O que fazer em Berlim: conheça 13 atrações imperdíveis
Está pensando em visitar a Alemanha e quer saber o que fazer em Berlim? A capital da Alemanha é um dos lugares mais visitados da Europa e, neste artigo, vamos explorar os principais pontos turísticos da região, afinal, planejar a sua viagem não é uma tarefa tão simples.
Berlim é uma cidade que respira história e cultura, portanto, é impossível ir à Berlim sem aprender sobre momentos que marcaram a humanidade, como a Segunda Guerra Mundial.
Diversos monumentos e construções maravilhosas que te farão viajar no tempo durante a sua viagem pela região. No entanto, não se engane, pois a cidade também é muito inovadora, unindo o melhor dos dois mundos.
Para ter certeza de que você está com o roteiro completinho, não deixe de conferir essa lista e descobrir o que fazer em Berlim.
Vamos lá?
Outros textos da Alemanha
Não deixe de conferir outros artigos do blog sobre cidades alemãs inesquecíveis.
- O que fazer na Alemanha – conheça 10 atrações imperdíveis.
- Cidades da Alemanha – conheça 8 lugares incríveis.
- O que fazer em Bonn, Alemanha.
- Onde ficar em Bonn, Alemanha.
- O que fazer em Colônia, Alemanha.
- O que fazer em Stuttgart, Alemanha.
- Onde ficar em Stuttgart, Alemanha.
- Onde ficar em Munique, Alemanha.
O que fazer em Berlim?
Confira o que fazer em Berlim na lista abaixo, que contempla as atrações imperdíveis da capital da Alemanha!
- Memorial do Holocausto
- Muro de Berlim
- Portão de Brandemburgo
- Catedral de Berlim
- Reichstag – Parlamento Alemão
- Checkpoint Charlie
- Topografia do Terror
- AlexanderPlatz e Berliner Fernsehturm
- Unter den Linden
- Ilha dos Museus e Berliner Dom
- Potsdamer Platz
- Gedächtniskirche
- Mauerpark
1. Memorial do Holocausto
Quando você pensar em o que fazer na Alemanha, com certeza se lembrará de que a cidade abriga o Memorial do Holocausto.
Nem todo mundo sabe, mas o nome oficial da atração é Memorial aos Judeus Assassinados da Europa.
Esse é um dos mais marcantes monumentos de Berlim, que cobre 19 mil metros quadrados e é composto por 2700 lajes de concreto.

O ponto turístico foi criado com o intuito de homenagear os 6 milhões de judeus que morreram na época do nazismo. Além de ser uma parada obrigatória durante a sua passagem por Berlim, é também um lugar que vai despertar inúmeras sensações.
A entrada no local é gratuita.
Clique para fazer um tour em Berlim.
2. Muro de Berlim
Outro lugar que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Berlim é o Muro de Berlim, uma construção icônica da época da Guerra Fria.
É interessante conhecer um pouquinho sobre a história para ficar ainda mais empolgado com a visita.
Depois que a Alemanha foi derrotada na Segunda Guerra Mundial, foi determinado que o território alemão seria dividido em quatro zonas ocupadas pelos seguintes países: Estados Unidos, Grã-Bretanha, União Soviética e França.
Além disso, Berlim, também foi dividida. Com o tempo as relações entre União Soviética e os países capitalistas se tornou muito agressiva e, como consequência, ocorreu a divisão da Alemanha. O resultado foi a Oriental (comunista) e Ocidental (capitalista).

Foi assim que se iniciou a Guerra Fria e Berlim se tornou o símbolo da polarização — a capital do país foi dividida em duas partes.
Como consequência, a Alemanha Oriental construiu o Muro de Berlim. Esse muro dividia as duas partes da capital com o objetivo de manter os habitantes de cada um dos lados separados.
Com mais de 60 quilômetros de extensão e mais de 120 redes metálicas eletrificadas, essa construção separou amigos e familiares por muitos anos. Finalmente, em 1990 aconteceu a queda do muro, o que simbolizou a derrota do comunismo e o início do fim da polarização.
Ufa! Esse é só um resumo, mas o importante é você saber que é possível visitar o que sobrou do Muro de Berlim — em torno de 2 quilômetros ainda estão em pé pela cidade.
A East Side Gallery é um dos pontos mais conservados do muro, com um trecho de 1,3 km, às margens do Rio Spree. É possível visitar a construção a qualquer hora do dia. Além disso, nos anos 90 vários artistas coloriram o muro, transformando- em uma coleção de murais a céu aberto.
Outro ponto que restou do muro é o Memorial do Muro de Berlim, com 1 km da construção original e vestígios de túneis de fuga e da alfândega. A entrada também é gratuita e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 18h. Já a área externa fica aberta todos os dias das 8h às 22h.
Clique para saber mais informações.
3. Portão de Brandemburgo
Sabia que no final da Segunda Guerra Mundial muitos prédios da capital da Alemanha foram destruídos? O famoso Portão de Brandemburgo foi um dos monumentos que ficou em pé.

