Pomerode, SC – O que fazer na cidade mais alemã do Brasil
Em uma região específica de Santa Catarina, existe uma forte cultura alemã, devido à sua colonização. Entre as cidades dessa região, a que mais se destaca pela tradição germânica, é sem dúvida, Pomerode.

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode mantêm até hoje toda a cultura e tradição germânica. Seus habitantes, em sua maioria, inclusive, falam alemão, e até aprendem na escola pública.
Pomerode
Seu slogan é “Nossa pequena Alemanha”, e como você pode imaginar, não é por acaso.
A colonização de Pomerode começou em 1863, na colônia de Blumenau. Fundada por Hermann Otto Blumenau, o povoamento foi estratégico, com o objetivo de ligar a colônia de Blumenau com a de Dona Francisca.
O nome da cidade, está ligado à origem de seus fundadores, que são da região da Pomerânia, ao norte da Alemanha.
Hoje, Pomerode faz parte da região conhecida como Vale Europeu, justamente pela colonização que teve. Algumas cidades que fazem parte do vale:
- Blumenau
- Pomerode
- Botuverá
- Benedito Novo
- Nova Trento
- Rio dos Cedros
Veja também: O que fazer em Blumenau
Como chegar
Pra quem é de longe e precisa voar, o aeroporto mais próximo é o de Navegantes. Mas você pode voar também para Joinville, ou se for o caso, Florianópolis.
Chegando neles, você pode pegar um ônibus para Blumenau, e de lá, para Pomerode. Não há linhas direto para a cidade.

Outra alternativa é alugar um carro, o que eu acho, inclusive, que é uma opção melhor. Um carro vai te dar a liberdade de conhecer todos os pontos turísticos de Pomerode, incluindo a famosa Rota do Enxaimel.
Alugar carro
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
O que fazer em Pomerode
Pomerode, apesar de pequena, oferece diversas opções de lazer. A cidade vem se destacando no turismo em Santa Catarina e até no Brasil. Tanto, que está se tornando referência no desenvolvimento do turismo.
Um dos destaques, e que colocou Pomerode no mapa nacional do turismo, é a Osterfest. Maior festa de páscoa do Brasil, onde foi montada a Osterbaum, maior árvore de páscoa do mundo!
Você conhecerá agora, através de museus, portais e rotas turísticas, a incrível cultura alemã de Pomerode. Aproveite!
Centro
O centrinho de Pomerode é um charme, e caminhar por ali é muito gostoso. Não é bem no centro na verdade, mas é a região onde está a cervejaria Schornstein, o Zoo e outros pontos Turísticos.
Dentre eles, a Praça Torgelow. Foi construída em 2010, em homenagem aos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina.

Nela, você encontra uma escultura em tamanho real, que representa personagens da época da colonização, e seu estilo de vida.
Lugares para ver no centro:
- Praça Torgelow
- Centro Cultural
- Cervejaria Schonstein
- Zoo Pomerode
- Vila Encantada
- Museu Pomerano
Falo em detalhes sobre esses lugares ao longo do post. Me acompanhe até o final, e não perca os detalhes.
Casa do Imigrante Carl Weege
Carl Weege foi um imigrante alemão, oriundo da região da Pomerânia, e que se estabeleceu na região de Pomerode.

Casou-se com Auguste Grutzmacher, com quem teve 15 filhos, e criou um patrimônio bastante significativo, se tornando importante para a economia da cidade.
A casa onde a família morava, foi toda reconstruída, seguindo as características e tradições da época, tornando-se o Museu Casa do Imigrante Carl Weege, inaugurado em 1998.

No museu, você visita toda a casa e seus adjacentes, e pode ver de perto como uma família da época vivia, através de seus objetos pessoais e mobília da casa.
Entrada: Gratuita
- Casa do Imigrante Carl Weege
- Casa do Imigrante Carl Weege
- Casa do Imigrante Carl Weege
- Casa do Imigrante Carl Weege
- Casa do Imigrante Carl Weege
Museu do Marceneiro
O Museu do Marceneiro faz parta da fábrica e loja Behling, empresa que fabrica objetos para casa, utilizando madeira de reflorestamento.

