O que fazer em Barcelona – Roteiro para uma viagem perfeita
Barcelona é sem dúvida uma das cidades mais famosas da Espanha e até da Europa. O turismo é tão forte na cidade, que cerca de 30 milhões de visitantes passam por lá, por ano.
É muita gente né?
E se você está nesse post agora, acredito que seja porque você também vai para lá, ou pelo menos está interessado.
E além disso, chuto que esse nem seja o primeiro post sobre Barcelona que você está vendo. Afinal, é sempre bom pesquisar por dicas em vários lugares. Não é mesmo?
Pensando nisso, fiz um post supercompleto sobre Barcelona, abordando todos os tópicos que acho que são importantes, e também falo dos passeios mais famosos e interessante da cidade. Assim, você não precisa mais procurar por dicas, depois de ler esse post.
A maioria deles eu visitei em meu mochilão pelo mundo, e alguns outros eu não pude conhecer, mas achei que vale a pena indicar aqui. Assim você mesmo decide quais são interessantes para a sua viagem.
IMPORTANTE: Viagem para a Espanha – Literalmente tudo o que você precisa saber
Nele eu falo sobre qual a melhor época para ir, quanto custa viajar no país, destinos imperdíveis e muito mais.
Transporte em Barcelona
Barcelona é uma cidade grande, e movimentar-se nela pode ser um pouco assustador. Mas não se preocupe, no fim tudo da certo, e você percebe que nem é tão difícil assim.
O transporte público na cidade funciona muito bem e é bem fácil de usar. Afinal, por ser uma cidade tão turística, eles tinham que pensar nisso né. O Google sempre ajuda com as rotas, e é sempre bem preciso.
Hola BCN
Talvez a melhor dica de todo esse post, é comprar o Hola BCN. Esse é um cartão de transporte, que te da o direito de usar qualquer um deles, por um determinado tempo.
Ao comprar o Hola BCN, você pode utilizar o metrô, ônibus, bondes e até trens regionais. Está disponível para 2 a 5 dias, você que escolhe. Com ele, você economiza é muito, tanto dinheiro quanto o tempo de comprar cada passagem separada.
Como chegar em Barcelona
Caso você esteja em outra cidade da Europa, é possível chegar em Barcelona de diferentes formas.
Na Europa é muito comum viajar de trem, mas também existem outras maneiras, muitas vezes mais baratas.
Eu mesmo, só usava trem quando não havia outra alternativa. Normalmente eu viaja da ônibus, ou até com Blablacar
Obs: Blablacar é uma plataforma de caronas compartilhadas, onde você viaja com outras pessoas.
Mas como saber qual é a melhor opção? Calma, que lá vem dica boa!
Para comprar passagens fora do Brasil, seja de ônibus, trem ou avião, eu sempre uso a OMIO, que é um comparador. Você coloca os destinos e datas, e eles te mostram todas as opções de uma vez, e assim você pode comparar e decidir qual é a melhor pra você.
Alugar um carro
Também sempre uma boa opção, ainda mais para quem viaja em grupo e pretende fazer bate e volta para alguma cidade próxima.
Sinceramente, caso você fique apenas em Barcelona, acho que não vale muito a pena, pois você tem que se preocupar com estacionamento e tudo mais. Mas mesmo assim, caso queira, vou indicar uma empresa que presta um bom serviço.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é um comparador. Ou seja, ele procura em todas as locadoras, e te mostra as melhores opções. E além disso, você pode pagar em até 12x e sem IOF.
Veja também >> Onde ficar em Barcelona – Guia detalhado por regiões
Mais destinos na Espanha
- O que fazer em Madrid – Conheça a capital da Espanha
- Pamplona, Espanha – Guia turístico completo
- Toledo, Espanha – A cidade medieval da Europa
- Onde ficar em Madrid – Guia simplificado por bairros e hotéis
- Sevilha, Espanha – 9 atrações imperdíveis
- O que fazer em Valência – Os 10 melhores pontos turísticos
- O que fazer em Granada – Lista com 9 lugares incríveis
O que fazer em Barcelona
Vamos explorar Barcelona e seus pontos turísticos?
A partir de agora vou falar dos lugares que você pode, e deve, visitar na cidade. Alguns mais famosos, outros um pouco menos. Cabe a você, decidir quais vai querer conhecer.
LEIA TAMBÉM: Cidades da Espanha – 9 destinos imperdíveis!
Circuito Antoni Gaudí
É impossível falar de Barcelona sem mencionar o famoso arquiteto Antoni Gaudí. Gaudí tem um estilo único e ousado, que conquista os olhares de milhões de pessoas. Suas principais obras estão em Barcelona, e pelo menos uma, você deve visitar.
