O que fazer em Itaúnas – Turismo, gastronomia e forró
Itaúnas é um pequeno vilarejo que pertence a Conceição da Barra, última cidade do litoral Capixaba. É muito conhecida devido ao forró pé de serra, e além disso, possui muita história e belezas naturais.
Fui à Itaúnas sem criar muita expectativa, e mal sabia eu o que me esperava.
Me surpreendi com o que encontrei por lá, um lugar sensacional, uma vila mágica, simples, rústica e ao mesmo tempo muito charmosa.

Com a intenção de incentivar que você conheça essa vila e tudo o que ela tem para oferecer, nasceu esse post, com dicas sobre o que fazer em Itaúnas.
Vou falar sobre quando ir, um pouco da história da vila, o que fazer, onde comer e mais algumas coisas.
Pronto para desvendar esse lugar mágico?
Assista esse post:
Quando ir
Itaúnas é um destino para o ano todo, e no geral ela costuma ser bem calma. No verão, o vilarejo fica mais movimentado, devido aos dias de sol intenso que faz por lá, atraindo muitos turistas.
Finais de semana e feriados, a vila também costuma ser destino de quem busca algo mais afastado dos grandes centros. E como esse é um destino onde o silencio fala mais alto, o pessoal vai pra lá desfrutar desse sossego.
Agora se você não gosta de agito, prefere conhecer os lugares sem movimento e encontrar as praias mais desertas, não vá em julho, pois é nesse mês que ocorre o FENFIT – Festival Nacional de Forró de Itaúnas.
Falo mais abaixo sobre esse festival, que deixa a vila bastante movimentada. Inclusive, nesse período as opções de hospedagem se esgotam facilmente, e os preços são bem mais altos.
História de Itaúnas
Você consegue imaginar uma vila sendo soterrada pelas dunas de areia?
É isso que aconteceu em Itaúnas, devido ao forte desmatamento que ocorreu. Há muito tempo, a vila contava com uma pequena faixa de vegetação, que separava as construções das dunas, e era isso que segurava o avanço da areia, que com a ação do vento se movimentava constantemente.

Então com a derrubada dessa faixa de mata, entre as épocas de 1950 e 1970, a vila foi soterrada, restando hoje apenas algumas ruínas, que podem ser observadas quando a areia se descobre.
Esse também, é um dos principais lugares para conhecer, a antiga vila.
Enquanto ia sendo destruída pela ação da natureza, a prefeitura de Conceição da Barra adquiriu novas terras do outro lado do rio, e ali foi construída a nova vila de Itaúnas.
Essa história nada mais é do que um incentivo e lição, para preservarmos a natureza, pois ela é poderosíssima e muitas vezes incontrolável.
Como chegar
Para chegar em Itaúnas é possível ir de ônibus ou carro.
De ônibus é necessário fazer em duas etapas, primeiro ir até a rodoviária de Conceição da Barra, e depois pegar outra linha que vai até a vila de Itaúnas.
A empresa que faz o trecho para a vila chama Viação Mar aberto, e possui os seguintes horários: 7:00, 12:30 e 15:30hrs, sendo que de segunda a sexta-feira tem também as 10:30hrs.
Os horários estão sujeitos à alteração, e eu recomendo que você entre em contato com a empresa para confirmar, os números são (27) 3762-1666/3762-2791.
Até Conceição da Barra, a empresa pioneira no trecho é a Águia Branca, confira no site os horários: https://www.aguiabranca.com.br/
Caso você vá de avião, o aeroporto mais próximo é o de Vitória, no Espírito (Aeroporto Eurico de Aguiar Salles) ou o de Teixeira Freitas.

