Bichinho, MG – Guia com pontos turísticos e alambiques
Bichinho, que na verdade se chama Vitoriano Veloso, é um distrito da cidade de Prados, logo ao lado de Tiradentes, famosa cidade turística de Minas Gerais.
Tiradentes, é bastante visitada por seu turismo histórico, que tem grande importância na história mineira e brasileira. Porém, nem todos que visitam a cidade, aproveitam para conhecer Bichinho.

Mal sabem essas pessoas, tudo o que estão perdendo. Bichinho é um lugar fantástico, e eu diria até, que uma viagem a Tiradentes só é completa, se tiver Bichinho no roteiro.
Eu passei 6 dias em Tiradentes, e durante esse tempo, fiz dois bate e volta para Bichinho, de tanto que gostei do lugar. Vou contar aqui, o que fazer em Bichinho, e espero te convencer e ir para lá também.
Ah, e no final do post, você poderá ter acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Como chegar
De Tiradentes até o centrinho de Bichinho, são pouco menos de 9 quilômetros, em estrada de calçamento. Não é um trajeto rápido, devido às condições da rua, e leva em torno de 25 minutos.
O que é até bom, pois você vai devagar, aproveitando o caminho e a paisagem. No trajeto, você passa por diversas galerias de arte, e diversos dos pontos turísticos da região.
Não há linhas de ônibus que levem até Bichinho, ou seja, ou você vai de carro, ou de bicicleta. Ambas são boas opções, e é claro que, com bicicletas o esforço é maior.
Alugar carro em Minas Gerais
Caso você não esteja viajando de carro, e gostaria de visitar Bichinho dessa maneira, terá que alugar um.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Bichinho, MG
Apesar de ser realmente muito pequeno, existem várias opções de passeios e pontos a conhecer em Bichinho. Como eu disse, fui duas vezes para lá.
Mas acredito que com um roteiro bem organizado, é possível fazer e ver tudo em um dia inteiro. Confira agora o que fazer em Bichinho, e monte um roteiro perfeito.
Museu do Automóvel da Estrada Real
Rodrigo Cerqueira Moura começou sua coleção de carros antigos em 1976, adquirindo e restaurando os mais diversos modelos, tanto nacionais como importados.
Em 2006 fundou o Museu do Automóvel da Estrada Real, com cerca de 50 veículos. Desde então, se tornou ponto turístico imperdível da região, e veio aumentando ainda mais sua coleção.

Hoje são mais de 60 veículos, acompanhados também de bicicletas, motos e até um trator bastante raro. O trator é um da marca International Havester, modelo Farmall ano 1954.

Você também vai encontrar o raro Renault Fregate 1953, o clássico Austin Mini e até nacionais, como o Simca Chambord e DKW Vemag.
Alguns dos modelos, podem até ser alugados, para eventos como casamentos, por exemplo.
Casa Torta
A Casa Torta talvez seja o ponto turístico de Bichinho que mais chama a atenção. O lugar é, literalmente, uma casa torta, e é impossível não se impressionar.
Criada pelo casal de atores, Renato Maia e Lu Gatelli, no dia 12 de outubro de 2016, a Casa Torta surgiu como um espaço cultural. Nela, ocorrem oficinas, apresentações teatrais, gastronômicas e musicais.

Além disso, dentro da casa existe um café e lojinha de souvenirs. A ideia é deixar o lugar aconchegante e confortável, fazendo renascer a criança interior de cada um.
Infelizmente, nos dois dias que fui a Bichinho, a Casa Torta estava fechada, mas no blog Lá Vai Naná, tem um post bem completo, específico sobre o lugar.
Ateliês de arte
Bichinho é o refúgio de vários artistas, que espalham seus ateliês pelas ruazinhas do distrito. Passando pela rua principal, você já percebe vários deles, exibindo suas artes nas janelas e calçadas.

Grandes artistas vivem na região de bichinho, inclusive Toti, famoso pela valorização do artesanato brasileiro, em cidades como Paraty, por exemplo.
Inclusive, diversas galerias de arte, de todas as regiões do Brasil, compram obras de arte, esculturas e outras peças, dos ateliês de Bichinho.
Oficina de Agosto
O mais famoso dos ateliês, é a Oficina de Agosto. Ateliê criado por Toti e sua irmã, Sonia Vitaliano, com objetivo de recuperar o artesanato brasileiro, e torna-lo um meio de subsistência das pessoas.
Toti é apaixonado por arte desde pequeno, o que o levou à Itália, para aperfeiçoar suas técnicas e adquirir novos conhecimentos.

Em 1991 chegou em Bichinho, e com a Oficina de Agosto, transformou a vida da pequena comunidade. Sempre preocupado com questões ecológicas, passou a utilizar materiais recicláveis para suas criações.
Também ensinou os moradores da região a trabalhar com a arte, criando um novo modelo de vida. A oficina é então, um espaço colaborativo, onde Toti e outros artistas locais, podem expor suas mais belas obras.