São diversos os lugares da cidade que tem a mão de Gaudí, tanto que existe um circuito Gaudí, que passa pelas principais obras. O circuito é feito de maneira independente, ou seja, você mesmo compra e vai em cada lugar. Confira abaixo os principais.
La Sagrada Família
Um grande templo católico de Barcelona, obra de Gaudí que começou a ser construída em 1882, e ainda não está finalizada. Gaudí passou os últimos 15 anos de sua vida dedicando-se exclusivamente à Sagrada Família, que é considerada a sua obra-prima.
A construção é de um estilo único no mundo, e impressiona com sua arquitetura exótica. Em 2005 entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e estima-se que a não será concluída antes de 2026.
Tamanha grandiosidade merece estar no seu roteiro em Barcelona, ainda mais se você é fã desse tipo de turismo, que contempla não apenas religião, mas arquitetura, história e arte.
A Sagrada Família é aberta também para visitação interna, e você pode comprar seu ingresso através do botão abaixo. Comprando na Get Your Guide, você garante o acesso rápido, que evita filas.
Confira valores e disponibilidade
La Pedrera
Também conhecida como Casa Milá, também é uma obra de Gaudí, foi construída entre 1905 e 1907, e hoje, além da incrível beleza externa, também recebe exposições e eventos culturais.
Gaudí construiu esse prédio sem uma sequer linha reta, o que a deixa com uma arquitetura magnífica e arrebatadora, segundo especialistas. Fato esse, que também desafia o nosso conceito de arquitetura convencional.
Uma verdadeira obra de arte, que também é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Clique no link abaixo para comprar seu ingresso de entrada na La Pedrera. Com este ingresso, você tem direito a entrada sem enfrentar filas.
Parc Güell
O Parc Güell foi onde passei mais tempo, entre todos os pontos turísticos de Barcelona. Eu gosto demais de lugares que te colocam em contato com a natureza, e acho ainda mais especial, quando isso acontece em cidades grandes, tomadas por prédios e construções.
Parques normalmente já fazem esse papel muito bem, mas o Parc Güell vai além. Aqui, a arte e a arquitetura, aplicadas através da genialidade de Gaudí, deixam o ambiente com uma energia ainda melhor.
Um mirante todo trabalhado e colorido, fornece uma vista incrível da grande capital da Catalunha. Sem dúvida um dos melhores atrativos da cidade.
Existem duas partes que podem ser visitadas, uma é gratuita, e abrange a maior parte do parque. A outra parte é paga, e é onde estão os detalhes mais lindos de Gaudí, e também o espetacular mirante.
Casa Batlló
Essa é a ultima das obras de Gaudí das quais falarei aqui no post, apesar de existirem outras. Essas 4 são as principais, e acho que merecem ser visitadas.
A obra foi encomendada por Josep Batlló, um rico empreendedor do setor têxtil. Era apenas mais um edifício quando adquirido, até que Gaudí foi contratado por Josep, para fazer a reforma.
Gaudí fez uma enorme transformação no prédio, que hoje é atração turística de Barcelona. Ele reformulou os espaços, aumentou a profundidade do prédio e até implantou iluminação e ventilação natural.
Ingresso sem fila para Casa Batlló
Parc de la Ciutadella
Essa é uma atração grátis em Barcelona, e que me agradou bastante. Como eu disse, gosto bastante de parques, e esse em particular, é muito bonito.
O Parc de la Ciutadella foi o primeiro parque de Barcelona, e também o único durante muitos anos. O parque tem uma área aproximada de 17 hectares, que abrigam diversas atrações.
Lagos, fontes de água e estátuas são algumas das coisas que você vai encontrar nesse parque, além do famoso Zoo de Barcelona. O parque fica bem próxima da Praia Barceloneta, que é a mais famosa da cidade, e falarei daqui a pouco.
Bairro Gótico
É o bairro mais antigo da cidade, e tem construções maravilhosas e incrivelmente preservadas. O bairro é bastante frequentado por jovens, que se divertem nos bares. Além disso, também é lugar comum entre os artistas de rua, lojas de artesanato e é claro, muita história.
As construções medievais atraem os milhões de turistas para os becos do bairro, que esconde alguns segredos e pérolas de Barcelona. Um deles, é a Catedral de Barcelona.
Catedral de Barcelona
Erguida entre os séculos 13 e 15, a Catedral de Barcelona acaba ficando um pouco escondida atrás da La Sagrada Família, porém, é tão linda quanto e merece a sua atenção.
É possível apenas apreciá-la do lado de fora ou também conhecer seu interior, caso você tenha interesse.
Camp Nou
Quer conhecer o maior e mais famoso estádio a Europa? Essa é sua chance.
