O que fazer em Nova Veneza: Dicas imperdíveis da cidade mais italiana do Brasil
Visitar a Itália é o sonho de muitas pessoas. Apreciar a beleza natural do país, desfrutar da gastronomia típica e fazer parte da cultura italiana.
Um dos destinos mais procurados, sem dúvidas, é Veneza.
Charmosa, encantadora e romântica, a cidade atrai milhões de turistas todos os anos, e conquista o coração de quem a visita.
Agora eu te pergunto: E se você pudesse ter a mesma sensação, porém sem sair do Brasil?
Sim, isso é possível, graças a uma região específica no sul de Santa Catarina, que foi colonizada por italianos e mantém toda a tradição e cultura até hoje.
Me acompanhe através desse post e encante-se com a cidade mais italiana do Brasil.
Conheça Nova Veneza
Nova Veneza começou a ser colonizada em 1891, quando cerca de 400 famílias italianas se instalaram na região. A grande maioria delas, oriundas de Veneza, resultando no nome Nova Veneza.
Nova Veneza foi a primeira colônia italiana no Brasil, e 95% da população é descendente do país. Por isso, Nova Veneza é um verdadeiro pedacinho da Itália no sul do Brasil.
Quando ir
Nova Veneza é uma cidade gostosa de conhecer em qualquer época do ano. Mas existem algumas épocas que eu considero melhor.
Essa é uma região, que no verão faz bastante calor, e isso pode incomodar algumas pessoas.
Pessoalmente, é uma cidade que eu acho melhor visitar no inverno. Pra mim, o clima de inverno dessa região combina muito com a cultura italiana.
E também em junho, acontece o Carnevale di Venezia, um festival típico italiano, do qual eu falo com mais detalhes abaixo. Então se você quiser vivenciar ainda mais essa cultura, é uma boa época.
Como chegar
Nova Veneza fica colada com Criciúma, a maior cidade do sul de Santa Catarina. E fica bem ao leste do estado, ou seja, a rodovia de melhor acesso é a BR-101.
Isso vale tanto para quem vem no norte como do sul. Para quem vem do interior, o acesso pode ser pela SC-285.
O aeroporto mais próximo é o de Jaguaruna, mas você pode boa também para Florianópolis. Sendo capital, talvez os voos sejam mais baratos.
Caso você queira mais liberdade, para explorar com calma todos os cantos de Nova Veneza, eu recomendo que você alugue um carro.
Inclusive, como você poderá ver no mapa turístico no final desse post, os pontos turísticos ficam bem afastados um do outro, e ter um carro vai facilitar e muito a sua viagem.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Nova Veneza
Uma cidade pequena, com pouco menos de 15 mil habitantes espalhados pelos quase 300 mil km² de área. Entretanto, Nova Veneza não se deixa intimidar pelo seu tamanho e se impõe como referência no turismo de Santa Catarina.

Prova disso, é a quantidade de pessoas que passa pela cidade somente em junho, que é quando acontece o Carnevale di Venezia, que só em 2017 atraiu mais de 100 mil turistas.
Essa é apenas uma das atrações dessa cidade encantadora, e nesse post eu falo mais sobre ela e todas as outras que valem a pena visitar em sua visita a Nova Veneza.
Vem comigo, descubra o encanto da cultura italiana e seja recebido com todo o carinho do povo simpático e acolhedor que aqui vive.
Pórtico – Entrada da cidade
Pra mostrar que Nova Veneza não está para brincadeira quando o assunto e conquistar o seu coração, já na entrada da cidade você vai se surpreender com um maravilhoso pórtico.
Nele você vai encontrar as bandeiras da cidade, de Santa Catarina, do Brasil e naturalmente, da Itália. Uma homenagem à origem desse cantinho italiano. Junto delas, uma estátua do Leão de São Marcos, que representa a república de Veneza. E pra finalizar, um caldeirão de polenta, o mais típico prato italiano, e que serviu de combustível para os trabalhadores que fundaram e construíram a cidade do zero.

Construído em pedra de basalto, assim como as primeiras casas da cidade, o pórtico é um belo símbolo de boas vindas da cidade que vai te receber de braços abertos.
Praça Humberto Bortoluzzi
A família Bortoluzzi foi uma das primeiras a chegar no Brasil e se estabelecer em Santa Catarina. Foram os pioneiros em Nova Veneza e ajudaram a fundar a cidade, impulsionando a economia da região com seus negócios.
Antonia de March, mulher de Bortolo Bortoluzzi, veio da Itália grávida de Humberto. Sendo assim, Humberto Bortoluzzi foi o primeiro brasileiro descendente de italianos a nascer nessa região.
Como homenagem à família que ajudou a erguer Nova Veneza, surgiu a a Praça Humberto Bortoluzzi, referência e cartão postal da cidade. A praça por si só já é um encanto, mas vai muito além disso.

