O que fazer em Treze Tílias – Roteiro perfeito de 2 e 3 dias
Treze Tílias é uma linda e pequena cidade do interior de Santa Catarina, com tradições austríacas, muita história e cultura.
Visitá-la, é como fazer uma rápida viagem à Europa. As construções típicas, roupas e costumes da cidade, preservam a cultura de seus colonizadores, e dão um charme especial.
Sempre tive vontade de conhecer Treze Tílias, e depois de ir, fiquei ainda mais encantado. Vou contar agora, tudo sobre esse lugar maravilhoso.
Pronto para conhecer o lado austríaco de Santa Catarina?
Assista esse post:
História
Fundada em 1933, pelo austríaco Andreas Thales, então ministro da agricultura na Áustria, Treze Tílias foi refúgio para os austríacos em uma época de forte crise.
A grande maioria dos imigrantes eram oriundos dos estados de Tirol, Vorarlberg e Alta Austria, além de alguns outros. Além disso, a cidade também recebeu imigrantes alemães e italianos, fortalecendo a cultura europeia de Treze Tílias.
Devido à forte preservação da cultura austríaca, Treze Tílias é hoje, conhecida como o Tirol Brasileiro, e atrai milhares de turistas todos os anos.
Enquanto estive na cidade, procurei descobrir a origem do nome. Tília, é um tipo de árvore, natural do hemisfério norte, e que foi encontrada na região. Além disso, o nome foi escolhido em homenagem ao poema “Die Dreizehnlinden”.
Curiosidade: Dreizehnlinden, traduzido para o Português, significa Treze Tílias.
Como chegar
Santa Catarina é dividida em regiões, principalmente em termos turísticos. Treze Tílias fica localizada no Vale do Contestado, que abrange a parte central do estado. Algumas outras cidades que fazem parte dessa região, são Porto União, Fraiburgo e Campos Novos.
Não existe aeroporto na cidade, então a única maneira de chegar é pelo meio viário. Você pode ir de ônibus, com carro próprio ou alugado.
Todas as opções são viáveis, pois a cidade é pequena, e é possível conhecer tudo a pé mesmo. Você terá que caminhar entre 1 a 2 quilômetros, dependendo de onde tiver hospedado.
Claro que se tiver de carro, você terá mais mobilidade, e liberdade para explorar lugares mais afastados, ou até evitar de pegar chuva.
Alugar carro para viagem
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Treze Tílias
Treze Tílias é uma cidade pequena, sendo assim, em dois dias completos você consegue ver todos os principais pontos turísticos, e um pouco mais.
Na minha opinião, três dias inteiros são ideais, pois assim você consegue conhecer a última dica desse post, que sozinha, demanda um dia.
Vou falar agora sobre cada um dos lugares que eu visitei, e também sobre essa dica que comentei acima, que infelizmente, não pude visitar. Pronto para viajar por Treze Tílias?
Portal
Antes mesmo de ir para o seu hotel, chegando na cidade, vale uma parada no portal da cidade. Um portal de entrada lindo, e que já te coloca no clima austríaco de Treze Tílias.
Para parar no portal é bem tranquilo, tem estacionamento próprio pra isso, e caso estiver cheio, na rua tem bastante espaço.
Chocolates Treze Tílias
Mas calma, antes de parar no portal, caso você esteja chegando pela Rodovia dos Pioneiros, aproveite para conhecer os Chocolates Treze Tílias.
Uma lojinha linda, toda decorada, que fica localizada um pouco antes do portal da cidade, e que com certeza vai chamar sua atenção. Bonecos de madeira e esculturas fazem parte da fachada.
Dentro, chocolates diversos e deliciosos, de todos os sabores e formatos, produzidos artesanalmente. Além disso, você também encontra outros produtos artesanais típicos da região, como vinhos, licores, cervejas, entre outros.
Um ótimo jeito de começar sua visita em Treze Tílias, não acha?
Chocolates Sabor dos Alpes
E já que estamos no assunto, que tal mais chocolate?
A Chocolates Sabor dos Alpes não chama tanta a atenção com sua loja, até por ser um pouco mais escondida, mas não pense que isso faz dos chocolates piores que os anteriores.