É nesse palco que Messi e companhia fazem a sua mágica, e você pode conhecê-lo de perto, com o Camp Nou Experience. Durante o tour pelo Camp Nou, você vai ter a oportunidade de conhecer a arquibancada, o campo, o museu do Barcelona Futebol Clube e muito mais.
Uma experiência e tanto né? Principalmente para apaixonados por futebol.
O tour é diário, e ocorre em diversos horários. Recomendo sempre conferir os horários dos jogos, pois nesse caso, os horários do tour mudam.
E caso você esteja na cidade durante um jogo do time, é uma boa oportunidade de ver alguns dos melhores jogadores do mundo em ação. Mesmo para quem não é fã do esporte, o evento em si deve ser um espetáculo.
O tour tem duração aproximada de uma hora e meia, é um dos passeios mais vendidos da cidade. Para comprar seu ingresso, clique no botão abaixo.
Verifique Valores e Disponibilidade
Las Ramblas
Las Ramblas é a rua mais famosa e visitada de toda Barcelona. É onde tudo se concentra e onde tudo acontece. Você encontra bares, lojas, prédios de moradores e milhares de turistas.
É aqui que está um dos ícones de Barcelona, a estátua de Cristóvão Colombo, que junto do monumento, tem mais de 50m de altura.
A rua tem cerca de 1km de extensão, é um ótimo lugares para compras durante o dia, e para lazer durante a noite. Aqui há também diversas baladas, que atravessam a noite incrível da Catalunha.
Arco do Triunfo
Muito próximo do Parc de la Ciutadella, está o majestoso Arco do Triunfo de Barcelona, que ao contrário de outros do mesmo estilo, tem um propósito diferente.
Normalmente é tido como um símbolo militar, mas em Barcelona, representa uma parte mais social. Foi projetado por Josep Vilaseca, e caracteriza o progresso artístico, científico e cultural da cidade.
Internet no celular durante a viagem
Já foi o tempo em que as pessoas viajam sem internet no celular. Hoje existe a possibilidade de comprar um chip internacional ainda no Brasil, e chegar no seu destino com o celular conectado. Com a America Chip você viaja com internet ilimitada para mais de 130 países!
Praia Barceloneta
Barcelona possui diversas boas praias, e a Barceloneta é a mais famosa e frequentada da cidade. Fica bem perto do centro, isso, junto com sua areais brancas e águas calmas, atraem turistas e moradores.
Na beira mar, existem diversas opções de barzinhos e restaurantes, que complementam o seu dia de praia com bons drinks e comida típica espanhola.
Montjuic
A região de Montjuic também é um espetáculo e merece estar na sua lista de o que fazer em Barcelona. É a região mais alta da cidade, e oferece vistas maravilhosas. Inclusive, é possível ver diversos pontos turísticos de lá.
O mais legal é fazer o passeio de teleférico, e melhor ainda se for a noite, pois é quando ocorrem os shows de água com luzes. Pequenos shows gratuitos, que encantam qualquer um.
Ocorrem de quinta a domingo, a partir das 20h. Compre seu ingresso para o teleférico através do link abaixo.
Porto de Barcelona
Essa também é região muito bacana, com dezenas de barzinhos, feirinhas e atrações. Aliás, alguns dos pontos turísticos que descrevi aqui, estão nessa região, como a praia de Barceloneta, o Parc de la Ciutadella e o Arco do Triunfo, por exemplo.
Também por aqui, você vai encontrar:
- Aquário de Barcelona
- Plaça de L’Odissea
- Museu de Cera
- Museu Marítimo de Barcelona
- Museu da História da Catalunha
Caso você goste de museus, não perca a dica abaixo.
Museus
Barcelona é repleta de bons museus, como os citados acima, por exemplo. Caso esse seja o seu tipo de passeio, existe uma excelente opção de passaporte para você.
Com ele você tem acesso a 6 museus da cidade, e além disso, ainda tem entrada preferencial. Não tem como ser melhor, né?
Lista de museus:
- Museu Picasso
- MNAC (Museu Nacional da Arte da Catalunha)
- Fundació Juan Miró
- CCCB (Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona)
- MACBA (Museu D’Art Contemporani de Barcelona)
- Fundació Antoni Tàpies
Para comprar, clique no link abaixo.
Como comprar os passeios
A melhor maneira de visitar Barcelona é comprando seus passeios com antecedência, acredite, falo por experiência própria. Eu deixei para comprar tudo na hora e perdi muito tempo nas filas, tanto para comprar como para entrar nas atrações.
Recomendo que você compre tudo com antecedência, e assim, economize tempo. Além disso, pode viajar mais tranquilo, pois já está tudo resolvido antes mesmo de sair de casa.
Mas onde comprar e como fazer pra não ser enganado?
Particularmente, sempre fui desconfiado com essas compras antecipadas. Achava que ia chegar no lugar e não ia funcionar e outras coisas do gênero. Mas depois de comprar pela primeira vez isso mudou.
