O que fazer em Cananéia – Guia completo com dicas fora do comum
O litoral sul do estado de São Paulo fica muitas vezes, escondido pelo litoral norte, que conta com a famosa Ilha Bela por exemplo. Porém, isso não significa que o litoral sul é pior.
A região de Cananéia é simplesmente incrível, muito rica em termos históricos e de uma beleza natural incomparável. É parte de alguns parques estaduais e nacionais, que incluem também a Ilha Comprida e Ilha do Cardoso.

Se você, assim como eu, ama destinos naturais e muito bem preservados, prepare-se para conhecer um dos lugares mais lindos do sul do Brasil.
Vamos?
Antes de ir
Antes de ir, é importante definir algumas coisas, como por exemplo o trajeto até Cananéia, e também onde se hospedar na cidade.
Como eu disse, o litoral sul de São Paulo fica meio nas sombras do litoral norte, e isso faz com que a região não tenha tanta estrutura para receber o pessoal.
Como chegar
É possível chegar em Cananéia por dois caminhos, sendo um pela ponte e outro por balsa, mais ao sul da ilha. O mais comum deles é pela ponte, através da BR-478, entrando no primeiro acesso.
Seguindo até o final da 478, você chega na balsa, e atravessando ela você chega quase no centro da cidade, porém tem que pagar o valor da balsa, que é em torno de 8 reais. Valor de setembro de 2018.

Você pode ir de ônibus para Cananéia saindo de São Paulo, e a viagem dura cerca de 5 horas. E também pode alugar um carro, que eu acho que vale mais a pena, ainda mais se você estiver com mais pessoas.
Inclusive, tem uma parte de Cananéia que é pouco conhecida pelos turistas, e que só é possível visitar de carro. Falo sobre esses lugares no final desse post, me acompanhe e confira.
Aluguel de carro
Com o carro, você vai poder conhecer a parte secreta de Cananéia, e além disso, poder atravessar para a Ilha Comprida com ele. Assim tira a dependência do ônibus para ir até a praia.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Hospedagem em Cananéia
Cananéia é uma cidade pequena, e ainda pouco conhecida no turismo de São Paulo. Por isso, não existem tantas opções de hospedagem. Eu fiz uma pesquisa, e selecionei 2 opções, que eu considero boas.
Recomendo a Pousada Berro D’água, pela sua estrutura e café da manhã, que são muito bem avaliados no Booking. Tem quartos confortáveis e uma piscina, que é sempre bom, não é? Ela não fica exatamente no centro histórico, mas fica bem próxima.

Caso você queira passar uns dias mais perto da praia, a recomendação é ficar hospedado da Ilha Comprida, na Pousada Namastê. É uma pousada simples, com área de camping, perfeita para curtir a praia da ilha.
O que fazer em Cananéia
Antes de ir para a cidade, eu pesquisei um pouco sobre o que fazer por lá, e confesso que só encontrei informação sobre as 3 principais opções, que são a Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e Centro histórico.

Porém, ao chegar e conversar com os nativos, descobri que existe muito mais do que isso, e obvio que tentei conhecer tudo. Nesse post você vai encontrar, além dos passeios comuns, dicas de turismo fora da rota em Cananéia.
Centro Histórico
O passeio mais clássico de todos é visitar o charmoso centro histórico de Cananéia. Existem histórias de que a cidade é a mais antiga do Brasil, porém, não há documentos que comprovem o fato.
Mesmo assim, ainda é considerada a primeira colônia brasileira. As construções do centro histórico demonstram com elegância toda essa história, preservando as características de época.

Caminhar por essa região, apreciando sua beleza, é um passeio tranquilo e relaxante. Além de observar as construções antigas, você pode também passar pela beira mar, e quem sabe até comer algo nos restaurantes que ali estão.

Dica extra: Todo sábado acontece uma feirinha dos produtores rurais da região, e você pode encontrar produtos artesanais deliciosos. O destaque fica para o palmito natural e o pastel.

Museu Municipal de Cananéia
Ainda no centro histórico, está o Museu Municipal de Cananéia, que apesar de pequeno, concentra grande riqueza cultural e histórica.