Abaixo da loja, existe um pequeno museu, com objetos e ferramentas, utilizados pelos marceneiros antigamente.
Entrada: Gratuita
- Bicicletas antigas
- Museu do Marceneiro
- Corredeira, na parte externa do museu
Museu Pomerano
Para quem quiser entender ainda mais sobre a história de Pomerode, e toda a colonização alemã de Santa Catarina, o Museu Pomerano é imperdível.

Nele, através do acervo particular de Egon tiedt, você verá objetos pessoais, utilizados no dia a dia doa habitantes. Alguns exemplos, são carroças, instrumentos musicais, utensílios de casa entre outros.
Entrada: R$ 6,00
Pórtico do Imigrante
Em Pomerode, existem dois portais com arquitetura típica alemã, ambos são lindos, e merecem pelo menos uma foto.

Um deles é o Pórtico do Imigrante, que recebe os visitantes que vêm do norte para Pomerode. Esse pórtico é uma réplica em tamanho real, do Portal de Stettin, que fica na região onde foi a primeira capital da Pomerânia.
Portal Sul
Já quem chega pelo sul, vai ser recebido pelo Portal Turístico Sul. Um lindo portal em estilo enxaimel, que vai te conquistar. Pra ser sincero, acho que é ainda mais bonito que o anterior.

Nesse portal, existe uma lojinha de produtos típicos, onde você pode pegar informações turísticas, e até tirar foto com roupas típicas germânicas, de graça.
Atrás do portal, está um dos corações enxaimel, que é o símbolo oficial de Pomerode.
Rota do Enxaimel
Antes de falar sobre a Rota do Enxaimel, vou explicar um pouco sobre o que é enxaimel.
Enxaimel, nada mais é, do que um estilo de construção típico alemão, e que é predominante em Pomerode. Inclusive, em Pomerode, está a maior concentração desse estilo de construção, fora da Alemanha.

A maior diferença, é na estrutura casas, que é formada através do encaixe perfeito das vigas de madeira, sem a utilização de pregos.

Agora falando sobre a Rota do Enxaimel, é um circuito repleto de construções nesse estilo. A rota é, inclusive, tombada pelo IPHAN, como Patrimônio Histórico e Artístico.

Passar pela Rota do Enxaimel, é um passeio gostoso e relaxante, que te leva para uma outra época, além da encantadora paisagem ao redor.
Dica: A maioria das casas que fazem parte da rota, possuem algum tipo de comércio, onde você pode comprar produtos típicos da cidade.
Vila Encantada
A Vila encantada é para quem está viajando com os pequenos. O parque educativo, é o primeiro parque de dinossauros de Santa Catarina.

Conecta pais e filhos, através de brincadeiras e atividades, desenvolvidas para resgatar a infância dos adultos, e educar divertindo os pequenos.

Zoo Pomerode
Fundado em 1932, o Zoo Pomerode é sem dúvida um dos pontos turísticos mais famosos de Pomerode, e é um dos mais antigos do Brasil.
Ao contrário do que muita gente pensa, o Zoo não é uma mera exposição de animais. Seu objetivo, é resgatar animais e preservar espécies. Animais feridos, que já não conseguem sobreviver sozinhos, e espécies ameaçadas de extinção.

Dentro do Zoo Pomerode, você vai encontrar um espaço extremamente organizado, com painéis educativos sobre os animais que ali estão.
São 40 mil m², com ampliação prevista de mais 65 mil. Hoje o zoo abriga mais de mil animais, de 255 espécies diferentes, incluindo algumas bastante raras.
Um exemplo disso é o Leão Angolano, espécie que conta com menos de 100 animais no mundo todo. Inclusive, O Zoo Pomerode é o único lugar fora da Europa que abriga um desses. Aliás, não apenas um, mas quatro!
Curiosidades:
- Está entre os top 10 zoológicos da América Latina (Segundo usuários do Tripadvisor)
- Pensando na sustentabilidade, não fornece mapas impressos
- Todos os animais possuem um espaço reservado, escondido dos turistas, e nenhum deles é obrigado a ficar em exposição
Produtos típicos de Pomerode
Em Pomerode você encontra diversos produtos típicos, tradicionais e artesanais da cidade. Entre eles, bolachas, cachaças, chocolates, cervejas e mais.

