Onde ficar em Curitiba – Guia essencial por quem já morou na cidade
Com seus quase 2 milhões de habitantes, eu diria que Curitiba é a cidade mais importante do sul do país. Devido ao seu tamanho, saber onde ficar em Curitiba, pode ser um desafio para quem nunca a visitou.
Eu morei em Curitiba por 5 anos, e por morar em uma cidade perto, já visitei a cidade dezenas de vezes depois que saí de lá.
Pensando em tirar as dúvidas dos leitores que querem saber onde se hospedar em Curitiba, decidi criar esse post. Um guia simples e prático, sobre hospedagem na cidade.
Onde ficar em Curitiba
Escolher onde ficar em Curitiba pode ser um desafio, e até assustador, pra quem, como eu, é de cidade pequena. Antes de começar a viajar, eu tinha muitas dúvidas na hora de escolher hospedagem.
Em cidades grandes é sempre mais difícil, pois sempre existem as regiões mais perigosas, ou que não possuem um transporte público muito acessível.
Esse guia é justamente pra isso, simplificar Curitiba pra você. Fazer com que fique realmente fácil escolher um lugar pra se hospedar na cidade.
Olhando para o mapa de Curitiba, e analisando a localização dos pontos turísticos, e também o padrão e preço das opções de hospedagem, decidi separar em 4 regiões/bairros.
Cada uma delas tem suas características e benefícios, e é isso que você vai descobrir abaixo.
Obs: Como de costume em posts assim, vou indicar 3 opções em cada região. Uma barata, uma com bom custo benefício, e uma com mais luxo.
Obs 2: As acomodações que são destaque no Booking, estarão identificados com uma
.
1 – Centro e centro histórico – Comodidade
Em se tratando de localização, o centro é o melhor bairro para se hospedar em Curitiba. Do centro, você terá acesso fácil a qualquer parte da cidade, e estará bastante perto de alguns pontos turísticos e shoppings.
Em algumas regiões do centro, recomendo ter cautela ao sair a noite, principalmente no centro histórico, e no largo da ordem.
Atrativos do Centro:
- Mercado Municipal
- Rodoviária de Curitiba
- Fácil acesso a transporte
- Passeio Público
- Centro Histórico (Largo da Ordem)
- Jardim Botânico
- Rua XV
Hospedagem no Centro
Pra quem quer um lugar barato e bem localizado, o Terrazas Hotel é a melhor escolha. Com preço bastante acessível, oferece quartos com bom espaço e conforto.
Na categoria Custo-Benefício, vou indicar um que já me hospedei, e gostei bastante. O Hotel Nacional Inn oferece uma excelente estrutura, por preço muito justo. Quartos bons, café da manhã excelente e tem até uma piscina no terraço.
E para quem gosta de um pouco mais de luxo, recomendo o Rockefeller by Slaviero. Extremamente bem localizado, é um 4 estrelas bastante confortável.
2 – Batel – Bares e vida noturna
O Batel é um dos bairros mais famosos e ricos de Curitiba. Um bairro moderno e muito bem estruturado, onde você vai encontrar alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade.
Bastante seguro, fica já ao lado do centro, e também tem acesso bastante fácil. Aqui você vai encontrar hotéis mais luxuosos, e consequentemente mais caros.
Atrativos do Batel:
- Bares
- Restaurantes
- Shopping Pátio Batel
- Vida noturna
Hospedagem no Batel
No Batel é difícil encontrar algo barato, mas já do ladinho, tem o Che Lagarto Curitiba. Que oferece suítes por um preço bastante atrativo.
O melhor custo benefício, sem dúvida, é o Blue Tree Towers. Um 4 estrelas com preço realista, que oferece toda a estrutura que você possa querer. Os quartos são fantásticos, e possuí piscina no terraço.
E pra quem quer luxo e exclusividade, a opção não poderia ser outra, se não o Nomaa Hotel. Considerado uma das principais opções de Curitiba, é também um dos mais modernos hotéis da cidade.
3 – Mercês – Parques
Essa é uma dica que você provavelmente não verá em outros posts sobre hospedagem em Curitiba. Afinal, por que alguém indicaria o Mercês como bom lugar pra ficar?
Porque, caro viajante, são bairros estrategicamente localizados, para quem quer conhecer os parques de Curitiba. Parques esses, que considero imperdíveis.

Além disso, você também estará muito perto de outros pontos turísticos, como por exemplo, o Museu Oscar Niemeyer, Torre Panorâmica e Museu do Automóvel.
Além disso, é uma região residencial de Curitiba, muito segura e tranquila.