Painéis contam em detalhes a história da cidade e da região, e objetos antigos ilustram tudo isso. A grande estrela do museu, porém, é o famoso tubarão branco que está exposto.
Esse é o maior tubarão branco verdadeiro em exposição no mundo, e o segundo maior já capturado. Uma fêmea, de 5,5m de comprimento e cerca de 3,5 toneladas.

Ilha Comprida
A Ilha Comprida é, na verdade, outro município de São Paulo, que se estende por grande do litoral sul. Tem esse nome justamente pelo fato de ser mais comprida do que larga. São 75km de comprimento por apenas 4km de largura.
Saindo de Cananéia, pode-se acessar a parte sul da Ilha Comprida, através de balsa. Já ao chegar na ilha, você encontrar alguns quiosques com comidas e artesanatos, porém, não há praias nesse ponto.

Para um bom banho de mar, o ideal é atravessar até o lado leste da ilha, onde a praia tem bastante areia e o mar é perfeito para banho e também esportes como o surf. Também há diversas opções de barzinhos, restaurantes e até campings.

Caso você não esteja de carro, pode-se atravessar a pé com a balsa, e depois pegar um ônibus até o lado leste da ilha. De carro, é só seguir reto pela rua, não tem erro. O valor da balsa, para carro, em setembro de 2018, era pouco mais de 18 reais.
Jura’s
Dentre todas as opções de barzinhos que existem no lado leste da Ilha Comprida, o mais recomendado é o Jura’s. Eu não cheguei a ir, apenas passei na frente para conferir.

O pessoal que me recebeu disse que é o melhor em tudo, seja atendimento, preço e qualidade. E também acho que é o único que aceita cartão de crédito.
Ponta Sul
A Ponta Sul da ilha é famosa por ser o melhor lugar para os banhistas, pois tem água mais calma, e também mais uma vantagem que vou falar daqui a pouco.
Para chegar até lá, você pode ir até o lado leste, e descer pela praia, a pé. Vai ser cerca de 30 minutos de caminhada. Ou também ir de carro pelo lado oeste, até uma propriedade particular.

Você pode deixar o carro nessa propriedade mesmo, e seguir por uma trilha leve, de cerca de 10 minutos até a baía dos golfinhos. Esse é o segredo da Ilha Comprida.

Nesse ponto, você terá a melhor vista para a baía, e também a maior chance de ver de perto os botos, que habitam a região. Para aumentar a sua chance de vê-los, vá na hora de troca de maré. Você pode conferir o horário nesse link.
Ilha do Cardoso
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso é realmente um lugar imperdível na região. Tem uma grande riqueza natural e cultural, e oferece a seus visitantes, uma experiência única.
O mais comum é visitar a praia do Pereirinha, da qual eu falo abaixo, porém, existe muito mais do que isso na ilha.
O parque foi criado em 1962 e tem cerca de 13 mil hectares de área. Quando criado, foi definido que apenas famílias verdadeiramente caiçaras poderiam morar na ilha. Isso fez com que todas as casas pertencentes a pessoas de fora fossem destruídas.

São diversas comunidades nativas e quem podem ser visitadas, inclusive com opção de se hospedar nelas, para quem quer ter uma experiência mais imersiva na cultura local.
A mais famosa delas é a Comunidade Marujá. Não tive tempo de conhecer essas comunidades, mas para ir, basta pegar um barco saindo de Cananéia. É importante verificar os dias e horários desse transporte.
Praia do Pereirinha
Como eu disse acima, essa é a parte mais famosa da Ilha do Cardoso, e também a mais fácil de visitar. O barco para lá sai de Cananéia com frequência, e pode-se fazer um bate e volta tranquilamente.
A praia em si é um paraíso para banhistas, com bastante areia e um mar tão calmo que parece uma gigante piscina natural.

