O que é Couchsurfing: Um guia prático de como conseguir hospedagem de graça
Que viajar é tudo de bom, todo mundo sabe, agora viajar gastando pouco, é melhor ainda!
Imagine se você pudesse viajar com hospedagem de graça, por todo o mundo. Seria ótimo, não?
Acredite, isso é possível! É sobre isso que eu vou falar contigo nesse post, como se hospedar de graça, e baixar consideravelmente o custo da sua viagem.
Aqui vou falar especificamente em uma das maneiras de fazer isso, que é através do Couchsurfing, uma rede social para viajantes, que além de oferecer hospedagem gratuita, é focada na troca de experiências entre os usuários e principalmente, a imersão cultural que isso proporciona.
Pronto para conhecer essa plataforma revolucionária?
Minisérie – Couchsurfing
Veja também a nosso mincurso sobre o Couchsurfing, que postamos no Youtube. Na série, falamos sobre:
- O que é e como funciona o Couchsurfing
- Como ter um perfil atraente
- Como encontrar um bom anfitrião e conseguir hospedagem
- Como pedir hospedagem – Na prática!
- Regras de boa conduta e segurança
- Minhas experiências com Couchsurfing
Parte 1:
Afinal, o que é Couchsurfing?
Couchsurfing é uma rede de troca de hospedagem que funciona no mundo todo. A rede, chamada de “CS” para os íntimos, é uma empresa que se define como um “serviço de hospitalidade com base na Internet”. Em 2009, comemoraram a impressionante marca de 1 milhão de membros.
Quase 10 anos depois, em 2018, a rede já possui 15 milhões de usuários cadastrados, sendo que 400.000 deles são anfitriões ativos e verificados. Explico o que é ser um usuário verificado mais abaixo.
Ou seja, é uma rede gigante, de pessoas que estão viajando e pessoas que querem receber esses viajantes em suas casas. Legal né?
Quer saber como funciona?
Como funciona o Couchsurfing
O CS é sem dúvida uma das melhores ferramentas pra quem quer reduzir os custos da viagem, e além disso, conhecer ainda melhor a cultura local.
A rede é baseada somente na troca de gentileza entre pessoas de diferentes origens. Para que esta rede de confiança funcione, existem meios de verificação de usuários, além de um código de ética, do qual falo a seguir.
A rede disponibiliza várias funcionalidades como perfis pessoais ou coletivos (por exemplo se você quer colocar sua família como Anfitriã, é possível).
Além disso conta com um sistema opcional de verificação de identidade que pode ser pago por paypal ou cartão de crédito, e um sistema de referências pessoais (quem lembra dos depoimentos do orkut? é mais ou menos isso!).
Resumindo de maneira bem rápida, funciona assim: Digamos que você vai viajar para Florianópolis, então você entra no Couchsurfing e procura por hosts que estão aceitando hóspedes. Você informa os dados da viagem, como datas e quantas pessoas vão, e solicita.
O host em questão analisa e responde, aceitando ou não o seu pedido. Resumindo, é simples assim. Fácil né?
Mas calma, existem algumas dicas de como usar melhor a plataforma e mais importante, cuidados que devem ser tomados para não entrar em uma enrascada. Continue lendo para saber.
Como se cadastrar e conseguir um couch?
Para se cadastrar é fácil: O site funciona como qualquer rede social. É preciso colocar dados como nome, local e data de nascimento, onde trabalha, etc. E também tem espaço também para falar um pouco de si e colocar fotos das suas viagens.
Dica importante: Geralmente deve-se fazer um perfil em inglês. Toda a comunidade é baseada na cooperação entre países muito diversos, e o inglês costuma ser o idioma padrão. Existem sim muitos brasileiros na rede, mas como a plataforma é internacional, a galera usa o inglês mesmo.
Claro que existem excessões. No meu caso, por exemplo, como vou viajar só pelo Brasil até final de 2019, atualmente mudei meu perfil para português mesmo, pois faz mais sentido. Mas se você for pra fora ou pretende receber alguém, o inglês é mais recomendado.
Criando seu perfil
Fale de você de forma simples e sincera. Colocar grandes textos contando toda a sua história é chato pra quem lê e pode até te prejudicar. E outra, é legal deixar um pouco pra contar depois, conversando com quem te recebe.
Fale de forma pessoal e tente deixar seu perfil o mais completo possível. Fale sobre os livros que gosta, seus filmes preferidos e estilos musicais que ouve. Seja criativo, e como eu disse, sempre sincero.
