Pedra Azul, ES – Guia turístico completo e atualizado
A primeira vez que visitei a região da Pedra Azul, no ES, foi no começo de 2018, durante uma viagem com diversos blogueiros, de todo o Brasil.
Foi uma passagem muito rápida, porém, suficiente para que eu me apaixonasse pela região. Assim que decidi fazer o Projeto Brasil, uma viagem de carro por todo o país, eu sabia que Pedra Azul deveria estar no roteiro.

E assim eu voltei para a região, para conhecer e desvendar com calma, cada cantinho desse paraíso natural, escondido na serra capixaba.
Ao total, somando as duas idas, foram 8 dias em Pedra Azul. Tempo suficiente para conhecer os principais lugares e ainda mais. E eu vou te contar tudo sobre isso nesse post.
Então me acompanhe ao longo do post, e saiba literalmente tudo o que você precisa saber, antes de ir para Pedra Azul.
Vamos?
Assista esse post:
Pedra Azul ES
Antes de começar, acho legal esclarecer o que é Pedra Azul, porque talvez, assim como eu, você fique confuso. Então vamos lá.
Pedra Azul é um distrito de Domingos Martins, mas também é um parque estadual. Ou seja, quando você fizer uma pesquisa, fique atento sobre o que é a informação especificamente.
Aqui no post, estou falando de toda a região de Pedra Azul distrito. Você verá como chegar, quando ir, o que fazer e muito mais, incluindo o Parque Estadual da Pedra Azul.
Como chegar
O distrito de Pedra Azul, apesar de fazer parte de Domingos Martins, não fica próximo da sede da cidade. São 55km do centro até o distrito, seguindo pela BR-262.
A mesma rodovia utilizada caso você saia de Vitória, Vila Velha ou até Belo Horizonte. Confira abaixo as distâncias de cada ponto de origem citado:
- Centro Domingos Martins – 55km
- Vitória – 97km
- Vila Velha – 101km
- Belo Horizonte – 426km
De ônibus, a opção é ir até o centro de Domingos Martins, de lá pegar outro ônibus para Pedra Azul. São realmente poucas linhas disponíveis, e sinceramente, eu acho que não vale a pena.

Você vai acabar gastando quase o mesmo valor que um aluguel de carro, e vai perder bastante tempo entre as cidades.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Onde se hospedar
Como você pôde ver, se hospedar em Domingos Martins para fazer um bate e volta, até é possível, mas vai ser bastante cansativo, devido à distância. Sendo assim, vou te falar sobre algumas alternativas.
Bom, você até pode se hospedar em Pedra Azul mesmo, porém, prepare-se para gastar um pouco mais, especialmente em alta temporada. Digo por experiência própria, pois estive por lá no inverno, e as hospedagens estavam todas lotadas ou muito caras.
Sendo assim, eu decidi me hospedar em Venda Nova do Imigrante, uma pequena cidade ao lado de Pedra Azul, e que oferece uma excelente estrutura, por preços bem justos.
De Venda Nova do Imigrante até o Parque Estadual da Pedra Azul, são apenas 15 km, o que se pode fazer perfeitamente em um dia e voltar.
Pra esclarecer tudo com mais detalhes, criei um post específico sobre hospedagem na região. Nesse post eu falo sobre as 3 melhores regiões para se hospedar, em uma viagem para conhecer Pedra Azul. Além disso, ainda indico algumas boas opções de hospedagem em cada uma delas.
CONFIRA: Onde ficar em Pedra Azul
Pousada Benaflô
Minha escolha foi a Pousada Benaflô, e não poderia ter sido melhor.
Fundada em 2017, é uma pousada pequena e super aconchegante. Sabe aquele tipo de pousada que você é tão bem recebido, que se sente verdadeiramente em casa?
A pousada está no antigo casarão da família de Fernando, o proprietário. Fernando manteve todas as características da casa, que com móveis de época, te transmitem para um outro mundo, onde as coisas eram mais simples.

