O que fazer no Espírito Santo – 11 cidades imperdíveis!
Confesso que antes de 2017, eu não fazia ideia de o que fazer no Espírito Santo. Pra falar a verdade eu quase nem ouvia falar sobre o estado, e jamais imaginava visita-lo. Que grande erro!
Deixa eu te perguntar: O que você sabe sobre o turismo no Espírito Santo?
Não sei qual vai ser a sua resposta, mas o que eu posso garantir é que o estado é espetacular, com destinos fantásticos, que incluem praias, regiões serranas e vilarejos aconchegantes.

E é exatamente sobre isso que vou falar nesse post, o que fazer no Espírito Santo. Vou listar aqui 11 lugares imperdíveis no estado, e eu tenho certeza que você vai se surpreender.
Bora desvendar o ES?
Veja também:
Assista esse post:
O que fazer no Espírito Santo
Minha história de amor com o Espírito Santo começa em 2017, quando fui convidado para participar da 4ª edição do Pocando no ES. Um evento criado por influenciadores de turismo do estado, justamente para fomentar o setor.
Fui totalmente sem expectativa, e sem pesquisar muito sobre os destinos que iria conhecer, e fui positivamente surpreendido.
Na ocasião, visitamos a região da serra capixaba, passando pelas cidades de Santa Leopoldina, Santa Teresa e Domingos Martins. Uma região fortemente colonizada por europeus, principalmente italianos.

Sendo eu de uma região serrana de Santa Catarina, também de colonização europeia, foi paixão à primeira vista. Tanto que prometi voltar com mais tempo, e voltei em 2019.
Em 2019 voltei para o ES durante o Projeto Brasil, uma viagem de carro que fiz pelo Brasil. Dessa vez fui sem pressa, e passei cerca de 2 meses explorando o estado com bastante calma. E agora, vou te contar quais são os lugares imperdíveis.
Vitória
Não poderia começar com outro destino que não fosse a capital Vitória. Cidade grande, com mais de 360 mil habitantes, é o coração do estado. Tem boa estrutura e também o principal aeroporto. Inclusive, foi a primeira cidade do Espírito Santo em que pisei.

Possui um turismo mais histórico, cultural e gastronômico, e se você for de avião para o ES, é muito provável que você vá chegar por Vitória.
Uma região que eu recomendo para se hospedar, é o conhecido “Triangulo das Bermudas”, que é onde há uma boa concentração de bares e restaurantes, além de bons hotéis.
Saiba mais: Onde se hospedar em Vitória – Dicas essenciais
Vila Velha
Apesar de meu primeiro contato com o ES tenha sido Vitória, a primeira cidade que explorei turisticamente foi Vila Velha. As duas cidades são vizinhas e, literalmente coladas uma na outra.

Vila Velha foi uma cidade que me agradou bastante, porque apesar de ser grande, é bem organizada e bonita, principalmente na beira mar. Além disso, existem diversas opções bacanas de lazer, incluindo boas praias.
É lá inclusive, que está a famosa Fábrica de Chocolates Garoto, ponto imperdível na cidade, principalmente para amantes de chocolates.
Saiba mais: O que fazer em Vila Velha
Anchieta
Na minha volta para o Espírito Santo em 2019, Anchieta foi a primeira parada. Uma cidade de praia e bastante histórica, com muito importância para a história do Brasil. Sendo assim, é um destino completo, tanto para quem quer aproveitar o mar, quanto para quem quer um passeio mais cultural.
Saiba mais: O que fazer em Anchieta

Guarapari
Saindo de Anchieta, segui para Guarapari, uma das praias mais famosas do estado. Uma cidade já bem desenvolvida, com praias maravilhosas e boa estrutura. Oferece uma linda orla, com espaço para corrida, caminhada, ciclovia e quiosques, sendo perfeita pra quem procura esse tipo de praia.
Saiba mais: O que fazer em Guarapari

Pedra Azul
Sem dúvida o meu destino favorito no Espírito Santo. Uma região serrana, tipicamente colonizada por europeus, e que mantém toda a sua tradição. Sua gastronomia é espetacular, e as opções de hospedagem impressionam. Um refúgio perfeito na serra capixaba. Sua grande estrela é o Parque Estadual de Pedra Azul.
Saiba mais: O que fazer em Pedra Azul

Venda Nova do Imigrante
Uma cidade que faz parte da região de Pedra Azul, mas que merece ser mecionada a parte, sendo inclusive, onde me hospedei quanto estive na região pela segunda vez. A cidade tem forte influência italiana, e ganha destaque através do turismo rural. Você poderá visitar diversos produtores locais, e até provar o saboroso socol, um defumado típico da região.
Santa Leopoldina
Também na serra capixaba, essa foi uma das cidades que visitei em minha primeira passagem pelo Espírito Santo, em 2017. Pequena, charmosa, cheia de história e belezas naturais, Santa Leopoldina é um destino completo.
Saiba mais: O que fazer em Santa Leopoldina

Itaúnas
Assim como Pedra Azul, Itaúna também entrou para a minha lista de favoritos. É uma pequena vila, na divisa com a Bahia, e que tem um clima muito gostoso. Um lugar aconchegante, de pessoas simpáticas, praias maravilhosas e muito forró. É em Itaúnas inclusive, que acontece o FENFIT, o maior festival de forró do Brasil.
Saiba mais: O que fazer em Itáunas

Outros destinos
Além dos destinos citados acima, que eu já visitei e recomendo, ainda vou mencionar mais 3, que foram indicação do Deivson, o capixaba responsável pelo blog Capixaba na Estrada. São eles:
- Serra
- Iúna
- Aracruz
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Era pra eu estar lá agora mas a pandemia não deixou… muitas informações peguei da sua página.
Que pena né Roseli? Mas com certeza logo vai dar certo
Fico feliz que tenha gostado das dicas!