Onde ficar em Munique: os 4 melhores bairros da cidade
Decidir onde ficar em Munique, na Alemanha, pode ser uma tarefa bem complexa.
Isso porque os preços das hospedagens na cidade não são, em sua maioria, muito amigáveis para os brasileiros (afinal, a desvalorização do real diante do euro é bem alta).
Grande e agitada, Munique é muito visitada tanto a turismo como a negócios, abrigando importantes e famosos eventos, como a Oktoberfest, o conhecido festival de cerveja.
LEIA TAMBÉM: Comidas típicas da Alemanha.
Além disso, há muita cultura, história e arquitetura centenária para desfrutar por lá.
Está localizada no sul da Alemanha, sendo a capital da região da Baviera e um ótimo destino para aproveitar e conhecer outros países como, Suíça e Áustria.
Por mais que seja um pouco complicado escolher onde ficar em Munique, vou te ajudar a entender quais são os melhores bairros que valem a pena serem considerados, e também darei algumas dicas de hospedagens nessas regiões.
Além disso, no final do post você pode conferir um mapa turístico exclusivo com os principais pontos turísticos de Munique!
Onde ficar em Munique: o que levar em consideração antes de escolher?

- Objetivo da viagem: entre os principais bairros para ficar em Munique, você vai perceber que existem as opções mais centrais, ótimas para quem tem como objetivo turistar pela cidade e outras opções próximas de das estações de trem, ideal para quem está de passagem rápida pela cidade.
O melhor bairro para se hospedar vai depender do seu objetivo de viagem – e lembre-se de que o transporte público de Munique é ótimo, então vale conferir se a sua acomodação fica perto de alguma estação ou ponto de ônibus.
Para comprar passagens fora do Brasil, seja de ônibus, trem ou avião, eu sempre uso a OMIO, que é um comparador. Você coloca os destinos e datas, e eles te mostram todas as opções de uma vez, e assim você pode comparar e decidir qual é a melhor pra você.
- Custos: se hospedar em Munique é uma tarefa difícil justamente porque os preços das acomodações costumam ser bem salgados.
Portanto, se estiver com o orçamento reduzido precisará ficar em uma região menos centralizada (o que não é um grande problema também, pois a cidade tem um ótimo sistema de transporte público).
CONFIRA: Cidades da Alemanha – 8 destinos imperdíveis!
- Alta temporada: o verão (junho, julho e agosto) é a época do ano em que toda a Europa fica mais cheia, pois é a alta temporada. Caso esteja planejando a sua viagem nesses meses, esteja preparado para enfrentar preços ainda maiores.
Outra época do ano em que Munique fica cheia é quando acontece o Oktoberfest (setembro e outubro) – para conseguir uma boa hospedagem nesse período é preciso se planejar com bastante antecedência.
Internet no celular durante a viagem
Já foi o tempo em que as pessoas viajam sem internet no celular. Hoje existe a possibilidade de comprar um chip internacional ainda no Brasil, e chegar no seu destino com o celular conectado. Com a America Chip você viaja com internet ilimitada para mais de 130 países!
Onde ficar em Munique: os 4 melhores bairros da cidade
Está curioso para descobrir onde ficar em Munique? Vamos lá!
A lista de bairros sugeridos para hospedagem não é imensa, mas é preciso prestar bastante atenção nas peculiaridades para entender qual atende melhor as suas necessidades.
1. Altstad-Lehel
A lista se inicia com um dos melhores lugares para ficar em Munique, o bairro de Altstad, que é onde fica o centro histórico da cidade.
Por lá, você poderá conhecer alguns dos principais pontos turísticos, como a praça Marienplatz, o edifício Neues Rathaus, o Palácio Residenz e o Englishcer Garten.
É uma delícia conhecer o bairro a pé e se deixar encantar pelas ruas e construções.
A notícia ruim é que, infelizmente, por ser uma ótima localização, os preços são bem salgados nessa região. A oferta hoteleira é bem alta, mas dificilmente encontrará opções muito acessíveis.
Hospedagem em Altstad-Lehel
O Motel One München Sendlinger Tor disponibiliza um lounge, um bar e um café. Está a apenas 10 minutos a pé da Estação Central de Munique e da Câmara Municipal na Marienplatz.
Outro ponto positivo é que a estação de metrô mais próxima está a 2 minutos de caminhada.
Já o Hotel Torbräu está a somente 5 minutos a pé da Marienplatz e a 100 metros da Estação de Trem S-Bahn Isartor. Com uma altíssima nota no Booking, entre as comodidades do hotel, conte com um bar, Buffet de café da manhã completo e quartos com Wi-Fi gratuito.
