O que fazer em Tiradentes – Roteiro imperdível de 2 dias
Tiradentes é uma das cidades históricas mais famosas do Brasil. E não é por acaso, a cidade tem um charme incomparável, que te leva para uma viagem no tempo.
Apesar de pequena, a cidade te convida a passar vários dias na região, desfrutando da tranquilidade e clima gostoso que oferece. Eu mesmo, passei uma semana em Tiradentes, e passaria até mais.

A arquitetura histórica, suas ruas largas de pedra e a natureza que a envolve, fazem de Tiradentes um lugar único. Quero transmitir nesse post, a boa vibe que senti quando estive por lá.
Deixe-se levar pela energia positiva, e caminhe comigo pelas ruas de Tiradentes.
Tiradentes, MG
Tiradentes é considerada Patrimônio Histórico Nacional, e com suas casas, igrejas e monumentos, se tornou um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do país.
A cidade fica ao sul do estado de Minas Gerais, tem cerca de 7 mil habitantes e hoje, sua economia é baseada no turismo. Fundada em 1702, foi um dos importantes centros de extração de ouro no Brasil.
Como chegar
Apesar de ser uma cidade muito turística, chegar em Tiradentes não é tarefa fácil, caso você não esteja de carro. A cidade fica a 190km da capital, Belo Horizonte, e quase não existem linhas que fazem esse trajeto.

Na verdade, nem existem linhas diretas para Tiradentes, saindo de cidades mais afastadas, como Belo Horizonte e Ouro Preto. A única maneira é pegando mais de um ônibus.
O destino deve ser São João del Rei, cidade vizinha, que é maior e melhor estruturada. De lá, deve-se pegar outro ônibus para Tiradentes.
Alugar um carro
Sinceramente, acredito que a melhor opção seja alugar um carro. Dessa maneira, você chegará muito mais rápido, com mais conforto e tranquilidade. Sem contar que vai poder conhecer melhor a região.
Do lado de Tiradentes, está Bichinho, região muito famosa pelos ateliês de arte, alambiques e a casa torta. A única maneira de chegar lá é de carro, ou bicicleta.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Tiradentes
Apesar de pequena, Tiradentes oferece diversas opções de lazer e passeios. O foco é o turismo histórico, porém, assim como em Ouro Preto, existe também opções de ecoturismo.
Descubra agora, o que fazer em Tiradentes e região. Além de dicas na cidade, vou citar uma opção de bate e volta, e que é imperdível!
Centro Histórico
Nada mais clássico que caminhar pelo centro histórico de Tiradentes. As construções antigas e ruas de pedras, dão um charme sem igual para a cidade, ainda mais a noite, com as luzes acessas.

Eu mesmo, saí caminhando sem destino por entre as ruas, prestando atenção em cada porta, cada janela, cada detalhe. Passei até mais de uma vez por algumas ruas, e sempre percebia algo diferente.
Durante a noite, o passeio fica ainda mais gostoso. As casinhas antigas, iluminadas, ficam ainda mais lindas e aconchegantes.
- Ruas de pedras, lindas!
- Centro histórico de Tiradentes
Largo das Forras
O Largo de Forras é a principal praça de Tiradentes. Para os turistas, é um ótimo lugar para encontrar bares, restaurantes e lojas de artesanato. Também para se hospedar, pois fica na melhor localização possível.

Já os habitantes da cidade, usam a praça como local de descanso e lazer. Sentam nas mesinhas da praça, e passam o tempo jogando cartas e jogos de tabuleiro.
Um bom lugar para sentar, relaxar, e apreciar o movimento da cidade.
Largo do Sol
O Largo do Sol também fica no centro histórico de Tiradentes, e é onde está a estátua de Tiradentes, e também o Museu Padre Toledo. Um lugar muito bonito, tranquilo e arborizado, também muito bom para parar e observar tudo ao redor.
Estátua Tiradentes
Joaquim José da Silva Xaviar, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, militar e ativista político. Foi uma grande figura da inconfidência mineira, e também da história do Brasil.

Joaquim morou na cidade de Tiradentes, e como não poderia ser diferente, em sua homenagem, foi construída uma estátua, que fica no Largo do Sol.
Museu Padre Toledo
Também conhecido como Casa do Padre Toledo, é um dos bens culturais mais preciosos de Minas Gerais. Construído no século XVIII, é um marco arquitetônico desse período.
Foi a casa do padre Carlos Correia de Toledo e Melo, inconfidente, nascido em Taubaté, no ano de 1730. Morou nessa casa até 1789, quando foi preso.