Os links que coloquei ao longo desse post, são de empresas que já comprei, e sei que são confiáveis. Além disso, é tudo muito prático. É só comprar, e você recebe o ingresso em seu celular.
Roteiro em Barcelona
Deu pra perceber que existem realmente diversas opções de lugares para visitar em Barcelona. Pra conhecer tudo, e com calma, você precisaria de pelo menos uma semana. Mas aposto que, provavelmente, você não tenha todo esse tempo. Acertei?
Pensando nisso, montei um roteiro, com os lugares que considero mais importante. Assim, você vai saber o que fazer em Barcelona em 3 dias. Claro que esse roteiro foi montado com as minhas preferências, e você pode ficar a vontade para alterá-lo, e deixar com a sua cara.
Dia 1
- Parc Guël
- La Sagrada Família
- Casa Milá (La Pedrera)
- Casa Batló
Dia 2
- Arco do Triúnfo
- Parc de la Ciutadella
- Bairro Gótico
- Catedral de Barcelona
- Las Ramblas
- Camp Nou
Dia 3
- Montjuic
- Porto de Barcelona (Feirinha)
- La Barceloneta (Praia)
Dia 4 (Extra)
Caso você tenha mais um dia na cidade, e goste de conhecer museus, você pode visitar uns 3 museus diferentes no mesmo dia. Com certeza é uma ótima opção de passeio.
Mapa de atrações
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso à um mapa exclusivo, que mostra onde fica cada uma das atrações citadas acima. Com ele, fica muito mais fácil planejar o seu roteiro em Barcelona.
Comidas típicas da Espanha
Conheça a incrível gastronomia espanhola! Confira o post Comidas típicas da Espanha, e veja 15 pratos imperdíveis, e que você não pode deixar de provar!
Antes de ir
Sempre antes de começar uma viagem, é importante definir algumas coisas, que vão deixar a sua viagem mais organizada, tranquila e segura. Além de te dar mais liberdade para curtir a viagem, sem se preocupar com essas coisas durante ela.
Hospedagem em Barcelona
Assim como toda cidade turística, em Barcelona existem centenas de opções de hospedagem, e a escolha é muito pessoal. Eu fiquei 5 dias na cidade, e nesse tempo, passei por 2 hostels, ambos bem localizados.
O primeiro deles foi o Surf Backpackers B&B, que tem uma vibe mais tranquila. A estrutura é boa, com cozinha bem equipada e cama confortável. O quarto eu achei um pouco apertado.
O segundo foi o Urbany Hostel, que é um pouco mais perto do centro e tem uma vibe mais party hostel, com festas no terraço do hostel inclusive. Ocupa um prédio inteiro, e tem uma das melhores estruturas que já vi em hostel.
Porém, pesquisando atualmente, percebi que surgiram diversas outras boas opções de hospedagem. Também sei que muitas pessoas não gostam de hostel, e preferem algo com mais privacidade.
Por isso, criei um post específico sobre hospedagem em Barcelona. Confira: Onde ficar em Barcelona – Guia detalhado por regiões e hotéis
Seguro viagem Europa
Viajar com seguro viagem é essencial, principalmente em viagens internacionais. Ter um seguro contratado pode te fazer economizar literalmente milhares de reais em despesas médicas.
Além disso, um seguro viagem cobre muito mais do que isso, como por exemplo, bagagem extraviada, danos na bagagem, antecipação de viagem e muito mais!
Para a Europa, inclusive, ter seguro viagem é obrigatório, e eles ainda exigem valores mínimos de cobertura.
SAIBA MAIS Seguro viagem Europa – Quanto custa, como contratar e informações importantes
Eu sempre utilizo o comparador da Seguros Promo para comprar meus seguros, porque ele mostra diversas cotações de várias seguradoras. Faça agora uma cotação online, utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer seguro!
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Adorei o post! Barcelona é sonho de adolescência. Ainda vou conhecer e adorei a dica da cervejaria local. Sempre que posso visito cervejarias nas minhas viagens!
Barcelona é linda! Uma cidade única e imperdível da Espanha.
Preciso dizer que esse post me ajudou demais. Fiquei encantada com o carinho que tem com seus leitores, com a maneira que explica tudo. Me fez visualizar minha viagem! Trabalho com turismo na Bahia, a mais de 7 anos, e nunca tinha encontrado alguém que pudesse me ajudar assim quando eu quem virou turista ahahahaha obrigada obrjgada
Olá Julia! Você não faz ideia de como um comentário como o seu me deixa feliz, e me motiva ainda mais a fazer sempre o melhor para os leitores. Não vai demorar muito eu chego ai na Bahia, e aí você me ajuda com as suas dicas.