O que fazer em Guarapari – Passeios, gastronomia e informações importantes
Quando se fala em praias do Espírito Santo, Guarapari está entre as mais famosas. A cidade foi muito bem recomendada por amigos, e eu tive que colocar no meu roteiro pelo estado.
A ideia era ficar quatro dias por lá, mas gostamos tanto da cidade, que acabamos ficando oito. Tempo suficiente para conhecer bem todas as regiões de Guarapari, que são três.

Nesse post, você vai descobrir o que fazer em Guarapari. Um guia simples e eficiente, separado por regiões, e com dicas para você montar um roteiro completo na cidade.
Além de dicas de lazer, vou falar sobre como chegar, quando ir e até onde se hospedar. E no final, você vai encontrar um mapa turístico da cidade, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Pronto para explorar cada canto de Guarapari?
Assista esse post:
Guarapari – ES
Guarapari tem cerca de 120 mil habitantes, ou seja, não é uma cidade pequena. Você vai encontrar toda a estrutura necessária para receber os turistas, como comércio, restaurantes, bares e etc.
Curiosidade: Seu nome vem da junção das palavras “Guará” e “Parim”. Guará é um tipo de ave, que era muito comum na região, e parim era a arma utilizada pelos indígenas na caça desse animal.
Assim como na cidade de Anchieta, o padre José de Anchieta também foi o fundador da aldeia que se tornou Gurapari, no ano de 1585. A aldeia foi fundada com a missão de catequizar os índios que ali viviam.
Quando ir
Em Guarapari não tem tempo ruim, e a cidade é um ótimo destino para qualquer época do ano, inclusive no inverno. Sendo bem sincero, o inverno pode ser até a melhor época para ir, dependendo do que você está procurando.
Nessa época, o movimento é muito menor que no verão, o que deixa a cidade mais tranquila e sem muvuca. Pra mim, é perfeito.
E a temperatura é ótima. Pra você ter uma ideia, a media varia de 27 graus no verão, para 22 no inverno. Nós estivemos na cidade em maio, e foi muito bom.

O único porém de ir no inverno, é que muitos lugares estarão fechados, como restaurantes e bares. E as pousadas podem abrir apenas no final de semana.
Mas vendo pelo lado positivo, o preço de hospedagem nessa época é muito menor, e você pode conseguir um bom desconto.
Mais pra frente nesse post, eu falo especificamente sobre hospedagem, e indico boas opções pra você.
Como chegar
Guarapari faz parte da região metropolitana de Vitória, e fica a apenas 51km da capital. Sendo assim, a cidade tem fácil acesso, até para quem vem de longe.
Se você está indo para o Espírito Santo para conhecer Vitória e Vila Velha, vale a pena até passar um final de semana em Guarapari, e voltar depois.
De ônibus, a empresa que faz o trajeto é a Planeta, que oferece saídas durante todo o dia, em todos os dias da semana. A viagem custa cerca de 16 reais, e dura aproximadamente uma hora.
De carro, saindo do aeroporto de Vitória, são cerca de 65km, e tempo fica em torno de 1 hora e 15 minutos, através da Rodovia do Sol. Outra opção é ir pela BR-101, que tem trajeto de 78km.
Na minha opinião, ir de carro é a melhor opção, pois assim você poderá explorar facilmente todas as regiões de Guarapari, e vai economizar bastante tempo.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Guarapari
O turismo em Guarapari de baseia principalmente nas praias, mas existem também alguns outros pontos interessantes para visitar.
Abaixou vou falar em detalhes, sobre todos os lugares que conheci em todos esses dias que fiquei na cidade. Para facilitar, decidi separar em regiões, assim fica melhor pra você criar um roteiro.
Região sul – Meaípe
A região sul, na minha opinião, é mais tranquila e com menos estrutura quando se fala de comércio, bares e restaurantes. Porém, possui excelentes opções de hospedagem.
Eu diria que é tipo um refúgio, para quem quer fugir do agito e descansar. Inclusive, foi onde escolhemos passar o final de semana.
Bistrô Orquídea e Café
Antes de falar das praias da região sul, não posso deixar de mencionar o Bistrô Orquídea e Café.
Um bistrô elegante, com clima muito gostoso e pratos extraordinários. Especialmente bom para amantes de vinho, pois possui uma vasta carta da bebida.

