Tendo um objetivo, será bem mais fácil não cair em tentações.
2. Corte gastos desnecessários no dia a dia
Quando se tem um objetivo a ser alcançado, muitas vezes é preciso abrir mão de coisas que não sejam prioridade no momento. Cortar determinados gastos é a melhor forma de economizar para viajar.
Será que vale a pena ter uma assinatura de TV a cabo sendo que existem diversas outras opções mais econômicas, como a Netflix, e até gratuitas, como o Youtube?
Por que não chamar os amigos para comer algo em casa de vez em quando ao invés de sair para lugares caros todo fim de semana?
Pense em todos os seus gastos diários, semanais ou mensais e defina quais serão cortados por um tempo. Ah, e você não precisa deixar de fazer tudo o que gosta até conseguir o dinheiro da viagem. Que tal ir alternando de mês em mês os gastos que serão cortados?
3. Faça você mesmo
Outra maneira de gastar menos e que é uma oportunidade de desenvolver sua criatividade e até encontrar um novo hobby é o “faça você mesmo”. E isso não vale apenas para atividades artísticas ou que demandem muitas habilidades.
Você pode fazer as próprias unhas e arrumar o cabelo em vez de ir ao salão toda semana, ou cozinhar sua própria comida para não se render ao delivery de sábado a noite. Se sobrar um tempinho no fim de semana, por que não fazer a faxina de sua casa em vez de pagar alguém para isso?
Se você parar para pensar, vai perceber que há diversos gastos do dia a dia que podem ser cortados se você passar a “fazer você mesmo”.
4. Venda o que não usa mais
O ser humano tem a mania feia de colecionar coisas, acumular tudo o que consegue. Será que você precisa de tudo o que tem? Se desfaça se tudo o que não usa mais. Hoje é muito fácil vender coisas usadas, ainda mais com esses grupos de classificados.
Vender o que não usa mais é uma ótima ideia para juntar aquela grana que você precisa para viajar e, de quebra, você abre espaço em sua casa para os souvenirs que trouxer. Comprar coisas usadas — que você realmente esteja precisando — também pode lhe ajudar a economizar bastante!
No meu caso, pra conseguir fazer meu mochilão de 9 meses, vendi o carro, computador e até roupas boas que eu tinha. O esquema é praticar o desapego!
5. Pare de comer fora diariamente
Quem trabalha fora, estuda ou por qualquer outro motivo passa muito tempo na rua, acaba comendo em restaurantes todos os dias. Por mais que você receba um vale refeição, será que vale a pena gastar tanto dinheiro comendo fora?
Fazer comida em casa te ajuda a economizar bastante. Você pode cozinhar no domingo, por exemplo, e deixar marmitinhas prontas para o decorrer da semana. Além de comer bem e de ser uma comida exatamente do jeito que você gosta, os gastos serão muito menores.
6. Peça ou ofereça caronas
Você já parou para pensar em quanto gasta com o seu carro todo mês? Gasolina, estacionamento, impostos, reparos… Se o veículo não for imprescindível para você, vendê-lo pode ser uma ótima maneira de conseguir dinheiro para fazer uma viagem incrível!
Você pode pedir carona para um colega de trabalho que more perto, ajudando-o com uma pequena quantia diária. Isso chama-se economia compartilhada, e esta muito na moda. Todo mundo se ajuda, compartilhas coisas e serviços, e todo economizam.
Uma ótima ideia né?
Se não quer abrir mão do carro, uma boa opção é oferecer carona para seus colegas, também cobrando um pequeno valor. Assim você terá menos gastos com o veículo e ainda terá companhia para ir até o trabalho
7. Mude seus hábitos
Esse talvez é o mais difícil de todos. Como eu disse, é mais fácil falar do que fazer, mas uma mudança de hábitos é fundamental para economizar. Pequenas atitudes diárias que podemos adotar, vão fazer toda a diferença lá no final do mês.
Comece a fazer a pé, pequenos caminhos do dia a dia que você geralmente faz de carro ou de ônibus. Pare de pagar academia e vá correr no parque, ou fazer atividades físicas em casa mesmo. Comece a meditar, para não precisar usar a hora do banho para pensar na vida e relaxar a cabeça…
É claro que as mudanças vão depender dos seus hábitos particulares, mas há diversas pequenas ações do dia a dia que você pode fazer diferente e que vão lhe ajudar a gastar menos dinheiro.
Não é preciso ser rico ou fazer milagres para conseguir guardar um dinheirinho no fim do mês. Tudo o que você precisa é ter um objetivo e prestar atenção em todos os seus gastos mensais, além de ter consciência de todos os seus atos — e suas compras!
Não é tão difícil né?
Viu como é fácil economizar para viajar? Agora não tem mais desculpa para passar as férias em casa reclamando que viajar é muito caro, hein?
Se este post lhe ajudou, compartilhe em suas redes sociais! Aproveite e marque aqueles amigos que também estão sempre sem grana para viajar com você.
Mais dicas de economia
Quer mais dicas de como economizar antes ou até durante uma viagem? Confira os posts abaixo e seja feliz!
- Como reservar hospedagem barata
- Alugando carros na viagem pelo menor preço
- Como é trabalhar em troca de comida e hospedagem
- Conheça o Couchsurfing e consiga hospedagem de graça
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.