Trilhas em Florianópolis – Explore a Ilha da Magia como um local
Você é daquelas pessoas que ama se aventurar em meio a natureza?
Gosta de descobrir cantinhos escondidos, onde poucos conseguem chegar.
Você ama desvendar cada pedacinho dos lugares que visita, e não se contenta com o clássico, o que todo mundo vê.
Confesso que sou assim, e sempre que viajo, fico procurando por trilhas, que me levarão a lugares secretos, fora da rota turística.
Antes de falar sobre as trilhas, acho importante falar sobre segurança. Fazer trilha é algo comum e normalmente tranquilo, mas também pode ser bastante perigoso.
Você pode virar o pé, cair, se machucar ou até quebrar alguma coisa. É claro que não queremos que isso aconteça, mas o risco existe.
E caso você sofra um acidente, o custo com hospital e medicamentos pode ser bem alto, sem contar todo o estresse para resolver tudo. E por isso, eu indico fazer um seguro viagem.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Trilhas em Florianópolis
Florianópolis é um paraíso para pessoas como a gente. A ilha é abundante em belezas naturais, e esconde lugares magníficos, espalhados por todos os cantos, de norte a sul.
Sempre que visito Floripa tento fazer uma trilha nova, ou pelo menos repetir alguma. Descobri as mais belas praias da Ilha da Magia ao final de trilhas fantásticas. As trilhas em Florianópolis escondem segredos incríveis, e vou compartilhar esses segredos com vocês.
Então pegue sua bota, um pouco de água e umas frutas, me acompanhe nessa descoberta e explore Florianópolis comigo.
Saiba nesse post, quais são as melhores trilhas em Florianópolis!
Não se perca, deixei o melhor para o final ;D
Trilha das piscinas naturais
O início dessa trilha é na Barra da Lagoa, que por si só já é uma região linda, muito procurada por surfistas. Aliás, é ali também o início da Trilha da Galheta, que você vai conhecer daqui a pouco.
Uma trilha leve e rápida, com aproximadamente 40 minutos de duração em ritmo tranquilo. A maior parte dela é por dentro da mata, e durante o percurso tem várias trilhazinhas que saem no mar.
Ao final, a recompensa. Uma vista incrível da costa e do mar, que te convidam a descer até as piscinas naturais. Ao descer, você se depara com alguns pontos com água bem tranquila, onde é possível tomar aquele banho que lava a alma e relaxa o corpo.
Trilha do Gravatá
A trilha do gravatá eu diria que é a mais indicada para quem quer começar a fazer trilhas, ou está com pouco tempo para conhecer a ilha e não abre mão de uma caminhada em meio a natureza.
Trilha muito leve e curta, que pode ser feita até com o havaianão. O início da trilha é na lagoa da conceição, e o caminho todo é bem aberto e tranquilo.
Ao final da trilha você vai encontrar uma casinha de madeira, onde mora um senhorzinho muito simpático, que leva uma vida simples, vive da pesca e dos alimentos que ali planta.
A praia do gravatá surge já em seguida, pequena, tímida e charmosa. Encanta com suas águas calmas, cristalinas e de um azul que brilha com o sol. Um lugar perfeito, escondido no coração de Florianópolis.
Trilha da Costa da Lagoa
A Costa da Lagoa é um pequeno vilarejo que beira a costa oeste da Lagoa da Conceição, e existem apenas duas maneiras de chegar lá, de barco ou através da trilha.
Todo o trecho é marcado por pontos, que ao total são 21. São nesses pontos que o barco para, e são através deles que você vai se localizar. Cada ponto costuma ter um ou mais restaurantes, onde você pode parar para descansar, tomar água ou até almoçar.
Até o final da trilha, no ponto 21, são 7km de trilha, com trechos bem leves e alguns moderados, onde deve-se subir morros e pedra grandes. O interessante é que durante a trilha existem placas, que contam um pouco da história da ilha e algumas lendas.
Um pouco do que você vai descobrir:
- A costa da lagoa foi colonizada por volta de 1750
- Você vai passar pelo casarão da dona Lóquinha, construído por escravos em 1780. Hoje tombado pelo patrimônio histórico
- Se der sorte, você vai ver macacos prego
A parte principal do vilarejo começa no ponto 13, que foi onde eu parei. Almocei no restaurante Bela Ilha, que serve pratos e porções, e tem um ambiente bem aconchegante e tranquilo. Até esse ponto foi aproximadamente 80 minutos de trilha.