É nela que você vai encontrar o mais tradicional restaurante da cidade, o Restaurante Veneza. Daqui a pouco falo mais sobre esse e mais uma boa opção de restaurante em Nova Veneza.
O que achei mais interessante, é que nos domingos acontecem pequenos eventos na praça. Sempre com alguma banda ou DJ para animar o ambiente. Um bom dia para apreciar o estilo de vida tranquilo de quem mora na cidade.
Mas o destaque da praça Humberto Bortoluzzi é sem dúvida a Gôndola Veneziana, que veio da Itália e já percorreu os canais de Veneza. Saiba mais abaixo.
A Gôndola Veneziana
Sabe aqueles barquinhos lindos e charmosos que existem em Veneza, na Itália? Essa que está em Nova Veneza é exatamente um desses.

Qualquer pessoa pode comprar uma autêntica Gôndola dessas, porém, apenas 4 foram doadas pelo governo italiano, e uma delas está na praça Humberto Bortoluzzi. Um presente que representa o elo entre os dois países e também assume Nova Veneza como um verdadeiro pedaço da Itália no Brasil.

Casas de Pedra
Como você já pôde perceber, o povo de Nova Veneza gosta de manter as tradições de seus colonizadores, e talvez o maior exemplo disso são as Casas de Pedra, que representam em forma física toda a cultura da região.
Construídas em 1891 e restauradas em 2002, as Casas de Pedra exemplificam o estilo de vida da época em sua forma mais pura. Elas mantêm toda a originalidade da colonização, seja em sua arquitetura ou nos objetos que guardam.

Cada item que ali está, conta uma pequena história da família Bratti, que construiu esse incrível patrimônio histórico. E falando nisso, tudo está tão preservado, que as casas foram realmente tombadas pelo patrimônio histórico nacional.

As casas foram construídas com pedras de basalto e barro, utilizando uma técnica trazida pelos primeiros italianos que chegaram na região, e levaram cerca de 10 anos para serem concluídas.

É interessante notar a maneira que os cômodos eram separados. A cozinha por exemplo, era em uma casa separada dos quartos, pois havia o medo de pegar fogo enquanto a família estava dormindo.
Além das casas com quartos e peças de convivência, ainda existem espaços separados onde ficavam os cavalos e outro onde produzia-se vinhos e queijos.

Museu do Imigrante
O Museu do Imigrante de Nova Veneza foi criado em 1991, em comemoração do centenário de colonização da cidade, e além de contar toda a história da região, possui uma característica muito interessante.
Para se impressionar com o museu, não é necessário sequer entrar. Sua arquitetura única e típica da época da colonização fazem bem o seu trabalho e enchem os olhos. Isso deve-se ao fato de que essa é uma das construções mais antigas de Nova Veneza, erguida em 1895.

Dentro do museu encontram-se peças que representam a colonização da região e todas as atividades presentes no dia a dia dos colonizadores. Itens de lavoura, domésticos, vestimentas e muito mais.
Além disso, por estar aberto todos os dias, o museu ainda é um dos pontos de informações turísticas da cidade. Ou seja, um ótimo ponto de partida, tanto para entender a história linda de Nova Veneza, como para obter mais informações sobre outros pontos turísticos.
Igreja Matriz de São Marcos
Caso você visite o Museu do Imigrante, pode aproveitar e conhecer a Paróquia de São Marcos, que fica já ao lado. Construída em 1912, também apresenta a bela arquitetura típica da cidade, e em seu interior exibe verdadeiras obras de arte.

Algumas curiosidades sobre a Igreja de São Marcos:
- As pinturas internas da igreja foram financiadas por famílias tradicionais de Nova Veneza, e cada uma delas apresenta o nome da família em questão.
- A igreja abriga três sinos, e cada um deles soa uma melodia diferente, de acordo com a mensagem a ser passada.
- O relógio da igreja foi trazido de Turim, na Itália, no ano de 1922, e no Brasil existem apenas duas unidades desse modelo.

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
Construído em 1963, para atender a demanda de fiéis da região, o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio substituiu a capela que ali estava e se tornou um importantíssimo templo religioso do sul de Santa Catarina.

A devoção pela santa é tamanha, que todo 26 dia de cada mês, dia em que se comemora a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, é celebrada no santuário a santa missa, que atrai centenas de fiéis.
Se por fora o Santuário não chama tanto a atenção, por dentro ele vai te conquistar. Ao centro, logo abaixo da enorme cúpula que ilumina o espaço, está o altar. E atrás dele, descendo as escadas, uma gruta, que também guarda a imagem da Nossa Senhora.

