O que fazer em Curitiba – Guia imperdível (por quem morou na cidade)
Quer descobrir o que fazer em Curitiba? Me acompanhe até o final desse post e explore o melhor da capital paranaense.
Das capitais que conheço, Curitiba é a que mais gosto, talvez por que morei 5 anos na cidade, ou talvez, apesar de grande, ser muito bem organizada e verde.
Assim como toda cidade grande, Curitiba é cheia de opção em todos os sentidos. Muitos bares, restaurantes, baladas, parques e por ai vai. Aqui vou listar meus lugares preferidos da cidade, separados por categorias.
Assista esse post:
Como chegar em Curitiba
Curitiba é uma das principais cidades do sul do Brasil, e chegar nela de carro, é bastante fácil. Ela faz conexão com diversas cidades da região e as principais rodovias de acesso são:
- BR-116
- BR-376
- BR-277
Caso você esteja de carro, basta utilizar qualquer GPS que você estará em boas mãos.
Alugue carro para viagem em até 12x
O aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional Afonso Pena, que na verdade fica em São José dos Pinhais, região metropolitana.
Voos para Curitiba são frequentes e costumam ter um preço bom, visto que o aeroporto da cidade é um dos pontos de conexão do Brasil com outros países da América do Sul.
De ônibus, saindo de São Paulo, a viagem dura poucos mais de 6 horas, e você consegue encontrar passagens por cerca de R$90,00.
Saindo de Florianópolis, são cerca de 4 horas e meia de viagem, e a passagem fica em torno de R$70,00.
Locomoção em Curitiba
Mas antes de te falar o que fazer, vamos falar sobre como chegar em todos os lugares?
O transporte público em Curitiba funciona de maneira exemplar, e você pode ir para qualquer lugar da cidade, as vezes utilizando apenas uma passagem. O sistema é tão bom, que foi implementado em várias outras cidades do mundo.
Você pode utilizar o transporte público tranquilamente, e para verificar destinos e horários, é só conferir no site oficial da URBS.
Além disso, na cidade também funciona o Uber, que é sempre uma excelente opção.
VEJA TAMBÉM >> Onde ficar em Curitiba: Guia indispensável
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Hospedagem em Curitiba
Existem realmente centenas de opções de hospedagem em Curitiba, e concordo que as vezes é difícil escolher.
Eu morei em Curitiba por 5 anos, e muita gente vem me perguntar pessoalmente, sobre qual a melhor região para se hospedar.
Para ajudar essa galera, e facilitar na escolha de um bom hotel, eu criei um guia simples e prático sobre o tema.
Confira >> Onde ficar em Curitiba
O que fazer em Curitiba
Beer Train
Um dos passeios em destaque de Curitiba é pegar o trem em direção à Morretes, descendo a serra com bastante tempo para apreciar a bela paisagem. Realmente digo que é um passeio incrível e todos deveriam fazer
Agora por que não deixar tudo isso ainda melhor? Acredito que foi essa pergunta que o pessoal da Bodebrown se fez para criar o Beer Train, que nada mais é do que ir de Curitiba a Morretes de trem e com MUITA cerveja.
Foi uma experiência única, com diversas cervejas de alta qualidade, lançamento de novos rótulos, pães feitos com malte, pretzels e queijos para harmonizar com cada cerveja disponível. Tudo isso somado a receptividade incrível do staff da cervejaria.
Falo mais sobre o passeio de trem até Morretes um pouco mais abaixo.
Para mais informações sobre esse passeio, recomendo entrar em contato com a Bodebrown, se não em engano o passeio é feito 4 vezes ao ano.
Parque Barigui
O parque Barigui é um dos mais movimentados e famosos de Curitiba, sendo destino clássico nos finais de semana. Com 1,4 milhão de metros quadrados, o parque é um dos maiores da cidade, e abriga um lago de 230 mil metros quadrados.