Você consegue chegar de carro até o ponto 3, onde você pode deixar o carro nos estacionamentos que tem ali. Ou, pode pegar o barco na ponte da Lagoa da Conceição. Eu optei por fazer a trilha na ida e voltar de barco, pois seria desconfortável fazer a trilha depois de almoçar.
Caso decida fazer o mesmo, preste atenção para descer no ponto certo, onde seu carro estiver estacionado. É sempre uma boa pedir para o pessoal do barco te avisar em qual ponto deve descer.
Trilha da Lagoinha do Leste
Das trilhas em Florianópolis, essa é a mais famosa. Oferece uma vista fantástica da região sul da Ilha, abrangendo a lagoa e a praia da Lagoinha do Leste.
O trajeto até a praia é bem sinalizado e com boa estrutura. São aproximadamente 60 minutos de caminhada com subidas, que faz com que a trilha seja de nível moderado e um pouco cansativa.
Por ser uma trilha bem famosa, você vai encontrar bastante gente fazendo, e até uma barraquinha vendendo bebidas na praia. Também com o pessoal dessa barraquinha, você pode voltar de barco para o Pântano do Sul, caso esteja cansado.
Porém, o ponto alto da trilha da Lagoinha do Leste é mais além. Ali na praia começa a trilha para a Pedra da Coroa, que é de onde se tem a vista icônica da região.
São mais 50 minutos de subida intensa, que vão te fazer apreciar ainda mais a vista. Esse trajeto é sem qualquer estrutura e sinalização, e as pedras soltas dificultam um pouco. Mas já adianto: Vale a pena!
Trilha do Saquinho
A Trilha do Saquinho é uma das mais interessantes e também menos conhecidas. Fica bem ao sul da ilha, e seu início é na praia da Solidão.
Quase nem da pra chamar de trilha, pois todo o caminho é de cimento, porém, com um bom trecho em subida, que faz cansar um pouco. Mas como assim de cimento? Por que isso?
A trilha leva a uma comunidade, onde vivem cerca de 20 famílias. Não há estradas que levam até lá, e nem energia elétrica. Uma vida desconectada, tranquila e intensa. Você já se imaginou vivendo num lugar desse?
Eu achei isso fantástico! E o povo que ali vive, é super gente boa e receptivo. No caminho, um senhorzinho que cuida de uma das casas me convidou para admirar a vista de seu jardim. Uma casa simples, com um deck que oferecia uma vista sensacional da costa. Imaginei como deve ser acordar todo dia com esse presente da natureza.
Um pouco a frente, o Bar e Lanchonete do Quirino. Um lugar super simples, com umas 3 ou 4 mesas, que serve apenas prato feito, que sempre muda de acordo com o peixe comprado no dia. Não tem horário de funcionamento, nem mesmo um número de telefone. Mas durante a alta temporada costuma abrir todos os dias.
Trilha da Galheta
Lembra que eu falei lá no início que deixei o melhor para o final? Chegou a hora de conhecer a mais linda das trilhas em Florianópolis!
A Trilha da Galheta me encantou não apenas com a praia ao final da trilha, que tem a cor mais linda e a água mais limpa de toda a ilha. Mas também com a vista maravilhosa que se tem do topo da trilha.
Trilha de nível moderado, com duração aproximada de 2 horas, demanda um pouco de preparo físico. Existem 3 caminhos para chegar a praia da Galheta:
- Através da barra da lagoa (longo)
- Pela praia mole (curto)
- Trilha da galheta propriamente dita (médio)
Eu optei por fazer a trilha que começa na Barra da Lagoa, que é a mais pesada mas também que proporciona a melhor vista. Passando pela parte mais difícil, chegando ao topo, vai ser possível ver a Praia da Barra, a Lagoa da Conceição, Praia da Galheta, Praia Mole e muito mais.
Uma vista 360º de toda a região mais linda da ilha. Vale ou não o esforço?