O construção foi realizada entre 1788 e 1791 e servia como um dos portões de acesso à cidade de Berlim. É muito simbólico, pois personifica a reunificação da Alemanha, além de ser um ponto muito famoso na cidade, no qual acontecem festas, concertos, festivais, entre outros eventos.
4. Catedral de Berlim – Berliner Dom
Construída em 1905, a Catedral de Berlim também é parada obrigatória para quem visita a cidade.

Conta com estilo renascentista italiana e no interior possui um altar de mármore e ônix, além de um órgão gigante de mais e 7 mil tubos. A vista da cidade é incrível para quem sobe até a galeria, mas é preciso enfrentar mais de 160 degraus.
O ingresso para visitar a Catedral de Berlim custa 5 euros e para subir até a galeria 7 euros.
Clique para obter mais informações.
5. Reichstag – Parlamento Alemão
O Parlamento Alemão é uma imponente e repleto de história, pois foi o local da Proclamação da República da Alemanha, em 1918.

É possível conhecer a construção por meio de uma visita gratuita no prédio. É necessário fazer uma reserva com antecedência para garantir.
6. Checkpoint Charlie
Também imperdível quando o assunto é o que fazer em Berlim, o Checkpoint Charlie era um local que, na época do Muro de Berlim, funcionava como um posto militar entre as duas partes da Alemanha (Oriental e Ocidental).

Ali, os oficiais, diplomatas e membros das Forças Aliadas passavam de um lado para o outro. Ao lado deste ponto, há o Checkpoint Charlie Museum, que conta com muita história sobre a construção do muro, além de relatos de fugas de alemães que tentavam passar do lado oriental para o ocidental.
Confira mais informações oficiais sobre o museu.
7. Topografia do Terror
Outro museu interessante de se conhecer em Berlim é o Topografia do Terror, que funciona como um memorial do lado mais perverso do nazismo.

Uma curiosidade é que o local foi a sede da Gestapo, a polícia secreta do regime nazista — ali era uma prisão durante os anos de 1933 e 1945.
Confira todas as informações sobre o museu.
8. AlexanderPlatz e Berliner Fernsehturm
Uma das praças mais famosas de Berlim, a AlexanderPlatz é uma região muito central na cidade. Nos arredores, há bastante comércio e uma estação de metrô.

Entre as atrações da praça, considere conhecer o Weltzeituhr, um relógio com o horário em diferentes fusos.
Além disso, a Berliner Fernsehturm, a torre de TV, também é um ponto turístico do local. É uma das construções mais altas do continente europeu, sendo possível avistar a cidade lá de cima.
Confira mais informações sobre a visitação na torre.
9. Unter den Linden
A Unter den Linden é uma das ruas mais charmosas e bonitas de Berlim, portanto, você precisa passear por lá quando visitar a cidade.

A rua começa no Portão de Brandemburgo e vai até a Ponte Schlossbrücke. Na região está a Universidade Humboldt, onde mais de 29 ganhadores do Prêmio Nobel estudaram.
A dica é tirar um período do seu dia para curtir um passeio tranquilo pela região e admirar cada detalhe.
Confira mais informações clicando aqui.
10. Ilha dos Museus
A Ilha dos Museus é considerada patrimônio da UNESCO e, portanto, uma atração imperdível se você é fã de museus.

Há cinco museus na região, ou seja, se quiser conhecer tudo vai precisar de bastante tempo: Pergamon Museum é o mais visitado, mas considere também o Alte Nationalgalerie, o Neues Museum, o Altes Museum e o Bode-Museum.
Clique e adquira seu ingresso com desconto.
11. Potsdamer Platz
Mais um lugar incrível para você que ainda não sabe o que fazer em Berlim: a Potsdamer Platz é um centro de lazer com cinemas, bares e restaurantes. Por lá, á garantia de entretenimento.

A praça existe desde o século XIX, mas acabou sofrendo muitos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de muito sofrimento, a região se reestruturou e volto a ser referência em lazer.
12. Gedächtniskirche
O nome é complicado, mas a Gedächtniskirche é uma igreja muito famosa, que sofreu bastante durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, restam apenas ruínas da torre que sobrou.

A imagem é um pouco triste e impactante, mas diferente de outras igrejas que você vai conhecer pela Europa. A construção não foi restaurada para lembrar a todos as tragédias causadas pela guerra.
Adquira seus ingressos agora mesmo.
13. Mauerpark
Para quem visitar Berlim durante as estações mais quentes, vale conhecer o Mauerpark, um parque muito gostoso, principalmente aos domingos.
Neste dia da semana, ele conta com um mercado de pulgas, karaokê ao ar livre e muitas outras atrações.

Clique para saber mais informações.
Viva o melhor de Berlim
Agora que você já sabe o que fazer em Berlim, que tal começar a planejar a sua viagem para a capital da Alemanha?
A cidade é repleta de história, cultura e lindos monumentos. Ah, e não deixe de conferir outros artigos sobre a Alemanha aqui no blog.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Munique.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.