Era considerada a casa mais sofisticada da vila, com 16 cômodos e até uma casa anexa.
No museu, você pode visitar todos os cômodos, ver os móveis e peças de decoração de Padre Toledo. Para uma visita mais completa e informativa, recomendo a visita guiada.
Igreja Matriz de Santo Antônio
A Igreja Matriz de Santo Antônio é o primeiro e mais importante templo católico de Tiradentes. É também um grande símbolo de arte e arquitetura barroca e rococó.
Sua última ampliação, foi concluída em 1737, e em 1810, sua fachada foi toda substituída, trabalho encomendado ao Mestre Aleijadinho.
Curiosidade: Esse foi o último trabalho assinado por Aleijadinho.
Com mais de 480kg de ouro em seu interior, essa é a igreja mais rica em ouro do estado de Minas Gerais, e a segunda do Brasil.

Localizada no topo de um morro, do pátio da igreja pode-se ter uma vista linda do centro histórico de Tiradentes, e da incrível paisagem que cerca a cidade.
Essa igreja é tão famosa, que casar nela é o sonho de muitos casais. Dizem que a fila de espera, chega a ser de um ano. Além disso, me contaram também, que vem até casais de outros países, para casar em Tiradentes.
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Pouco se sabe sobre essa igreja, pois os livros da irmandade responsável, foram perdidos. Acredita-se, que foi erguida entre 1740 e 1770, e sua arquitetura segue a arte barroca.

Sua importância histórica, cultural e artística, fez com que a igreja fosse tombada pelo IPHAN, como patrimônio nacional.
Chafariz de São José
O Chafariz de São Jose é um marco de símbolo de Tiradentes, considerado também, um dos mais lindos de Minas Gerais.

Construído em 1749, era a principal fonte de abastecimento da cidade. Sua arquitetura assemelha-se muito com a utilizada em igrejas, com predominância barroca.

O chafariz possui 3 saídas de água. Uma para o consumo humano, outra para os animais, e a terceira, para que os escravos lavassem roupas. Além disso, possui uma imagem de São José de Botas.
Museu da Liturgia
O Museu da Liturgia é um dos principais pontos turísticos de Tiradentes, junto com o Museu Sant’Ana, que falo mais adiante.
Funciona em um antigo casarão, que já foi casa paroquial, e fica localizado na mesma rua da Igreja Matriz. É o único museu da América Latina, especializado em Liturgia.

Fora, exposições temporárias ocorrem com frequência. Dentro do museu, são mais de 420 peças expostas, sendo datadas do século XVIII ao XX. Além disso, alto falantes fixados na parede, produzem textos bíblicos.
A entrada é paga, e custa 10 reais (2018). Acredito que seja um passeio bom para quem gosta de turismo religioso, pois é bastante focado nisso.
Museu Sant’Ana
Como diz no próprio site do Museu, esse lugar é um encontro arte, história e fé. O Museu Sant’Ana foi criado em 2014, e está localizado onde era a antiga Cadeia Pública de Tiradentes.
Como o próprio nome sugere, o museu é todo focado em Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família. São mais de 290 imagens da santa, produzidas nos mais variados estilos e técnicas, vindas de diversas partes do Brasil.

A coleção foi reunida durante 4 décadas, por Angela Gutierrez, e é única no país. Foi doada ao patrimônio público, e hoje é administrada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez.
Passeio de Maria Fumaça
Esse também é um grande destaque no turismo da região de Tiradentes. A rota foi inaugurada em 1881, liga Tiradentes e São João Del Rei, em 12 km de trilhos.
O passeio dura cerca de 50 minutos, passa por montanhas, muita natureza e construções do século XIX. A locomotiva, também de época, tem capacidade de transportar até 280 pessoas.
Ocorre apenas de sexta a domingo, com algumas exceções em feriados e datas especiais. Isso, e o limite de pessoas, faz com que seja recomendado a compra antecipada.
Você pode comprar pela internet, através do site oficial do passeio.
Quanto custa
Confira abaixo os valores para o passeio de trem entre Tiradentes e São João Del Rei. Lembrando que esses são valores de dezembro de 2018, e podem ter sofrido alterações.
Somente ida: R$60,00
Ida e volta: R$70,00
Meia entrada válida para estudantes, idosos e criança de 6 a 12 anos. Crianças até 5 anos não pagam.

Ecoturismo em Tiradentes
Apesar de o foco de Tiradentes ser o turismo histórico e religioso, a região também oferece um grande ecoturismo, com trilhas, cavalgadas e até esportes de aventura.
Infelizmente, peguei todos os dias de chuva na cidade, com uma pequena trégua de algumas horas. Por isso, não consegui aproveitar a parte natural da cidade.
De qualquer maneira, acho válido listar aqui as opções, caso você tenha mais sorte que eu.
Cachoeiras
Confira abaixo quais são as cachoeiras da região.
- Cachoeira do Mangue
- Cachoeirinha Paulo André
- Cachoeira do Urubu
- Cachoeirinha Bom despacho
- Cachoeira do KM 14
- Cachoeirinha da Viúva
Caminhadas
Abaixo, algumas caminhadas. Recomenda-se que faça essas caminhadas com um guia experiente.
- Caminhada pela linha de trem
- Caminhada na Serra de São José
- Trilha do Carteiro
- Travessia Águas Santas / Mangue
- Serra do Lenheiro
Bichinho – MG
Quem vai a Tiradentes, não pode deixar de conhecer também Bichinho. Um pequeno povoado, localizado entre Tiradentes e Prados, que reúne muita história, cultura e principalmente, arte.
É basicamente uma só rodovia, que corta o povoado e reúne todos os lugares interessantes a serem visitados. Mas isso não faz com que a visita seja sem graça.