O ambiente é bem reservado, e é perfeito para todos os tipos de público, e ainda mais para casais, que podem ter uma refeição bastante íntima.
No cardápio você vai encontrar pratos da culinária local, com um toque da gastronomia europeia. As especialidades da casa são as lagostas e as massas, que são preparadas com temperos exclusivos, sendo alguns da própria horta do bistrô.

Minha indicação é o Combo Colossos, que une os dois pratos mais vendidos do bistrô. Nele você vai se deliciar com uma lagosta grelhada e filé mignon ao molho do chef, acompanhados de fettutine ou arroz de mariscos.
Esse prato, harmonizado com um bom vinho, é uma verdadeira experiência gastronômica!

Praia dos Padres
A Praia dos Padres é uma pequena e charmosa praia, famosa por sua tranquilidade. Ela é toda rodeada pela natureza, e parece um verdadeiro refúgio.

Suas águas são calmas e claras, que fazem dela um lugar perfeito para banho. Há também muita sombra e espaço para sentar. Lugar excelente para passar o dia todo.

Para chegar até ela, você deve fazer uma pequena trilha, que inicia na Rua Onze, atrás da Pousada Enseada do Corsário. A trilha é bem tranquila e rápida, e é mais um caminho do que uma trilha.
Praia de Bacutia
Essa está entre minhas praias preferidas de Guraparari, e talvez até de todo o Espírito Santo. Uma praia com bastante espaço de areia, sombra e águas tão tranquilas que parece um grande lago.

Fica em uma região bem residencial e tranquila, sem muito comércio e bares. Está localizada entre a Praia dos Padres e a Praia de Peracanga, da qual falo em seguida.

Praia de Peracanga
É a maior das três que ficam em Meaípe, incluindo as duas anteriores. Aqui você já vai encontrar águas um pouco mais agitadas, mas nada que atrapalhe o banho. Também há bastante espaço na areia, pra quem curte passar o dia na praia pegando sol.

Nessa praia eu vi uma placa falando para cuidar com tartarugas, e até me empolguei, mas não encontrei alguma. Mas fica a dica, talvez você tenha mais sorte do que eu.
Região central
Se a região sul é a mais tranquila, a região central é a mais agitada. Aqui concentram-se a maioria dos comércios da cidade, e o trânsito é bem tumultuado. Fiquei bastante confuso em algumas ruas.
Mas não deixe que isso te assuste, pois existem alguns lugares bem bacanas para conhecer nessa área. Confira abaixo.
Placa de Guarapari
Assim como na maioria das cidades turísticas do Brasil, Guarapari também possui uma placa com o seu nome, e é claro que uma foto com ela é merecida, pra marcar presença na cidade.

Essa placa fica na Praia da Areia Preta (da qual falo abaixo), e a localização dela e de todos os lugares indicados aqui, você encontra no mapa turístico de Guarapari, que eu criei e disponibilizo no final do post.
Praia da Areia Preta
Apesar do nome, no dia que fui nessa praia a areia não estava tão preta, pois havia chovido muito uns dias antes. Alguns amigos juram que a chuva levou a areia preta embora.

Apesar disso, é uma praia bacana, sem muito diferencial. Tem um certo espaço na areia e a água é pouco agitada. Nessa região da cidade, o que eu recomendo é que você fique na Praia das Castanheiras, ou na dos Namorados.
Praia das Castanheiras
A Praia das Castanheiras é simplesmente sensacional. Ela é meio que dividida por uma formação rochosa, e bastante fechada em suas laterais, o que deixa a água bastante calma e cristalina.

Parece uma verdadeira lagoa, e é perfeita para quem gosta de nadar. Além disso, ainda conta com um bom espaço na areia, com bastante sombra.

