O que fazer em Carrancas, MG – Roteiro imperdível de 2 dias
Minas Gerais é muito famoso por ser um estado com cidades lindas, repletas de belezas naturais, principalmente cachoeiras. A mais famosa delas é Capitólio.
Porém, existem algumas pérolas ainda escondidas no estado, e uma delas é Carrancas. A pequena cidade, ainda não descoberta pelo turismo de massa, é um verdadeiro paraíso natural.
É tão linda, que eu fui com intenção de ficar apenas 2 dias, e acabei ficando 5, e mesmo assim não explorei tudo. Descubra agora, o que fazer em Carrancas, e encante-se com essa maravilhosa cidade mineira.
VEJA TAMBÉM >> Pousadas em Carrancas – 5 opções perfeitas
ASSISTA ESSE POST:
Carrancas – MG
Carrancas é uma pequena cidade do sul de minas, localizada a menos de 100km de Tiradentes, famosa cidade histórica, que recebe milhares de turistas todos os anos. Mal sabem, que estão a menos de 2 horas de um lugar incrível, repleto de cachoeiras maravilhosas e pouco exploradas.
A cidade é pequena em habitantes, tem pouco mais de 4 mil habitantes, mas é grande em área, com mais de 700km². Como qualquer cidade pequena, é tranquila e sossegada, perfeita para relaxar no final de semana.
Como chegar
Chegar em Carrancas é tranquilo, ainda mais pra quem estiver na região. Apesar de existirem acessos alternativos, por estradas de terra, o acesso principal é pela BR-265.
Entre o caminho de São João Del Rei e Lavras, você passa por Itutinga, e é nessa cidade que você entra para chegar em Carrancas. É realmente muito fácil, e seguindo o GPS, não tem erro.
As cidades maiores mais próximas são Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A distância até Carrancas é de 280km e 320km, respectivamente, depende da rota que você escolher.
Caso você não esteja de carro, o aeroporto mais próximo, bem estruturado, é o de Belo Horizonte, e de lá você pode alugar um carro.
Alugar carro em Minas Gerais
Pra quem é de longe, alugar um carro é indispensável para explorar Carrancas. As cachoeiras são bem afastadas do centro, e também umas das outras.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Carrancas
Minas Gerais é a terra das cachoeiras, e Carrancas esconde algumas dessas maravilhas da natureza. Nesse tempo que passei na cidade, tive a oportunidade de conhecer bastante coisa.
Nesse post, eu conto pra você, em detalhes, sobre cada um desses lugares, e porque você deveria visitar todos. Saiba agora o que fazer em Carrancas, e monte seu roteiro na cidade.
Em Carrancas, as cachoeiras são separadas em 7 complexos, e cada um reúne algumas cachoeiras. Aqui no post, eu vou falar separado pelos complexos também.
Centro
O foco são as cachoeiras, mas uma volta no centrinho de Carrancas é muito válida. O centro é bem pequeno, e foi construído em volta da praça da cidade, onde também está a Igreja Matriz.
Na praça acontecem alguns eventos durante o ano, como por exemplo, o Festival Gastronômico de Carrancas. Ao redor dela, estão a maioria dos restaurantes e bares da cidade. Dou algumas dicas de onde comer no final do post.
Complexo da Fumaça
Das águas do Complexo da Fumaça, que vinha o fornecimento de energia da cidade de Carrancas. É nele, que foi filmado algumas cenas da novela Alma Gêmea, da Rede Globo.
Cachoeira da Fumaça
Na minha opinião, a Cachoeira da Fumaça é a mais imponente de todas. Uma queda d’água forte, com cerca de 15m de altura. O poço é grande e fundo, porém, é proibido tomar banho, pois a correnteza é bastante forte, e já houveram alguns acidentes.
Localizada a 3km do centro, o acesso é via estrada de terra, não muito conservada, e a entrada é gratuita. É a única cachoeira de Carrancas que está em área pública.
Outras
Nesse mesmo complexo, existem outras 3 cachoeiras, que eu não visitei. Pra chegar nelas, deve-se atravessar o rio e fazer trilhas, que até onde fiquei sabendo, são de nível fácil.