Para ir de carro, o acesso se faz pela BR-101 até o trevo de Conceição da Barra, a partir dali vá até o trevo de Itaúnas, e do trevo são aproximadamente mais 27 km até a vila.
Esse último trecho é de estrada de chão, e quando fomos ela estava em obras e havia chovido muito na região, então precisamos de muita paciência e cautela. Mas sem dúvida valeu todo o esforço.
Alugar um Carro
Ir de carro para Itaúnas é uma boa pedida, pois assim você poderá explorar a região com mais liberdade, podendo conhecer outras praias, que necessitam de um carro devido à localização.
Você vai ver ao decorrer do post, que a região esconde alguns lugares fantásticos, e que valem muito a pena conhecer.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Itaúnas
Como eu disse, Itaúnas tem uma energia especial, é muita história, simplicidade e tranquilidade misturados, o que deixa o lugar com uma vibe única e inesquecível.
Comece a sua lista de o que fazer em Itaúnas apenas observando o dia a dia da vila.
Pare e preste atenção nas pessoas e seu ritmo de levar a vida, que é muito diferente da grande maioria dos lugares.
Itaúnas tem aquela pegada de cidade familiar, onde todos se conhecem e se cuidam, fazendo da vila um lugar tranquilo e seguro. Esse programa faz você realmente conhecer o lugar e a cultura dele, e eu sempre procuro fazer isso, em qualquer lugar que estiver.
Feito isso, vamos lá, descobrir o que Itaúnas tem de melhor a oferecer.
Parque Estadual de Itaúnas
O Parque Estadual de Itaúnas foi criado em 1991 e é uma área de preservação ambiental que possui 3.500 hectares, que conta com muita mata atlântica, rio, praia e as dunas.
O parque é muito rico e considerado por ecologistas um dos mais belos lugares do Espirito Santo. É muito comum encontrar profissionais da área de ciências, fazendo pesquisas e trabalhos de preservação.
Na entrada do parque está a Sede Administrativa, que é um ponto de apoio técnico.
Lá também acontecem diversas atividades relacionadas ao turismo, como educação ambiental e sustentabilidade.
Na sede está o centro de visitantes, onde é possível fazer uma visita gratuita. Lá, inclusive, estão expostos artigos dos povos que habitavam a vila antigamente, uma maquete representando o parque e também placas informativas, que contam a história de Itaúnas e fornecem dados sobre a fauna e flora da região.
O parque abrange diversas trilhas, dos mais variados níveis de dificuldade. E além das trilhas, há também atividades aquáticas como kitesurf, stand up padle, pesca esportiva além de passeios de caiaque no Rio Itaúnas.
Trilha do Tamandaré
Essa é uma trilha que abriga um pouco da história da antiga Vila de Itaúnas, que como eu disse anteriormente, foi soterrada pelas dunas.
É uma trilha leve, cercada de vegetação e muita sombra, com aproximadamente 700 metros, que levam até a casa de Seu Tamandaré.
A casa de Seu Tamandaré é a única construção na antiga Vila de Itaúnas que não foi soterrada, pois é mais afastada das dunas e protegida pela vegetação.
Lá viveu Carlos Bonela e sua mulher, que cultivavam grandes arvores frutíferas, fornecidos como moeda de troca com outros moradores e turistas da vila. Eles também produziam óleo de coco, que era muito procurado por turistas para usar como bronzeador natural.

A trilha tem placas indicativas, então não se preocupe pois durante o percurso há informações do caminho. Através da trilha do Tamandaré também é possível chegar na praia, basta seguir as placas.
Além dessa, o parque ainda possui algumas outras, sendo uma delas a Trilha Dos Pescadores, que é de nível fácil e possui 1,6Km até a praia grande. Outra opção é a Trilha do Buraco do Bicho, possuindo 4,5Km que levam a um grande buraco nas dunas, de origem desconhecida.
Todas as trilhas podem ser feitas guiadas por condutores locais de Itaúnas, e o contato pode ser feito através de um grupo que eles possuem no facebook – Grupo de Condutores Ambientais de Itaúnas – e o valor é negociado diretamente com eles.
A contratação de guia não é obrigatória, e todas as trilhas podem ser feitas por conta própria. O guia é bacana por fornecer mais informações sobre a vila e suas histórias.
Praia de Itaúnas
Atravessando as dunas ou indo pela trilha do Tamandaré, você chegará na famosa praia de Itaúnas.
São aproximadamente 25km de praia, que se estendem até Riacho Doce, na divisa com a Bahia. São cerca de 500m de caminhada até o mar, que com suas águas um pouco geladas, vão te refrescar do calor capixaba.

Na praia há alguns quiosques, com opções para comer e beber curtindo o mar. É importante falar que na baixa temporada, nem todos os quiosques abrem.
Dunas de Itaúnas
Cartão postal da Vila, as dunas chamam atenção tanto por sua história como também pela bela paisagem que formam.
Uma das principais atrações de Itaúnas é caminhar pelas dunas, e imaginar que embaixo de tanta areia havia uma vila, com mais de 300 casas, banco, posto de gasolina, igreja e toda estrutura que uma cidade precisa.