E por ser na região central, diversos vendedores ficam por ali, e você pode comprar bebidas e comidas. Nada melhor que um coco gelado para acompanhar um dia de praia.
Praia dos Namorados
Já ao lado da anterior, a Praia dos Namorados é bem pequena, e muito charmosa. É toda cercada por pedras, que são uma verdadeira moldura para as piscinas naturais que ali se formam.

A água é cristalina e muito calma, e tudo isso forma um lugar maravilhoso, daqueles que você pode passar o dia todo apreciando.

Ruínas Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Nossa Senhora de Conceição teve sua obra ordenada em 1677, por Francisco Gil de Araújo. Porém, pouco tempo após o início, um incêndio interrompeu a construção.

Feita de pedras sobrepostas, unidas com barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia, restou apenas as ruínas do que seria a igreja. Ruínas essas, que se tornaram um marco histórico da cidade.
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Perto das ruínas, está a atual Igreja Nossa Senhora da Conceição. Abandonada em 1760, foi totalmente restaurada em 1880, tendo a fachada feita em arquitetura neo-barroca.

Em 1972 recebeu mais uma restauração, que resgatou a pintura, forros e cobertura. Hoje a igreja é tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN.
Interessante: Repare no detalhe das conchas, cuidadosamente colocadas na fachada da igreja.

Região Norte – Praia do Morro
Eu diria que a região norte de Guarapari é um meio termo entre o sul e o centro. Não é tão agitada e cheia de comércios como o centro, e está longe de ser muito tranquila. É o lugar perfeito para quem quer descansar, sem deixar de curtir.
É nessa região que está uma das praias mais famosas de Guarapari, que também guarda o monumento símbolo do Espírito Santo.
Praia do Morro
Com seus 4km de extensão, é uma das maiores praias de Gurapari. Tem uma estrutura excelente, com ciclovia, calçada larga para caminhadas e diversos bares e quiosques na beira mar.

O mar aqui tem trechos calmos e outros mais agitados, que inclusive são pontos de encontros dos surfistas. O ambiente é bem familiar e tranquilo, e a praia tem uma grande faixa de areia, e com sombra em determinados pontos.

Monumento ao Marlin Azul
Ainda na Praia do Morro, está o Monumento ao Marlin Azul, uma homenagem a Paulo Amorim, um pescador que em 1992 pescou o maior Marlin azul do mundo.
O peixe tinha 4,62m de comprimento, 2,48m de diâmetro e impressionantes 636kg. Tais números concederam à Paulo, o recorde de maior peixe pescado do mundo.

Tal feito marcou a história do Espírito Santo, tanto que em 2015, o Marlin Azul foi instituído como símbolo do estado.
Dizem que ir a Guarapari e não tirar uma foto com o Marlin Azul, é como ir ao Rio de Janeiro e não tirar uma foto com o Cristo Redentor.
Praia da Cerca
Indo para o norte, saindo da Praia do Morro, você pode visitar a Praia da Cerca. Uma pequena praia, com pouca faixa de areia e mar um pouco agitado.

Eu não diria que é uma boa praia para passar o dia, ainda mais estando do lado da Praia do Morro, mas passar por ali pra conhecer e tirar uma foto, pode valer a pena.
Ainda mais se você for até o ponto turístico que falo abaixo.
Parque Municipal Morro da Pescaria
O parque é uma área de conservação de mata atlântica de 73 hectares, que fica entre a Praia do Morro e a Praia da Cerca.
O parque é quase todo rodeado por trilhas, que levam à pequenas praias de águas claras e calmas, além de mirantes e uma lanchonete, no final da trilha.

Além disso é possível conhecer a Ilha da Raposa, que fica já ao lado do parque. Para chegar até ela, segundo o próprio site do parque, é possível ir nadando, através de um pequeno canal. Em alta temporada, é possível que empresas de turismo façam esse passeio.

