Onde ficar no Rio de Janeiro – Bairros mais seguros para se hospedar
Rio de Janeiro é sem dúvida a cidade mais famosa do Brasil, e está entre as mais conhecidas do mundo. E não é por acaso, ela é realmente maravilhosa.
Ela tem uma energia única, é cheia de vida e conquista seus visitantes. É o tipo de destino que todos deveriam visitar, pelo menos uma vez na vida.
Eu já fui para a cidade quatro vezes, sendo que na última, fiquei cerca de 2 meses.
Será que gostei da capital carioca?
Mas visitar o Rio de Janeiro não é uma coisa tão simples. Ela é a segunda cidade mais populosa do Brasil, perdendo apenas para São Paulo.

Seu tamanho faz com que seja um pouco mais complicado escolher a hospedagem, principalmente considerando a questão da segurança, que especialmente aqui, deve ser levada em consideração.
E acredite, fazer a escolha errada na hora de reservar o hotel, em uma cidade como o Rio de Janeiro, pode literalmente estragar a sua viagem. E você não quer isso, certo?
Eu já me hospedei em diversos bairros diferentes da cidade. Algumas escolhas foram bem feitas, outras nem tanto. E para que você não passe por isso, criei esse guia, com dicas de onde ficar no Rio de Janeiro.
Abaixo eu falo em detalhes sobre as melhores regiões, bairros e opções de hospedagem. Obviamente eu não me hospedei em todas elas, mas conheci a cidade o suficiente para saber onde é bom e onde é ruim, e vou compartilhar tudo isso com você.
Onde ficar no Rio de Janeiro
Na hora de escolher a hospedagem em qualquer lugar do mundo, o principal ponto a ser considerado é a localização. Estar bem localizado faz toda a diferença, e você pode até economizar uma boa grana com transporte.
Nesse caso é legal você montar um mapinha, com a localização de todos os pontos turísticos que você quer visitar, e em cima disso decidir em qual região vai se hospedar.
No final desse post, você poderá ter acesso a um mapa turístico do Rio de Janeiro, que eu criei, com a localização de todos os pontos turísticos que eu já visitei por lá, que são os principais e outros menos comuns.
Além disso, é legal você pensar no objetivo da sua viagem. É turismo? É negócios? É só uma conexão rápida?
Em alguns casos por exemplo, se for só uma conexão, talvez seja melhor ficar perto do aeroporto. Se for a negócios, a escolha certa é perto da empresa que você vai visitar, e assim por diante.
A segurança também é sempre um ponto importante, e ainda mais em cidades grandes assim.
Segurança no Rio de Janeiro
Como você deve saber, segurança é um grande problema no Rio de Janeiro. E apesar de eu achar que a mídia exagera bastante, é bom ficar esperto e não dar bobeira.
De modo geral, toda a Zona Sul é segura, e é a região mais recomendada para se hospedar. Mas a parte leste e oeste da cidade também são boas opções.
Já no centro é um pouco mais perigoso, e pra ser sincero eu nem recomendaria muito pra se hospedar. Mas eu vou falar em detalhes sobre cada região ao longo do post.
Bairros mais seguros do Rio de Janeiro
- Copacabana
- Ipanema
- Barra da Tijuca
- Recreio dos Bandeirantes
- Leblon
- Lagoa
- Urca
- Botafogo
Melhores regiões
Falando a grosso modo, a cidade é dividida em três grandes regiões, que são:
- Centro
- Zona Sul
- Zona Leste
São essas três grandes áreas que reúnem a maior parte dos pontos turísticos, e cada uma delas tem suas características. Saiba mais abaixo.
Centro
O centro é para quem procura um turismo mais histórico e cultural, pois é onde estão os museus, prédios antigos e toda a história do Rio de Janeiro.
Lá você encontrará, por exemplo, os arcos da lapa, Feira de São Cristóvão, Museu do Amanhã e diveros outros.

Como eu disse, é uma região que peca no quesito de segurança, especialmente a noite. Eu definitivamente não recomendo caminhar a noite nessa parte da cidade. Sinceramente, acho que é melhor se hospedar em outra região, e apenas visitar o centro.
Onde ficar no centro
Confira abaixo os melhores bairros para se hospedar na região central do Rio de Janeiro.
Centro Histórico
Quando digo “centro histórico”, me refiro mesmo ao bairro Centro, que é onde estão a maioria dos museus e a parte histórica da cidade. Fica mais próximo do aeroporto do que a as outras regiões, porém, fica mais distante das praias.
Pra quem quer economizar, o OYO Hotel Belas Artes é uma boa opção. É relativamente bem avaliado, fica bem localizado no centro e tem preço justo.
Como uma opção um pouco mais confortável, e que segue padrões internacionais, recomendo o Ibis RJ Centro, que dispensa apresentações. A rede Ibis é sempre uma boa pedida.
