O que fazer em Toronto – Turismo, hospedagem e segurança
Toronto é uma cidade multicultural com mais de 5.5 milhões de habitantes, na qual vivem em torno de 80 grupos étnicos diferentes e mais de 50 idiomas são falados. Incrível, não é mesmo?
Muito moderna, a cidade é o centro econômico do Canadá. Mesmo assim, não perde o charme com seus bairros boêmios e construções com estilo inglês.
De certa forma, a Toronto lembra um pouco Nova York, pelo seu agito e também por ser bastante plana e ter avenidas bem largas.
Um dos destinos mais visitados do Canadá, Toronto conta com inúmeras atrações turísticas, transporte público de qualidade e é uma cidade bastante segura.
Ao longo do artigo vamos explorar várias dicas essenciais para a sua visita, e falar sobre o que fazer em Toronto.
Além disso, no final do post você terá acesso a um mapa turístico exclusivo da cidade, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Vamos nessa?
VEJA TAMBÉM: 6 destinos imperdíveis no Canadá
Antes de ir
Quando estiver planejando a sua ida a Toronto, não se esqueça de checar algumas informações simples, mas que não podem passar despercebidas.
Visto
Desde 2017, brasileiros que viajaram para o Canadá nos últimos 10 anos, que têm visto americano ou passaporte Europeu, não precisam tirar um visto canadense para entrar no país.
Quem for entrar no país por via aérea, precisa apenas obter uma autorização eletrônica, o eTa, que é muito simples e rápido de fazer pela internet. No entanto, fique atento, pois para chegar no país por alguma via terrestre ou marítima é preciso do visto convencional canadense.
Caso você queira tirar seu visto por conta própria, temos aqui no blog um post específico sobre isso, falando sobre os principais pontos.
Saiba a diferença entre o visto tradicional e o eTa, um rápido passo a passo de como tirar cada um deles, quanto custa e muito mais.
Confira: Visto Canadense – Como fazer por conta própria
Língua
o país tem duas línguas oficiais, o inglês e o francês. Toronto é uma província de origem inglesa e, portanto, você irá encontrar a maior parte das pessoas falando inglês.
É uma possibilidade também tentar se comunicar em espanhol, pois como o país tem pessoas de muitas etnias, o espanhol é falado por uma boa parcela da população.
Estações bem definidas
o Canadá é conhecido pelas suas baixíssimas temperaturas no inverno. A temperatura média anual é de 7,7°C, sendo que no inverno essa média cai para -5°C e no verão é de 26°C. Os dois extremos existem e é bom levar isso em consideração quando for planejar a sua viagem.
Como chegar
A principal e mais comum forma de chegar a Toronto é por meio de avião, no entanto, para se locomover na cidade ou entre as cidades do país, considere carro ou trem.
O carro proporciona muito mais liberdade para você explorar as cidades, além de economizar em Uber ou táxi. Uma roadtrip no Canadá é uma ótima opção para ir conhecendo cada detalhe e apreciar as paisagens.
Importante: Fique atento durante o inverno porque pode nevar bastante.
O carro pode ser uma ótima alternativa para visitar alguns pontos turísticos mais distantes, como por exemplo, a Niagara Falls. No entanto, para conhecer o Downtown não é necessário, e pode trazer gastos desnecessários.
O trem também é uma ótima opção para viajar entre as cidades. São rápidos, práticos, bem conservados e uma alternativa econômica. É gostoso admirar a paisagem e sentir o clima dos nativos durante as viagens.
Para comprar passagens fora do Brasil, seja de ônibus, trem ou avião, eu sempre uso a OMIO, que é um comparador. Você coloca os destinos e datas, e eles te mostram todas as opções de uma vez, e assim você pode comparar e decidir qual é a melhor pra você.
Quanto custa
O valor gasto em uma viagem varia muito de acordo com a época do ano, estilo da viagem e duração da mesma. Além disso, a moeda do país que você está visitando pode tornar tudo mais caro ou mais barato.
No Canadá, a moeda é o dólar canadense, que costuma ser mais em conta do que o dólar americano.