E falando no Fernando, não posso deixar de destacar a sua incrível simpatia e receptividade. Em todos esses anos de viagem, lembro de poucos anfitriões que me receberam tão bem como ele.
Os quartos da pousada são espaçosos e muito confortáveis, e a localização também é perfeita. Muito perto do centro da cidade, porém fora do agito, o que traz tranquilidade para dormir bem.

O café da manhã é outro espetáculo. Fernando arruma o café em um mesão, e todos sentam juntos. Com isso, cria-se um clima familiar, onde todos se conhecem e conversam durante o café.

Tudo isso somado, transforma a hospedagem em algo único e mágico. A Pousada Benaflô é um daqueles lugares que você sente um aperto no coração na hora de ir embora, e sai com gostinho de quero mais.
Clique aqui e verifique os valores e disponibilidade.
Locomoção
Da mesma maneira que não há muita opção de transporte público para chegar em Pedra Azul, também não há muito transporte público para se locomover na região.
Sem carro, você pode fazer os passeios com alguma empresa de turismo. Mas se você pensar bem, se somar o valor de chegar na região com o valor dos passeios com agência, vale muito mais a pena alugar um carro mesmo. Ainda mais se tiver com mais pessoas.
Clique aqui, e faça uma cotação online e sem custo de aluguel de carro para viagem. Você pode inclusive parcelar em até 12 vezes.
Quando ir
Esse é o tipo de lugar que é perfeito em qualquer época do ano. Mas o charme mesmo, está no inverno, que é inclusive a alta temporada de Pedra Azul.
É no inverno que a serra fica com aquele clima gostoso de frio, e que combina com a excelente gastronomia e ambiente aconchegante da região.

Pessoalmente, realmente recomendo ir no inverno, pois acho que você terá uma experiência mais completa. Porém, os preços são mais altos nessa época.
Para fugir disso, você pode ir no final do inverno, talvez em agosto ou setembro. Ou até no comecinho, como final de maio por exemplo. Acho que já será uma época boa também.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Pedra Azul ES
Agora que você já está preparado para conhecer Pedra Azul, vamos falar sobre o que fazer na região?
Abaixo vou falar sobre todos os lugares que eu conheci nessas duas viagens, e que considero imperdíveis. São pontos turísticos que somados, vão fazer você se apaixonar pela região, assim como aconteceu comigo.

Além disso, no final do post, você poderá ter acesso à um mapa turístico que eu criei, exclusivamente pra você, com a localização de cada um dos lugares indicados aqui.
Pronto para desvendar o lugar mais mágico de todo o Espírito Santo?
Parque Estadual da Pedra Azul
Vou começar falando direto da estrela de toda a região, e um dos lugares mais famosos e visitados do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul.
Criado em 1960, o parque tem uma área de 1.240 hectares, sendo apenas 5% disso aberto ao público.

O parque abriga a Pedra das Flores, Pedra Azul e Pedra do Lagarto, sendo a segunda delas, o maior cartão postal. A Pedra Azul se destaca na paisagem da região, e com seus 1822m de altitude, compõe a paisagem.
Origem dos nomes: A Pedra das Flores leva esse nome, pois existe um micro-clima em seu topo, fazendo com que várias flores cresçam por ali. A Pedra Azul, foi batizada assim por ter um tom azulado, dependendo do clima. E a Pedra do Lagarto, por parecer um lagarto subindo a Pedra Azul, dependendo do ângulo em que se olha.
Visitando o parque
A entrada para o parque fica no meio da Rota do Lagarto, da qual eu falo com mais detalhes adiante. Em baixo fica um portal e centro de visitantes, com café e loja de souvenir.
Nesse ponto você já tem uma bela vista da Pedra Azul, e o lugar rende boas fotos, para quem não quiser fazer as trilhas até o topo.

Para entrar definitivamente no parque, você deve fazer uma caminhada de cerca de 15 minutos, de subida. O caminho é bem aberto e tranquilo. Só depois dessa trilha, é que você chega na verdadeira entrada do parque.