Santa Teresa
Um bairro bastante conservado, histórico e de energia única. Fica numa parte mais alta da cidade, agregando uma vista bastante bonita. Perfeito também pra quem procura uma cena gastronômica do Rio de Janeiro, e não se importa em ficar longe da praia.
Acho importante mencionar, que apesar de ser um bairro bonito, é considerado bastante perigoso. Inclusive, taxistas não gostam de subir nessa parte da cidade, e são autorizados a cobrar bandeira dois durante todo o dia.
Minha recomendação, caso opte por ser hospedar aqui, é que não se movimente por ali a pé, especialmente no período da noite.
Como recomendação de hospedagem, o Hostel Apoteose é uma boa opção para quem gosta desse tipo de acomodação. O preço é baixo e a estrutura é dentro do padrão de hostels.
Se você não curte dividir o quarto, um dos melhores custo benefício é o Bristol Easy Plus. Com quartos de bom tamanho e conforto, aliado a uma boa localização, está inclusive entre os mais reservados da cidade.
E caso você queira algo ainda mais confortável e refinado, o Hotel Mama Shelter é sem dúvida a melhore escolhe. Com um estilo moderno, combina requinte, luxo e boa gastronomia.
Lapa
A Lapa é um bairro Boêmio do Rio de Janeiro, repleto de bares, restaurantes e baladas, que literalmente lotam nos finais de semana. Eu diria que é um dos lugares com a vida noturna mais agitada de toda a cidade.
Como opção barata, a melhor opção é o Hotel Selina Lapa, que oferece um ambiente bem decorado e preços muito bons, além de ser muito bem avaliado. Além de oferecer quartos compartilhados, também tem quartos privados, que são bastante confortáveis.
Isso faz dele, a melhor opção de hospedagem no bairro da Lapa, e é até considerado uma das principais escolhas da cidade toda.
E para quem procura mais luxo e exclusividade, o Vila Galé é perfeito. Além de muito conforto nos quartos, oferece piscina, academia e até serviço de massagem.
Zona Sul
Essa é sem dúvida a parte mais famosa da cidade, que inclui Ipanema, Copacabana e Leblon. É onde concentram-se os pontos turísticos mais famosos, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e obviamente, a Praia de Copacabana.
Consequentemente, é a região com maior fluxo de pessoas, principalmente turistas. Dizem até que o carioca da gema odeia essa região, pela quantidade de turistas que passam por ali todos os dias.
Tanto movimento acaba deixando essa parte da cidade mais segura, e eu diria até que é o local mais seguro do Rio de Janeiro. Mas claro que é bom sempre estar alerta.
Na minha opinião, é a melhor região para se hospedar, caso a sua viagem seja de turismo. Além de estar perto das estrelas da cidade, você terá fácil acesso para os outros bairros.
Onde ficar na Zona Sul
Dentro da Zona Sul, os três principais bairros são Copacabana, Ipanema e Leblon, mas você pode optar também pelo Leme ou até Vidigal. E não se engane, apesar de ser a parte mais turística da cidade, existem diversas opções bem em conta.
Copacabana
Copacabana é o clássico e famoso bairro do Rio de Janeiro, conhecido em todo o mundo e por si só, já é um ponto turístico da cidade. Sem dúvida uma excelente região para se hospedar.
Pra quem quer economizar muito, é possível encontrar hostels por menos de 30 reais a diária, em quarto compartilhado. Um deles é o El Misti House, que é do estilo party hostel, com bar próprio e bem agitado.
Ainda no estilo hostel, porém com uma pegada mais tranquila, sem agito e pra quem quer dormir melhor, o Hoshtel é uma boa escolha. Oferece um bom conforto e é avaliado como fantástico pelos usuários do Booking.

Saindo dos hostels, com bom custo benefício, tem o Hotel Astoria Copacabana. Um hotel que oferece conforto por um preço bem acessível. E também o Mirasol Copacabana Hotel, com piscina no terraço, alguns quartos com banheira e localização excelente.
E claro, não posso deixar de citar o famoso renomado Belmond Copacabana Palace, que oferece extremo conforto e exclusividade. Conhecido mundialmente, dispensa apresentações, e é um hotel para poucos.
Ipanema
Eu diria que Ipanema é a segunda praia mais famosa do Rio de Janeiro, perdendo apenas para sua vizinha, Copacabana. E assim como essa outra, também é uma excelente região para se hospedar.
Copacabana é tomada por turistas, e já Ipanema, é local de moradia de muitos cariocas, e essa é a grande diferença entre as duas. Ipanema tem uma pegada mais local e menos turística.

Ficando nela, você poderá conhecer facilmente Copacabana e todos os outros principais pontos turísticos da cidade, e também terá acesso ao centro através do metrô.