Nessa rodovia você vai encontrar dezenas de galerias de arte, que é o que fez a fama de Bichinho. Artesãos e artistas expõem suas obras fora das casas, e alegram quem passa por ali.
Também existem em Bichinho, alguns alambiques, de onde saem maravilhosas cachaças mineiras. Uma delas, a Mazuma Mineira, foi uma das melhores cachaças que já provei.

Um dos destaques, é a Casa Torta. Uma casa, que como o nome sugere, é torta, e chama bastante atenção. O espaço abriga um café, galeria de arte e também é destinado para eventos culturais.
Aqui é só um resumo sobre Bichinho. Eu gostei tanto do lugar, que fiz um post específico sobre o lugar. Confira:
- Bichinho, MG – Roteiro com pontos turísticos e alambiques
Onde se hospedar
Tiradentes é uma cidade muito famosa de Minas Gerais, inclusive, já foi inclusive, cenário de diversas novelas. Ou seja, existem diversas opções de hospedagem, para todos os orçamentos.
Eu fiquei no Hostel Tiradentes, e pra quem curte esse tipo de hospedagem, recomendo demais!
O hostel é gerenciado pelo casal Otávio e Camila, que são super receptivos e prestativos. O lugar, apesar de simples, é confortável, aconchegante e bem localizado.

Também é muito bem estruturado, com cozinha bem equipada, quartos confortáveis, bar e até uma piscina. Tudo perfeito para você curtir Tiradentes, gastando pouco.
Mas eu sei que nem todo mundo gosta de ficar em hostels, e preferem lugares mais confortáveis e com mais privacidade. Pensando nisso, fiz uma pesquisa, e achei excelentes opções.
Como melhor custo benefício, minha recomendação é o Pouso Lar Doce Lar. A localização é ótima, realmente do lado do centro histórico, restaurantes e todos os pontos turísticos. A nota geral no Booking é 9,9.

Caso o seu estilo de viagem seja de muito luxo, Tiradentes também oferece opções nesse padrão. A mais conhecida, exclusiva e luxuosa, é a Pousada Pequena Tiradentes. Sinceramente, nem consigo descrever essa pousada, as fotos no Booking falam por si.
História e muito charme
Tiradentes é sem dúvida, destino imperdível pra que gosta de turismo histórico e religioso. Mas também oferece um bom ecoturismo.

Eu visitei Ouro Preto pouco tempo antes de ir para Tiradentes, e confesso que fiquei com medo de ser mais do mesmo. Depois percebi que na verdade são bem diferentes, mesmo sendo do mesmo estilo.
Tiradentes tem uma vibe mais tranquila e gostosa. Não tem a correria e agito dos universitários de Ouro Preto.
Mais destinos em Minas Gerais
- O que fazer em Capitólio
- O que fazer em Ouro Preto
- Bares em BH – Guia de cerveja artesanal
- Bichinho, MG – Roteiro com pontos turísticos e alambiques
- Aiuruoca, MG – Destino escondido cheio de cachoeiras
- Carrancas – Como chegar e o que fazer
- Alto Caparaó, MG – Turismo, café e gastronomia
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – Guia completo
- O que fazer em São Thomé das Letras
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Tem algo em Tiradentes nessa época de pandemia? Estou pensado em visitar no domingo com meus pais, vc acha que seria legal?
Olá Cristiano! Como sou de SC, não sei te dizer exatamente a situação da quarentena em MG. Até onde sei, as coisas ainda estão meio fechadas. O ideal é você entrar em contato com a prefeitura da cidade, ou até com os empreendimentos.
Olá, vi que vc visitou em dias de chuva, gostaria de saber se vale a pena? Estou programando viagem para proxima semana e a previsao é de chuva todos os dias. Obrigada
Olá Su! Olha, sendo bem sincero, a chuva atrapalha bastante, pois fica ruim de caminhar pelo centro histórico.
Olá. Não consegui acessar o mapa… Inclui nome completo e email.. mas não obtive o acesso. Vc pode me ajudar ?
Olá ELaine! Infelizmente o mapa não está mais disponível, vou tirar isso do post.