O que fazer em Urubici – 13 lugares imperdíveis!
Se você ta querendo saber o que fazer em Urubici, na serra catarinense, você está no lugar certo. Isso porque já visitei a cidade duas vezes, sendo que uma delas foi recentemente, e vou te dar dicas atualizadas.
A primeira vez foi no final de 2015, e na época eu nem trabalhava com turismo, ou seja, foi com uma visão totalmente de turismo. Dessa última vez já foi bem diferente, e foi espetacular enxergar Urubici com outros olhos.
Muita coisa mudou nesses 6 anos entre uma viagem e outra, e garanto que foi para melhor. Descubra agora o que fazer em Urubici.
Assista nossa experiência em Urubici:
Como chegar
Urubici fica pro sudeste de Santa Catarina, mas nem tão perto assim do litoral. O trajeto de carro até a cidade vai depender muito de onde você sair.
Confira abaixo as distâncias saindo das principais capitais da região:
- Florianópolis – 170km via BR-282
- Curitiba – 455km via BR-101 + BR-282
- Porto Alegre – 434km via BR-101
De ônibus fica um pouco mais complicado, pois são poucas as linhas que vão para a cidade, e provavelmente você terá que pegar um ônibus para Florianópolis primeiro.
Pessoalmente, acho que a melhor opção é ir de carro, seja próprio ou alugado. Inclusive, isso vai facilitar e muito a locomoção na cidade, pois os pontos turísticos são bem afastados um do outro.
Locomoção
Urubici é uma cidade pequena e não há transporte público para a maior parte dos pontos turísticos. Por isso mesmo, como eu disse anteriormente, eu recomendo que você vá de carro. Só assim poderá aproveitar 100% da região.
Quando ir
Urubici é um destino para o ano todo, e na verdade, depende da experiência que você quer ter.
A primeira vez que fui era verão, e foi perfeito para curtir as cachoeiras. Faz bastante calor na cidade, e nada melhor para se refrescar do que um banho de cachoeira.
Já a segunda vez foi no inverno, quando a temperatura fica negativa e as coisas começam a congelar. Ambas as experiências foram excelentes, mas sendo bem sincero, recomendo que você vá no inverno.
Afinal, esse clima frio que faz na serra catarinense é único e incomparável. Acordar cedo e ver tudo branquinho é espetacular, e é algo que você não vai encontrar em outra região do país.
Veja também: Restaurantes em Urubici – 5 opções imperdíveis
Onde ficar em Urubici
Apesar de pequena, decidir onde ficar em Urubici pode ser um desafio. Isso porque a cidade oferece diversas opções de hospedagem. Mas entre tantas, quais são as realmente boas?
Pensando em esclarecer melhor esse assunto, eu criei um post específico sobre hospedagem em Uribici. Nele eu falo um pouco sobre qual a melhor região para ficar, e também indico 6 excelentes opções de pousadas.
É uma lista separada em três categorias, para todos os estilos de viagem, seja você um mochileiro que gosta de acampar, ou alguém que procura o máximo de conforto. Tenho certeza que você vai encontrar a melhor pousada para a sua viagem.
Confira: Onde ficar em Urubici – As 6 melhores opções de hospedagem
O que fazer em Urubici
Urubici é um paraíso natural, onde a natureza se exibe em suas mais lindas formas. Conhecida principalmente por suas cachoeiras, mas que oferece diversas outras opções de lazer e atrativos, que você vai conhecer agora.
Inscrições Rupestres – Guardião do Avencal
Um dos mais importantes registros arqueológicos de Santa Catarina, são inscrições gravadas em paredes de pedras pelos primeiros habitantes de Urubici, que viveram por ali há mais de 4 mil anos atrás.
O principal registro é a Máscara do Guardião. Acredita-se que este lugar era sagrado, e o guardião era quem o protegia. Além desse, há diversos outros desenhos e símbolos interessantes, que apesar de simples, tem valor histórico incalculável.
Na primeira viagem era um local aberto, e a visitação era gratuita. Atualmente existe o Guardião do Avencal, um bar e café fantástico que fica na entrada da inscrições.