Parece meio óbvio, mas coloque uma foto de perfil que apareça o seu rosto, de perto e sozinho(a). Pra evitar confusões. Coloque também outras fotos no seu álbum. Mostre para os outros seu estilo de vida, suas viagens e por ai vai.
Como ter um perfil confiável no Couchsurfing
Ter um perfil que seja confiável e que transmita segurança para quem recebe as pessoas leva um tempo, e você não vai conseguir isso já de cara. Talvez demora para você conseguir o primeiro host e isso é normal. Pra mim demorou bastante até conseguir o primeiro.
Mas depois do primeiro, tudo começa a andar, e você vai ver que você vai ganhando “respeito” na rede, conseguindo hospedagem cada vez mais facilmente.
O mais importante é ter referências positivas, então quando conseguir, faça o máximo para ter uma boa experiência e assim ir criando um perfil perfeito. As vezes as pessoas esquecem de deixar uma avaliação, então se quem te recebeu demorar um pouco, mande uma mensagem lembrando.
Mas Beneth, como vou conseguir referências antes de conseguir uma hospedagem?
Esse é um ponto interessante. Não existe apenas as referências de anfitriões e hóspedes. Existem também as referências pessoais, que seus amigos podem fazer para você. Então aproveite e peça para os seus amigos que já usam a plataforma, deixarem boas indicações.
Essas não valem tanto quanto as de host/guests, mas com certeza já ajuda.
O que é um usuário verificado?
Ser um usuário verificado, nada mais é do que você comprovar alguns dados para o CS, e assim demonstrar que você é um usuário mais confiável, teoricamente. Na verdade o que acontece é que você comprova que tem um endereço e conta bancária válidos.
Para ser um usuário verificado é preciso pagar uma taxa única de $60 dólares, que não é um valor tão acessível para os viajantes de baixo custo.
A boa notícia é que se você hospedar alguém através do site, você ganha 3 meses de membership gratuita, ou seja você pode usar o site por três meses com o selo de verificado mesmo sem pagar. Esta regra vale desde 01 de março de 2017, conforme informado pelo site do Couchsurfing.
Para conseguir este benefício, obviamente, você deve hospedar alguém pelo site e tanto você, como a pessoa, devem escrever referências após a hospedagem. Se a referência for negativa você não ganha o desconto. Além disso, essa referência precisa ser do tipo “host/guest”.
Mas pensando pelo lado do site, esse valor é o que ajuda a manter toda a estrutura da plataforma, que com certeza não é barato. Então pensando por esse lado, até vale a pena, pois você está ajudando a plataforma que te faz economizar bastante.
Pessoalmente, não sou usuário verificado, acho que pelo lado da confiança isso nem influencia muito, pelo menos pra mim. Mas como eu disse, acho que vale a pena por ajudar o site, então futuramente vou sim me tornar um usuário verificado.
Como encontrar um bom anfitrião (host)
Quando você vai procurar um local para ficar, você precisa deixar uma mensagem honesta e real para cada anfitrião. Quando você copia e cola mensagens no Couchsurfing, os hosts mais experientes vão perceber. E são essas pessoas que você está procurando, então capriche na mensagem.
Tire um tempo e leia cada perfil, veja o que você tem em comum com a pessoa e fale sobre isso no pedido. É melhor você mandar 10 pedidos bem feitos do que 30 copiados. Vai por mim.
O que observar num perfil de host para ter certeza de que ele é confiável?
Separei um exemplo de perfil bom e que deve ser conviável, se atente aos detalhes:
- Tempo de casa: A pessoa se cadastrou em 2008, ou seja, é bastante tempo.
- Fotos: Tem foto recente no perfil e tem mais de uma foto no álbum. (Tire a foto de perfil para usar de exemplo)
- Referências positivas: Referências positivas são importantes e indicam que a pessoal já utilizou a plataforma e que foi tudo bem.
- Amigos: Quanto mais melhor.
- Perfil verificado: Prova que a pessoa existe mesmo e mora onde indicou.
- Usuário ativo: Último login 4 horas atrás. Ou seja, é um usuário ativo da rede.
Observações importantes:
Preste atenção na foto de perfil e idade da pessoa. Perceba se a foto de perfil é recente e evite perfis que a foto esteja muito desatualizada ou que não mostra direito a pessoa.