Seu fundador é natural de Liechtensetein, um pequeno país europeu, localizado entre a Suíça e a Áustria. Depois de visitar o Brasil, e conhecer Treze Tílias, se apaixonou pela região, se mudou e começou a produzir chocolates.
Uma loja pequena e modesta, mas que esbanja sabor e criatividade. Você também vai encontrar diversos sabores e formatos, e pode até tomar um café, para harmonizar com seu chocolate artesanal.
Museu Municipal Andreas Thaler
Também conhecido como O Castelinho, teve sua construção idealizada em 1937, pelo fundador da cidade, Andreas Thaler. Serviu como moradia de sua família até 1969, depois se tornou prefeitura da cidade, e terminou sendo o famoso museu.
Hoje, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e conta a história de Treze Tílias e seus colonizadores. Sem dúvida, lugar imperdível para o seu roteiro, nem que seja para apreciar sua beleza externa.
Praça Andreas Thaler
A praça central da cidade, assim como o museu municipal, também foi nomeada em homenagem à Andreas Thaler, fundador de Treze Tílias.
Uma praça relativamente grande, e que parece ser cuidada com muito carinho, pensando em cada detalhe, tanto nas plantas como em sua decoração.
Visitei Treze Tílias em janeiro, e por isso, toda a cidade ainda estava com a decoração de natal, inclusive a praça, que contava com diversos papais noel, espalhados cuidadosamente.
Nela, também se encontra monumentos, que são homenagens à diversos acontecimentos, como o aniversário de 85 anos da cidade, por exemplo. Além disso, uma linda fonte corta a praça, deslizando suas águas até o final da mesma.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ao chegar na região de Treze Tílias, os austríacos já encontraram uma pequena capela, utilizada pelos locais. Com o crescimento da população, foi criada em 1935, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Desde então, diversas reformas já foram feitas, até chegar no projeto atual, que atende Treze Tílias e região.
Sua arquitetura é típica austríaca, simples e sem muito luxo ou extravagância. Isso, porém, não tira o enorme valor que a igreja tem para a comunidade de Treze Tílias.
Parque do Imigrante
O Parque do Imigrante é um lugar perfeito para quem quer relaxar e entrar em contato com a natureza. O parque municipal de Treze Tílias é acolhedor, e te convida a se desconectar.
Conta com trilhas, uma capela, alguns monumentos e também uma academia ao ar livre. Além disso, existe o lago, com uma ilha artificial com o formato da Áustria.
Um dos monumentos mais importantes do parque, é o da comemoração dos 2 mil anos de Jesus Cristo.
Parque Lindendorf – Minicidade
O Parque Lindendorf, talvez seja um dos mais visitados e procurados de Treze Tílias. Tem uma área de mais de 45 mil m², que abriga trilhas, animais, um grande lago e mais.
O contato com a natureza acontece em qualquer lugar do parque, inclusive no restaurante típico do parque, que tem uma área externa em cima do lago, de onde você pode observar patos, gansos e peixes lindos.
O restaurante é um dos mais tradicionais da cidade, servindo a mais típica comida austríaca possível.
Porém, o ponto alto do parque, é a Minicidade. Uma maquete de Treze Tílias bastante rica em detalhes, que leva em consideração o relevo, arquitetura e até iluminação da cidade.
A ideia surgiu depois de um dos proprietários do parque, foi fazer um curso de presépios em miniatura, na Áustria. E assim, em 2002 começou a construção da minicidade.
A entrada é paga, quando fui (Janeiro 2019), custava 15 reais. O almoço era 60 reais, e caso você almoce no parque, não paga a entrada.
Vinícola Kranz
Sempre que visito algum lugar, procuro provar comidas, bebidas e produtos típicos e artesanais da cidade. Em Treze Tílias não foi diferente, e assim descobri a Vinícola Kranz.
Fundada em 2007, por Walter Melik Kranz, filho de imigrantes austríacos, e que largou um cargo de alto executivo na Mercedes Benz, para empreender.
Um dos empreendimentos foi movido pela paixão por vinhos, surgindo a Vinícola Kranz. Não possui vinhedos, porém, compra uvas cuidadosamente selecionadas, para produzir vinhos e espumantes de alta qualidade, além de geleias e sucos deliciosos.
Na loja, você encontra todos os produtos da marca, e também diversos outros, também produzidos na região.