Foi criado em 1972 para preservar a mata nativa, e além disso, conter as enchentes na cidade. Quando chove muito, antes das casas e prédios serem afetados pela água, o parque se alaga. Um exemplo inteligente e bonito da engenharia e planejamento.
No parque Barigui, existem diversas opções de lazer, e é possível apreciar diversas espécies de animais que vivem soltos na região. Alguns exemplos são as aves, roedores e capivaras. Você vai encontrar:
- Pista de corrida/caminha de 5,2km
- Museu do Automóvel
- Futebol de areia
- Vôlei de areia
- Trilhas
E além do listado acima, existem várias outras coisas, como quiosques com churrasqueiras, lanchonete em cima do lado e academias públicas. O parque também abriga um pavilhão, onde frequentemente ocorrem eventos de grande porte.
Parque Tanguá
Pra mim esse é o mais bonito dos parques de Curitiba. Existe uma fonte muito bonita, um lago e essa construção da foto abaixo, que são incríveis. Mas em minha opinião, o espetáculo é por conta da natureza. Ver o pôr do sol no parque Tanguá é sem dúvida imperdível.
Jardim Botânico
Cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico merece uma visitinha. Esse é um lugar muito tranquilo e relaxante, com diversos canteiros de flores e muita área verde. Tem até alguns bichinhos soltos por lá, como tartarugas por exemplo.
Saiba mais sobre o Jardim Botânico nesse post do Juny Pelo Mundo. Cheio de informações e fotos. ;D
Parque Tingui
O Parque Tingui está entre os pontos turísticos famosos de Curitiba e é bastante visitado. Seu nome é em homenagem ao povo indígena, que foram os primeiros habitantes da região, e inclusive, você vai encontrar no parque a estátua do cacique Tindiquera.
O ano de implantação do parque é 1994, tem área aproximada de 380 mil metros quadrados e faz parte de um projeto maior. A prefeitura de Curitiba tem o objetivo de criar um parque linear, que une o Parque Tingui com o Parque Barigui.
Assim como os outros parques, é um excelente lugar para caminhar, passear com o cachorro, correr e várias outras atividades. É também no Tingui que está outro ponto muito conhecido em Curitiba, o Memorial Ucraniano, do qual falo abaixo.
Memorial Ucraniano
Já na entrada do parque, após o portal, o visitante depara-se com o famoso Memorial Ucraniano. Foi inaugurado em 1995, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes ucranianos, e é um símbolo da cultura de Curitiba.
A construção principal, é uma réplica da igreja ucraniana de São Miguel, uma das mais antigas do país. Dentro você vai encontrar exposições permanentes de diversos objetivos típicos, como as pêssankas, que são ovos pintados a mão.
Passeio Público
Localizado no centro da cidade, é o parque mais antigo de Curitiba. Lá você vai encontrar muita área verde e diversos animais. É quase um zoológico bem no centro da capital. Um bom lugar pra fugir da correria do dia a dia.
Bosque do Alemão
O Bosque do Alemão é um parque um pouco mais tranquilo e menos movimentado, perfeito para passear com crianças. Digo isso porque, para atravessar o parque, passamos por um caminho onde conta-se a história de João e Maria.
São placas que vão surgindo pelo caminho, contando a história até que chega-se na casa na bruxa. Lá, em horários específicos, ocorre um mini teatro, onde a bruxa aparece para os pequenos. Além disso, ainda existe uma torre de madeira, com 15m de altura, de onde é possível ver boa parte da cidade.
Parque Municipal do Passaúna
Quer fugir um pouco do tradicional e dos parques super turísticos? Visite o Parque Municipal do Passaúna!
Esse parque foi inaugurado em 1991, e nasceu para preservar a qualidade da água do rio Passaúna, onde encontra-se uma represa, que representa boa parte do abastecimento de água da cidade.