Importante: Existe o limite diário de 150 pessoas dentro do parque, e caso esse limite seja atingido, o portão para a entrada do parque já é fechado, ali em baixo mesmo, nessa primeira parada. Ou seja, em finais de semana e feriados, chegue cedo e garanta sua vaga.
Chegando nessa segunda entrada, você terá que fazer um rápido cadastro de responsabilidade, caso queira fazer as trilhas. Ali também há banheiros, água potável e centro de informações.
Fazendo as trilhas
São 5 trilhas ao total, que passam por diferentes pontos de interesse do parque. São elas:
- Trilha do Cedro Sentado
- Trilha das Piscina Naturais
- Trilha das Bromélias
- Trilha da Pedra Azul
- Trilha do Lagarto
Eu sei, parece muito, e talvez você até esteja pensando que não da tempo de conhecer tudo em um único dia. Mas fique tranquilo, que todas elas são interligadas, e fecham um circuito, no qual você passa por todos os lugares de uma vez.

Esse circuito tem cerca de 4km de extensão, e pode ser feio em umas 3 horas bem tranquilamente, parando pra fotos e observando cada lugar com calma.

O nível da trilha é tranquilo, e você não precisa de um bom preparo físico. Porém, pode ser um pouco cansativo sim, ainda mais nos pontos de subida.
Importante: Para chegar nas piscinas naturais, existem dois caminhos. Um mais difícil, que envolve a subida em uma pedra, através de corda, e o outro mais fácil, que é menos íngreme.
Informações do parque:
- Entrada gratuita
- Limite de 150 pessoas por dia
- Use roupas leves e confortáveis
- Leve água
- Em dias chuvosos o parque pode estar fechado
- As trilhas são autoguiadas, e não precisa de reserva
- Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 8:00 as 17:00
Minha opinião
Sendo bem sincero com você agora, afirmo que o Parque da Pedra Azul é um dos lugares mais lindos e fantásticos que já visitei, em todo o mundo. As trilhas, o clima e a beleza natural, fazem dele um lugar mágico.
Sem dúvida é um lugar imperdível para quem, assim como eu, ama entrar em contato com a natureza.
Rota do Lagarto
Talvez o grande charme da região de Pedra Azul venha da Rota do Lagarto. Uma estrada estreita, de cerca de 8km, repleta de pousadas, lojinhas e restaurantes, que recebem os turistas de uma maneira bastante acolhedora.
A Rota do Lagarto é realmente encantadora, lembrando as estradas da serra gaúcha ou até alguns lugares da Europa. Reserve um dia para passear por ali com calma.
Abaixo, vou falar sobre alguns pontos interessantes de parada, para que você conheça o que a rota tem de melhor para oferecer.
Placa Pedra Azul – Centro de Visitantes
A primeira parada deve ser já no início da rota, na beira da BR-262. Ali encontra-se o Centro de Visitantes, e também a clássica placa “Eu amo Pedra Azul”.

Aqui você pode pegar todas as informações sobre o parque e a rota, e assim descobrir mais lugares do seu interesse. E claro que uma foto com a placa é muito válida.
Nesse ponto há também cafés, restaurantes e até a Pousada Peterle, que é uma excelente opção caso você queira se hospedar na Rota do Lagarto.
Pousada Pedra Azul
Seguindo para dentro da rota, depois do Centro de Visitantes, sem dúvida você deve parar na Pousada Pedra Azul. A pousada é aberta para quem não está hospedado nela, e tenho certeza que você vai gostar de visita-la.

A pousada está localizada exatamente na base da Pedra Azul, e como você pode imaginar, oferece uma vista fantástica da mesma. Mas não para por aí.

De lá você também terá uma vista maravilhosa da região, pois a pousada fica em uma altitude um pouco mais alta. E inclusive, dentro da área da pousada, existe uma cachoeira incrível.