As cachoeiras do complexo:
- Cachoeira Véu de Noiva
- Cachoeira do Luciano
- Cachoeira da Serrinha
Complexo da Ponte
O Complexo da Ponte fica já na entrada da cidade, antes mesmo de chegar no centro. Nele, são duas cachoeiras, um poço e uma gruta. A entrada para o complexo é de 5 reais.
Cachoeira do Salomão
A Cachoeira do Salomão é a primeira da trilha, tem uma queda linda e larga. É possível chegar à sua base e também ao topo, tendo dois pontos de vista diferentes. Não há espaço bom para banho, apenas a queda d’água.
Cachoeira do Moinho
A Cachoeira do Moinho é baixa, porém bastante larga e com um poço mais profundo, melhor para banho. Além do poço principal, tem outros pequenos poços, bons para se refrescar no calor de Carrancas.
Outros
Além das cachoeiras, no Complexo da Ponte você também encontra o Poço da Ponte e a Gruta da Ponte. A gruta, já foi cenário para cenas da novela América, filmada em 2005.
Complexo da Toca
Saindo do Complexo da Ponte, do outro lado da avenida principal que leva ao centro de Carrancas, está o Completo da Toca, que é talvez, um dos lugares mais famosos da cidade.
Entrada: R$ 10,00
Coração
A fama vem justamente do coração. Um buraco esculpido pelas águas correntes, que tem o formato de um coração. Realmente lindo.
Dizem que é possível entrar no coração, e sair nadando por baixo. Eu realmente não aconselho a tentar, ainda mais de estiver sozinho. E pense bem antes de entrar, pois por cima é quase impossível de sair.
Cachoeira da Toca
Um pouco mais adiante na trilha, você chega na Cachoeira da Toca, que pra mim, é um dos melhores lugares para banho em Carrancas.
A cachoeira é bem pequena, mas o poço formado é perfeito. Não é tão grande, mas tem profundidade suficiente para mergulhar e lavar a alma. Além disso, tem uma mini ponte natural, com uma boa sombra.
Complexo da Zilda
O Complexo da Zilda é o mais conhecido de todos, e é o que mais tem atrativos. Porém, em 2018 toda a estrutura do complexo foi alterada.
Antes, o complexo como um todo era uma coisa só, e era possível acessar a grande maioria dos pontos turísticos gratuitamente. Porém parte do complexo foi comprada, e transformada em um parque.
Cachoeira do Escorregador
A Cachoeira do Escorregador continua fora do parque, e é um lugar bastante divertido de se visitar. A entrada custa 5 reais, e a trilha é bem leve e tranquila.
Minha recomendação é fazer a trilha até o final, chegando na cachoeira. Uma cachoeira pequena, onde é proibido tomar banho.
Depois, volte poucos metros e divirta-se. O escorregador natural, é uma pedra de uns 5 metros, bem lisa e que termina num pocinho. Uma experiência bacana e que deve estar no seu roteiro em Carrancas.
Cachoeira Racha da Zilda
A Cachoeira Racha da Zilda também continua fora do parque, e tem a entrada perto da Cachoeira do Escorregador. Dizem que é um dos lugares mais lindos de toda a região. Infelizmente, não pude visitar, pois havia chovido muito nos últimos dias, e a trilha estava bastante perigosa.
Parque da Serra do Moleque
Esse é o parque que foi criado dentro do complexo da Zilda, e gerou bastante polêmica. Depois de aberto, o parque começou a cobrar mais caro pela entrada em alguns pontos, e foi isso que gerou polêmica.
Antes, a entrada era 5 reais, e agora passou para 25 por pessoa. Mas não foi um aumento apenas pra faturar em cima dos turistas. O dinheiro está sendo investido, e a estrutura é sensacional.
Estacionamento amplo, restaurante, banheiros e sinalizações agora fazem parte do parque. Foi implantado até um trenzinho, que leva você do estacionamento até o início da trilha.