É possível fazer a degustação de alguns dos rótulos da Kranz. Você pode provar alguns específicos, e caso compre, a degustação é gratuita. Ou também pagar pela degustação em sequência.
Ainda não estava pronto quando visitei, mas a Kranz está preparando um espaço de bar, onde a pessoa poderá harmonizar os produtos da marca com pratos típicos.
Além disso, você pode também agendar uma visita na fábrica. Essa visita deve ser agendada com antecedência, por email ou telefone.
Acesse o site oficial da vinícola e obtenha mais informações.
Cervejaria Bierbaum
Já que estamos falando sobre bebidas, vou falar sobre a Cervejaria Bierbaum, que foi o principal motivo de eu querer conhecer Treze Tïlias.
Sou apaixonado por cervejas artesanais, e bebo as cervejas da Bierbaum desde que descobri esse mundo de cervejas especiais. E por isso, sempre tive vontade de conhecer a fábrica e restaurante.
Essa era minha prioridade, e foi onde jantamos já na sexta-feira, quando chegamos na cidade.
O restaurante é grande, todo em estilo austríaco e serve comidas maravilhosas. Pelo que percebi, o forte são as pizzas, que realmente pareciam sensacionais.
Nós provamos os pratos individuais, que aliás, são muito bem servidos. Posso garantir que um prato serve duas pessoas tranquilamente.
Tudo isso, harmonizado perfeitamente com as incríveis e saborosas cervejas da marca. Você vai encontrar boa parte dos rótulos em chopp, saindo fresquinhos das torneiras.
E as que não estiverem disponíveis em chopp, podem ser provadas em garrafa. Destaco aqui o estilo Bière de Garde, que é bastante difícil de ser encontrado.
Minigolfe Treze Tílias
E primeira e única vez que joguei minigolfe, foi quando ainda era criança. Pra ser sincero, nem lembrava exatamente como foi, mas lembro de ter me divertido bastante.
Ao pesquisar o que fazer em Treze Tílias, e ver que existe uma pista de minigolfe na cidade, fiquei bastante empolgado, e já coloquei no roteiro.
A pista do Minigolfe Treze Tílias é grande, com 18 buracos, cheios de desafios e obstáculos. Alguns são bastante difíceis, porém, achei a pista perfeita para quem nunca jogou, ou tem pouca experiência.
Quem nos recebeu foi a Liana, e também explicou tudo bem certinho como funciona e quais são as regras do jogo. O espaço é bem amplo, e conta com um pequeno espaço para descanso, ou para quem quiser apenas observar.
O preço para fazer todo o percurso também é bem justo, e acho que vale bastante a pena colocar o minigolfe no seu roteiro em Treze Tílias.
Acesse o site oficial do Minigolfe Treze Tílias, e obtenha mais informações.
Mundo Tirolês
Quer sentir o verdadeiro espírito austríaco de Treze Tílias? Então você precisa conhecer o Mundo Tirolês.
Uma loja completa, totalmente focada em artigos típicos da Áustria. Desde roupas, chapéus, broches, colares e tudo mais que você possa imaginar.
Toda ela é decorada e realmente muito linda. Dentro, existem casinhas de madeira, onde cada uma expõe um tipo de produto. Preste atenção em cada detalhe, e deixe-se levar pela cultura austríaca.
Águas Tirolesas
Esse é o único lugar de Treze Tílias que não visitei, por falta de tempo. Porém, acho que vale a pena mencionar. Gosto muito de parques aquáticos, e talvez, você também.
Tem uma área de mais de 5000m², que abriga piscinas, tobogãs, sauna, banheiras de hidromassagem e muito mais. Sem dúvida um lugar incrível, e que diverte toda a família.
Onde se hospedar
Agora que você já sabe o que fazer em Treze Tílias, e já pode montar o seu roteiro, vamos falar sobre hospedagem?
Existem algumas boas opções de hospedagem na cidade, porém, uma delas é bastante famosa, e se destaca das outras, por um motivo bem interessante.
Pra ser sincero, minha viagem para Treze Tílias só seria completa, se eu me hospedasse nesse hotel. Quer saber qual é, e porque?