O café foi construído com o objetivo de controlar a entrada e proteger as inscrições, que mesmo protegidas por uma cerca, corriam o risco de serem vandalizadas.
Além disso, foram criados outros atrativos na mesma propriedade, como mini fazenda, jardim de macieiras, fonte do amor, passeio à cavalo, entre outros. Um deles, é um balanço com vista para a Cachoeira do Avencal.
E agora falando sobre o café em si, é simplesmente espetacular e imperdível em Urubici. Nós deixamos pra ir tomar café lá só no último dia e nos arrependemos, pois se soubéssemos que era tão bom, teríamos ido todos os dias.
Eles servem entradas, pratos individuais, sobremesas, sanduíches e outras coisas. Nós provamos 3 sanduíches diferentes, sendo eles o de truta, o da casa e o de carne de panela. Todos muito saborosos, mas confesso que meu preferido foi o de truta.
Cascata Véu de Noiva
Subindo para o Morro da Igreja, do qual vou falar mais adiante, encontra-se a pousada Cascata Véu de Noiva, onde está a cascata de mesmo nome.
Devido à sua inclinação e largura, a água desliza pelas pedras em direção ao solo de modo que forma-se uma fina camada de água corrente, que lembra muito um véu de noiva, dando origem ao nome da cascata e da pousada.
Dentro do complexo, além da cachoeira e do hotel, ainda existe um restaurante e uma tirolesa. Chegamos muito cedo para o almoço, mas o buffet estava começando a ser preparado e parecia ótimo!
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Também no caminho para o morro da Pedra Furada, a 11 kms do centro de Urubici está a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Uma gruta natural cercada por paredões de pedra, que ainda conta com uma tímida queda d’água de 10 metros.
Desde 1994 a gruta abriga uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e atrai diversos turistas e fiéis, que deixam por ali suas homenagens. Mesmo para não religiosos, vale a pena visitar a gruta pela sua beleza natural.
Cachoeira da Neve
Sem dúvidas uma das mais lindas e interessantes cachoeiras de Urubici. Recebeu esse nome pois no inverno, a água é espalhada pelo vento durante a queda e vira pequenos flocos de neve, que caem suavemente até atingir o chão.
A Cachoeira da Neve está localizada dentro do camping Arroio do Engenho, a aproximadamente 3,4km do centro da cidade. Para chegar até a cachoeira, deve-se fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos, de nível leve.
Ao chegar, a vista da cachoeira é deslumbrante já na primeira parada, porém, a experiência não acaba por aqui. Você pode seguir uma trilha que chega atrás da água.
Morro do Campestre
Mais um local imperdível em Urubici, e que preciso elogiar. Na primeira viagem visitamos o local e era bem simples, só com um carreiro para subir até o mirante natural.
Agora está tudo muito diferente. Esse foi o primeiro local que visitamos na segunda viagem, e ficamos realmente impressionados. Foi construído um maravilhoso café na entrada, com um cardápio sensacional.
Além disso, a parte que pode ser subida de carro está toda calçada, facilitando o acesso. A trilha também está toda estruturada, com calçadas, corrimão, escadas e alguns pontos instagramáveis, pra você caprichar na foto.
No topo, você vai encontrar formações rochosas de arenito, que ficam a 1.380m de altitude. Um lugar fantástico para apreciar a região, principalmente no pôr do sol.
Morro da Igreja e Pedra Furada
Esse talvez seja o principal motivo para as pessoas visitarem Urubici, e também é um dos maiores cartões postais da cidade, junto com a Cascata do Avencal, que vou mostrar pra você daqui a pouco.
O que muitos não sabem, é que na verdade a Pedra Furada está em território de Orleans, porém, a melhor vista dela é mesmo de Urubici. Então fique tranquilo, você está no lugar certo.
Para chegar ao Morro da Igreja, são aproximadamente 30km saindo do centro do Urubici. Todo o trecho é asfaltado, porém de péssima qualidade. Recomendo dirigir com cuidado para evitar os buracos.