Sem dúvida é o parque com melhor estrutura de toda a região de Carrancas, e acho justo cobrar um valor para isso, sem contar a preservação do local, que agora é muito maior.
Além das cachoeiras, dentro do parque também existem inscrições rupestres, e isso é de uma história e cultura que não tem preço, que estavam sendo depredadas.
Cachoeira da Zilda
A Cachoeira da Zilda é a cachoeira mais famosa do parque, e talvez até de Carrancas. Uma cachoeira relativamente baixa, mas com alto fluxo de água e um poço excelente para banho.
É realmente bom para passar o dia, pois tem uma área que parece uma praia de pedras, que tem partes rasas e fundas para curtir a água.
Cachoeira da Proa
Seguindo a trilha, um pouco depois da Cachoeira da Zilda, você chega na Cachoeira da Proa. Uma cachoeira que parece mais uma corredeira gigante, linda e que tem suas águas deslizando por entre as pedras.
Na parte de cima, existem dois poços menores e mais rasos. Mas se você quiser um bom lugar para banho, recomendo descer até sua base. Lá tem um poço bem maior e mais fundo.
Outros
Além dessas duas cachoeiras, ainda tem a Cachoeira do Índio, Cachoeira do Guatambú e as inscrições rupestres. Devido as chuvas, também não pude visitar esses lugares.
O parque ainda vai crescer bastante, o proprietário me contou que vai construir uma tirolesa e até uma pousada. Pretende também fazer eventos especiais, como réveillon por exemplo.
Complexo da Vargem Grande
O complexo da Vargem Grande foi um dos que mais gostei. Reúne uma série de corredeiras e poços ótimos para sentar e relaxar. Não são fundos, ou seja, ótimos para levar crianças.
No complexo ainda tem restaurante e lanchonete, e a taxa de visitação é de 5 reais.
Cachoeira da Esmeralda
Dentro do Complexo da Vargem Grande está a Cachoeira e Poço da Esmeralda. Um lugar maravilhoso, com águas verdes, cristalinas e muito geladas. Pra mim, é um dos melhores lugares para tomar banho em Carrancas.
Paredão
Pra chegar em Carrancas, você passa por um paredão gigante, na verdade, você sobe ele, através de uma rua estreita. Subindo, você nem percebe o quão incrível é a vista de lá.
De cima do paredão é possível ver toda a região, e assistir o pôr do sol de lá, é uma experiência incrível, e que eu diria que é até imperdível em sua viagem.
Dica: Vá com roupas quentes, mesmo no verão. O vento forte faz com que seja frio no paredão, especialmente no final da tarde.
Complexo do Tira Prosa
O Complexo do Tira Prosa abriga a Cachoeira do Tira Prosa e o Poço da Canoa. A entrada tradicional é junto com a do Complexo da Ponte, e a entrada é 5 reais.
Porém, existe uma forma alternativa de chegar no complexo, que é por cima, descendo até a cachoeira. A entrada alternativa é do lado do Chalé do Sérgio, que foi onde eu fiquei hospedado, e vou falar em detalhes mais abaixo.
Entrando por cima, você tem uma vista linda da cidade, e vai descendo pela corredeira, chegando no Poço da Canoa, que leva esse nome pela sua forma.
Seguindo em diante você chegará na Cachoeira do Tira Prosa. Não cheguei a visitar, pois já era final da tarde, e ficaria escuro logo.
Mais pontos turísticos de Carrancas
Além dos lugares citados acima, ainda existem muito mais pra explorar em Carrancas. Tem o complexo do Grão Mogol, que também é bastante conhecido, entre outros, como a Cachoeira Grande e a Cachoeira das Bicas.
Também é possível praticar esportes de aventura, como voo livre, passeios de quadriciclo e cicloturismo.
Hospedagem em Carrancas
Mesmo ainda não sendo uma cidade muito turística, já existem diversas opções de hospedagem em Carrancas. Algumas excelente, outras nem tanto.
Na minha opinião, existem duas boas regiões para se hospedar na cidade. Uma é no centro, onde você terá fácil acesso à bares, restaurantes, mercado e etc.