Igreja Nossa Senhora de Penha
Finalizada em 1771, a Igreja Nossa Senhora da Penha levou quase 40 anos para ser construída. Idealizada por Manoel Victor de Jesus, a igreja é tombada Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fica localizada na avenida principal de Bichinho, de fácil acesso. Seu exterior, talvez não chame tanto atenção, se comparado à outras igrejas de Minas Gerais. Porém, seu interior é rico em obras do estilo Rococó.
Alambiques em Bichinho
Visitar Minas Gerais e não tomar uma boa cachaça, é quase um insulto para os mineiros. Em Bichinho não é diferente, ainda mais considerando que existem três alambiques na cidade.
Claro que, por motivos profissionais, visitei todos, e assim posso recomendar pra você. Abaixo vou falar um pouco sobre cada um deles. Preparado para fazer um tour de cachaça?
Cachaça Tabaroa
Essa foi a primeira que visitei, e indo de Tiradentes para Bichinho, vai ser a primeira que você vai chegar.

Na verdade, não visitei a fábrica em si, apenas o bar, que fica na beira da principal rua do distrito. O bar é bem bacana, serve porções e diversos tipos de bebidas, além da cachaça, obviamente.

Junto com o bar, existe uma lojinha, que foi feita dentro de um barril gigante, antigamente utilizado na produção de cachaça.
Produzida desde 1987, a cachaça é vendida em diferentes estilos, os quais você pode provar na loja, e se quiser, é claro, pode levar para casa um exemplar.

Cachaça Velho Ferreira
Fundada oficialmente em 1997, a Cachaça Velho Ferreira vem sendo produzida desde muito antes, por Vicente Ferreira Rodrigues. O sonho de Vicente foi sustentado por seu filho, Antônio, e idealizado pelo neto, Cláudio.

Produção totalmente artesanal, que passou de geração em geração, e hoje é exposta em uma linda propriedade, em Bichinho.

A loja tem um ambiente aconchegante, em meio a natureza, e oferece as três opções de cachaça da marca. Além disso, você pode provar também os licores, também da Velho Ferreira, e outros produtos artesanais da região.

Cachaça Mazuma Mineira
Conheçer o Alambique da Mazuma Mineira, foi sem dúvida, a melhor experiência que tive em Bichinho. Além da qualidade excepcional da cachaça, você ainda pode fazer um tour guiado pelo alambique.
História
A Mazuma Mineira surgiu como um projeto de aposentadoria de seu fundador, Fábio. Empresário, após vender sua empresa, decidiu passar um ano curtindo Tiradentes, e nesse período, decidiu fazer um curso de Mestre Alambiqueiro.
A paixão foi tamanha, que o Fábio e sua esposa decidiram fundar a cachaçaria, onde produziriam cachaças com o seu toque e qualidade.

Em visita a Bichinho, o casal viu uma grande oportunidade. Um espaço perfeito, onde poderiam idealizar o grande sonho. Hoje, nesse espaço, o visitante pode conhecer todo o processo, desde o plantio da cana, até a degustação e harmonização da cachaça.
Tour guiado
A Mazuma Mineira é a única das três citadas, que oferece um tour completo, mostrando desde o começo até o fim, o processo de produção da cachaça.

O tour é guiado por Sérgio, mestre Alambiqueiro responsável pela produção, e começa no armazenamento dos barris. Ali, Sérgio mostra e explica os diferentes tipos de barris utilizados, e qual a influência de cada um na cachaça.
Os barris utilizados:
- Carvalho – Americano e europeu
- Amburana
- Jequitibá
- Balsamo
- Castanheira

Subimos para o alambique, onde aprendi como se faz uma boa cachaça. O que me chamou a atenção, é que o alambique é todo moderno, e utiliza equipamentos à vapor, que não utilizam fogo.
Todo o processo utiliza a gravidade como método de transporte de um setor para outro, economizando assim bastante energia.

Hoje, a Mazuma Mineira está em uma propriedade de 12 hectares, sendo 3,5 só de plantação de cana. Cana de qualidade, selecionada e cortada a mão, para controle total de qualidade da cachaça.
Cerca de 16 mil litros de cachaça são produzidos por safra, distribuídos entre 6 diferentes tipos, os quais você prova ao final do tour, junto com queijos.

O tour acontece em dias e horários específicos. Confira a programação no site oficial da Mazuma Mineira.
Onde se hospedar em Bichinho
Gostou de Bichinho e quer se hospedar na região? Pelo que pesquisei, existem bem poucas opções de hospedagem em Bichinho, e selecionei uma, que eu acho a melhor, pra te indicar.
A Pousada Baobá, me parece ser uma excelente opção. Um casarão, bem estilo fazenda do interior, daqueles que aparecem nas novelas. Tem uma vibe incrível, e um espaço externo muito aconchegante.
Mas caso você queira se hospedar em Tiradentes, minha indicação é o Pouso Lar Doce Lar. Tem ótima localização, e é o melhor custo benefício da cidade.
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Curta Bichinho
Apesar de pequeno, o distrito de Bichinho merece sim uma visita. Um lugar fantástico, cheio de energia e vida. Viaje com as lindas obras de arte, e deixe-se levar pelas fantásticas cachaças da cidade.
Mais destinos em Minas Gerais
- O que fazer em Tiradentes
- Carrancas, MG – O segredo de Minas Gerais
- O que fazer em Ouro Preto
- Bares em BH – Guia da cerveja artesanal
- O que fazer em Capitólio
- Aiuruoca, MG – Um destino exótico do estado
- Alto Caparaó, MG – Turismo, café e gastronomia
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – Guia completo
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
ótimas dicas, é sempre bom saber o as cidades podem oferecer de bom em nossos passeios e contando com as dicas de quem já passou pelos locais tudo se torna mais fácil e você ganha mais tempo para outras descobertas.
Obrigado José!