Esse é um parque pouco conhecido , inclusive entre os moradores de Curitiba, e visitá-lo é muito interessante. A principal atração é o mirante de 12m de altura, que oferece uma vista fantástica da região. E dizem que o pôr do sol visto dele, é maravilhoso.
Além disso, é possível passear de bicicleta, alugar pranchas de stand-up paddle, caiaque e muito mais. Existem também uma trilha ecológica que percorre todo o parque, com uma extensão de 3,5km, onde pode-se caminhar ou passear de bicicleta.
Além disso, o parque possui pontes de madeira muito bonitas, áreas de pesca e até quiosques com churrasqueiras, ás margens do rio. Um ambiente em meio a natureza e muito aconchegante, que é considerado área de proteção ambiental.
Ônibus de turismo
Em Curitiba existe a linha turismo, que é um ônibus que passa por todos os principais pontos turísticos da cidade. É possível pegar esse bus em qualquer ponto turístico, e cada passagem da o direito a até 4 reembarques.
Eu particularmente nunca utilizei, mas acredito ser uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo em Curitiba.
Confira no site abaixo todos os pontos de parada e frequência da linha.
http://www.curitiba.pr.gov.br/idioma/portugues/linhaturismo
Feira do Largo da Ordem
A feirinha do largo da ordem é a maior feira de rua de Curitiba. É tão grande, que você vai passar horas andando por lá e não vai ver tudo. São muitas barraquinhas, quem vendem de tudo.
Artesanato, comida, bebida, artes, antiguidades, livros, e por ai vai. As apresentações musicais e danças enchem o ambiente de alegria, e os pratos típicos de várias regiões do país e do mundo, são perfeitos para o café da manhã ou almoço.
A feira acontece no centro histórico da cidade, todo domingo de manhã, e é um ótimo passeio para quem quer conhecer um pouco mais da cultura da cidade.
Ir para Morretes
Esse é um dos passeios mais famosos e procurados do Paraná, e sem dúvida você deveria colocar no seu roteiro. Como eu disse no começo desse post, eu fui para Morretes com o Beer Train, ou seja, nem lembro de muita coisa. Mas você pode ir para realmente curtir o passeio.
Mas o que Morretes tem de tão especial?
Começa com o passeio em si, no qual você desce a serra do mar de trem, passando por paisagens incríveis e encostas que chegam a dar medo. O povoado de Morretes foi fundado em 1721, e preserva até hoje toda a sua história, cultura e construções. Ou seja, visitar a cidade é como fazer uma viagem no tempo.
E além de toda a beleza natural e histórica da cidade e do passeio, ainda existe a parte gastronômica. Morretes é famosa pelo barreado, prato típico da cidade. Eu sei que o nome soa meio estranho, mas posso garantir que é uma delícia, e é o prato mais tradicional do estado.
Com origem açoriana, o prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina desfiada, cebola, alho, toucinho de porco, pimenta do reino, louro e cominho. Tudo é cozido na panela de barro e geralmente é servido com arroz e banana da terra.
Curiosidade: Dizem que um bom barreado é o que não desgruda do prato quando virado de ponta cabeça. Então não se assuste quando o garçom tentar derrubar a comida na sua cabeça.
Dica Tire a Bunda do Sofá: Descer para Morretes de trem é muito bacana, mas na hora de voltar para Curitba, vá de ônibus. De trem é demorado demais e você já vai estar cansado.
Morretes de carro – Serra da Graciosa
Além do passeio de trem, existe a opção de ir de carro, que também é espetacular. Você pode ir pela BR-277, que é a opção mais rápida, mas também sem graça. O esquema é descer a Serra da Graciosa, uma das mais lindas do sul do Brasil.
Do centro de Curitiba até o Portal da Graciosa, que marca o inicio do trajeto, são aproximadamente 46km, e de lá até Morretes são mais 80km. Boa parte da serra é asfaltada, e uma outra parte ainda é de calçamento, o que a deixa com um charme a mais.