E a outra, que eu acho mais interessante, é a serra, ou também conhecida como Paredão. Lá você terá uma vista incrível da região, e verá todo dia um maravilhoso pôr do sol.
Pra te ajudar a escolher uma boa opção de hospedagem em Carrancas, eu escrevi um post falando só sobre isso.
Nele, eu falo em detalhes sobre essas duas regiões, e ainda listo 5 opções perfeitas de pousadas na cidade. Confira o post completo clicando no link abaixo.
Pousadas em Carrancas – 5 opções perfeitas de hospedagem
Onde comer em Carrancas
Eu acabei comendo bastante no chalé mesmo. O Flávio e a Geisiele, do blog Viajando na Janela, estavam comigo no chalé, e fizemos até um churrasco em uma das noites. Mas fui comer em 3 lugares, achei o serviço e comida bons, então vou indicar pra você.
Para o café da manhã, recomendo o Armazém do Pão, que fica em frente da praça e da Igreja Matriz. Tem bastante opções e preço justo.
Em um dos dias, almoçamos no Uai Tchê, restaurante de comida típica mineira, com buffet livre.
E para fazer um lanche a noite, recomendo a Real Lanches Hamburgueria Artesanal. Oferece lanches bem saborosos e com preços bem atrativos.
Dicas gerais
Aqui vai algumas dicas gerais, que considero importante para a sua viagem a Carrancas.
- Mesmo no verão, leve roupas quentes, pois a noite faz frio, principalmente nas regiões mais altas.
- É bom levar dinheiro em espécie, pois sacar dinheiro em Carrancas pode ser complicado.
- Se quiser cozinhar, leve comida de casa e economize. No mercado de Carrancas as coisas são um pouco mais caras.
- A cidade é pequena, e fora de feriados e finais de semana, muita coisa fica fechada, principalmente restaurantes e até alguns dos pontos turísticos.
- Prepare-se para estradas de terra pouco conservadas.
- Os preços mencionados aqui são de dezembro de 2018, e podem ter sofrido alterações.
Roteiro de um final de semana
Carrancas costuma ser um destino de final de semana, para quem mora na região. E pensando nisso, montei um roteiro de 2 dias em Carrancas, pra facilitar o seu planejamento. Ele foi montado considerando que você chegue na sexta, ou sábado cedo.
Sexta
Considerando que você chegue na sexta a noite, recomendo dar um pulo no centrinho, conhecer a praça, a igreja e quem sabe até algum barzinho ou restaurante.
Sábado
Manhã:
- Cachoeira do Escorregador
- Cachoeira Racha da Zilda
Tarde:
- Parque Serra do Moleque
- Pôr do sol no paredão
Domingo
Manhã:
- Complexo da Toca
Tarde:
- Complexo da Vargem Grande
Desvende Carrancas
Carrancas ainda é pouco explorada, e pra mim, essa é a hora de visita-la, antes que o turismo de massa tome conta da cidade, como aconteceu com Capitólio.
E acredite, a cidade tem potencial pra isso, e acho que não vai demorar. Cada vez mais, Carrancas aparece nas mídias, e tem sido palco de novelas da Globo, o que acaba atraindo muita gente.
Conheça Carrancas em sua essência, desvende suas cachoeiras e relaxe a mente em suas águas geladas.
Mais destinos em Minas Gerais
Conheça mais destinos incríveis de Minas Gerais.
- O que fazer em Capitólio
- O que fazer em Tiradentes
- O que fazer em Ouro Preto
- Bares em BH – Guia de cerveja artesanal
- Bichinho, MG – Roteiro com pontos turísticos e alambiques
- Aiuruoca, MG – Destino escondido cheio de cachoeiras
- Carrancas – Como chegar e o que fazer
- Alto Caparaó, MG – Turismo, café e gastronomia
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – Guia completo
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Post PEFEITO! Sempre quis ir , mais nunca sabia por onde comecar! Agora me animei mais!
Obrigado Richelle! Fico feliz em ter ajudado
Bora conhecer Carrancas!
Tem dias de guias turísticos por lá? Quero ir, mas tô sem carro. Precisarei contratar:) obrigada !!