Atualização: Na nossa última visita a Urubici, fomos informados que a subida para o Morro da Igreja estava fechado, justamente para reformas na estrada e local de observação.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo através do número (49) 3278-4245.
Curiosidades:
- É o ponto habitado mais alto do sul do Brasil;
- É onde foi registrada a temperatura mais fria do país, -17,8 graus;
- A altitude á de mais de 1800m.
O melhor horário para ver a Pedra Furada é durante a manhã, pois a chance do tempo estar aberto é maior. Mas eu não tive essa sorte, e acabei vendo só nuvens.
Importante: O número de visitantes por dia no Morro da Igreja é limitado, por isso é necessário pegar uma autorização de visitação no centro de Urubici. Caso contrário você vai chegar lá em cima e não vai entrar! Confira no mapa ao final do post, onde é o ponto de autorização.
Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens
Construída entre 1965 e 1973, a igreja matriz de Urubici contempla 31 comunidades. Tem uma arquitetura única e totalmente diferente de qualquer outra igreja que eu já tenha visto. A Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens que está nessa igreja, veio de barco do Rio de Janeiro em 1930.
Mirante de Urubici
A caminho do parque Cascata do Avencal, que você vai conhecer daqui a pouco, e também muito perto das inscrições rupestres, está o mirante de Urubici. Um lugar bacana que oferece uma bela vista da cidade.
Serra do Corvo Branco
Também um clássico da região, a Serra do Corvo Branco é sem dúvidas imperdível. Saindo de Urubici, você vai chegar ao topo da serra, de onde tem-se uma vista fantástica da região, que abrange paredões de pedra enormes.
São 30km de estrada de chão do centro do Urubici até a serra, e visitar a Serra do Corvo branco definitivamente deve estar na sua lista de “o que fazer em Urubici”, pois a vista é sensacional!
Ali você vai contemplar o maior corte em rocha basáltica do Brasil, que se impõe com seus paredões de até 90m de altura. Estima-se que essas montanhas tem mais de 160 milhões de anos.
Importante: Em nossa viagem mais recente, nos assustamos ao chegar na Serra do Corvo branco, com a bagunça e desorganização do local. Muita gente no meio da rua com carros e caminhões passando e estacionando no meio da serra.
A serra continua linda, mas a visitação está fora de controle e se tornou até perigosa. Recomendo muito cuidado ao passar por lá, especialmente se você quiser descer/subir a serra.
Parque Cascata do Avencal
Localizado a 6km do centro de Urubici, o parque conta com hotel, restaurante, lago com pedalinhos, tirolesa e a famosa Cascata do Avencal.
A tirolesa tem 200m de comprimento, e passa por cima da cascata, oferecendo uma vista fantástica e única do lugar. A velocidade é controlada e lenta, então não há muita adrenalina, a não ser pela altura, que pode assustar, pois a cascata tem 120m de altura.
Cascata do Avencal – Parte Alta
A cascata pode ser visita por dois ângulos, a parte alta e a parte baixa. Para visitar a parte alta deve-se ir ao Parque Cascata do Avencal, onde paga-se entrada. Chegar até lá é fácil, basta seguir as placas indicando.
Cascata do Avencal – Parte Baixa
Já o acesso à parte baixa da cascata é um pouco mais complicado. No caminho para o parque, saindo do centro de Urubici, deve-se entrar em uma rua à direita, seguir até onde der de carro e depois fazer uma trilha de aproximadamente 800m.
A trilha é de nível leve, mas dependendo de como esteve o tempo nos últimos dias, pode haver pedras escorregadias. Ao final da trilha, a incrível Cascata do Avencal, vista de baixo. Se o tempo estiver bom, você pode até aproveitar para tomar um banho no lago que se forma ao pé da cascata.
Cachoeira do Papuã
Esse é um parque novo em Urubici, e é sensacional! Um parque todo construído pensado em sustentabilidade e para ter o menor impacto ambiental possível.