E além de tudo isso, você ainda pode almoçar ou jantar no restaurante deles, que é simplesmente extraordinário. Um exemplo de prato servido no restaurante, é o Filé a Mirindiba. Um saboroso filet mignon ao molho de jabuticabas, acompanhado de raviolli de ervas finas.
Fjordland
Depois da Pousada Pedra Azul, faça uma parada na Fjordland, uma fazenda especializada em cavalgadas ecológicas.
Você poderá escolher entre a trilha curta, media e longa, sendo todas em torno do Parque da Pedra Azul. Além disso, poderá aprender sobre a criação dos cavalos Fjord, uma raça de origem norueguesa.

Com certeza vale a pena uma parada para ver a rara beleza desses cavalos, mesmo que não seja para fazer uma cavalgada.
Você pode aproveitar para almoçar no restaurante da fazenda, ou também tomar um delicioso café da tarde, com vista para a Pedra Azul.
Restaurante Don Due
O Restaurante Don Due é um dos mais famosos da Rota do Lagarto, e até considerado um dos melhores dessa região. Mas nem só pela comida vale a pena parar nele.

Nos arredores do restaurante, existem alguns jardins muito bonitos, inclusive com uma capelinha bastante encantadora, e também uma delicatessen. Pode ser uma parada rápida, mas que vão render algumas fotos bem bacanas.
Final da rota
Pra mim, o final da Rota do Lagarto é a parte mais charmosa de todas. Ali você vai encontrar algumas opções de restaurantes, delicatessens, foodtrucks, e também uma loja de chocolates. Ah, e também tem uma cervejaria, mas falo sobre ela mais adiante.

São excelentes opções gastronômicas da rota, e tudo envolto de um maravilhoso e impecável jardim, que serve inclusive como cenário de ensaios fotográficos.

Quando visitar a Rota do Lagarto
Na minha primeira ida para a região, fui numa terça feira, e estava praticamente tudo fechado. Ou seja, recomendo que você se programe para ir entre sexta e domingo. Assim você poderá aproveitar ao máximo cada parada da rota.
E essa dica, na verdade, vale não apenas para a Rota do Lagarto, mas para toda a região de Pedra Azul. Algumas pousadas inclusive, nem abrem durante a semana.
Hotel Fazenda China Park
Um pouco afastado de Pedra Azul, mas ainda em Domingos Martins, está o famoso Hotel Fazenda China Park, um dos melhores hotéis do Espírito Santo.
Pra quem se hospeda no China, como é conhecido, a experiência é muito mais completa. Eles oferecem uma estrutura fantástica, que inclui diversas piscinas, cinema, arvorismo e muito mais.
Mas tudo isso tem um custo, e o China Park não está entre as hospedagens mais baratas. O que você pode fazer, é passar o dia por lá, e aproveitar tudo o que eles oferecem gastando muito menos.
Saiba mais sobre esse local: Hotel Fazenda China Park – Um dos melhores hotéis do ES
Agroturismo
A serra capixaba, além da incrível beleza natural, é bastante famosa pelo agroturismo. Inclusive, Venda Nova do Imigrante é considerada a capital do agroturimo, e oferece diversas opções nesse sentido.

Você poderá visitar diversas fazendas e vivenciar a produção artesanal de vários produtos, como queijos, morangos, socol e antepastos.
Fazenda Lorenção
Das fazendas, nós visitamos apena a Fazenda Lourenção, que ficava bem perto da Pousada Benaflô. Lá, provamos o famoso socol capixaba e diversos outros produtos.
O que é socol: Socol é um tipo de presunto cru, típico italiano e que foi trazido pelos imigrantes para a região de Venda Nova do Imigrante. É temperado com sal, pimenta e alho, e além do sabor, traz toda a história e cultura italiana.