Olá Beatriz! Ouvi dizer que o Sandro (+55 35 8853-1078) é bom. Pessoalmente não conheço, mas foi indicação de um casal de amigos, que moram perto de Carrancas.
Muito bom compartilhar uma boa experiência.
Só uma correção: o complexo onde tem o Poço da Esmeralda chama-se Vargem Grande e não Vargem Verde.
Abraços
Olá Denise! Obrigado, foi erro meu mesmo, já vou corrigir!
Por nada!
Voltando pra apontar que ainda não foi corrigido o nome do Complexo onde fica o Poço da Esmeralda.
Não é Vargem Verde e sim VARGEM GRANDE
Olá Denise! Agora sim, ta corrigido. Obrigado!
Ótimo post. Adorei. AMO Carrancas, me sinto privilegiada de morar em uma cidade próxima a ela, então as vezes saímos daqui pra passar só dia mesmo. Lá tem ótimas opções de hospedagens, pelo AirBnb mesmo, há várias. E sobre seu comentário de aproveitar o momento pra conhecer a cidade, acho super válido. Há pouco tempo atrás, opções de hospedagens por essa plataforma que mencionei, eram pouquíssimas, hoje há muitas, pra vários gostos e “bolsos”… só pra se ter uma noção… questão de um ano mesmo, as mudanças foram enormes….
Parabéns pelo post, foi bem fiel a esse paraíso que é Carrancas, e a dica dos roteiros excelente pra quem está indo pela primeira vez e não sabe por onde começar! Abraços!
Olá Josi! Fico feliz que tenha gostado post! E realmente, você mora perto de um paraíso. E pensar que eu quase não fui pra Carrancas!
Sobre o crescimento, meus amigos de Lavras falaram a mesma coisa, e acredito que vai crescer muito mais ainda. A cidade tem muito potencial turístico. Um abraço!
Bom dia, qual valor pago na diária do chalé?
Olá Karem! Tudo bem? O valor varia de acordo com a época do ano, então o certo é você entrar no link do Airbnb, selecionar as datas que você vai viajar e ver o preço exato.
Adorei o post e o roteiro, estou indo neste feriado e espero aproveitar as dicas.
Gostaria apenas de saber onde fica o paredão que você mencionou no pôr do sol
Grata.
Parabéns pelo blog.
Olá Paola! Obrigado!
O paredão é já chegando na cidade, você terá que subir ele todo e depois descer de novo. Lá em cima, você entra para a esquerda (se tiver indo para o centro), em direção a uma pousada.
Olá, adorei o post! Gostaria de saber se os caminhos para as cachoeiras são muito esburacados. E se é cível ir com carro baixo. Obrigada!
Olá Adriana! Obrigado!
Então, eu fui com um Up, que é relativamente baixo. Achei bem tranquilo, e cheguei facilmente em todos os lugares. Dizem que as estradas ficam piores depois de muitos dias de chuva, então preste atenção nisso. Mas de modo geral, é tranquilo sim.
Muito legal o seu post! Como é o acesso às cachoeiras? São trilhas fáceis ou não? E as estradas… só de carro mesmo ou dá pra ir de moto? Obrigada.
O acesso às cachoeiras é bem tranquilo, e da pra ir de moto tranquilamente, acho até que é melhor do que carro.
Obrigado!
Olá, adoro seu site e Tô precisando de ajuda. Vou sair do RJ e separei 8 dias pra viagem. Qual roteiro você me indica?
Vou com meu esposo e minha filha de 2 anos.
Pensei em São João Del Rei / Tiradentes (2 dias ) > Ouro Preto / Mariana ( 2 dias) > Belo Horizonte ( 3 dias)
Mas tenho receio de estar ficando só em cidade histórica e não aproveitar lugares com paisagens tão belas ou sair muito da rota e acabar gastando muito além.
Vou no dia 15 de julho
Olá Amanda!
Você quer destinos em MG? Olha, as cidades que você escolheu são bem históricas mesmo, mas Ouro Preto também tem alguns destinos naturais bem bacanas. Da uma olhada no post que tem aqui no blog.