No geral, Toronto não é muito caro, há opções para todos os gostos e bolsos.
É com a passagem de avião que você precisará desembolsar uma grana mais alta – um voo de ida e volta, ambos diretos, saindo e voltando por São Paulo, pode ficar entre 3 e 4 mil reais.
A dica aqui é pegar voos com escalas, que normalmente tem um custo bem menor.
As hospedagens também variam bastante conforme o seu estilo de viagem. Para ficar bem localizado, em um hotel que proporcione conforto, esteja preparado para desembolsar em torno de R$250,00 por diária.
A alimentação também é bem variada. É possível gastar em torno de C$9 em um fast-food como Burger King, e se preferir refeições mais elaboradas, prepare-se para gastar uma média de C$25.
Fique atento, pois nos restaurantes o serviço é cobrado separadamente, e não vem sinalizado na notinha. Os canadenses costumam dar de 15% a 20% de gorjeta.
MAIS INFORMAÇÕES: Turismo no Canadá – O que você precisa saber antes de ir
Seguro viagem Canadá
Apesar de não ser obrigatório, considero a contratação de um seguro viagem essencial.
No Canadá por exemplo, uma simples consulta médica pode custar mais de 2 mil dólares, sem contar o tratamento, caso necessário. Do outro lado, um seguro viagem para o país, custa em média 10 reais por dia de viagem.
Bem melhor, não acha?
Além disso, um seguro viagem cobre outras despesas além das médicas, como por exemplo extravio de bagagem, voos cancelados, repatriação e muito mais.
Veja mais detalhes no post: Seguro viagem Canadá – Tudo o que você precisa saber
Para contratar seguro viagem, eu sempre utilizo a Seguros Promo, que é um comparador. Ou seja, a plataforma deles procura e compara os seguros das melhores seguradoras, e te mostra o melhor custo benefício.
Além disso, com eles você pode ter até 10% de desconto em qualquer plano. Basta utilizar o cupom TIREABUNDASOFA5 para ganhar 5%, e pagar no boleto para ganhar mais 5%.
Faça agora uma cotação online, e viaje com segurança!
O que fazer em Toronto
Toronto é cheia de atrações. É possível desbravar a cidade de diferentes formas: a pé, de bicicleta, de carro ou de transporte público. Tudo dependerá do seu pique, tempo que ficará na cidade e do que for conhecer.
O transporte público conta com ônibus, bonde elétrico e metrô, e é possível pagar passagens individualmente ou adquirir um passe diário/semanal. Os táxis, por sua vez, não são tão baratos, então opte por outras alternativas se não quiser gastar tanto.
Uma opção bacana, que tem bom custo benefício e te mostra diversas atrações da cidade em apenas um dia, é o clássico ônibus Hop-on Hop-off.
Abaixo, vou listar algumas das principais atrações da cidade. Após mapear aquelas que você tem interesse em conhecer, faça as rotas por dia e defina o meio de transporte que considerar mais adequado.
PLANEJE-SE: Passeios em Toronto
CN Tower
Quando falamos sobre o que fazer em Toronto, um dos principais pontos turísticos é a CN Tower.
A torre tem 553 metros de altura, diferentes níveis de observação e que permite visualizar a cidade de uma maneira incrível. Além disso, há o famoso Piso de Vidro, no qual ao olhar para baixo, você tem noção da altura do observatório.
Nela há um restaurante giratório, no qual você pode pagar por um menu fixo, almoçar/jantar e ir até o observatório.
Opinião pessoal: experimentei a comida do restaurante e não indico. O preço é alto e a qualidade deixa a desejar.
Apenas para subir, os preços são os seguintes:
- Lookout + Glass Floor – C$38,00
- Sky Pod (ponto mais alto) – C$53,00
O horário de visitação é das 9h às 22h30.
Já para ir ao restaurante e subir, os preços são:
No almoço C$60,00 e no jantar C$65,00 (em ambos ganha subida até o glass floor)
Os horários de almoço são 11h às 14h15 e do jantar das 16h30 às 22h15.
Os preços atualizados estão sempre no site oficial.