Um Ipanema, eu fiquei no Hostel Che Lagarto, que é do estilo party hostel. Ou seja, é bem agitado e barulhento, e tem até bar próprio. Se você procura algo mais calmo, acredito que o Mango Tree seja uma melhor opção.
E em se tratando de hotéis, você pode ficar no Mercure Ipanema, que oferece muito conforto e comodidade, sem contar o padrão de qualidade da rede.
Leblon
O Leblon vem já em seguida de Ipanema, e é um bairro ainda mais residencial. As duas praias são coladas, e caminhando pela beira mar, você nem vai perceber quando sair de um e entrar em outro.
Assim como sua vizinha, a Praia do Leblon é maravilhosa, com extensa faixa de areia, quiosques e muita energia. Você provavelmente vai ver muita gente praticando esportes na areia.
É considerado um bairro nobre do Rio de Janeiro, e inclusive está entre os mais caros da cidade. Mas não se assuste, porque você pode conseguir boas opções de hospedagem.
O Brazilodge oferece camas em dormitório compartilhado e quartos privados com preços acessíveis. É muito bem avaliado no Booking e tem localização excelente.
E caso você queira algo mais luxuoso, com exclusividade e requinte, o Promenade Pallaium vai te atender. Com quartos de até 80m quadrados, oferece extremo conforto, seja para apenas uma pessoa ou a família inteira.
Zona Oeste
A zona oeste, apesar de ser um pouco famosa, já não é assim tão movimentada como a zona sul. É uma área mais afastada e longe de tudo, então eu só indico caso você queira realmente conhecer apenas essa parte da cidade.
É aqui que fica a famosa Barra da Tijuca, com suas lindas praias, bares beira mar e condomínios de luxo, onde moram diversos famosos.
Pelo o que eu percebi e meus amigos cariocas me falaram, é na Barra da Tijuca que os locais passam o final de semana, para fugir dos turistas da zona sul.
Onde ficar na Zona Oeste
Essa é uma parte grande da cidade, e que abriga muitos moradores. Para se hospedar, como turista, eu recomendo duas regiões. A Barra da Tijuca, que é mais famosa, e Recreio dos Bandeirantes, que é mais roots.
Barra da Tijuca
Um bairro bastante famoso por reunir famosos e estrelas, que escolhem a barra como local de lazer e moradia. Xuxa, Renato Aragão e Bruno Gagliasso são alguns que moram por ali, e quem sabe você até encontre algum deles na praia.
A Barra é conhecida por ter algumas das melhores praias da cidade, com águas azuis claras, larga faixa de areia e excelente estrutura, o que atrai diversos turistas e até cariocas.

Pra quem gosta de hostels, eu definitivamente recomendo o Hygge House, onde fiquei hospedado por duas semanas. Os quartos são com camas feitas sob medida, com luz individual e cortina. Oferece muita segurança e uma área comum excepcional, com sala de TV, piscina e área para churrasco. É sem dúvida um dos melhores hostels que já fiquei.
Com bom custo benefício, oferecendo bastante conforto e excelente localização, o Brisa Barra Hotel se destaca. A estrutura é muito boa, com piscina e academia, além de ser baira mar.
E se você estiver procurando algo realmente exclusivo e diferenciado, o Windsor Oceânico é a escolha perfeito. A rede Windsor é especialista em hotéis de alto padrão e dispensa apresentações.
Recreio dos Bandeirantes
Bairro vizinho da Barra da Tijuca, tem uma pegada um pouco mais local, sem ser muito turístico. Além disso, tem menos estrutura para receber as pessoas.
Mas isso não tira o charme da região, que conta com algumas das praias mais incríveis do Rio de Janeiro, e que são bem menos conhecidas que as da Zona Sul por exemplo.
São literalmente diversas praias, algumas melhores para banhistas e outras perfeitas para surfistas. Uma delas é até praia de nudismo, para quem curte.
Eu fiquei uma semana no Rio Surf n Stay, um hostel bem descontraído e cheio de energia, que como você pode imaginar, é ambientado no surf, e você pode até fazer aula com o pessoal do hostel.
Mas se você prefere hotéis, o KS Beach Hotel é um beira mar que oferece quartos bem confortáveis por um preço bastante justo, e é uma excelente escolha.
E o CDesign Hotel é pra quem procura ainda mais conforto e privacidade. Também beira mar, oferece muito conforto e ótima estrutura, com piscina no terraço, academia e spa.
Zona Leste
Eu sei, eu falei que são três grandes regiões, e eu já falei sobre as três, mas eu decidi colocar mais uma “zona” nesse mapa, porque eu acho que facilita na hora de escolher a hospedagem.