Atrativos do Mercês e Vista Alegre:
- Parques
- Museus
- Torre Panorâmica
Hospedagem no Mercês
A má notícia, é que quase não existem opções de hospedagem nessa região. Inclusive, só vou poder recomendar uma pra você. Mas garanto que é uma das melhores indicações do post.
O Motter Home Hostel é considerado um dos melhores hostels de Curitiba. Tenho amigos que trabalharam lá, e vários outros que já se hospedaram, e todos confirmam que é excelente.
Tem uma vibe bastante alegre e jovem, e a estrutura também é bastante boa. Oferece opções em quartos compartilhados, e também quartos privados.
4 – Santa Felicidade – Gastronomia
Mais uma dica de quem morou na cidade. Santa Felicidade é um bairro tipicamente italiano de Curitiba, famoso por sua incrível gastronomia. Alguns dos melhores restaurantes da cidade estão por aqui.
Atrativos de Santa Felicidade:
- Boa gastronomia
- Madalosso (maior restaurante da América Latina)
- Memorial da Imigração Italiana
Hospedagem Em Santa Felicidade
Aqui também quase não há opções de hospedagem, e assim como no Mercês, só consigo indicar uma opção.
O Ibis Style Santa Felicidade é uma ótima opção. O Ibis é uma rede gigante de hotéis, presente em diversos países do mundo, e que mantém o bom padrão de qualidade em todas as unidades.
Ficar no Ibis é sempre um acerto, pois oferece conforto, boa estrutura e um preço sempre acessível.
Os mais reservados
Com as dicas acima, tenho certeza que ficou mais fácil se localizar em Curitiba, e escolher uma boa região pra se hospedar.
Mas caso você ainda não saiba qual hotel escolher, listei abaixo os hotéis mais reservados na cidade, pelos leitores do Tire a Bunda do Sofá.
- Intercity Curitiba
($$) – Centro
- Hotel Nacional Inn ($$) – Centro
- Motter Home Hostel ($) – Mercês
Dicas dos leitores
Depois que lancei o post o leitor Eduardo Silva, que também já morou em Curitiba, deixou algumas indicações de hotéis. Hotéis que ele ficou, enquanto não alugava algo definitivo para morar. Confira abaixo.
- Hotel Brasilia ($) – Centro
- Hotel Itamaraty ($) – Centro
- Confiance Soho Batel ($$) – Batel
Tem alguma indicação boa de hospedagem em Curitiba? Deixe também nos comentários.
Minha opinião
Quer saber minha opinião?
Sinceramente, acho que a melhor opção é ficar no centro mesmo. Você terá acesso fácil a todos os bairros da cidade, e tem boas opções de hotéis por ali, com ótimos preços.
Como eu disse anteriormente, é bom tomar um pouco de cuidado ao sair a noite. Mas só se você for caminhar pela região. Se for para algum outro lugar, um bom aplicativo de transportes resolve.
Curta Curitiba
Aproveite Curitiba!
Sou suspeito a falar, pois amo a cidade, e só de escrever sobre ela, já me da saudade. Mas considero Curitiba como uma das melhores capitais do Brasil.

Uma cidade limpa, organizada e bastante verde. Cosmopolita, cheia de vida, cultura e história, é sem dúvida um destino incrível.
Confira o post sobre O que fazer em Curitiba, e desvende cada cantinho da cidade. É um guia super completo, com dicas únicas e imperdíveis.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
O que fazer no Paraná
Quer conhecer melhor o estado?
Aqui no blog tem um post especial somente sobre o Paraná. Uma lista com 10 destinos imperdíveis, e que merecem estar no seu roteiro.
Saiba mais >> O que fazer no Paraná – 10 destinos imperdíveis
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Olá Beneth! Eu também já morei em Curitiba e sempre que posso volto pra visitar a cidade. Quando conheci a cidade pela primeira vez me apaixonei totalmente e me mudei pra lá em pouco tempo, morei no Atuba. Quando ainda não morava lá em definitivo, os hotéis que eu ficava, que gostaria de recomendar aqui pra quem estiver lendo e pesquisando onde se hospedar em Curitiba, tinham um bom custo benefício. Hotel Brasília, na Rua Carlos Cavalcanti, a uma quadra do shopping Mueller. Hotel Itamaraty, em frente a rodoferroviária. E o Hotel Confiance Soho Batel, na Rua Carlos de Carvalho. Parabéns pelo seu blog, tudo muito bem feito! Um abraço!
Olá Eduardo! Curitiba é uma cidade maravilhosa né?
Muito obrigado pelas suas dicas! Já vou colocar elas no post.
Um abraço!