Abaixo, vou falar um pouco de duas empresas, fundadas em Pomerode, e que já ganharam destaque internacional, pela qualidade de seus produtos.
Talvez você já tenha ouvido falar delas, e quem sabe até provado seus produtos. Mas caso ainda não conheça, recomendo.
Cervejaria Schornstein
“A cerveja com alma”, esse é o lema da Cervejaria Schornstein, fundada em 2006. Fica localizada no centro da cidade, em um prédio bastante importante, onde era antigamente, o Mercado Weege.
Na fábrica, você encontra uma loja, com todos os produtos da marca, desde as deliciosas cervejas, até abridores, canecos e petiscos artesanais.

Ao lado, encontra-se o Schonstein Kneipe, um bar e restaurante da marca, onde está, imponente, uma enorme chaminé de 30 metros, construída em tijolos maciços.
Curiosidade: Schornstein, em alemão, significa Chaminé, que é o símbolo da cervejaria.
No restaurante, você encontra os mais variados pratos típicos alemães, que por sinal, são deliciosos. Além disso, é claro, muita cerveja, fresquinha, saindo direto dos tanques para o seu caneco, a um preço excelente.

Chocolates Nugali
A Nugali Chocolates, é uma das poucas marcas do Brasil que realmente fabrica seu próprio chocolate, trabalhando desde o cacau até o produto final, e assim, garantindo uma qualidade excepcional.
Em sua loja em Pomerode, você poderá encontrar toda a linha da marca, incluindo os chocolates premiados, como o chocolate ao leite.

A empresa foi fundada em 2004, e em 2016 ganhou um importante prêmio. Uma medalha de prata no International Chocolate Awards, uma das mais importantes competições desse ramo, no mundo.
Onde comer em Pomerode
Uma das coisas que mais me conquista em uma viagem, é a gastronomia, e em Pomerode, apesar de já conhecer a gastronomia alemã, isso não foi diferente.
Tive o prazer de comer em diversos lugares, e provar o que tem de melhor em gastronomia na cidade.

Pomerode é famosa, principalmente, por seus maravilhosos cafés, especialmente por um tipo de bolo, muito tradicional de Santa Catarina, que se chama “cuca”.
Descubra abaixo, uma lista de excelentes lugares para comer. Todos eles eu visitei e recomendo.
Cafés
Em se tratando de cafés, Pomerode é realmente um destaque. Sinceramente, em Pomerode comi as melhores cucas da minha vida, sem exagero.

A receita é bastante tradicional, e você poderá encontrar em qualquer café, literalmente. Muito provavelmente, vai ter até no café da manhã da pousada que você ficar.
Dica: No final do post, indico uma pousada excelente, que fiquei quando estive em Pomerode. Não perca!
De qualquer maneira, abaixo vou listar 3 cafeterias sensacionais, que conheço, e sempre vou quando passo por Pomerode, nem que seja só pra comprar pra viagem.
- Der Kaffee
- Dona Ella
- Torten Paradies
Restaurantes em Pomerode
Acima citei rapidamente, ótimos lugares para comer na cidade. Caso queira saber em detalhes, sobre todos os lugares indicados, confira o post sobre Restaurantes em Pomerode, e delicie-se com a gastronomia da cidade.
Refeições
Por mais difícil que vai ser, não se empanturre no café da manhã, pois você precisará de espaço para aproveitar o almoço, café da tarde e janta.

Abaixo, lugares para almoçar e jantar.
- Fritz Burger – Deliciosos hambúrgueres
- Schornstein Kneipe – Pratos típicos alemães e cerveja artesanal
- Sabor do Sul – Almoço por quilo, ótimo custo benefício
- Torten Paradies – Além do café, serve também almoço por quilo, com pratos típicos
- Olho Imbiss Wagen – Um food truck de sanduíches típicos alemães. Nem sempre está em Pomerode.
- Curry Wurst – Pratos típicos e cerveja artesanal
Pratos típicos de Pomerode
Ok, você já sabe onde comer, mas de nada adianta ir e nem saber o que pedir. Não é?
Por isso decidi colocar essa parte aqui, falando rapidamente sobre os pratos típicos alemães imperdíveis, que você precisa provar.
Os mais tradicionais são Hackerpeter (também conhecido como carne de onça), Eisbein e as salsichas alemães.