Na gruta há um espaço para homenagens, onde os fiéis acendem velas e deixam suas preces. Logo ao lado, uma fonte de água natural e potável.

Dizem que o ex-técnico da seleção brasileir de futebol, Felipão, costuma frequentar o santuário antes de jogos importantes. E dizem também, que uma imagem da santa foi enviada para proteger a seleção na copa de 2014, porém não chegou a tempo, resultando no traumático 7×1 contra a Alemanha.
Barragem do Rio São Bento
A barragem do rio São Bento tem uma história um tanto quanto polêmica, pois para erguê-la, foi necessária a inundação de um vilarejo que ali existia.
Porém, apesar do transtorno, com um bom planejamento, deu tudo certo, e a barragem tornou-se o principal reservatório de água da região sul do estado, e também um dos maiores pontos turísticos da região.

Um investimento de aproximadamente R$58 milhões, que trouxe como benefício o abastecimento de água para cerca de 300 mil habitantes. E no futuro, estima-se que o reservatório possa beneficiar até 700 mil pessoas, de 7 diferentes municípios.
O maior símbolo da barragem, é a torre da igreja do vilarejo inundado, que foi mantida acima da água, em memória à comunidade de mesmo nome, inundada com a construção.

Vinícola Borgo
A Vinícola Borgo é aquele tipo de lugar que você se apaixona só de chegar perto. A sede deles é um castelinho, no interior de Nova Veneza, bem estilo europeu. Para completar, todo o ambiente também é encantador, com pastos e plantações por todo o lado.

Na vinícula, fui recebido por um senhorzinho muito simpático, que contou toda a história da vinícola e também ofereceu diversos produtos para degustação.
Além de vinhos, eles produzem e vendem outros tipos de produtos, como licores, cachaças e geléias, além de outros. Claro que eu provei tudo o que podia, e acabei comprando um licor de cacau, que é uma delícia!

Carnevale di Venezia
O carnaval brasileiro é um dos maiores eventos do país e é também muito famoso em todo o mundo. Mas o que muitos não sabem, e nem eu sabia até visitar Nova Veneza, é que na Itália o evento também é bem grande e famoso.

Obviamente, como uma boa cidade de tradições italianas, em Nova Veneza não é diferente. É lá que acontece o Carnevale di Venezia brasileiro, que é inclusive, o maior carnaval do gênero fora da Itália. Interessante né?
O Carnevale di Venezia acontece sempre em junho, junto com a Festa da Gastronomia, e retrata exatamente a festa italiana, que ocorre em Veneza. Com roupas exuberantes e máscaras incríveis, a festa reúne toda a tradição, cultura e paixão trazida pelos colonizadores.

O evento ficou realmente famoso em todo o brasil quando apareceu em uma reportagem do programa Fantástico, e desde então vem crescendo a cada ano. Em 2017, para ter uma noção, atraiu mais de 100 mil pessoas à Nova Veneza.
Onde comer em Nova Veneza
Ahhh a culinária italiana! Quase nem preciso comentar sobre isso né? Quem aqui não gosta de uma boa pizza? Ou quem sabe uma massa com algum molho delicioso?
Pra mim é difícil resistir aos pratos italianos, ainda mais se acompanhados de um bom vinho ou até uma cerveja. Agora imagine provar essas delícias feitas por famílias descendentes da Itália e que possuem suas receitas por gerações.
Deu água na boca?

Particularmente, devo ter engordado uns 5kg em poucos dias na região. E você vai conferir agora o porque. Descubra abaixo dois dos restaurantes mais tradicionais de Nova Veneza, sendo um deles o mais antigo da cidade!
Bodega do Zeca
Criado em homenagem a José Bongiolo, mais conhecido como Zeca, o Bodega do Zeca nasceu com a vontade de seus três filhos de realizar um sonho.

A casa onde está localizado, foi onde a família Bongiolo se estabeleceu lá em 1970, e guarda com carinho todas as histórias vividas por eles. Um lugar aconchegante e tranquilo, que vai te proporcionar um ambiente perfeito para apreciar a boa comida que servem.
Cada dia da semana é servido um prato especial, juntamente com as opções à la carte. No dia em que visitei, o prato era costela de chão. Agora pergunte se eu comi além do necessário?
Restaurante Veneza
Lembram que eu falei sobre o restaurante mais antigo de Nova Veneza né? Conheçam o Restaurante Veneza, que com a mais tradicional das comidas italianas, conquista seus clientes por três gerações.
Já são 58 anos de casa, e a longevidade tem um segredo: a tradição, qualidade e carisma da família Bortolotto, que comanda o restaurante.