Também há aqui, algumas boas opções de restaurantes na beira mar. Como fui em baixa temporada, apenas um estava aberto, o Recanto dos Golfinhos. Restaurante com estrutura simples e comida muito saborosa.
O preço varia de acordo com a temporada, mas quando fui, o buffet livre era 25 reais e o prato feito era 18 reais. Peguei o PF e não me arrependi. Veio tão bem servido que nem consegui comer tudo.

As cachoeiras de Cananéia
Chegou a hora de revelar o segredo de Cananéia, a parte da cidade que pouco turistas conhecem e que vai te conquistar.
Poucos sabem, e menos ainda visitam as cachoeiras de Cananéia. Um dos motivos é a falta de transporte público até lá, e o outro, é a qualidade da estrada, que não é das melhores.

Apesar disso, garanto pra você que é um passeio que vale a pena, pois as cachoeiras são lindas. Caso queira apenas visitar, é possível ir em todas em um único dia, pois são na mesma região.
Cachoeira do Pitu
A cachoeira do Pitu é a primeira delas, está dentro de uma propriedade particular e tem uma estrutura bacana para passar o dia. Tem uma área aberta bem ampla, o que permite que você faça um churrasco e curta o dia todo ali.

Consegue-se chegar de carro até bem perto da cachoeira, e paga-se uma taxa para entrar. Quando visitei essa taxa era de 10 reais.
Cachoeira do Mandira
Dentre as três cachoeiras que vou citar, essa é a única que não precisa pagar entrada, pois não está dentro de uma propriedade particular. Para chegar até ela você pode ir de carro até um determinado ponto, e depois segue por uma trilha bem leve.
Não existem placas ou qualquer indicação dessa cachoeira, e também é um difícil mostrar com exatidão no Google maps. O ideal é perguntar para o povo local como chegar.

Já perto da cachoeira, o único jeito para chegar até perto dela é por dentro da água, nadando rio acima. Mesmo assim, recomendo e muito esse lugar para um dia de sol, pois forma-se uma grande piscina natural, perfeita para tomar banho.
Cachoeira Rio das Minas
Antes de ir até as cachoeiras, me falaram que a Rio da Minas é a mais bonita, e depois de conhece-las, tenho que concordar.
Assim como a do Pitu, essa também fica em uma propriedade particular, e paga-se uma pequena taxa para visitar. Para chegar, a estrada é ruim, e deve-se ir bem devagar, principalmente no trecho final.

Ao chegar, você encontra a propriedade do Daniel, um cara gente fina que me recebeu super bem. Para ir até a cachoeira deve-se fazer uma trilha leve, de cerca de 15 minutos e que atravessa um rio.
Atravessar o rio é tranquilo, a água, quando o nível está alto, chega até os joelhos, e o trajeto tem cordas para auxiliar a travessia. Além disso, o Daniel empresta sapatilhas, para não machucar os pés.

Além da cachoeira propriamente dita, o Daniel também serve almoço no estilo buffet livre, com comida caseira, feita no fogão à lenha. Pra acompanhar, eu sugiro o suco de Maná, uma fruta típica da região, com sabor único e refrescância incomparável.

Comunidade do Mandira
A Comunidade do Mandira é o centro dessa região onde estão as cachoeiras, e assim como as comunidades da Ilha do Cardoso, aqui também vivem apenas nativos. Essa região é muito famosa pela extração de ostras, e segundo o povo da comunidade, é a melhor ostra do Brasil.

Devido a isso, você já pode imaginar que a iguaria está bastante presente na culinária da comunidade. Você poderá provar todo o tipo de prato com esse ingrediente, como por exemplo pastel de ostra e bolinho de mandioca recheado com ostra.
Onde comer em Cananéia
Em Cananéia existem várias de opções de restaurantes e barzinhos, principalmente na alta temporada. E a notícia boa é que a comida é barata na cidade.
Ao chegar na cidade, procurei um restaurante barato pra almoçar, e encontrei o Restaurante Trapandé. Você pode comer no buffet livre por 20 reais, ou pegar o PF por apenas 13 reais. E é muito bem servido!