A Carne de Onça, é um prato feito de filé mignon moído, misturado com diversos temperos e especiarias. Costuma ser um prato de entrada, e é comido cru mesmo. Mas não se engane, é realmente delicioso.
Eisbein é o joelho de porco, que pode ser preparado de diversas maneiras. Minha favorita é quando o joelho é cozido e depois assado, ficando com a pele pururuca. Normalmente vem acompanhado de batatas e repolho.

E as clássicas salsichas alemães, também podem ser apreciadas de diversas maneiras. A mais típica delas é no prato currywurst, onde as salsichas são cozidas, acompanhadas de molho de tomate, curry e batata frita.

Saiba mais sobre a gastronomia típica de Pomerode no post: A Gastronomia alemã de Santa Catarina
Onde se hospedar em Pomerode
Acertar na escolha da hospedagem é sempre importante, indiferente de qual seja o seu destino. Inclusive, pra mim, isso é uma das coisas mais importantes de toda a viagem.
Em Pomerode, depois de pesquisar bastante, minha escolha foi a Pousada Edelweiss. E abaixo vou falar porque.
Pousada Edelweiss
A Pousada Edelweiss fica em uma região bastante calma da cidade, o que pra mim é importante. Além disso, a estrutura é sensacional.
Os quartos são espaçosos e bastante confortáveis, a cama então, nem se fala. Nada como uma boa cama pra descansar, depois de um dia longo de passeio, não concorda?

O café da manhã também me chamou bastante a atenção, afinal, é repleto de pratos típicos alemães, e o melhor, é que tudo é produzido ali, artesanalmente. Uma delícia!

Mas não é só isso, o clima como um todo da pousada é muito gostoso, e te convida a tomar um café da manhã calmo e tranquilo, apreciando cada segundo.
Tudo é muito bem decorado e arrumadinho, desde o interior ao exterior, remetendo à típica decoração alemã.
A pousada ainda conta com um enorme jardim, cheio de árvores e plantas, e com trilhas para você fazer uma caminhadinha. Dentro do jardim, ainda existe um espaço kids, com escorregador e uma casinha.

Diferencial: A piscina, sem dúvida, foi um grande diferencial. Estive em Pomerode no verão, e só quem já foi pra lá, sabe o calor que faz. Chegar dos passeios e pular na piscina, foi um dos momentos mais refrescantes de toda a viagem.

Sem contar que tudo isso é oferecido por um preço bastante justo, e por isso, considero a Pousada Edelweiss o melhor custo benefício de Pomerode.
- Piscina maravilhosa da Pousada Edelweiss
- Ambiente confortável e aconchegante
Outras opções de hospedagem em Pomerode
Caos queira conferir mais opções de hospedagem em Pomerode, eu fiz um guia simples e prático sobre pousadas na cidade. Nele, indico pousadas separadas por categorias, facilitando a escolha.
Confira >> Pousadas em Pomerode – Dicas para não errar na hospedagem
Passaporte Pomerode
O Passaporte Pomerode, é uma ação da AVIP (Associação Visite Pomerode), em conjunto com as empresas de turismo da cidade.
O passaporte, é um guia de empresas que fazem parte da associação, e serve também como um guia turístico. Mas diferente de apenas um guia, ele é realmente um passaporte.