Você vai passear por uma passarela elevada, em um ambiente muito gostoso, até chegar na plataforma suspensa, que tem parte do piso feito em vidro. Nessa plataforma, você poderá observar a maravilhosa Cachoeira do Papuã, que tem 120m de queda d’água.
A recepção também é linda e bem estruturada, com banheiros e venda de produtos locais. Também é importante destacar que todo o parque é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
Morro do Parapente
O Morro do Parapente foi uma bela supresa em nossa viagem. Também é um parque novo em Urubici, e sem dúvida um dos lugares que mais gostei de visitar.
Ele fica muito perto do centro, e oferece uma vista espetacular da cidade e do pôr do sol. Para chegar é bem tranquilo e o mais impressionante, é que você sobe de 900m a quase 1400m de altitude em poucos minutos.
Lá em cima, você vai encontrar vários pontos instagramáveis, como molduras, balanços e até um pêndulo. Definitivamente imperdível!
Cânion Espraiado
Ta aí um lugar que eu já tava querendo conhecer faz tempo, e dessa vez não perdi a oportunidade.Com certeza é um dos lugares imperdíveis de Santa Catarina.
Pra chegar no cânion, você deve seguir sentido Serra do Corvo Branco, até chegar em uma bifurcação, na qual você deve seguir para a esquerda. No Google Maps existe um ponto marcado como “Acesso ao Cânion Espraiado“. Desse ponto em diante, basta seguir na mesma rua até chegar ao cânion.
Importante: A estrada para o Cânion Espraiado é de terra e bem ruinzinha. Se você me perguntar “mas chega com carro normal?“, minha resposta vai ser: Talvez até chegue, mas vai judiar bastante do carro. Minha recomendação é que seja um carro 4×4, ou no mínimo um carro mais alto.
Toda a área do cânion é propriedade privada, e para acessar é necessário pegar autorização e pagar uma taxa de entrada. Isso pode ser feito lá na hora, ou com antecedência através desse site.
Existem duas áreas que podem ser visitadas, sendo elas: Montanha Infinita + Balanço Infinito e o Cânion Espraiado em si. O acesso a cada uma delas é diferente, e são duas taxas separadas que devem ser pagas.
Nós visitamos apenas a parte do cânion em si, onde você pode fazer algumas trilhas e observar a Cachoeira do Adão, que é maravilhosa. Também é possível acampar em ambas as áreas.
Visite Uribici
Visitar Urubici é muito fácil, tranquilo e prazeroso. Além de tudo o que eu já mencionei aqui, a cidade é muito bem organizada e sinalizada, ou seja, é fácil achar todos os pontos turísticos mesmo sem um GPS.
Pessoalmente, é uma das cidades que eu mais amo no Brasil. O povo é muito receptivo, a gastronomia é boa, existem excelentes opções de hospedagem e a beleza natural é surreal. Definitivamente um destino que você precisa conhecer!
Turismo em Santa Catarina
Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.
Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:
O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Obrigado por linkar nosso post sobre Urubici. Abs
Sou apaixonada pela natureza!!! Esse lugar é maravilhoso… adorei!!!
Caramba, não conhecia esse lugar! Achei incrível a paisagem! Adorei!
Nunca tinha ouvido falar. Mas adorei o post. Lugar muito lindo, realmente, merece uma visita!
Nunca ouvi falar desse lugar e já gostei muito!
Camping é sempre muito divertido e o local tem um monte de cachoeiras <3
Eu adoro frio e sou louca para conhecer. Agora, 17,8 negativos não encaro não!!!!
Legal que vocês foram no verão, mas ainda fazia friozinho à noite?
Um friozinho fazia sim, mas nada que um bom cobertor não resolva.
As fotos das paisagens estão lindas, mas essa comida me deixou com água na boca. Ótimas dicas, Beneth. Parabéns!
Que graça de lugar!!! Eu adoro natureza, ia adorar conhecer.
Interessante saber mais de cidades que nós aqui do centro oeste não conhecemos, as cachoeiras são lindas!