Na Fazenda Lourenção, você poderá provar o melhor socol do Espírito Santo, junto com diversas opções de antepastos. Nós provamos todos, e nossos preferidos foram:
- Cogumelos com castanha do Pará e socol
- Bacalhau com palmito
- Tomate seco, parmesão e amêndoas
- Berinjela defumada com bacon
- Pimentão, pimenta e socol

Ainda existem outros produtos, como pimentas em conserva, limoncello, entre outros. Tudo produzido artesanalmente, ali na região.
Polenta Off-road
Nós demos a sorte de estar em Venda Nova do Imigrante na época do Polenta Off Road, o maior evento de esporte de aventura do Espírito Santo.
O evento surgiu em 2015, como Enduro Nacional da Polenta, e depois foi renomeado para Polenta Off Road, em 2017. As categorias de competição, envolvem Bike MTB, Quadriciclo, Jipes e UTVs, entre outros.
Não fomos assistir as provas do evento propriamente dito, mas não deixamos de conferir o festival gastronômico que acontece em paralelo.

Um festival com música ao vivo, aulas de culinária e claro, muita comida típica. Tivemos a oportunidade de provar pratos deliciosos, como a polenta com cogumelos.
Onde comer e beber
A serra capixaba é muito famosa por sua incrível gastronomia, que tem forte influência europeia e é destaque em todo o estado.
Existem diversos restaurantes bem conceituados e bastante sofisticados na região. Nós acabamos não conhecendo esses mais caros, mas vou indicar alguns lugares bacanas para comer e beber.
Primeiro vou falar de dois lugares que fomos em Venda Nova do Imigrante, e depois vou te mostrar três cervejarias da região de Pedra Azul, que valem a pena conhecer.
Classic Pub
O Classic Pub é um pub estilo inglês, que oferece no cardápio diversas porções e lanches bem saborosos. Tudo isso acompanhando de boas cervejas artesanais. O ambiente é de rock, e toda a decoração é baseada no estilo musical.

Hamburgueria Classe A
Uma hamburgueria de lanches artesanais e realmente maravilhosos. O lugar é meio temático de super heróis, o que da uma pegada um pouco nerd e bem descontraída.

O preço dos hamburguers é bem justo, e a qualidade é excepcional. Arrisco dizer que é um dos melhores burguers artesanais que já provei.
Cervejarias em Pedra Azul
Quem acompanha o blog, sabe que sou apaixonado por cervejas artesanais, e que sempre busco boas cervejarias em todos os lugares que visito. Em Pedra Azul não foi diferente.
Antes mesmo de ir, já coloquei no roteiro uma visita em 3 cervejarias. Confira abaixo quais são.
Altezza
A Cervejaria Altezza, na verdade, eu já tinha visitado em 2018, em minha primeira visita na região. De qualquer maneira, cerveja é sempre bom né, e eu quis revisita-la.
O nome Altezza é de origem italiana, e significa “altitude”. A escolha desse nome se deve à altitude em que a cervejaria se encontra, que é de cerca de 1100m.
A Altezza tem uma produção limitada, de baixa escala, e preza sempre pela qualidade de suas cervejas, que são oferecidas em 10 rótulos diferentes.

Junto com a cervejaria, existe um restaurante, que oferece pratos predominantemente italianos e alemães, assinados pelo Chef Enrico Bissoli, natural do norte da Itália.
Toda a estrutura fica em um casarão colonial, no interior de Venda Nova do Imigrante, e que conta com uma vista indescritível das montanhas. Tudo para transformar sua experiência em algo único.
Azzurra
Lembra que eu falei de uma cervejaria no final da Rota do Lagarto?
A Cervejaria Azzurra fica junto com os outros restaurantes que citei agorinha, e possui um biergarten muito bacana para curtir o final do passeio.

No cardápio, oferecem apenas porções, mas que são perfeitas para acompanhar as deliciosas cervejas artesanais que produzem.

Recomendo o Carne Louca, que é o corte Lagarto, marinado na cerveja Azzurra Kölsch com azeitonas e orégano, acompanhado de pão sírio.
Ronchi Beer
Todas as cervejarias que visitei são excelentes, mas a Ronchi entrou para a minha lista de preferidas. Eles conseguiram unir tudo o que é bom em um só lugar.
A Ronchi criou um verdadeiro complexo, reunindo cervejaria, restaurante e loja da marca. Está muito bem localizada na beira da BR-262, o que facilita o acesso.