A matriarca da família, Luiza Sachet Bortolotto, cozinhava para os trabalhadores na época da colonização, e sua comida era tão saborosa, que a fama se espalhou, e consequentemente, surgiu o Restaurante Veneza. Toda a comida é feita da maneira tradicional, e a estrela do buffet é a polenta, que como antigamente, ainda é cortada com um fio.
Mais opções na região
Quer conhecer ainda mais a excelente gastronomia da região? Confira a lista que fiz com várias dicas de restaurantes em Criciúma. Além de opções de comida italiana, também há outras, com lanches e porções. E claro, algumas opções de onde beber na cidade.
Hospedagem em Nova Veneza
Nova Veneza é uma cidade bem pequena, e há realmente poucas opções de hospedagem por lá. Na verdade, olhando no Booking, achei apenas três.
Uma delas é o Hotel Germânia, que foi adicionado recentemente no site. Ainda não tem avaliações, mas parece ser um hotel básico, sem luxo apenas com o necessário.
Outra opção é o Bormon Hotel, um 3 estrelas que excelente estrutura e preço bem justo. Os quartos são confortáveis, o café da manhã parece ser maravilhoso e o hotel é muito bem avaliado pelo usuários do Booking.
E a terceira opção é um camping, que sinceramente, nem vou comentar aqui, pois custa o mesmo que os dois acima.
Na verdade até existem mais opções listadas como sendo em Nova Veneza, mas são bem afastadas do centro, então eu acho que não vale a pena.
Dica Tire a Bunda do Sofá: Você pode optar por ficar hospedado em Criciúma, cidade vizinha de Nova Veneza e que tem uma estrutura hoteleira maior, com mais opções. Nesse caso, eu indico o Ibis Criciúma, que é um dos melhores custo-benefício da região.
Hotel de qualidade, que respeita o padrão de toda a rede Ibis, oferencendo conforto por um preço justo. Sem contar que é muito bem localizado. Clique no link abaixo e saiba mais sobre o Ibis Criciúma.
Ibis Criciúma – Review completo
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Visite Nova Veneza
Depois de tudo o que você viu aqui, acho que é desnecessário falar porque você deve visitar Nova Veneza, não é mesmo?
A cidade é tão encantadora que você vai se apaixonar pela cultura italiana, e tenho certeza que vai querer voltar. Nova Veneza vai te conquistar não só pela tradição que mantém, mas vai também te pegar pelo estômago.
Ah, e se puder ir em junho para participar do Carnevale, melhor ainda!
Encontro Rota Sul
Nova Veneza foi um dos destinos em que visitei durante o Encontro Rota Sul, encontro de blogueiros de viagem de todo o Brasil no sul de Santa Catarina. O encontro foi organizado pelo blog Mapa na Mão, e contou com a participação de 12 blogs ao total.
Turismo em Santa Catarina
Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.
Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:
O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Uma bela cidade abaixo situada no vale logo abaixo dos cânions. Moro relativamente perto e ainda não conheço, agora vai fazer parte da lista de meus próximos destinos.
que cidade tão pitoresca, até parece que estamos na Itália, com certeza um lugar a se conhecer, já que possui uma cultura bem diferenciada da do resto do país.
Nova Veneza parece ser linda. Ta aí um lugar para conhecer na próxima viagem para Santa Catarina. As fotos estão lindas, parabéns!
Matéria bem legal.
porém quem promove os shows na Praça é a ANET Associação Veneziana de Turismo, e não a Prefeitura como citada na matéria.
Obrigado pela dica Franciele, vou corrigir.
Adorei as informações, detalhes, dicas deste post. Parabéns Beneth! Amamos nossa querida Nova Veneza que foi muito bem representada aqui. Abraço, Michela.
Realmente uma viagem à Itália, dentro do nosso Brasil. Deve ser muito legal ver as gondolas venezianas.
Olá Luciana! Sim é muito bacana, ainda mais pode entrar nela e sentir como se estivesse em Veneza.
adorei aquela gooondola!! bem turistica mesmo mas to nem ai, queria subir e tirar foto aheuaheuah ainda n visitei esses cantos, fiquei la na serra gaucha com uns outros italianos ahueah achei meu marido la!
Adorei o lugar só pela sua descrição, vou incluir na lista de lugares para conhecer, meu marido é descendente de italianos Piccini e Vanini , vou usar suas dicas em nossa viagem.
Olá Monica! Fico feliz que tenha gostado, e tenho certeza que vocês vão amar Nova Veneza. É um destino fantástico!
Obrigado pelo comentário.