Treze Tílias Park Hotel
O hotel é o Treze Tílias Park Hotel, e o motivo é bem simples, existe uma cervejaria dentro do hotel! Sim, o hotel produz a própria cerveja, mas não é só isso, ainda tem mais.
Não sei dizer se acontece também durante a semana, mas no sábado, existe o happy hour do hotel. É uma hora de chopp artesanal liberado para os hóspedes. Sim, liberado, free, na faixa. É só beber à vontade.
Uma hora bastante animada, embalada por uma banda que toca músicas típicas austríacas e alemães.
Além disso, eles ainda trazem um tipo de equipamento, que você pode vestir e tentar beber. É como se fosse uma armação, e você coloca o copo num suporte e tenta controlar, como se fosse um fantoche.
É bastante divertido, e muito mais difícil do que parece!
Também no sábado, depois do happy hour e da janta, acontece uma incrível apresentação de dança, do mais tradicional grupo tirolês da cidade. Danças típicas austríacas, que vão te deixar fascinado.
Mas claro que não é só isso também. A estrutura do hotel, como um todo, é muito boa. São diversas piscinas, incluindo as externas, internas e até uma com sauna.
Sala de jogos, bar, restaurante, trilhas, passeios de quadriciclo, massagem e muito mais. Ah, e não posso deixar de mencionar o banho de cerveja.
Isso mesmo, é possível tomar um verdadeiro banho de cerveja. Eu já vi pessoas fazendo isso em alguns países da Europa, mas no Brasil, foi a primeira vez. O valor é a parte da diária, e com certeza é uma experiência única.
Já deu pra perceber porque eu queria ficar especificamente nesse hotel, não é?
Achou essa opção de hospedagem interessante? Confira disponibilidade e valores para se hospedar no Treze Tílias Park Hotel, e tenha a melhor estadia possível na cidade.
Hotéis em Treze Tílias
Caso você queira algo mais barato, minha indicação é a Hospedaria Gãstenhaus Enzian. Tem ótima localização e é muito bem avaliado no Booking.
E se quiser um meio termo, que não seja tão simples como a citada acima, mas também não tenha tantas atrações como o Treze Tílias Park Hotel, uma boa opção é a Pousada Adler.
Piscina, área externa grande, ótima localização e quartos confortáveis fazem parte do pacote. Alguns quartos possuem até banheira de hidromassagem.
Onde comer em Treze Tílias
Em breve vou escrever um post específico sobre onde comer na cidade, falando sobre cada um dos lugares que visitei, gostei e recomendo. Mas por enquanto, vou deixar em lista.
- Cervejaria Bierbaum (Pizzas e pratos típicos)
- Restaurante e Pizzaria Biergarten (Bom e barato)
- Restaurante Chef Haus (Bom e barato)
- Treze Tílias Park Hotel (Refeições típicas)
- Eiskaffee Trudi (Cafés e sorvetes)
Roteiro em Treze Tílias
Não são tantas opções de lazer, e fica até fácil montar um roteiro. Mas pode ser que você não tenha tempo para fazer tudo. Por isso, abaixo ou colocar um roteiro básico de Treze Tílias, perfeito para dois ou três dias.
Vou considerar que você chegue na cidade na sexta a noite ou final da tarde, e saia no domingo, também no final da tarde.
Sexta-feira
Considerando o horário, acredito que seja melhor ir direto para o hotel, pois grande parte dos lugares estarão fechados. Faça seu check-in e ambiente-se na cidade.
Depois disso, recomendo jantar na Cervejaria Bierbaum. Prove as melhores cervejas da cidade, harmonizadas com pratos típicos austríacos, ou uma boa pizza.
Sábado
No sábado você pode aproveitar o dia todo, então minha recomendação é a lista abaixo.
- Portal
- Chocolates Treze Tílias
- Vinícola Kranz
- Museu Andreas Thaler
- Almoço do Restaurante Chef Haus
- Parque Lindendorf
- Esikaffee Trudi
- Minigolfe Treze Tílias
- Happy Hour no Treze Tílias Park Hotel
- Janta no Treze Tílias Park Hotel
- Apresentações de dança do Treze Tílias Park Hotel
Domingo
- Praça Andreas Thaler
- Igreja Matriz
- Parque do Imigrante
- Chocolates Sabor dos Alpes
Dia extra
Caso tenha mais um dia inteiro na cidade, aproveite para ir no Parque Águas Tirolesas e refresque-se nas piscinas e tobogãs.
