Onde ficar na Chapada dos Veadeiros – Como não errar na escolha
Decidir onde ficar na Chapada dos Veadeiros pode ser um grande desafio. Afinal, na minha opinião, esse é um daqueles destinos complexos, que demandam um bom planejamento de viagem.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é gigantesco, e abrange cinco municípios na região nordeste do estado de Goiás.
E é aí que entra o problema, pois os pontos turísticos estão espalhados por todos os lados, e fica complicado saber qual é a melhor cidade para se hospedar. Eu mesmo confesso que fiquei bastante confuso.

E justamente por isso nasceu esse post, pra facilitar a sua vida na hora de escolher a hospedagem. Inclusive, para ficar ainda mais fácil, no final desse post você poderá ter acesso a um mapa turístico da Chapada dos Veadeiros.
Com isso, você pode analisar onde estão os lugares que você quer visitar, e assim decidir qual é a melhor região para se hospedar.
Vamos lá?
VEJA TAMBÉM: Chapada dos Veadeiros – Guia turístico absoluto
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros
Como eu disse, o parque está espalhado entre cinco cidades, que são: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D’Aliança.
Mas e aí, qual é a melhor para se hospedar?
De modo geral, a grande maioria dos viajantes opta por Alto Paraíso de Goiás. Mas eu diria que não é assim tão simples, e tudo depende de o que você quer visitar.
Sinceramente, acho até que o ideal é ficar alguns dias em cada cidade, porque isso acaba facilitando a logística dos passeios.
Mas de qualquer jeito, já adianto que você nem precisa se preocupar com três dessas cinco cidades. Apenas Alto Paraíso e Cavalcante são bons lugares para se hospedar, e vou falar disso abaixo.
Alto Paraíso de Goiás
Normalmente, quando se fala em Chapada dos Veadeiros, logo vem em mente a cidade de Alto Paraíso de Goiás. Inclusive, a maioria dos sites e blogs indica essa como a melhor cidade para se hospedar.
Isso acontece porque alguns dos principais pontos turísticos têm acesso nessa região. Além disso, é uma cidade com um pouco mais de estrutura, como bares, restaurantes, mercados e assim por diante.

Mas calma, pois ficar no centro de Alto Paraíso pode não ser a melhor opção para a sua viagem. Eu mesmo, optei por não ficar no centro, e sim em uma região mais afastada, e com mais contato com a natureza.
Abaixo vou listar os pontos turísticos que ficam perto do centro de Alto Paraíso, ou que têm seu acesso por lá.
- Complexo do Macaquinho
- Cachoeira Loquinhas
- Catarata dos Couros
- Cachoeira São Bento
- Cachoeira Almécegas I e II
Aqui no blog tem um post específico sobre Alto Paraíso de Goiás, no qual eu falo em detalhes sobre os pontos turísticos da cidade, informações úteis e algumas boas opções de restaurantes.
Confira: O que fazer em Alto Paraíso de Goiás
Hospedagem em Alto Paraíso de Goiás
No centro de Alto Paraíso é onde você vai encontrar a maior oferta de hospedagem da região, justamente por ser a parte que mais atrai as pessoas.
Como eu disse anteriormente, não foi onde eu escolhi ficar, mas vou citar aqui três excelentes opções de hospedagem por lá, caso você decida que essa seja a melhor região pra você.
Hostel Catavento ($) – Se você gosta de economizar e não se importa em ficar em quartos compartilhados, esse é o lugar perfeito. Ele oferece quartos com um bom espaço, cozinha compartilhada e até piscina. E claro, tudo pelo preço de hostel.
Verifique valores e disponibilidade
Chalés Recanto Paraíso ($$) – Esse é pra quem gosta de privacidade e não quer pagar um absurdo por isso. Em minha opinião, é o melhor custo benefício dessa região, oferecendo conforto e boa estrutura, por um preço justo.
Verifique valores e disponibilidade
Pousada Casa de Shiva ($$) – Pra quem busca um pouco mais de sofisticação por um preço realista. Tem quartos muito confortáveis, piscina e um ambiente muito acolhedor.
Verifique valores e disponibilidade
Pousada Meu Talento ($$$) – Desenhada para quem busca o maior conforto, luxo e exclusividade possível na Chapada dos Veadeiros. Oferece quartos grandes, com todo o conforto que você precisa e uma vista fantástica. É considerada inclusive, uma das melhores pousadas da região.
Verifique valores e disponibilidade
São Jorge
São Jorge é, na verdade, uma vila de Alto Paraíso de Goiás, e é por isso que não mencionei antes. Afinal, ficando em São Jorge, teoricamente você ainda está em Alto Paraíso.
Porém, a experiência de ficar em São Jorge é bem diferente, e eu vou te explicar porque.
Começa com a energia e o estilo do lugar. Enquanto o cento de Alto Paraíso já é bem desenvolvido, e já tem cara de cidade um pouco maior, São Jorge mantém a pegada roots do interior, de vila mesmo.
Além disso, a entrada do parque nacional da chapada fica em São Jorge. Sendo assim, se o seu objetivo é conhecer o parque propriamente dito, essa é a melhor região.
Pontos turísticos na região de São Jorge:
- Vale da Lua
- Pousada Eden Águas Termais
- Thermas Jequitibá
- Parque Nacional Chapada dos Veadeiros
Hospedagem em São Jorge
Aqui a oferta já é bem menor, e você não vai encontrar opções de muito luxo. Mas é possível encontrar boas hospedagens, e por um preço bem razoável.
Savana Hostel ($) – Opção barata, pra quem curte esse tipo de hospedagem e não se importa com privacidade. Oferece boa estrutura, com cozinha compartilhada, bar e uma área externa bem bacana.
Verifique valores e disponibilidade
Chalé Suçuarana ($$) – Pra quem quer um quarto privado, mas sem gastar muito por isso. Oferece estrutura básica e por um preço bem acessível, perfeito para ter um lugar para dormir no final do dia, sem muito luxo.
Verifique valores e disponibilidade
Pousada Luz do Sol ($$) – Um pouco mais cara que a opção anterior, mas não muito. Em comparação, oferece mais conforto e uma estrutura melhor, pra quem quer algo mais aconchegante.
Verifique valores e disponibilidade
Minha escolha
E se eu te falar que não fiquei no centro de Alto Paraíso e nem em São Jorge?
Na verdade, considerando a localização dos pontos turísticos, optei por me hospedar entre essas duas regiões, e achei que foi uma ótima escolha.
No meio do caminho entre as duas, existe a Pousada Rancho dos Ipês, que apesar de não estar perto de restaurantes e bares, oferece o que eu mais estava procurando, que era tranquilidade e maior contato com a natureza.