Referências positivas, pra mim, é o ponto mais importante em um perfil. Isso mostra de verdade que a pessoa já usou a plataforma e como foi a experiência. Isso é o que eu mais me preocupo quando procuro um lugar pra ficar. Analise a quantidade de referências e leia o que elas dizem.
É possível encontrar um perfil confiável que não seja verificado? Sim, pois existem outras coisas para se levar em consideração, como as referências de anfitriões e hóspedes. Como eu disse, eu mesmo não sou verificado ainda. Isso não quer dizer que a pessoa é psicopata.
Algumas pessoas estão viajando full time, então escrevem que estão sem emprego no momento. Isso é válido e não é um ponto a se preocupar.
Regras de boa conduta no CS
Não existe um código de boa conduta para usar o Couchsurfing, mas existem algumas boas práticas para que tudo ocorra bem. De maneira geral e resumida, seja você mesmo e não faça na casa dos outros o que você não gostaria que fizessem na sua casa.
- Nunca minta, sobre nada. Quantas pessoas que estão viajando, idiomas que você fala, etc.
- Não fique mais tempo que o solicitado, a não ser que o host ofereça.
- Não use as coisas do host sem autorização.
- Saiba os costumes da cultura local.
Essas são regrinhas básicas de comportamento que vão deixar a experiência como um todo, boa para ambos. Então não custa nada ser educado e ter respeito, não é mesmo?
Hospedagem com Couchsurfing é seguro?
Tudo no mundo tem uma possibilidade de falha de 50%. Pode falhar, e pode não falhar. O que podemos fazer para prevenir possíveis problemas é usar as dicas deste post. Prevenção e conhecimento são a dupla perfeita para se dar bem no couchsurfing.
Para começar, escolha usuários bem qualificados, com as qualidades que mencionei acima. Como eu disse, procure usuários com o maior número de referências, grande número de amigos, perfil verificado etc. O sistema funciona bem para identificar quem mais hospeda, e esses são os melhores.
Precauções básicas:
Leia o perfil da pessoa, e veja se combina com o seu. Exemplo, se você gosta de “balada”, vá pra casa de um baladeiro. Se você gosta de ler, vá pra casa de alguém mais quieto, e por aí vai. Independente de ser do mesmo gênero ou não, vai rolar mais afinidade se a personalidade da pessoa parecer um pouco com você.
Peça contatos em redes sociais, confira a pessoa no resto da internet. Se quiser, peça até uma chamada por Skype.
Tenha em mãos sempre um telefone de ajuda, por exemplo, o da embaixada do Brasil no país onde você vai, de algum amigo ou familiar.
Isso pode parecer estranho, mas já funcionou pra mim. Se você tiver uma intuição de que a pessoa tem uma cara “esquisita” no seu ver, já basta pra você. Confie nos seus instintos.
Além disso, é legal também passar os dados da pessoa que vai te receber para alguém. Informe para sua família ou amigos o nome, endereço e passe até uma foto da pessoa, caso você achar necessário. Talvez seja uma medida um pouco extrema, mas precaução é sempre importante né?
Tenha um plano B
Não é comum, mas pode acontecer do host falhar e você ficar na mão. Seja por maldade ou não, afinal, imprevistos acontecem. E nesse caso, é bom ter um lugar pra ir, não é mesmo? Caso contrário, você vai acabar dormindo na praça.
Antes de ir, pesquise um hostel ou hotel perto do seu host e deixe anotado o endereço e telefone. Se precisa, já vai estar na mão e você fica mais tranquilo.
Bora fazer Couchsurfing?
Agora que você já sabe tudo sobre a plataforma, partiu dormir no sofá de algum desconhecido?
Fazer Couchsurfing é uma das melhores experiências que um mochileiro pode ter. Pois como eu disse, além de economizar, vai realmente fazer parte da cultura local e vivenciar o dia a dia das pessoas que moram ali. Uma verdadeira imersão.
O primeiro passo é criar o seu perfil, depois disso preencha e procure amigos, para ganhar um pouco de credibilidade. Se quiser, fique a vontade para me adicionar, é só clicar aqui. Assim você já começa com um amigo.
E ai, gostou desse post? Foi útil pra você?
Compartilhe! Vamos espalhar essa maneira fantástica de viajar e fazer amigos. Tenho certeza que seus amigos também vão gostar de conhecer o Couchsurfing.
Mais dicas para viajar barato
Confira o post Como juntar dinheiro para viajar e saiba como economizar para fazer aquela viagem dos sonhos! Uma lista com 7 dicas infalívei.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.