Turismo em Santa Catarina
Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.
Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:
O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Ahhh que lugar mais lindo, já estou com saudades.
Fui apenas uma vez para Treze Tilhas, mas sou apaixonado por esse lugar!
Fui na lojinha de chocolates mas sai com a miniatura de uma bicicleta hahahah!
Treze Tílias é sensacional né Leandro? Eu já to com vontade de voltar. hahaha
Olá Beneth, meu nome é Andréia sou empresária aqui em Treze Tílias. ..gostaria que você assim que possível entrase em contato comigo..agradecida.
Olá Andréia, tudo bem? Já vou te mandar um email. Obrigado!
Hotel maravilhoso é também o da entrada, pertinho da casa dos chocolates, Hotel 13 Linden, do escultor Conrado Moser e também Hotel Tirol, pertinho da igreja.
Realmente! Treze Tílias tem vários hotéis incríveis!
Muito obrigada por terem divulgado o roteiro. Me ajudou muito, pois vou para Treze Tílias esse mês.
Olá Suellen! Eu que agradeço pelo comentário. Se puder fazer a reserva utilizando os links aqui do blog, agradeço! Boa viagem pra você!
Bom guia
Tem algum lugar vegano para comer? Café da manhã, almoço, jantar….
Olá Neusa! Eu não cheguei a conhecer, mas pesquisando no Google encontrei o Mercado Dona Nina, que oferece opções vegetarianas e veganas.
Alguém me indica um guia local em Treze Tílias, para um city tour?
Olá Valéria! Não conheço um guia, mas vou tentar contato com alguém lá e te mando.
Valéria, entrei em contato com o hotel que me hospedei em Treze Tílias e pedi indicação de guia. Eles indicaram o Edson Concatto, contato: 49 9181-9826
Belo post, lugar lindo, já estou pensando pra férias !
Obrigado Sarah! Vai sem medo, tenho certeza que você vai gostar bastante! Um abraço
Gente! Que mara… ainda não fui lá, mas amei as dicas. Já vou inserir nos prováveis lugares a visitar.
Quanto a dica do guia, o Beneth Torquato citou o Edson, mas sabes dizer se lá na cidade Treze Tílias tem agência Turistica que faça o pacote para visitar os principais pontos turísticos?
Obrigada Beneth
Olá Gilcilene! Fico feliz que o post tenha te motivado a conhecer Treze Tílias. De momento não sei indicar uma agência, mas vou atrás disso e logo te retorno com alguma. Pode ser?
Sou de BH, qual é o melhor trajeto para Treze Tilias? Contratar translado do aeroporto para este cidade é uma boa?
Olá Kenia! Tudo bem? O aeroporto mais próximo de Treze Tílias é o de Chapecó. De lá você pode ir de ônibus ou alugar um carro.
Bom dia!! Neste período da pandemia, os restaurantes, hotéis e pontos turísticos estão abertos? Adoro esta cidade.
Olá Agnaldo! Considerando que está tudo muito instável e mudando rapidamente, recomendo que entre em contato diretamente com os empreendimentos da cidade, para verificar a situação. Ou até com a prefeitura. Cada cidade tem agido de maneira independente.
Olá.
Nesta época os lugrares estão funcionando normalmente?E proximo a cidade de Treze Tílias tem outras atrações?
Olá Dyego! Por conta da pandemia eu realmente não sei dizer como está a situação na cidade. O correto seria entrar em contato com a secretaria de turismo, pelo número: (49) 3537-0997
Perto de Treze Tílias não cheguei a conhecer outras atrações.
Estou indo conhecer Treze Tilias este final de ano, adorei seu post ajudará muito, obrigada
Obrigado Raquel! Boa viagem e aproveite Treze Tílias!
Arrasou no post!
Fui este final de ano visitar, recomendo!
Cidade bem organizada, linda!
Obrigado Helen!
Olá Beneth, fiz o cadastro do meu e-mail e ja confirmei, agora como faço pra ver o mapa das atrações turísticas de Treze Tilias?
Olá Diana! infelizmente o mapa não está mais disponível.
Gostei muito e fiquei interessado em conhecer , quero ir ainda este ano.
Marau RS