E Tiradentes, apesar de ser histórica, tem uma paisagem incrível em volta da cidade. De Belo Horizonte você pode dar um pulo em Inhotim, que foge um pouco da parte histórica também.
Acho que o seu roteiro ta bacana sim.
Se puder fazer as reservas aqui pelo blog, agradeço demais!
Qualquer dúvida é só chamar. Abraço!
Excelente post, parabéns e obrigada! =D
Obrigado Débora!
Olá! Obrigada pelas dicas!!
Saberia me dizer se há estabelecimentos que alugam bicicleta? E tem como se locomover para as cachoeiras somente de bicicleta, ou realmente é necessário ter carro?
Obrigada!
Olá Karina!
Não posso afirmar com certeza, mas em momento algum eu vi empresas de aluguel de bicicleta por lá, então acredito que não. Mas é possível que alguma operadora de turismo ofereça, teria que entrar em contato com uma pra ter certeza. Da uma olhada com essa: http://www.polianaturismoeeventos.com.br/carrancas
De qualquer maneira, as cachoeiras são bem distantes uma das outras, e seria bastante cansativo fazer tudo de bicicleta.
Obrigado pelo comentário!
Adorei o post !
Vou para Carrancas em outubro e gostaria de saber se as estradas para as cachoeiras são de terra, se é necessário um SUV ou se podemos ir com carro mais baixo.
Olá Bruna! As estradas são de terra sim, mas normalmente podem ser feitas com carro baixo tranquilamente. Eu mesmo fui para as cachoeiras com um Up. O único problema é quando chove muito na região, fazendo com que as estradas fiquem um pouco piores.
Parabéns pelo post!! Estou indo a Carrancas e me ajudou bastante sobre os lugares onde ir, onde comer e o que fazer.
Obrigado!!
Obrigado Adriano, fico feliz em ajudar! Boa viagem e aproveite Carrancas!
Ótimo !! Valeram as dicas !!!
Gostaria de mapa da regiao de Carrancas
Andrey, pra receber o mapa é só preencher o formulário azul que fica no final do post. Aí você recebe um email com o acesso.
Olá, gostei muito das dicas. Você sabe se existe alguém ou empresa de ecoturismo em Carrancas, que faça estes passeios no verão?
Olá Adriene! Pelo que pesquisei tem a Eco Adventure, mas eu não cheguei a fazer passeios com eles, só achei no Google mesmo. Abaixo o link de contato:
http://www.carrancaseco.com.br/faleconosco.html
Ola Beneth
Muito legal seu post sobre Carrancas! Parabéns pelo site!
Vou fazer este seu roteiro sugerido de dois dias em dezembro. Dá para fazer sozinho tranquilo ou é melhor contratar um guia? Li que na Racha da Zilda é obrigado ter um guia, confere?
Fala Andrey! Cara eu fiz tudo sozinho mesmo, é bem tranquilo. Sobre a Racha da Zilda, também não precisa de guia, a estrutura lá é boa.
Lá pega sinal de internete?
Olá Diego! Depende o lugar, pega sim. Mas em alguns lugares você perde o sinal.
Olá vc poderia me passar o contato do Sérgio não consigo encontrar no airb obrigada
Olá Débora! Acabei de ver aqui que ele não está mais alugando, infelizmente.
Bom post
Obrigado Roberto!
Olá, boa tarde!
Ótimo post! Adorei as dicas. Uma duvida, você acha que com um carro normal é possível andar nas estradas de terra que levam ao complexo? Como não tenho ideia se tem muita subida, e nem muita experiência nessas estrada, gostaria de uma opinião…
Obrigada!
Olá Elaine! Sim, é bem tranquilo. Eu inclusive estava com um Up na época e foi de boa.
Excelente postagem mas, infelizmente não consigo acessar o tal “mapa turístico exclusivo”.
Já confirmei meu e-mail inúmeras vezes e nada.
Olá Juan! Infelizmente o mapa não está mais disponível, peço desculpas, preço tirar do post.