As curvas sinuosas e ruas estreitas fazem com que a velocidade media de decida fique em torno de 30km/h, e isso é normal, afinal, quem está ali está passeando e sem pressa. No caminho existem diversos recantos, com lanchonetes, mirantes, e até quiosques com churrasqueiras.
E qual vale mais a pena, trem ou carro?
São dois passeios bem diferentes e nem tem como comparar. O trajeto, as vistas e a experiência são totalmente distintas e acho que vale a pena fazer o passeio das duas maneiras. É uma escolha muito pessoal, e fica a seu critério decidir o seu preferido.
Alugue um carro em Curitiba
Para visitar essa cidades próximas, o mais recomendado é alugar um carro. Isso vai te dar muito mais mobilidade e liberdade. Você vai poder explorar toda a região com calma, conhecendo tudo o que quiser e no seu tempo.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá.
A Rentcars não é uma empresa de aluguel de carros, mas sim um comparador. Ou seja, ela procura em todas as locadoras e te mostra as mais baratas, e você ainda pode pagar em até 12x.
Clique no banner abaixo e faça uma cotação.
O que fazer em Curitiba com chuva
A gente planeja uma viagem com toda aquela empolgação, monta um roteiro, lugares que a gente quer ir e tudo mais. E quando chega no lugar, ta caindo o mundo. Chato né?
Já aconteceu com você? Comigo já.
Justamente pensando nisso (e também porque chove muito em Curitiba), que eu criei essa seção separada, com opções de passeio legais pra fazer em Curitiba com chuva. Bora curtir a cidade sem se molhar?
Mercado Municipal
Inaugurado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é um dos principais pontos para compras da cidade. São mais de 360 pontos comerciais espalhados pelos mais de 15 mil metros do mercado. Cerca de 80% de todas as lojas são voltadas à gastronomia, o que atrai em torno de 65 mil pessoas por semana.
Visitar o Mercado Municipal de Curitiba obrigatório pra quem quer provas comidas e bebidas diferentes. Além das lojas, existem as opções de restaurantes e lanchonetes, que servem comidas excelentes.
Dica Tire a Bunda do Sofá: Não deixe de ir no Café do Mercado, e lá, prove o café do Jacu. Esse é o famoso café, que assim como o Kopi Luwak, é extraído do cocô do animal, o que deixa o café (segundo especialistas) com um sabor exótico e único.
Junto com esse café, eles ainda mandam um café expresso normal, para que você faça a comparação. Vale a pena provar!
Museu Egípcio
O Museu egípcio é um passeio perfeito para dias chuvosos em Curitiba, e mesmo em dias de sol, eu colocaria na lista. É um dos maiores desse tipo em todo o Brasil, e ainda conta com um diferencial bem interessante. Quer saber? Me acompanhe até o final.
Pra ser sincero, esse museu não é tão conhecido em Curitiba, e fica escondido atrás de lugares mais famosos, como os parques da cidade. Porém, o lugar é tão impressionante, que eu tenho certeza que vai te conquistar só com a fachada.
Todo construído de maneira clássica egípcia, o museu te convida a entrar, e o convite é irresistível.
Criado em 1990, o Museu Egípcio de Curitiba conta com mais de 700 peças, entre réplicas e originais. Você vai encontrar máscaras funerárias, vasos e estatuetas, entre outras coisas. Tudo organizado para contar a história do antigo egito.
A estrela do museu encontra-se no final, e esse é o diferencial que comentei acima. Em uma sala separada, onde inclusive nem é permitido fotos, está a múmia Tothmea. Uma múmia verdadeira, que viajou o mundo todo até chegar em Curitiba.
Museu Oscar Niemeyer
Também conhecido como MON, esse é o museu mais famoso de Curitiba, e também o maior. São 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, fato que o torna o maior da América Latina.
Inaugurado em 2002, tem seu espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura e design. O prédio principal servia antes como prédio público, utilizado pelo estado. Em 2001 então, foi concedido para a abertura de um museu, e foi quando Oscar Niemeyer projeto o anexo, também conhecido como Olho.