Durante o percurso é possível observar algumas ruínas, alicerces da antiga igreja, antigo cemitério e alguns objetos pessoais, como pedaços de louças e restos de construções.
Você pode caminhar por conta própria, e descobrir um pouco da história através das placas informativas do local, ou, para uma experiência ainda mais rica, contratar um guia turístico.
Nascer e Pôr do sol nas Dunas
Se assim como eu, você é apaixonado por esse espetáculo da natureza, não deixe de apreciar esses dois lindos momentos.
O lugar perfeito são as dunas de Itaúnas, que podem chegar a 30 metros de altura, e assim proporcionam uma linda vista do parque.
Mas não perca o horário, eu acabei perdendo o pôr do sol e não consegui ver o espetáculo completo, cheguei ao final, mas mesmo assim achei muito lindo.

Não satisfeita, no outro dia acordei cedo, caminhei até as dunas e fiquei esperando o show acontecer. Não poderia ter sido melhor!
Céu limpo, sol nascendo no mar e logo uma invasão de cores ao som das ondas e pássaros.
Alguma dúvida que foi um momento maravilhoso?
Riacho Doce
A praia de Riacho Doce está na divisa do Espirito Santo com a Bahia, e caso você esteja de carro, vale a pena dar um pulinho até lá.
Mas como chegar?
Basta seguir pela entrada do Parque Estadual, por aproximadamente 16km na estrada de terra. O cenário é de muita plantação de eucalipto, o que deixa ainda mais bonito.
No caminho, repare nas placas indicativas da “Pousada e Restaurante do Celsão”, que fica no acesso para a praia. As placas são bem criativas e divertidas, impossível não as ver.
Chegando próximo, tem um estacionamento, e ali fica um senhor que além de cuidar do carro, vende água de coco bem gelada. Uma delícia para depois da caminhada na praia!
Desse estacionamento até riacho doce, é uma caminhada rápida pela areia, até chegar no rio que faz a divisa dos estados, um verdadeiro paraíso natural, bastante preservado. Foi inclusive, considerada a terceira praia deserta mais bonita do Brasil, em pesquisa realizada em 2008.

A água é bem limpa, com tons mais escuros, devido à mistura das águas do rio com o mar. São também muito refrescantes, e você pode até alternar entre um banho de rio e outro de mar.
Chegando no rio, você vai ver algumas barraquinhas do lado baiano. Quando fui estavam fechadas, mas caso estejam abertas, você poderá comprar bebidas e comidas por ali. Além de aproveitar as redes para descansar.
Dica: Como você deve ter percebido, é uma praia mais deserta e sem muita estrutura, então vá preparado com lanches e água. No retorno para Itaúnas, faça uma parada no Restaurante do Celsão, lá eles servem almoço bem caprichado e cerveja bem gelada. E tudo por um preço bem justo.
Praia da Costa Dourada
A Costa Dourada já faz parte da Bahia, mas pode fazer parte da sua programação de viagem para Itaúnas. São cerca de 31km até lá, e você pode fazer tranquilamente um bate e volta.
Na entrada para o caminho da praia, existe um pequeno portal com dois golfinhos, dando boas-vindas à Bahia. E ao lado desse monumento, tem um mirante onde você pode contemplar a bela vista.

A praia da Costa Dourada é protegida por uma barreira de falésias, que chegam a 15 metros de altura, e complementadas pela vasta faixa de areia fina e mar azul, deixam a paisagem ainda mais incrível.
Na região da praia, em cima das falésias, existem algumas pousadas e restaurantes, e pode ser um bom ponto de hospedagem, caso você queira curtir a praia por alguns dias.
Praia do Sossego
Eu não poderia deixar de mencionar a Praia do Sossego, que também é em Mucuri, na Bahia. Essa praia foi mais uma bela surpresa em nossa viagem pelo norte do Espírito Santo e Sul da Bahia.
A praia do Sossego é uma daquelas praias virgens, sem estrutura de bares e restaurantes.
No alto das falésias, com um belo visual da praia e do rio, encontramos a Barraca do Célio, um bar simples, mas muito aconchegante. Ele serve alguns petiscos e cerveja gelada com um preço muito justo.