Mas além de facilitar, a localização é privilegiada por outro motivo. Ela está aos pés da Pedra Azul, ou seja, você vai beber uma boa cerveja, apreciando o cartão postal do Espírito Santo.
A comida é deliciosa, tanto que fomos jantar duas vezes na Ronchi. Na primeira vez, provamos a Linguiça das montanhas ao vinho, e na segunda, escolhemos a Carne um pouco louca.

Prato feito com pernil suíno cozido lentamente, desfiado e servido com pão pita e molho barbecue, que harmonizou perfeitamente com as cervejas da casa.
Mapa Turístico
Preencha o formulário abaixo e ganhe acesso ao mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui no post.
Visite a Pedra Azul
Não hesito em falar que a região de Pedra Azul é um dos lugares mais incríveis que já visitei na vida. Eu sou apaixonado por natureza, boa comida e bebida, e lá você encontra tudo isso, somado ao clima gostoso de serra.
Espero que esse post tenha te ajudado a planejar um roteiro pela região, e que se você tinha dúvidas quanto a ir ou não, essa dúvida não exista mais.
Mais sobre o Espírito Santo
- Hotel Fazenda China Park: Um dos melhores hotéis do ES
- O que fazer em Vila Velha – Guia turísico completo
- Santa Leopoldina, Es: O que fazer e informações importantes
- Anchieta, ES – Dicas de lazer, gastronomia e hospedagem
- Onde ficar em Anchieta, ES – Sugestões de hotéis nas melhores regiões
- O que fazer em Guarapari – Passeios, gastronomia e informações importantes
- O que fazer em Itaúnas – Turismo, gastronomia e forró
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Adorei as dicas. Eu que sou capixaba, ficou muito feliz em ler esses relatos do meu estado. Parabéns pelo Blog!
Obrigado Naiara, fico feliz em ajudar! Seu estado é maravilhoso, e merece ser melhor divulgado.
Olá Beneth! adorei as dicas parabéns!! uma dúvida….vc fez o parque num dia e a rota do lagarto em outro? ou dá para fazer os dois no mesmo dia tranquilamente? para nao precisar ir e voltar de Venda Nova duas vezes?
Olá Pamela! Eu fiz em dois dias, pra poder aproveitar com mais calma, mas é bem possível fazer os dois em apenas um dia. Eu tento fazer as coisas com mais tempo, pois preciso tirar fotos, fazer videos, etc.
Cliquei para acessar o mapa, confirmei o email e o mapa não apareceu. Estão com algum problema.
Olá Lacy! O link para acessar o mapa vai chegar em outro email. Não chegou ainda?
Dicas excelentes para quem vai desbravar estes locais.
Obrigado Eduardo!
Oi Beneth, sempre que vou viajar procuro seus posts pra me informar. Desta vez, vou fazer um tur pelo Espírito Santo. Gostaria que me enviasse o mapa de Pedra Azul, mas pode me enviar já os dos outros lugares do ES tb, por favor. Abração
Olá Roseli! Tudo bem? Que bacana! Abaixo os links para os mapas:
– Santa Leopoldina: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1OSzij-XS8o9x5J0KEGH9bj4njedelWv3&usp=sharing
– Anchieta: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=11pq_ieAIvMm3OTUsGNe74DFNj5v8ejfc&usp=sharing
– Vitória: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1dybz1V3beXUgwlCI8PPv3rogxf1UYbuU&usp=sharing
– Vila Velha: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1J8E3quOzRgwBN2GDdoMipgx7yooIn128&usp=sharing
– Itaúnas: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1fTF_iVWYeMWs2O5eiJ7VEoITkaN7vFat&usp=sharing
– Pedra Azul: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1IjRcudKWo_PCjRiLIen70ETw14UEpbEC&usp=sharing
– Guarapari: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=11BHlaXMgAEeLbYRGJTCm7FgXECIt0XAR&usp=sharing