2. Arredores da estação central – Hauptbahnhof
A segunda dica de bairro para quem não sabe onde ficar em Munique é próximo à estação central, no bairro chamado Ludwigsvorstadt.
Lá está a estação de transportes central de Munique: saem trens para outras cidades e países também, além de linhas de trens locais, linhas de metrôs, bondes e ônibus.
A região conta com bastante comércio, como farmácias, padarias e supermercados, portanto, é bem conveniente para os turistas.
Ela também é próxima de importantes pontos turísticos: praça Karlsplatz-Stachus (5 minutos), praça Marienplatz (15 minutos) e Theresienwiese (10 minutos).
Hospedagem nos arredores da estação central – Hauptbahnhof
Entre as opções mais acessíveis do bairro, considere o Wombats Hostel Munich, um albergue com ótima nota no Booking e muito próximo da estação de trem central.
Além disso, está a apenas 10 minutos a pé do centro histórico da cidade. Há opções de quarto duplo e compartilhado com mais pessoas.
O Hotel Cocoon é uma opção um pouco mais cara, mas que oferece maior conforto. Está a somente 5 minutos a pé da Estação Central de Munique e a 15 minutos a pé da Câmara Municial de Munique, que fica na praça Marienplatz.
Se estiver sem preocupações com os gastos em acomodação, considere o Sofitel Muniche Bayerpost, um hotel 5 estrelas de puro luxo. Localizado a apenas 100 metros da Estação Principal de Munique, oferece SPA, piscina coberta, academia e sauna.
3. Arredores da Oktoberfest – Theresienwiese
Caso o motivo da sua visita à cidade de Munique seja o festival Oktoberfest, pode ser interesante se hospedar no bairro Schwanthalerhöhe, uma região bem próxima ao local que acontece o evento.
É um ótimo bairro, conectado a diversas linhas de trem e metrô. Para ir ao festival você precisará apenas dos seus pés.
Não se esqueça de reservar sua hospedagem com bastante antecedência, pois a procura é muito alta nessa época do ano.
Hospedagem nos arredores da Oktoberfest – Theresienwiese
O Jugend-und Familienhotel Augustin tem uma nota excelente no Booking, e oferece opções de quartos compartilhados com ar-condicionado e TV de tela plana.
No valor da diária está incluso o café da manhã e a hospedagem está a somente 50 metros do local onde ocorre a Oktoberfest.
Já o Hotel Brack é uma alternativa que oferece mais conforto e privacidade. Está localizado a 5 minutos a pé da sede do festival Oktoberfest e muito próximo de uma estação de metrô que pode te levar até o centro histórico de Munique.
O Bavaria Boardinghouse oferece apartamentos com cozinha e banheiro privativo. Há um supermercado no edifício da acomodação e o a hospedagem está a apenas 400 metros do local onde acontece o evento Oktoberfest.
4. Arredores das Universidades de Munique
Por fim, considere também o bairro Maxvorstadt, onde estão localizadas as universidades da cidade.
A região conta com diversas linhas de metrô, bondes e ônibus, portanto, você terá fácil acesso a outros pontos de Munique. O centro histórico não está longe, a apenas 15 minutos de caminhada.
Nesse bairro está o Englisher Garten, famoso parque da cidade. É uma opção de hospedagem interessante para quem deseja economizar um pouco e fugir dos preços altos do centro histórico.
Hospedagem nos arredores das Universidades de Munique
O Fleming’s Hotel München-Schwabing está a apenas 300 metros de uma estação de metrô e 10 minutos de caminhada do Englischer Garten. Já a Marienplatz está a 8 minutos de metrô.
O Hotel La Maison está a 5 minutos a pé do Englischer Garten e a 4 estações de metrô do centro histórico de Munique.
Bônus: Mapa turístico exclusivo de Munique, na Alemanha
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados nesse post.
Descubra o melhor de Munique
Prontinho! Você já entendeu como funcionam as hospedagens e onde ficar em Munique.
Por mais que pareça desafiador, não é impossível encontrar uma acomodação com bom custo-benefício na cidade.
O mais importante é começar a pesquisar com antecedência para encontrar uma opção que caiba no seu bolso e atenda bem as suas necessidades.
Se tiver ficado alguma dúvida, deixe seus comentários que ficarei feliz em ajudar.
Outros textos para você
- O que fazer em Bruxelas – roteiro com 17 lugares incríveis.
- O que fazer em Bruges – 12 pontos turísticos que você precisa conhecer.
- Comidas típicas da Bélgica – Lista de 12 pratos deliciosos.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.