Você pode também fazer a excursão turística pela cidade, que inclui, entre outros lugares, a visita à CN Tower, com guia em inglês. Clique link abaixo para saber mais.
Casa Loma
A Casa Loma é um castelo medieval que foi habitado pelo rico industrial Henry Mill Pellatt, e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
É interessante ressaltar também que o casarão é utilizado como set de filmagem de vários filmes e séries, como por exemplo, Chicago e X-Men.
A Casa Loma fica aberta das 9h às 17h, o último tour acontece às 16h30. A entrada custa C$30, se comprada individualmente, mas também está inclusa na excursão citada anteriormente.
Um dos cômodos da Casa Loma
Toronto Islands
As lindas Ilhas de Toronto são um passeio bem gostoso para os dias de sol e verão. É possível ir até lá por meio de um ferry, e é um trajeto bem rápido, que dura em torno de 20 minutos.
Tem ferry saindo toda hora, então basta chegar lá e comprar o seu ticket.
A vista da cidade durante a travessia é muito bonita, e as ilhas são ótimas para praticar exercícios físicos, esportes, fazer piquenique e andar de bicicleta.
O ferry que leva até as ilhas custa C$7 ida e volta.
Há vários barquinhos simpáticos perto do ferry
Árvores secas marcam o cenário do inverno
Rogers Centre
Rogers Centre é a casa do Toronto Blue Jays Baseball Club, muito famoso e no qual acontecem várias partidas do esporte mais tradicional do país.
Vale conferir a programação durante a sua estadia na cidade, pois é um passeio diferente e divertido para quem gosta de esportes.
Hockey Hall of Fame
O hóquei de gelo é um esporte muito aclamado no Canadá, e o Hockey Hall of Fame conta com exposições sobre jogadores, clubes, troféus da NHL (National Hockey League) e muito mais.
Para quem quer desbravar o esporte, que não é tão famoso no Brasil, vale conferir esse ponto turístico tão característico da cidade.
High Park
Uma atração gratuita para quem gosta de natureza. Dependendo da época do ano, o High Park é um ótimo parque para acompanhar a abertura das cerejeiras.
Ele é realmente lindo e possui jardins, parquinhos para crianças e lagos,tudo repleto de vegetação.
No inverno o parque não é uma atração tão interessante, pois as baixas temperaturas tornam um pouco desconfortável ficar muito tempo ao ar livre, e a vegetação está mais seca.
Distillery District
Outro ótimo e diferente passeio gratuito é o Distillery District. Em 1832, a região era uma destilaria que passou anos e anos produzido bebidas alcoólicas.
Em 2009, o local abandonado foi transformado em um ponto turístico completamente único. Charmoso e agradável, é repleto de restaurantes, lojas e galerias de arte, e lembra muito o Chelsea Market, de Nova York.
Distillery District
É possível encontrar cafés gostosos no Distillery District
St. Lawrence Market
O mercadão de Toronto é uma experiência gastronômica que não pode faltar na sua visita à cidade.
Uma das comidas mais tradicionais é o Peamel Bacon, um sanduíche típico canadense de bacon. Há vários outros tipos de comidas, entre massas e doces que valem a pena conferir.
VEJA TAMBÉM: Comidas típicas do Canadá – As 15 imperdíveis!
Praias
Toronto é famosa por possuir espécies de praias na beira do Lago Ontario. Dá para curtir bem o verão, se refrescar e fazer esportes, mas não espere praias como as brasileiras.
No inverno elas acabam ficando vazias, mas no verão as praias são uma ótima opção para se refrescar e curtir o sol canadense.
Cataratas do Niágara
Fica a 130km de Toronto e é um passeio bem comum para quem visita a cidade. É possível ir às cataratas de ônibus, alugando um carro ou fazendo excursão de um dia. Tudo depende de quanto você quer gastar.
Minha recomendação: Se estiver em mais pessoas, vale a pena alugar um carro e dividir os custos. Mas caso esteja sozinho, recomendo fazer a excursão de um dia, que tem o melhor custo benefício.
