Onde ficar em São Paulo – Melhores bairros e regiões
Podemos traduzir São Paulo como várias cidades dentro de uma só. Além de ser o centro econômico mais importante do Brasil, entre suas características mais marcantes está o fato de que é possível encontrar de tudo na cidade.
Com tanta coisa rolando, vale entender melhor onde ficar em São Paulo quando fizer a sua visita. Afinal, a escolha errada em uma cidade assim, pode literalmente estragar a viagem.
E você não quer isso, certo?
Estamos falando de uma metrópole urbana que possui vastos parques para relaxar e se afastar do caos da cidade por alguns instantes. Uma cidade que conta com restaurantes das melhores gastronomias mundiais, lazer e atrações culturais para absolutamente todos os gostos e bolsos.
É o maior centro de compras do país, no qual você pode conferir shoppings luxuosos e lojas de ruas diversificadas, além de centros populares famosos como a “25 de Março”.
Para aproveitar tudo o que a São Paulo tem de bom, é ideal conhecer bem suas atrações e saber onde se hospedar. Algumas localizações estratégicas podem tornar a sua estadia muito mais agradável e proveitosa, além de fazer com que você economize tempo e dinheiro em transporte.
VEJA TAMBÉM: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Onde ficar em São Paulo: o que levar em consideração na sua decisão
São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes, sem contar a região metropolitana. Por ser tão grande, isso pode gerar algumas dúvidas na hora de decidir onde se hospedar na cidade.
Para tomar essa decisão é preciso considerar alguns fatores:
- Objetivo da viagem: se for uma estadia rápida à negócios, por exemplo, é importante focar em ficar na região das reuniões e compromissos. Já se for uma viagem à turismo, vale entender quais lugares você tem mais vontade de conhecer, para optar por um bairro que facilite tais visitas.
- Meios de transporte: São Paulo tem uma boa rede de metrôs, trens e ônibus, no entanto, nada que se compare a cidades como Madrid, que são muito mais completas nesse sentido, principalmente no que diz respeito aos metrôs.
Se você optar por usar apenas o transporte público, com certeza precisa escolher uma hospedagem estratégica nesse sentido, pois algumas regiões da cidade ficam bem descobertas. Se for fazer tudo de carro ou táxi, por exemplo, isso facilita e a escolha pode ser um pouco mais flexível.
- Tempo de viagem e orçamento: esses fatores influenciam bastante no estilo de hospedagem. Se você for ficar bastante tempo na cidade e quiser gastar pouco, talvez os hostels ou bairros mais em conta sejam a melhor opção.
Já se estiver disposto a desembolsar um pouco mais de grana, a dica é conferir alguns hotéis centrais. De qualquer forma, vale sempre ressaltar que a cidade oferece opções para todos os níveis de orçamento.
- Segurança: alguns bairros da cidade são mais seguros do que outros e, consequentemente, isso acaba pesando um pouquinho nos preços. Para ter uma experiência sem riscos e grandes preocupações, pode ser válido investir um pouquinho em bairros mais seguros.
Melhores regiões e bairros para se hospedar em São Paulo
As regiões mais centrais com certeza são a Zona Sul, Zona Oeste e o Centro da cidade. A Zona Norte e Leste já ficam mais afastadas.
No entanto, fique atento, pois o extremo Sul, por exemplo, já fica bem mais distante dos principais locais turísticos.
Considerando as regiões listadas acima, vamos conferir os principais bairros que você deve levar em conta quando for escolher hospedagem em São Paulo.
Avenida Paulista e arredores (Jardins, Consolação, Bela Vista)
Quando falamos sobre onde ficar em São Paulo, a avenida Paulista é uma das melhores regiões. Além de bastante central, contempla diversas linhas de metrôs e partindo de lá, você estará perto dos principais bairros turísticos.
Na região dos Jardins os preços são um pouco mais salgados do que do outro lado da avenida, mas vale a pena se quiser gastar um pouco mais. É possível fazer muita coisa a pé, há comércio, lojas, shoppings e restaurantes.
Entre as atrações mais próximas há o MASP, o Parque Trianon, o Mirante 9 de Julho, Shopping Pátio Paulista e Cidade São Paulo, entre outros.
Aos domingos, a avenida Paulista fica fechada para pedestres, e você pode conferir diversas atrações, andar de bike e patinetes.
Mesmo sendo bem movimentada, a região da Paulista tem muitos pedintes e mendigos, então é importante ficar sempre atento.
Hospedagem na Avenida Paulista
A oferta de hospedagens é bem variada, e você pode escolher desde hotéis mais chiques até os mais em conta.
Para quem quer economizar, considere o Did’s Hostel, uma opção descolada, bem localizada e com preços a partir de de R$45,00.
Uma opção mais confortável é o Ibis Budget São Paulo Paulista, que tem bom custo-benefício, e sempre mantém um bom padrão de qualidade, conhecido mundialmente.
Já se estiver procurando por uma opção mais luxuosa, confira o Tivoli Mofarrej São Paulo, referência no ramo hoteleiro e com ótimas avaliações.