Desde sua inauguração, o MON já recebeu diversos prêmios, sendo alguns deles:
- Um dos 20 museus mais bonitos do mundo
- um dos 10 melhores museus do Brasil
- Um dos 10 melhores museus da América Latina
Além de visitar as exposições, é também muito bacana ir no MON para passar o tempo, relaxar e utilizar os espaços abertos. Você vai encontrar mesas de xadrez, espaço kids e um jardim enorme, onde as pessoas costumam levar seus cachorros para brincar.
Museu do Automóvel
Fundado em 1976 pelo Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná (CAAMP), o museu conta com um acervo de 150 veículos, que se alternam entre as 70 vagas do espaço. O CAAMP por si, foi criado com o objetivo incentivar a preservação dessas máquinas.
Dentro do museu, os carros são divididos em 3 categorias, Nacionais, Vintage e Corrida, e você vai encontrar e ter a oportunidade de apreciar modelos exóticos e raros, como o FORD T Sport Runabout 1926. Além dos carros, também estão expostas motocicletas e bicicletas.
Torre Panorâmica
Essa sem dúvida é melhor visitar com tempo bom, mas é um possível passeio para tempo ruim também. É a única torre telefônica do Brasil com um deck observatório aberto para visitação. Tem quase 110 metro de altura, foi fundada em 1991 e possui um observatório 360º em seu topo.
Não sei você, mas eu adoro ver as cidades que visito do alto, e esse é com certeza o melhor lugar para fazer isso em Curitiba. O deck é aberto de terça a domingo, das 10h as 19h e o ingresso custa R$5,00 por pessoa. Informações de março de 2018.
Memorial da Segurança no Trânsito
Mais um passeio fora da rota turística, e que eu recomendo muito você colocar em seu roteiro em Curitiba! O museu e memorial foi inaugurado no final de 2016, e é um projeto educativo e cultural da Volvo e mais algumas empresas.
Um lugar extremamente informativo e educativo, que conta toda a história do trânsito, desde seu surgimento junto com a civilização, mostrando sua evolução no tempo e como é hoje. Uma verdadeira viagem na história, não só dos automóveis, mas de tudo que envolve o trânsito.
Você vai conhecer também toda a tecnologia envolvida atualmente, que inclui itens que eu nem sabia que existem, como por exemplo o airbag de pedestres, que faz parte de alguns carros da Volvo.
O local ainda possui algumas atividades interativas, como o simulador de tombamento, óculos que simula embriaguez e o simulador de batida. Já imaginou como é a sensação de bater um caminhão a 10km/h? Aqui você pode sentir como é.
Confira abaixo o video de minha visita ao Memorial da Segurança no Transporte:
Mapa turístico de Curitiba
Preencha o formulário abaixo, e tenha acesso à um mapa exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Onde beber em Curitiba
O mercado de cervejas artesanais/especiais está crescendo muito rápido, e hoje já existem diversos bares de cerveja artesanal em Curitiba. Toda que vez visito a cidade tento conhecer novos bares e revisitar os meus preferidos. O que mais visitei sem dúvida é o Clube do Malte, pois lá aceitavam meu vale refeição. hahaha
Mas existem outras ótimas opções por lá, e com preços ótimos. Confira no post: Onde beber em Curitiba – Guia da cerveja artesanal
Onde comer em Curitiba
Curitiba é cheia de restaurantes, assim como qualquer cidade grande. Existem opções para todos os gostos e bolsos. Confira o post Onde comer em Curitiba e conheça os melhores restaurantes da cidade.
Bate e volta de Curitiba
Perto da capital paranaense existem diversas outras cidades menores que são incríveis, e com certeza vale pena conhecer. Confira o post 9 cidades para conhecer nas proximidades de Curitiba, do blog De Mochila e Caneca, e conheça cada uma delas.