Que lugar lindo! A única vez que eu ouvi falar foi em outro post e já fiquei com vontade de conhecer, parece demais!
Haha… nunca imagine esse frio no Brasil. Mas realmente as fotos estão lindas, esse véu de noiva então.
Adoro urubici, o lugar eh incrivel!! a pedra furada eh demais, q pena que o tempo n ajudou pra vcs verem!
Foi a parte triste da viagem, mas serve de motivo para voltar. haha
Concordo plenamente: conectar-se com a natureza nos reenergiza. Fiquei viajando nestas cachoeiras, neste visual bonito. Passar uns dias em Ubirici, lugar lindo, deve ser bom demais! Assim como aquele peixe local!
Realmente é bom demais! A cidade é linda demais e o povo é extremamente receptivo e simpático!
Uau, fiquei surpresa com a beleza do lugar! Também adoro curtir a natureza e estas paisagens maravilhosas! Adorei conhecer, obrigada!
Realmente é um paraíso esse lugar! Nunca tinha ouvido falar, mas já quero conhecer. Lugar lindo e fotos maravilhosas!
É muito lindo mesmo Vivi! Obrigado
muita natureza combinado com frio pra mim é a opção de lugar ideal! Curto demais passeios que proporcionam estar cercado de tanto verde assim! Há tempos tenho ouvido falar de Urubici e de todas as belezas da região… não demora e darei um pulo por lá pra conhecer tudo isso!! (E quando eu for, pode ter certeza que seu post será a referência )
abraços!
Quando puder vá mesmo Flávio, a cidade é linda e cheia de lugares legais!
Esse é bem meu estilo de viagem! Cada paisagem, cidadão! É o Morro da Cruz? Que lindeza! Deve ser realmente uma das vistas mais lindas da região, como você falou! Preciso ir ver in loco!
Parabéns pelo post!
Quantos dias você sugere pernoitar em Urubici para conhecer essas atrações?
Estarei vindo do Sul, depois de visitar a Serra do Rio do Rastro.
Obrigada
Obrigado Andressa!
Acredito que em 4 dias cheios você consiga ver tudo com tranquilidade.
Que matéria mega elaborada, foi feita com muito amor, obrigado por compartilhar conosco! Foi super útil pra mim!
Olá Thiago! Que bom que gostou, fico muito feliz. Agradeço por ler e comentar!
Olá. Estarei nessa região no finalzinho de julho/início de agosto. O que devo esperar sobre o clima nessa época?
Olá Francisco. Nessa época se prepare para o frio e leve roupas quentes.
Lugar Maravilhoso, para os amantes da Natureza !!
Acabei de chegar de lá, é Amei a experiência de ver tantos lugares lindo, podemos ver a Grandeza de Deus em cada detalhes.
Olá Eveline! É realmente sensacional né? Eu já to com muita vontade de voltar.
Ola, Beneth,
Adorei seu post. Ótimo ele e bem transparente . Obrigada pela dedicação . me ajudou muito mesmo.
Estou querendo ir agora no Carnaval Rio Do Rastro. Mas talvez eu va sozinha . Vc ve algum problema nisso ou posso ir tranquila ?? rsrs SUper agradeço sua opinião a respeito disso .
Bom dia Patricia! Problema nenhum, pode ir bem tranquila!
Já fui com meu marido e minha filha dias vezes, muito bom mesmo, voltarei em breve vale muito a pena.
Urubici é sensacional né? A gente ta doido pra voltar.
Que Legal! Uma pergunta, essas cachoeiras você pode fazer visitação gratuitamente, ou existe alguma taxa? Como funciona?
Vlw pelas dicas!
Olá Beatriz! Todas elas cobram uma taxa de entrada.
Ola Beneth!
Muito bom o post, só não encontrei o ponto da autorização para o Morro da Igreja no mapa indicado.
Consegue ajudar?
Obrigado Marcelo! Dei uma pesquisada aqui, e nesse link tem os dados certinhos pra pegar a autorização: https://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/
Em abril faz quantos graus será?
Olá Paula, entre 17 e 21 graus.