Centro
O Centro é uma região antiga da cidade, com várias atrações e restaurantes, como a Catedral da Sé, Mercadão, Casa do Porco, entre outros.
É importante ter em mente que é uma região um pouco mais perigosa, e não é muito recomendado ficar andando pelas ruas à noite.
Para quem quer vivenciar uma experiência um pouco mais “nostálgica”, e entender um pouquinho sobre a arquitetura antiga da cidade, vale se hospedar por lá.
No Centro, não há tantas boas opções de hostels e hotéis super luxuosos. É possível conferir hotéis com um bom custo- benefício, como o Ibis Budget São João, que inclusive já foi minha escolha em uma de minhas viagens à São Paulo.
Paraíso
Muito próximo da Paulista e dos Jardins, o Paraíso é ótima opção para quem precisa de rápido acesso ao aeroporto de Congonhas.
Entre as principais atrações próximas, além da avenida Paulista podemos citar o bairro da Liberdade, o parque Ibirapuera, a Cinemateca, o Museu Lasar Segall.
As linhas de metrô também são bem próximas dessa região, o que facilita bastante o transporte.
Se você busca uma opção mais em conta, considere se hospedar sem erro no Ibis Budget Paraíso.
Se quiser investir um pouco mais, recomendamos o Transamerica Prime Paradise Garden, que tem ótimas acomodações e uma localização muito elogiada.
A Vila Mariana, o próximo bairro que exploraremos, é muito próximo do Paraíso e conta com diversas opções de hostels, que valem para quem quer ficar nesta região sem gastar muito.
Vila Mariana
Um bairro bem residencial, cheio de bares e restaurante e de fácil acesso ao transporte público também.
Como comentamos anteriormente, fica bem próximo do Paraíso e consequentemente, do parque Ibirapuera e parque da Aclimação.
Entre os diversos hostels da região, confira o We Hostel, que além de muito limpo e organizado, conta com um barzinho no qual costumam rolar alguns shows de bandas de jazz.
Se você busca mais conforto e privacidade, sem gastar muito por isso, veja o Comfort Hotel São Paulo, que tem uma avaliação média de 8.3.
Por fim, o Pullman São Paulo Ibirapuera é um hotel luxuoso, de 5 estrelas e que fica a poucos metros do parque Ibirapuera.
Higienópolis
Um bairro predominantemente residencial, com opções de restaurantes e comércio. Nesta região, você estará perto do shopping Higienópolis, do estádio do Pacaembu, do Minhocão (fica aberto para pedestres aos domingos) e do Memorial da América Latina.
O centro da cidade também é bem próximo, então pode ser uma opção interessante para quem quer ficar perto da Paulista e do Centro ao mesmo tempo.
O bairro de Higienópolis não conta com uma oferta vasta de hostels e hotéis. Caso decida se hospedar por lá, considere que irá gastar um pouco mais em hotéis como o Transamerica Classic Higienópolis e o Tryp São Paulo Higienópolis Hotel, que possuem ótimas avaliações
Uma opção para quem quer ficar próximo de Higienópolis e gastar menos, é se hospedar na região da Consolação e Bela Vista.
Pinheiros
Um dos bairros mais queridinhos de São Paulo, Pinheiros é bem próximo da Vila Madalena.
A famosa rua dos Pinheiros é o coração do bairro, onde fica a estação de metrô Fradique Coutinho e inúmeros bares e restaurantes.
Outro ponto positivo, é que fica perto da avenida Rebouças e da Brigadeiro Faria Lima, importantes vias para circular pela cidade.
Em Pinheiros você encontrará grandes atrações como o Instituto Tomie Ohtake, o Mercado de Pinheiros, a Praça Pôr do Sol, Praça Benedito Calixto e o Parque Villa Lobos.
Por ser um bairro jovem e com muita vida noturna, conta com muitas opções de hostels. O Ô de Casa é uma ótima opção para quem quer um lugar animado, pois há um barzinho super descolado dentro do hostel.
Um bom custo-benefício da região é o Ibis Styles São Paulo Faria Lima, que fica próximo à avenida Brigadeiro Faria Lima, via de acesso a vários bairros da cidade.
O Comfort Suítes Oscar Freire, por sua vez, tem um custo mais elevado, mas é uma boa opção para quem quer ficar na Oscar Freire, famosa rua de lojas, e perto do metrô.
Vila Madalena
Muito próximo de Pinheiros, há a Vila Madalena, famosa pelo seu agito e clima jovem. As principais ruas abrigam barzinhos animados quase todos os dias da semana.
Entre algumas das principais atrações do bairro está o Beco do Batman e restaurantes famosos, como a “Peixaria Bar e Venda”. O metrô Vila Madalena ajuda na locomoção.
O bairro não conta com opções de grandes hotéis. O pré-requisito para se hospedar por lá é curtir algo mais animado, pois a vida noturna é agitada.
Considere se hospedar em hostels, como o Café Hostel, que fica apenas a 400m do metrô e o Viva Hostel Design, que oferece tanto acomodações privadas como compartilhadas.
