Mostar, a cidade dividida pela guerra.

Mostar é dividida pelo rio Neretva, e foi essa divisão que separou amigos e até famílias durante a Guerra, pois os dois lados lutaram um contra o outro. Existem vários pontos que foram estratégicos durante as batalhas e que são possíveis visitar, porém todos de carro. Eu optei por fazer o tour que incluí esses pontos e ainda as cachoeiras Kravica.O tour não é muito barato, custou 30 euros, mas valeu muito a pena. Organizado pelo dono do Hostel Nina, dura o dia inteiro e é muito informativo, o guia do tour foi um soldado na Guerra e inclusive foi baleado 2 vezes, sendo uma delas por um de seus colegas de infância, só ouvir suas histórias já vale os 30 euros. Na visita passamos por uma base militar camuflada e hoje abandonada, bunkers e até ao lado de um campo minado, onde até hoje encontram-se minas.
O ponto mais famoso da cidade é a Old Bridge, construída no século 16, destruída durante a Guerra e reconstruída em 2004, fica a aproximadamente 26m acima do rio. Apesar de ter grades de proteção, muita gente ainda pula da ponte em troca de dinheiro, mesmo depois de algumas mortes e acidentes graves.
Passear pela parte antiga da cidade também é um passatempo, diria que é a parte antiga mais bonita das cidades que visitei, com arquitetura muito bacana, o problema é que praticamente 100% das construções viraram lojinhas de souvenir ou restaurantes, o que acaba estragando um pouco o clima.
Assim como os pontos da Guerra, para visitar as cachoeira Kravice também é necessário fazer um tour ou alugar um carro. No tour da Guerra as cachoeiras também estavam inclusas então acabei não indo em outro dia, mas fiquei com gostinho de quero mais, pois com o tour ficamos apenas 2 horas e meia lá, e o local é muito bacana, com restaurantes e tudo, vale a pena passar o dia lá, então recomendo juntar mais pessoas e alugar um carro, assim é possível ficar quanto tempo quiser e aproveitar bastante.
O tour também passou por mais dois vilarejos próximos de Mostar, Pocitelj e Bjagaj, ambos muito afetados pela Guerra. Pocitelj foi totalmente destruído e abandonado, reconstruído pelo governo anos depois, muitas casas foram reformadas pelo governo e outras instituições, porem permanecem abandonadas até hoje.
Quer saber mais sobre Mostar e o que fazer por lá? Não deixe de ler esse post do blog Ligado em Viagem!
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Que legal esse tour que você fez visitando o bunker e o campo minado? Nós acabamos não pegando guia e fazendo só o passeio pelo centro histórico, que por si só é lindo, né?
A cidade toda é linda, vale muito a pena visitar.
Que bacana, sabia pouco da história de Mostar e seu post e fotos ajudaram bem! Adoro locais históricos que permitem que entremos dentro de seus relatos! Parabéns pelo post!
Nunca tinha lido sobre Mostar. Achei a história interessante, mas muito triste. Fico imaginando nessa história de famílias e afetos que foram divididos, em tantas pessoas que morreram sem dar um último abraço entes queridos.
Sobre a ponte, é linda mesmo! Que bom que foi reconstruída. Quando estiver por essas bandas, vou visitar a cidade.
Adorei a história, essa tour deve ser maravilhosa! Tenho muita vontade de conhecer, jea coloquei aqui na lista.
Amei Mostar, só pelo post já fiquei apaixonada! Que pena que a cidade antiga seja totalmente de lojinhas e restaurantes, por que é realmente muito bonita! Bem, opção de suvenir e almoço não faltam, kkkk!
Eu já falei pra vocês que esses posts da Bósnia estão show, ne?! Muita vontade de conhecer o país por causa de vocês rs
Nossa, que bacana e interessante esse tour. Me lembro bem dessa guerra pois já estava trabalhando no escritório da Globo, em Londre, e cobriamos tudo por aqui. Legal ver que a cidade foi recosntruída!
Fazer um tour com alguém que viveu tudo que vai ser mostrado é uma experiência única, vale o investimento, já ouvi falar de Mostar e um pouco da sua história, é bem triste mas a forma como a cidade se recupera é admirável. Adorei seu post.
Estive em Mostar este ano e adorei! É um local com uma enorme carga histórica devido à guerra, mas também pela religião que divide a cidade em duas partes. Obrigado pelo artigo.
Tenho muita curiosidade em conhecer Mostar. Meu marido esteve 2 anos antes da guerra e ainda passou pela ponte original.