Em cada lugar indicado no guia, quando consumido algo, você ganha um carimbo. Juntando 10 carimbos, de 10 lugares diferentes, você ganha uma caneca exclusiva de Pomerode.
Uma ótima ideia, que te desafia a explorar cada cantinho da cidade, e você anda leva uma lembrança única.
Festivais de Pomerode
Em Pomerode, assim como em diversas outras cidades catarinenses, acontecem alguns festivais tradicionais alemães.
Alguns dos festivais da cidade:
- Schonstein Festival (Junho)
- Festa do Colono (Julho)
- Pomerlamm Fest (Agosto)
- Festival Gastronômico (Julho)
Além desses, ainda existem outros dois, que são os maiores e mais famosos festivais da cidade. Um deles, inclusive, chegou a bater um recorde mundial.
Festa Pomerana
Sua primeira edição foi em 1984, com o objetivo de comemorar o aniversário de 25 anos de Pomerode. Foram 15 dias de festa, que atraíram mais de 20 mil pessoas.
Suas primeiras edições, tinham como grande atração, as exposições, que iam desde agropecuária, até industrial e artesanal.

No início dos anos 2000, a Festa Pomerana se consolidou como a principal festa da cidade, e ganhou destaque tanto no estado, como em todo o Brasil.
É hoje, uma das mais genuínas festas típicas alemãs do Brasil, e atrai cerca de 80 mil pessoas todos os anos.

Osterfest
A páscoa em Pomerode, é levada bastante a sério. Prova disso é a Osterfest, festa pascoal que segue as tradições germânicas.
Realizada no centro cultural da cidade, é o maior festival de páscoa do país. Na festa também, é construída a osterbaum, tradicional árvore de páscoa.

Osterbaum, é uma árvore decorada com cascas de ovos, pintadas e penduradas. A árvore representa a morte de cristo, e as casquinhas, sua ressureição. Em 2018, Pomerode ganhou bateu o recorde de maior árvore de páscoa do mundo.
Na festa, você vai encontrar o melhor da gastronomia típica alemã, apresentações culturais, atividades para crianças e até feiras de artesanatos.
Um evento completo, que mostra o tradicional jeito alemão de comemorar a páscoa.
Mapa Turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Se você já preencheu em outro post sobre a cidade, não se preocupe, pois é o mesmo mapa.
Nossa pequena Alemanha
E ai, se apaixonou por Pomerode?
Pessoalmente, adoro a cidade, e não canso de passar por lá, principalmente para tomar café e comer uma boa cuca tradicional.
Pomerode é uma cidade imperdível de Santa Catarina, que te mostra de um jeito encantador, toda a cultura e história dos imigrantes da região.
Turismo em Santa Catarina
Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.
Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:
O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Olá! Eu moro em Blumenau e trabalho em Pomerode, portanto vivo a cidade todos os dias. Este foi um dos posts mais completos que já li. Parabéns!
Olá Elize! Muito obrigado!
Ola! Como eu chego de Jaragua até Pomerode?
Olá Marina! Pelo que pesquisei, a empresa Catarinense faz esse trecho de ônibus, com alguns horários durante o dia. Você pode pesquisar as passagens direto no site deles: https://www.temonibus.com/passagem-onibus/jaragua-do-sul-sc-br-x-pomerode-sc-br
Olá, fiquei bastante interessado em conhecer. Gostaria de saber se janeiro é uma boa época do ano para visitar a cidade
Olá Alexandre! Que bom que se interessou por Pomerode, é uma cidade que sem dúvida vale a pena conhecer. Janeiro é uma boa época sim. O clima nessa época é bem quente nessa região, e por mês de férias, os preços podem subir um pouco. Mas além disso, é ótimo.
Pomerode é uma cidade acolhedora, com pórtico de entrada bem bonito, lojas e queijarias que encantam e por ser pequena, oferece bons atrativos para crianças, como a Vila Encantada, Zoo e adultos. A cervejaria Schornstein é um ponto alto, cerveja saborosas e diversos tira-gostos alemães. Vale a pena conferir.
Adorei o blog
Obrigado Elen!
Olá! Excelente matéria…sonho em conhecer Pomerode e região. Gostaria de saber opções de pousadas rústicas afastada da cidade.
Olá Mila! Obrigado! Nesse caso eu indico a Pousada Rural Mundo Antigo. Da uma olhada no link abaixo:
https://www.booking.com/hotel/br/pousada-rual-mundo-antigo.xb.html?aid=1175633&no_rooms=1&group_adults=2&label=mundoantigo-comentario
Quanto tempo é o ideal para conhecer pomerode? 4 dias?
4 dias é um tempo bacana sim.