Célio gosta de contar suas boas histórias da época de pescador, e ficamos um tempo conversando com ele. Foi muito enriquecedor saber de tudo que já passou em alto mar, e certamente são momentos como esse que tornam a viagem ainda mais completa.
No final do dia é muito comum pescadores encostarem seus barquinhos ali bem próximo, para fazer a limpeza dos pescados do dia, que inclusive alguns, vão direto para a mesa dos clientes do Célio, ainda fresquinhos.
Dançar forró
Esse é o programa favorito de muitos turistas que vão para a vila, e você não pode deixar de incluir um forrozinho na sua lista de o que fazer em Itaúnas.
Inclusive, acredito que o forró é o que verdadeiramente atrai a grande maioria das pessoas à Itaúnas. O negócio é tão famoso, que existe até uma música chamada Forró de Itaúnas.
Na alta temporada costuma ter forró todos os dias, mas na baixa só acontece nos finais de semana. Eu fui durante a semana e não tive a sorte de ter forró em algum dos points da vila.
Lugares para curtir forró em Itaúnas:
- Buraco do Tatu
- Café Brasil
- Bar do Forró
- FENFIT (festival)
FENFIT
A primeira vez que aconteceu o Festival Nacional Forró de Itaúnas (FENFIT) foi em 2001, e foi superimportante para o desenvolvimento do turismo da região.
De lá para cá o festival ganhou fama e acontece anualmente em julho, atraindo milhares de turistas com o único objetivo, curtir o autêntico forro pé de serra.
O FENFIT é o único evento no Brasil que promove revelação de novos talentos musicais, onde é realizado um circuito que as duplas e trios inscritos competem, e os melhores são eleitos.
Você pode acompanhar todas as programações e informações através do site oficial do evento: http://www.forrodeitaunas.com/
Durante o festival a vila de Itaúnas fica bastante movimentada e as pousadas, lotadas. Conversando com locais, fiquei sabendo que é normal as pessoas acamparem em literalmente qualquer lugar da vila. Na praça, pelos cantos dos terrenos e assim vai.
Então se você planeja ir ao festival, garanta sua hospedagem e reserve com antecedência.
Reserve agora: Pousadas em Itaúnas
O que NÃO fazer em Itaúnas
- Deixar para abastecer seu carro na vila – Não faça essa escolha, pois lá não tem posto de gasolina e o mais próximo é em Conceição da Barra, cidade que fica antes do acesso para Itaúnas.
- Ir sem dinheiro em espécie – Nem cogite deixar para sacar dinheiro lá, pois também não tem Caixa Eletrônico. Apesar da maioria dos comércios aceitarem cartão, é sempre bom levar uma reserva em espécie, em caso de emergência.
- Ir nas dunas descalço – Isso pode ser uma furada, pois devido ao sol forte as areias ficam em temperaturas altíssimas.
Onde ficar em Itaúnas
Itaúnas conta com boas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos.
As pousadas no centrinho da Vila são as melhores opções, pois você estará bem localizado, e o bom é que Itaúnas é pequena, então você consegue fazer tudo a pé.
Vou citar aqui as três melhores opções, de acordo com cada estilo de viagem. Mas não esqueça que existem outras opções e tudo depende do seu orçamento.
Tribo De Gaia – Economia
O espaço oferece quarto compartilhado, camping e também quarto duplo privado. Além disso possui quarto para hóspedes com mobilidade reduzida.
O café da manhã não é incluso, mas a Tribo de Gaia disponibiliza cozinha compartilhada, então o hospede pode preparar sua própria refeição.
A parte externa é bem ampla e aconchegante, e além disso, o lugar é pet friendly, então é uma boa escolha pra quem vai viajar com seu bichinho.
Verificar valores e disponibilidade
Pousada dos Corais: Bom custo benefício
Está muito bem localizada no centrinho da vila, conta com piscina, jardim, estacionamento e quartos para até três pessoas.
Os quartos possuem varanda e estão equipados com ar condicionado, TV e frigobar.
A Pousada dos Corais, é muito bem avaliada no Booking, com nota 9.6, e é considerada excepcional pelos hóspedes, que falam muito bem da pousada, desde o atendimento até a limpeza.
Verificar valores e disponibilidade
Pousada Ka 347: Luxo
Opção de superluxo na vila, e caso você esteja procurando por algo mais sofisticado, essa é uma ótima escolha.
A pousada oferece bicicletas gratuitas, piscina, bar, cozinha compartilhada e estacionamento.
Os quartos são amplos, arejados, modernos e muito bem avaliados, pois oferecem muito conforto, o que é sempre bom. Há também opção de quarto com banheira.
O café da manhã está incluso na diária e a Pousada Ka 347 possui excelente nota Booking. Os pontos mais bem avaliados pelos usuários da plataforma, são o conforto, limpeza e café da manhã.
Verifique valores e disponibilidade
Onde Comer em Itaúnas
Em Itaúnas não há restaurantes estrelados e com muita sofisticação, na maioria deles o ambiente é mais familiar. Mas não se engane, existem opções muito boas que servem ótimos pratos, e acredito que você não passará perrengue ao escolher onde comer.
A maioria dos restaurantes estão concentrados no centrinho, ao redor da praça da igreja. Ali você vai encontrar restaurantes que servem PF, Buffet e a la carte.
Durante minha estada em Itaúnas acabei não saindo muito para comer fora, então, vou listar as duas experiências que tive na Vila e que valem a visita.
Oficina 1 Express
O que mais me chamou atenção foi a decoração. Eles ousaram da criatividade e construíram toda a mobília inspirados em automóveis, com um estilo bem retrô.
A decoração, como você pode imaginar, é um show à parte, e faz você se sentir dentro de uma oficina, literalmente.