Em Cananéia mesmo fui apenas nesse, mas vi algumas outras opções, tão baratas quanto, só não sei a qualidade. Confira o Restaurante Caiçara e também o Incosta, ambos oferecem pratos feitos por preços excelentes.
Caso queira algo mais sofisticado e com um ambiente mais bacana, você pode ir nas opções da beira mar. Apesar de serem mais caros, ouvi dizer que têm um bom custo benefício, ainda mais comparando com outras cidades.
Dica valiosa: Na região de Cananéia, e em nenhum outro lugar do Brasil, existe uma planta chamada Cataia. Ela é usada para fazer uma cachaça local, que leva o mesmo nome.

Confesso que não sou muito fã de cachaça, mas adorei a tal da Cataia. Apesar de teor alcoólico alto, é muito saborosa e desce suave na garganta. Não deixe de provar!
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Conheça também o PETAR
Não muito longe de Cananéia, está o PETAR, um parque estadual de São Paulo que impressiona com sua beleza natural única.

O parque possui diversas trilhas e cachoeiras, porém, as estrelas da região são mesmo as cavernas. Inclusive, a caverna com maior abertura do mundo fica no PETAR.
Achou interessante?
Saiba tudo sobre clicando no link: PETAR – Guia completo e definitivo
Mais destinos em São Paulo
- O que fazer em São Paulo Capital
- O que fazer em Peruíbe – Litoral sul de SP
- O que fazer em Ubatuba – Praias, Ilhas e Passeios fora da rota
- O que fazer em Ilhabela – Dicas de turismo e informações importantes
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Amei seu post, estive em cananeia a + de 25 anos, e sempre quis levar minha família para conhecer, pretendo ir agora em janeiro de 2019, gostei de sua dicas, parabéns.
Olá Dulcineia!
Cananéia é sensacional né? Vale muito a pena visitar.
Obrigado pelo comentário!
Oi,
Gostaria de ir em janeiro/2019, mas estou na dúvida quanto ao clima/tempo. Não sei se chove nesta época.
Achei muito útil seu post.
Obrigada
Em janeiro é uma época boa para ir, no quesito de tempo. Porém costuma ser bem cheio, então esteja preparada para isso.
Obrigado Rosa!
Boa noite!
Moro em Itanhaém e tenho uma fascinação para conhecer Cananéia. Eu estava com dúvidas sobre o que encontraria na cidade eaté onde ficar e alimentação e vc ajudou bastante.obrigada.
Olá Luciene! Que ótimo, fico feliz em poder ajudar. Espero que você goste tanto de Cananéia quanto eu. Um abraço!
Ola.. em junho ir em cananeia ..o q me diz?
Olá Maryellen! Olha, por um lado, é inverno, então talvez as águas estejam geladas. Por outro, é baixa temporada, então vai ter menos movimento e os preços serão melhores. Acho que vale a pena sim, é uma cidade linda.
Olá, como consigo o mapa? Nao achei o formulario.
Muito boa as dicas!! Estou indo semana que vem!
Olá Aline! Tenta por esse link:
https://drive.google.com/open?id=1TxdtX04–qsf-tnADPWbJtrzGZpbUeQg&usp=sharing
Bom dia. Sou de Sorocaba – SP e faço parte de um grupo de motociclistas q já se conhecem desde 1970 e gostamos de fazer passeios de um dia só, tipo bate e volta. Gostaria de receber algumas dicas desse tipo. Obrigado.
Olá! Cananéia é sem dúvida um bom destino para esse tipo de passeio, saindo de SP.
Olá gostaria de saber cidade tem guia levar passeio de bicicleta
Olá Gisele! Dei uma pesquisada rápida aqui e não encontrei alguém que faça isso. Talvez seria melhor entrar em contato com a sua hospedagem na cidade mesmo.
Queria ir em novembro para cananeia mas estou insegura quanto ao clima nesta época. Será que é uma boa ideia?
Olá Rafaela! Da uma olhada nesse link: https://www.accuweather.com/pt/br/cananeia/41664/november-weather/41664
Nele mostra como vai estar o tempo na cidade em novembro.
Oi irei em Setembro . Obrigada pelas dicas .