Perdizes e Pompeia
Ambos são bairros mais residenciais, próximos de Pinheiros e da Vila Madalena. Também contam com bastante opção de restaurantes e barzinhos, e é uma opção interessante para quem for a um show ou jogo no Allianz Parque.
A oferta de hospedagens não é muito ampla, mas é possível encontrar bons hostels, como o Grape Wine Hostel, que tem uma ótima avaliação.
O Transamerica Executive Perdizes e Plaza Inn American Loft são hotéis que oferecem mais conforto e têm 4 estrelas, com opções de preços que variam entre uma média de R$250 e R$450.
Itaim Bibi e Vila Olimpia
Localizados na zona Sul da cidade, são boas pedidas para quem quer ficar em uma região nobre, com vários bares e restaurantes.
O acesso a metrô é bem limitado nessas áreas, mas se isso não for um problema, então pode ser uma boa opção.
Shoppings de luxo como o Iguatemi SP e o JK Iguatemi ficam nesses bairros, e podem ser uma parada interessante para quem gosta de explorar o comércio. Na avenida Brigadeiro Faria Lima, é possível conhecer o Museu da Casa Brasileira e o Eataly.
Tanto o Itaim Bibi como a Vila Olimpia são cheios de boas opções de hospedagem, mas lembre-se de este é um bairro mais caro para ficar na cidade.
Hostels não são o forte dessa região, mas entre as possibilidades considere o Hostel Brooklin, que fica próximo de locais turísticos.
Quando falamos de hotéis, no entanto, o custo é bem mais elevado, sendo difícil encontrar opções mais baratas. Se estiver disposto a desembolsar um pouco mais, considere o Radisson Vila Olímpia, que é considerado uma das principais escolhas de toda a cidade.
Moema
Moema também fica na zona Sul e é um bairro predominantemente residencial. Para quem gosta de andar a pé, pode ser uma boa opção para explorar a cidade. Fica perto do Itaim Bibi e também do parque Ibirapuera.
Por ser um bairro residencial, não conta com um leque muito amplo de opções de hospedagem. Os hotéis que existem na região são mais caros, como o Mercure Moema São Paulo Times Square, e o Meliá Ibirapuera, que é um dos mais luxuosos dessa região.
Já nos hostels, que são bem escassos, podemos citar o Hostel Ibirapuera, que apesar de simples, tem uma boa localização.
Berrini
Só vale se hospedar por lá se estiver a negócios ou realmente tiver um melhor custo benefício, de acordo com a sua estadia na cidade. Isso porque é um pouco mais distante das principais atrações turísticas da cidade e é um bairro cheio de prédios e empresas.
Se for se hospedar por lá, não espere encontrar opções de hostels.
Entre os hotéis, considere o Intercity Berrini, que tem um bom custo benefício e o Estanplaza Berrini, que tem o preço um pouco mais elevado e fica na própria avenida Berrini.
Marginal Pinheiros e Tietê
Se fizer sentido para a sua viagem, você pode também conferir hotéis mais próximos da Marginal Pinheiros, uma das principais vias da cidade.
As grandes referências de hotéis na região são o Hilton São Paulo Morumbi e Grand Hyatt São Paulo,que são ótimos.
Já para quem preferir ficar mais próximo da Marginal Tietê, outra via muito importante na cidade, vale conferir opções perto do Sambódromo ou do Expo Center Norte.
O Hotel Ibis São Paulo Anhembi tem um bom custo benefício, e fica a menos de 2km do Pavilhão de Exposições Anhembi. Já o Holiday Inn Parque Anhembi pode ser uma boa pedida para quem quer ficar muito próximo do sambódromo.
Perto dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos
Caso seja de sua preferência ficar bem próximo dos aeroportos, as possibilidades são várias também.
O Ibis São Paulo Congonhas tem um dos melhores custos benefícios, e oferece direto acesso ao aeroporto de Congonhas. Já o Transamerica Executive Congonhas tem 4 estrelas e oferece serviço de transfer gratuito para o aeroporto.
Próximo ao aeroporto de Guarulhos, considere o Pullman Guarulhos Airport, que tem um custo um pouco mais elevado e acomodações espaçosas, com um lounge Fit & Spa. O Hampton By Hilton Guarulhos Airport é uma possibilidade mais em conta, que fica a 6,1 km do aeroporto.
Hospedagem em São Paulo
Já deu para perceber que São Paulo é enorme, não é mesmo?
São muitas regiões e novidades para explorar. O mais importante é viver a experiência de acordo com o seu perfil de viajante, e aproveitar tudo de bom que a cidade tem para oferecer!
Espero que esse guia de hospedagem em São Paulo tenha esclarecido um pouco sobre o assunto, e que fique mais fácil pra você reservar um hotel na cidade.
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização dos pontos turístico de São Paulo, e algumas das opções citadas aqui.
Mais sobre São Paulo
- O que fazer em São Paulo – Roteiro perfeito
- Cerveja artesanal em São Paulo – Lista de melhores bares
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.