No cardápio você encontrará pizzas, que por sinal são realmente muito boas. A massa é fininha, e o recheio é muito saboroso. E o melhor disso tudo é que tem um preço justo.
Também possuem algumas opções de vinhos e servem outras bebidas, como sucos, cervejas e refrigerantes. Também não posso deixar de falar do atendimento, que foi excelente.
Cizinho Restaurante
Esse restaurante é um ponto de referência na vila, e não é à toa.
O ambiente é estilo rústico, com paredes de barro com detalhes em madeira, e chama atenção devido ao cuidado que a equipe tem com o espaço.
O cardápio varia entre carnes, frutos do mar, massas, saladas e moquecas. Escolhi o Cizinho Restaurante para almoçar no primeiro dia na vila, e foi uma boa experiência, apesar dos preços serem um pouco mais altos.
Anexo ao restaurante, também tem uma lojinha com artesanatos e algumas peças de roupas, que já puxam um pouco para o estilo bahiano de se vestir.
Aproveite Itaúnas
Percebeu como Itaúnas é mágica e possui uma vibe diferente?
Não deixe de conhecer e aproveitar toda a energia positiva que a vila transmite.
Itaúnas foi uma daquelas surpresas boas que uma viagem pode proporcionar. Além de conhecer toda a história, dar um pulinho na Bahia, apreciar um dos nasceres do sol mais incrível que já vi, também conheci pessoas especiais, que não mediram esforços para auxiliar e tirar todas as minhas dúvidas sobre a vila.
Por esses e outros motivos, esse vilarejo tem um espaço especial no meu coração. Aproveite Itaúnas, se permita e se encante, assim como eu!
Destinos no Espírito Santo
- O que fazer em Vila Velha – Dicas essenciais
- Santa Leopoldina, no Espírito Santo: Guia completo
- Anchieta, ES – Dicas de lazer, gastronomia e hospedagem
- O que fazer em Guarapari – Passeios, gastronomia e informações importantes
- Pedra Azul, ES – Guia turístico completo e atualizado [2019]
- Hotel Fazenda China Park: Conheça um dos melhores hotéis do Brasil
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Adorei o seu blog, tem muita coisa legal aqui.
Olá Sandra! Muito obrigado pelo comentário! Um abraço
Bom dia.
lugar maravilhoso, que ainda vou conhecer.
vi uma reportagem da vila sobre o forro, e padaria que abre as 5:00 , servindo pão com ovo e forro.
foi que me chamou a atenção.
parabéns pela reportagem..
Olá Joao! Itaúnas realmente é um lugar fantástico, e que vale a pena conhecer. Obrigado pelo comentário!
Olá…
será meu destino na última semana de janeiro/21.
Que shoow! Tenho certeza que vai curtir bastante!
Parabéns pelo post. Quero o meu mapa…rsrsrs
Olá Alexandre! Infelizmente não temos mais o mapa disponível
Adorei! Post completo, falando de várias coisas legais /importantes. Obrigada
Obrigado pelo comentário Pati!
Adorei o blog!
Sabe me dizer se compensa ficar em Conceição da barra e visitar itaunas de carro, meio q o mesmo roteiro que você fez?
Olá Fabiana! Da pra fazer sim