Por ser afastada do movimento, nela você desfruta de um silêncio sem igual. E além disso, não existe poluição luminosa, o que significa que você poderá contemplar o maravilhoso e estrelado céu da chapada.

Tudo isso combinado com uma excelente estrutura, que oferece quartos confortáveis, café da manhã maravilhoso e uma área externa excepcional. Inclusive, nós reservamos uns dias a mais, só para ficar na pousada curtindo a vibe.
Também não posso deixar de mencionar o ótimo atendimento do Wesley, gerente da pousada. Um cara super simpático, que transformou nossa estadia na melhor possível.
Verifique valores e disponibilidade
Mas essa foi minha escolha nessa região, e além disso eu também fiquei alguns em Cavalcante, e falo sobre isso abaixo.
Cavalcante
Essa é uma cidade que normalmente nem é considerada como opção de hospedagem, pois a galera só faz bate e volta, saindo de Alto Paraíso.
Isso acontece porque todo mundo só ouve falar sobre a Cachoeira Santa Bárbara, que fica em Cavalcante e é uma das mais famosas de toda a Chapada dos Veadeiros. Você até já deve ter visto alguma foto dela, com as águas azuis clarinhas.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Cavalcante
Mas o que o pessoal não sabe, é que existem diversos outros lugares bastante interessantes na cidade, e vale a pena sim passar alguns dias por lá. Inclusive, foi isso que eu fiz.
Alguns pontos turísticos na região de Cavalcante:
- Cachoeira Santa Bárbara
- Cachoeira do Candaru
- Cachoeira da Capivara
- Cachoeira São Bartolomeu
Hospedagem em Cavalcante
Hostel e Camping Cavalcante ($) – Uma opção bem barata, pra quem curte ficar em hostels ou até acampar. Oferece cozinha compartilhada e uma área externa bastante ampla.
Verifique valores e disponibilidade
Pousada Recanto da Mata ($$)
Como eu disse anteriormente, tem muitos pontos turísticos interessantes em Cavalcante, e realmente vale a pena se hospedar uns dias por lá, e foi isso que eu fiz.
E se você decidir fazer isso também, a Pousada Recanto da Mata, em minha opinião, é a opção com melhor custo benefício da cidade, tanto que foi a minha escolha.

Você fica hospedado em pequenos chalés, que são bastante aconchegantes e espaçosos. Além de oferecerem uma boa privacidade.
O atendimento e a localização também são excelentes, mas o que mais me chamou a atenção, foi o jardim. Ele é todo arrumadinho, e deixa a energia do lugar ainda melhor.

Existem diversas áreas com bancos externos, mesas e até algumas redes, onde você pode descansar no final do dia, e apreciar o maravilhoso pôr do sol da chapada.
Verifique valores e disponibilidade
Conclusão
Mas afinal, onde ficar?
A distância do centro até a vila é de aproximadamente 36km, e é perfeitamente possível ficar em qualquer um dos dois, e visitar todos os pontos turísticos.
Como você viu, eu decidi ficar entre São Jorge e o centro de Alto Paraíso. Isso porque eu achei que facilitaria no transporte e também porque gostei muito da Pousada Rancho dos Ipês. Ou seja, tudo depende de o que você está procurando.
Quer algo mais estruturado e com pegada de cidade? Fique em Alto Paraíso.
Quer uma vibe mais tranquila? Fique em São Jorge.
Resumindo, é isso. Agora fica a seu critério pensar no objetivo da viagem, quais pontos turísticos você quer conhecer, e fazer a sua escolha.
Espero que esse post tenha sido útil, e esclarecido um pouco sobre hospedagem na Chapada dos Veadeiros. Abaixo, você poderá ter acesso ao mapa turístico que comentei lá em cima.
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.