Na Get Your Guide, empresa de passeios que opera em todo o mundo, você consegue um passei de bate e volte nas cataratas, com direito a passeio de barco, guia e até degustação de vinho. E por um bom custo benefício.
Em dias de frio é preciso ir bem agasalhado, pois a água respinga bastante
Você não paga nada para ver as cataratas – apenas se quiser fazer passeios de barco ou helicóptero.
Em volta, a cidade conta com diversas atrações que lembram muito os parques da Disney – há vários restaurantes e brinquedos.
Ah, e nessa região você estará muito perto da divisa com Nova York. Se você pensa em dar um pulinho na famosa cidade americana, confira nosso post sobre Roteiro Nova York.
Dundas Square e Eaton Centre
Se você curte compras, precisa ir à Dundas Square, que é famosa por ser muito parecida com a Times Square de Nova York.
Fica próxima ao Eaton Centre, um shopping com diversas opções de lojas e restaurantes. Ao redor, nessa região, também há bastante comércio para quem gosta de andar na rua.
Path
Devido às baixas temperaturas, Toronto possui um sistema chamado Path, que é o maior centro comercial subterrâneo do mundo. Com mais de 37 quilômetros de extensão, o Path está ligado a várias linhas de metrô e diversas torres de escritórios.
No inverno, muitas vezes é difícil andar por muito tempo pelas ruas, por isso essa cidade subterrânea é muito útil por conter lojas, supermercados, restaurantes.
Queen’s Park e Assembleia Legislativa de Ontario
O Queen’s Park está cercado pelas instalações da Universidade de Toronto, outro ponto que vale a pena conhecer. Quando as temperaturas estão mais amenas, é gostoso caminhar e fazer piqueniques por ali.
Também no parque está a Assembleia Legislativa de Ontário, que é um edifício muito lindo tanto por dentro quanto por fora, e pode ser visitado gratuitamente.
Museu Royal Ontario
Tem uma bela arquitetura que por si só vale admirar. Moderno e diferente, entre as suas atrações há a caverna de morcegos, o tiranossauro rex e coleção de tesouros da Terra.
O museu funciona das 10h às 17h30 e é com entrada paga. Caso queira economizar tempo e dinheiro, compre o ingresso com entrada preferencial.
Art Gallery of Toronto
Com entrada gratuita às quartas-feiras, é a mais antiga galeria de arte do Canadá. O museu abriga mais de 79 mil obras e tem 55 mil metros quadrados.
O museu funciona das 10h30 às 17h e você pode comprar seu ingresso com antecedência na Get Your Guide.
Beaver Tails
É um doce típico canadense muito gostoso, que tem massa similar ao churros e é possível colocar diferentes tipos de coberturas, como banana, chocolate e maçã.
É possível encontrar em vários pontos da cidade, inclusive perto do local que se pega o ferry para ir às Toronto Islands.
Onde ficar em Toronto
Com certeza o melhor bairro para se hospedar em Toronto é Downtown, que é o centro da cidade.
O bairro é repleto de comércio e restaurantes, por isso é bem gostoso caminhar para conhecer tudo. Além disso, não é longe dos outros principais pontos turísticos.
Porém, o próprio bairro é dividido em diversos pequenos distritos, e cada um tem suas características, vantagens e desvantagens. E é aí que pode surgir a dúvida sobre onde ficar em Toronto.
Pensando nisso, criei também um post específico sobre hospedagem, falando em detalhes sobre cada um desses distritos, e indicando boas opções de hospedagem em cada um deles.
Confira: Onde ficar em Toronto – Melhor bairros para se hospedar
Mapa Turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Viva todas as possibilidades de Toronto
Desfrutar Toronto não é difícil. A cidade é convidativa, urbana e cheia de atrações.
Independentemente do seu estilo de viagem, Toronto com certeza lhe fará se sentir acolhido,com seus cidadãos hospitaleiros e toda a sua modernidade.
Mais sobre o Canadá
- O que fazer em Montreal – Pontos turísticos e informações úteis
- O que fazer em Ottawa – 9 lugares imperdíveis
- Intercâmbio no Canadá – Tudo o que você precisa saber
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.