A zona leste que eu chamo, incluem os bairros do Botafogo, Flamengo, Urca e Laranjeiras, que são excelentes bairros para se hospedar.
Você não vai estar no polo turístico, mas estará muito perto, e encontrará boas opções de hospedagem por um preço bastante justo.
Onde ficar na Zona Leste
Aqui eu considero que existem dois bons bairros para se hospedar, que são Flamengo e Botafogo, sendo que esse último foi onde me hospedei a primeira vez que visitei Rio de Janeiro.
Botafogo
Botafogo é um bairro mais calmo e menos turístico, e ao mesmo tempo é muito perto de todos os pontos de interesse na cidade, fica a um pulinho de Copacabana. Inclusive, é muito gostoso alugar uma bike e ir até a praia pela ciclovia.
Além de boa localização, oferece boas opções de hospedagem, com bastante conforto e preço bom, e tudo isso perto de diversos barzinhos e restaurantes. Refeições nessa região costumam ser mais baratas também.
Como opção barata, pra quem não e importa em dividir o quarto, eu recomendo o Gaia Comfort Hostel. Como o nome sugere, tem uma pegada mais de conforto mesmo, com bastante espaço e comodidade, além do preço bom.
Como bom custo benefício, o Veleiro Bed and Breakfast é perfeito. Oferece quartos excelentes, um ambiente muito aconchegante e uma área externa sensacional, que vai te colocar em contato com belíssima natureza do Rio de Janeiro.
Já o Yoo2 by Intercity é para quem quer realmente muito conforto, comodidade e privacidade. É um beira mar fantástico, com piscina, terraço, e academia, o que faz dele uma das principais opções da cidade.
Flamengo
O Flamengo é o vizinho de cima de Botafogo, e pode ser uma boa opção de hospedagem pra quem quer ficar entre a zona sul e o centro, e pagar um preço justo no hotel.
Não existem tantas opções quanto os outros bairros, mas o custo benefício pode compensar. O Hotel Regina por exemplo, é uma excelente escolha, com bastante conforto e preço bem acessível.
Onde ficar no Rio de Janeiro – Aeroportos
Dependendo do objetivo da sua viagem para a cidade maravilhosa, pode ser uma boa ideia se hospedar perto do aeroporto. Isso pode facilitar a logística e fazer com que você economize bastante tempo.
Perto do Galeão
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, que também é conhecido como Galeão, é o maior dos dois aeroportos da cidade. É de onde saem os voos internacionais e muitas vezes oferece voos nacionais mais baratos.
Justamente por isso, pode ser aeroporto de conexão de muitas viagens, e ficar hospedado perto dele pode ser uma boa opção nesse caso. Ainda mais por ser bem afastado do centro.
Como opção barata e quarto compartilhado, a melhor opção é o Hangar Rio Hostel. Um hostel sem grandes diferencias, mas que oferece uma pequena piscina e boa localização.
E a Pousada Gaivota Livre é para quem quer dormir com mais tranquilidade, conforto e privacidade, antes de ou depois de um voo cansativo. Oferece boa estrutura e preço bastante justo.
Perto do Santos Dumont
Já o Aeroporto Santos Dumont fica no centro do Rio de Janeiro, e em se tratando de logística, é a melhor opção para voar, pois você terá um acesso muito mais fácil e rápido para cidade.
Perto dele e com ótimo custo benefício, existe o Ibis Santos Dumont, que dispensa apresentações. A rede é conhecida internacionalmente e mantém um bom padrão de qualidade em todos os países em que atua.
E caso você queira algo mais luxuoso, pra ter uma noite de sono fantástica, minha indicação é o Prodigy Santos Dumont, que conta com excelente estrutura, incluindo piscina e academia.
Minha recomendação
Como eu disse, a escolha depende do seu objetivo na cidade, mas salvo casos em que você realmente precisa ficar no centro ou perto dos aeroportos, eu recomendo que você fique na zona sul.
Lá é onde você terá tudo preparado pra te receber, com melhores hotéis, restaurantes, bares e toda a estrutura de modo geral, além de ser uma região segura e perto dos principais pontos turísticos da cidade.
Mapa de hospedagem
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico do Rio de Janeiro. Nele você encontrará a localização de todos os pontos turísticos da cidade que eu já visitei, assim como as principais escolhas de hotéis da cidade.
Se você já preencheu o formulário em algum outro post sobre o Rio, não se preocupe, pois é o mesmo mapa.
O que fazer no Rio de Janeiro
Ainda não sabe o que fazer na cidade? Confira nosso post sobre O que fazer no Rio de Janeiro. Um guia muito completo, separado por regiões e com dicas importantes de segurança.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Dica maravilhosa essa sua gostei ..estou querendo voltar no rio mas dica foi otima eu ia para niteroi centro quando vi que e proximo de agito e perigo pulei fora ..