Na volta, saí pela praia mole, que é a opção mais curta e fácil, e dali peguei um uber até a Barra, onde o carro estava estacionado.
A praia da Galheta é uma praia naturista, porém tirar a roupa não é obrigatório. Bastante procurada por surfistas, a praia é um segredo de Florianópolis, apesar de estar localizada ao lado da Praia Mole, que é uma das mais famosas.
Na Galheta não tem barraquinhas vendendo comida e bebida, então não esqueça de levar que for consumir, principalmente água. E também não esqueça de levar o lixo pra casa com você. ;D
Liberte-se!
Floripa é realmente um paraíso natural, uma ilha onde você encontra praias maravilhosas, lagoas, dunas, trilhas e até cachoeiras. Incrível não é?
Não deixe de conhecer esse lado da ilha. Entrar em contato com a natureza é relaxante, divertido e traz paz pra alma. Tire a Bunda do Sofá e se desligue um pouco desse mundo digital, que está cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Hospedagem em Florianópolis
Quer saber onde se hospedar em Florianópolis? Confira o post Onde ficar em Florianópolis, e veja o mais completo guia de hospedagem na ilha!
A Ilha da Magia
Escrever sobre Florianópolis é sempre um grande prazer. Sou apaixonado pela capital catarinense e sempre que tenho a oportunidade, dou uma passeada por lá. Além das belezas naturais, a ilha conta com vida noturna agitada, muita história e uma gastronomia reconhecida mundialmente.
Agora que você conhece as trilhas em Florianópolis, que tal saber o que fazer por lá? Confira o post no qual falo um pouco sobre o que fazer em Florianópolis. Aproveite ao máximo sua visita a Santa Catarina e volte sempre!
Você chegou ao final desse post por um motivo: Assim como eu, você é apaixonado por trilhas e natureza.
E já que temos a mesma paixão, vou recomendar dois posts incríveis que envolvem esse tema:
Clique e descubra quais são as melhores trilhas do Rio de Janeiro e tudo sobre elas. Uma delas é a da Pedra do Telégrafo, que apesar de ter visto apenas em fotos, acho um dos lugares mais fantásticos do Rio de Janeiro!
Turismo em Santa Catarina
Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.
Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:
O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Já quero fazer as que ainda não fiz!!! Adorei as dicas post incrível sempre
bahh acredita q tentei fazer essa da lagoinha mas o tempo fechou tenebrosamente…agora preciso voltar hauehaue essa das piscinas naturais eh incrivel!
Sério? Que azar! Vale a pena voltar pra fazer essa trilha com certeza. Sim a das piscinas é fantástica!
Beneth, que post legal! Da última vez que fui a Floripa quis fazer trilhas, mas como estava sozinha não rolou. Consegui reunir uma galera no hotel, mas deram pra trás no dia, snif… Vou guardar seu post pra quando eu for de novo.
Ahh que pena Márcia! Mas tem várias trilhas que são bem seguras, a da Lagoinha do Leste é uma delas. Sempre tem jeito andando por lá durante o dia. Guarda sim! Vale muito a pena fazer as trilhas de Floripa, é uma mais linda que a outra.
Uma vista mais linda que a outra, hein!?
O duro é decidir quais trilhas fazer se não tiver muito tempo… hahaha
Tô vendo que o jeito é passar um mês em Floripa pra dar conta de tanto lugar irado!
Ótimas dicas!
Abraço
As trilhas de Floripa são show! Se duvidar um mês é até pouco. hahaha
Valeu Murilo!
Adorei as dicas !!! Parabéns
Obrigado Drika!
Adorei as dicas. Das citadas já fiz 2 e pretendo fazer todas. Só uma correção: é Praia Mole. Tem esse nome porque a areia é mole.
Oi Adriana! Ah sim, obrigado pela dica, vou corrigir
Com certeza você vai gostar de todas!
estou morando aqui e ainda nao fiz mas agora com eesas dicas irei fazer
estou morando aqui e ainda nao fiz mas agora com essas dicas irei fazer muitas aqui!
Isso ai Evandro! Bora tirar a bunda do sofá
Oi Beneth, estou precisando do mapa com as trilhas. Sou professor e quero mostrar aos meus estudantes. Obrigado
Olá Elias! Infelizmente o mapa não está mais disponível.