Para quem curte mergulho com cilindro, ao lado do parque está o naufrágio Bepo, uma antiga embarcação à vapor, que está a 8 metros de profundidade.
A entrada é paga e em maio de 2019 custou 4 reais.
Onde ficar em Guarapari
Decidir onde ficar em Guarapari pode ser uma tarefa trabalhosa, afinal, são 3 regiões diferentes, e fazer a escolha errada pode estragar toda a sua viagem.
Como eu comentei anteriormente, cada região tem a sua vibe, e a minha recomendação é a seguinte.
- Região sul: Mais tranquilidade, perfeito para quem quer descansar. Possui pousadas melhores.
- Região central: Bastante movimentada, com muito comércio e barulho.
- Região norte: Meio termo entre muita tranquilidade e muito agito.
Eu fiquei alguns dias na região norte, em um pequeno estúdio, perto da Praia do Morro, mas depois acabei mudando para a região sul, pois queria ficar mais tranquilo, e curtir o final de semana de boa.
Aqui no blog existe um post específico sobre hospedagem na cidade, onde eu falo em detalhes sobre cada região, e indico boas opções de hospedagem em cada uma delas.
CONFIRA: Onde ficar em Guarapari – Melhores bairros e acomodações
E abaixo, conheça a Pousada Orquídea e Café, que foi a minha escolha quando fiquei na região sul. Uma das melhores pousadas da cidade!
Pousada Orquídea e Café
Lembram que eu falei do Bistrô Orquídea e Café?
Então, ele faz parte da Pousada Orquídea e Café, que foi onde escolhi ficar na região sul de Guarapari. Uma pousada simplesmente sensacional, que me proporcionou uma experiência incrível.

A pousada é toda rodeada pela natureza, e possuí até um orquidário. Todos os quartos possuem uma varanda com vista incrível para o mar, e algumas ainda tem uma mini piscina, para você curtir em privacidade.

Além disso, existe um quiosque para churrasco e uma piscina compartilhada, que também oferecem uma vista fantástica. Além, é claro, do bistrô em si, que serve pratos excepcionalmente deliciosos.

Ah, e não posso deixar de falar do café da manhã, que é espetacular. Como a pousada não estava cheia, o café veio na mesa, individual para cada casal.
Havia biscoitos, frios, pães, dois tipos de suco, um bolo de chocolate maravilhoso e diversas outras coisas. E além disso, ainda é possível pedir panquecas, molho de cachorro quente e ovos mexidos.

Sinceramente, a Pousada Orquídea e Café conseguiu combinar com excelência as duas principais coisas de uma viagem: Boa hospedagem e gastronomia.
Ou seja, nem preciso falar que recomendo demais a pousada, e sem dúvida alguma me hospedaria com eles novamente.
Desvende Guarapari
Guarapari é sem dúvida um destino imperdível no Espírito Santo. Depois de rodar por todo o estado, eu diria até que é um dos meus lugares favoritos por lá.

Sabe aquele tipo de lugar que você sai com vontade de ficar?
Pois é, assim é Guarapari. Uma cidade que combina todos os estilos de viagem em apenas um lugar, e oferece opções para todos os gostos e bolsos.
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e tenha acesso à um mapa exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Mais destinos no Espírito Santo
- Anchieta, ES – Dicas de lazer, gastronomia e hospedagem
- Santa Leopoldina, no Espírito Santo: Guia completo e indispensável
- O que fazer em Vila Velha, no Espírito Santo – Dicas imperdíveis
- Hotel Fazenda China Park: Conheça um dos melhores hotéis do Brasil
- Onde ficar em Anchieta, ES – Sugestões de hotéis nas melhores regiões
- Pedra Azul, ES – Guia turístico completo e atualizado
- O que fazer em Itaúnas – Turismo, gastronomia e forró
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Muito informativo. Vou ler os posts sobre outros destinos no ES, pois vou em abril/21. (espero que dê tudo certo)
Obrigado Roseli! O ES é um estado maravilhoso!
Boa noite, estou olhando ,mas ainda vou ler