Particularmente, a que eu mais gosto é a Ilha do Mel, inclusive acho que essa nem merece um bate e volta, mas um final de semana no mínimo. Eu considero a ilha um dos lugares mais fantásticos que já visitei, e chamo de paraíso do Paraná.
Confira o post O que fazer na Ilha do Mel e saiba tudo sobre esse cantinho maravilhoso do Brasil.
Conheça também Ponta Grossa, uma cidade perto de Curitiba e com uma beleza natural incomparável! É lá que estão dois grande pontos turísticos do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha e o Buraco do Padre. Saiba mais no post: Pontos turísticos de Ponta Grossa, o que fazer na cidade
Visite Curitiba!
Curitiba é sem dúvida alguma a cidade grande que mais gosto no Brasil. Toda organizada e verde, ela conquista seus visitantes e te convida a voltar. Uma cidade incrível e com opções de passeios para agradar a todos.
Espero que com esse post eu tenha te deixado com pelo menos um pouco de vontade de visitar a cidade e desvendar cada canto dela.
O que fazer no Paraná
Quer conhecer melhor o estado?
Aqui no blog tem um post especial somente sobre o Paraná. Uma lista com 10 destinos imperdíveis, e que merecem estar no seu roteiro.
Saiba mais >> O que fazer no Paraná – 10 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Cidade show de bola….
Adorei o post, Curitiba é uma cidade incrível e amei poder conhecê-la, agora, entretanto quero voltar pra experimentar suas dicas
Curitiba é linda demais! Volto sempre que posso.
Quero muito conhecer Curitiba. Que cidade mais linda e que fotos maravilhosas! Amei o post. Bjs
Muito no bom o post!! Vamos pra no final de semana que vem e suas dicas vão ajudar bastante a definir alguns passeios. Nós estamos indo especificamente para fazer o passeio de trem. Ansiosa! Obrigada por compartilhar!
Olá Keila! Que legal, Curitiba é muito bacana e com certeza você vai curtir. Aproveite o passeio!
Amigo, não fazia nem ideia que Curitiba tinha tanta coisa assim para ver, muitíssimo obrigado pelo artigo, vou usar ele esse final de semana para tentar impressionar uma mulher incrível. Paz e bem!
Olá Andre! Curitiba é realmente uma cidade de muitas surpresas. Os parques, e especial, são maravilhosos, recomendo dedicar um tempo para conhecer um deles.
Boa viagem, e curta Curitiba!
Iremos esse final de semana, chegaremos sexta à noite e voltaremos Domingo à tarde, espero que dê para conhecer bastante coisa, ela já conhece alguma coisa (*Jd. Botânico, aquele dos arames ..) por isso seu post vai ser importante, quero interrogar ela para saber onde já foi, aí vou levá-la nos outros kkkkk
Boa! hahaha Se conseguir, vá no Parque Tanguá ver o pôr do sol, é maravilhoso!
Caso ainda não tenha reservado hospedagem, acabei de lançar aqui no blog um artigo sobre isso, dando dicas sobre qual a melhor região. Segue link: https://tireabundadosofa.com.br/onde-ficar-em-curitiba/
Adorei suas dicas, realmente é uma cidade Maravilhosa. Parabens!
Obrigado Rosangela!
Oi! Estou pensando em ir no meio do ano. Gostei muito das dicas. Obrigada.
Olá Glaucia! Fico feliz que o post foi útil pra você. Boa viagem e aproveite Curitiba!
Adorei suas dicas. Muito bem elaboradas e uteis. Estou planejando um passeio pelo Parana. Somos de São Paulo e do PR só conhecemos Foz de Iguaçu que é lindissimo. Em 10 dias vc acha que dá para curtir os cantinhos do PR mesmo para um casal da 3a idade?
Olá Janete! 10 dias é um tempo bom sim, já da pra ver algumas coisas bacanas.
Muito lindo esse lugar pra passear c a família