Viagem para a Espanha – Literalmente tudo o que você precisa
A Espanha está entre os países europeus mais visitados pelos brasileiros, seja para turismo propriamente dito, ou apenas como porta de entrada para o velho continente.
O país, assim como Portugal, costuma ter passagens aéreas mais baratas do que a maioria dos outros destinos, e além disso, ainda oferece a facilidade de comunicação.
Quem nunca arriscou um portunhol, não é?

Durante meu mochilão de 9 meses em 2016, passei cerca de um mês na Espanha, entre indas e vindas. Explorei cidades mais famosas, como Madrid e Barcelona, e também regiões mais exóticas, onde turista não vai.
Durante esse período, além de conhecer os lugares, pude vivenciar o dia a dia dos espanhóis, e também aprendi bastante coisa sobre o país.
E agora, através desse post, vou contar tudo pra você. Um guia completo sobre viagem para a Espanha, com tudo o que você precisa saber antes de ir para o país.
LEIA TAMBÉM: Cidades da Espanha – 9 destinos imperdíveis!
Espanha
A Espanha é um dos países mais visitados da Europa, recebendo cerca de 50 milhões de turistas todos os anos.
É o segundo maior país da Europa Ocidental, e faz divisa com Portugal, França e Andorra, além de ter fácil acesso também ao Marrocos.
O país é dividido em províncias, sendo as mais famosa a Catalunha, Galícia, País Vasco, Valencia e Andalucía. Cada uma delas tem suas características, e cidades mais famosas.

O país é bem completo quando se fala em turismo, e oferece opções de destinos para todos os gostos, seja trilhas e montanhas, praias paradisíacas ou grandes centros.
Sem contar toda a história e cultura do continente europeu, que talvez seja o maior diferencial dessa região do mundo.
Direto ao ponto
Clique no assunto desejado para ir direto ao ponto.
- Informações importantes
- Quando ir
- Como ir
- O que levar
- Segurança
- Comunicação
- Gastronomia
- Quanto custa
- Destinos imperdíveis
Viagem para a Espanha – Informações importantes
Viajar, de modo geral, requer um certo planejamento e conhecimento. Tem algumas informações que são essenciais para que a viagem seja bem sucedida. E quando a viagem é para fora do país, isso é ainda mais importante.
Visto
A Espanha, por ser um país europeu, é de fácil acesso aos brasileiros, principalmente por ser um país que faz parte do tratado Schengen. Um tratado que isenta visto para diversos países, para duração de 3 meses, e isso inclui o Brasil.
Sendo assim, visto é uma coisa que você não precisa se preocupar, a não ser que sua estadia na Europa seja acima de 3 meses. Saiba mais sobre o tratado Schengen.
Moeda
A moeda oficial da Espanha é o Euro, o que faz do país um lugar não tão barato assim para nós brasileiros. No momento em que escrevo esse post, um euro vale R$4,19, e isso que está em baixa.
Mais adiante nesse post, vou falar especificamente sobre quanto custa viajar para a Espanha, mostrando valores de hospedagem, comida e outros custos de uma viagem
Quando ir
Tudo vai depender da experiência que você quer ter, e da região que quer visitar. O clima varia muito de região para região.
No sul por exemplo, o verão é bastante quente e o inverno mais ameno, perfeito para quem quer curtir as praias do mediterrâneo. Já no norte o frio é mais intenso e o vento é forte.
Nas regiões centrais, como em Madri por exemplo, tanto o inverno como o verão são bastante extremos. É uma região que neva bastante, e no verão faz um calor intenso.

Na Europa as temporadas são ao contrário do Brasil. O verão lá é na metade do ano, sendo assim, a alta temporada é de junho a setembro. Nessa época o país costuma estar lotado de turistas, que saem de todos os cantos do mundo. Como é de se esperar, os preços também vão lá pra cima.
De março a junho, é considerado media temporada, e eu acho que é a época perfeita para conhecer o país. O clima está entre os extremos, e os preços já começam a baixar.
E de outubro a feveiro, é a baixa temporada. O inverno é bastante rigoroso e os preços são mais baixos. Ótima época para quem quer curtir o inverno europeu e sua neve.
Como ir
A maneira mais prática de ir para a Espanha é voando, e como eu disse, a Espanha é uma das melhores portas de entrada da Europa para brasileiros.
Você poderá encontrar voos diretos, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Dessas 3 cidades, você poderá voar para o aeroporto Barajas, em Madri, que é a capital da Espanha. Existe também a possibilidade de voar direto para Barcelona, saindo de São Paulo.

E se você já estiver dentro da Europa, poderá ir de trem, ônibus, blablacar ou também voando. Dentro da Europa existem diversas opções de cias aéreas low cost, que oferecem voos a preços realmente atraentes.
Para procurar por passagens, seja de qualquer meio de transporte, eu uso e recomendo a OMIO, que antes se chamava GoEuro. Esse é um site que te mostra literalmente todas as opções de transporte entre dois destinos.
Ônibus
Pessoalmente, acho que ônibus é a melhor opção de transporte dentro da Europa. Os preços são excelentes, e o sistema como um todo funciona muito bem.
Você pode até baixar o aplicativo da OMIO e comprar as passagens direto por lá. Ou também usar o app da Clickbus, uma das empresas que trabalham com isso na Europa.
A diferença entre elas é que a OMIO é um comparador, que mostra os preços de todas as empresas, e a Clickbus é uma empresa específica de viação. Ambas oferecem promoções de passagens de vez em quando.

Eu já vi passagem de ônibus entre países europeus, por menos de 5 euros. Ou seja, você pode economizar bastante.
Além disso, os ônibus são muito confortáveis. Algumas empresas oferecem wifi, água grátis e até telas individuais nas poltronas.
Mas apesar do preço, viajar de ônibus não é tão rápido quanto de trem. E aí depende de o que você procura.
Quer economizar tempo ou dinheiro?
Trem
Se você prefere economizar tempo, o trem pode ser a melhor opção. Talvez seja até o meio de transporte mais famoso na Europa.
Os trens ligam toda a Europa, e é um meio de transporte bastante rápido. Porém, nem sempre é confortável, vai depender da classe que você comprar.
Pessoalmente, usei muito pouco trem em meus 7 meses viajando pela Europa. Eu sempre ia no mais barato, e o trem era sempre a última opção nesse quesito.
Mas caso você não se preocupe muito com isso, e queira ter a experiência de viajar de trem, o que eu acho muito válido, você também pode usar o site da OMIO para comprar suas passagens.
Blablacar
Outra opção, e que eu também usei muito, é o Blablacar. Uma plataforma de carona compartilhada, bastante comum na Europa e que chegou também ao Brasil pouco tampo atrás.
Nela, você pode procurar caronas entre destinos, e dividir os custos da viagem com o motorista. Todas as vezes que usei, o preço era cerca de 40% mais barato que ônibus. Ou seja, era o meio de transporte mais barato de todos.
A desvantagem é que não é sempre que você acha, e você também fica dependente da agenda dos motoristas. Não são horários fixos e diários como os outros meios de transporte.
Alugar carro
E claro, existe sempre a opção de alugar o próprio carro, que dependendo da situação, pode ser bastante vantajoso.
Se você estiver viajando sozinho, alugar um carro será um pouco caro, mas isso muda em uma viagem em grupo. Sem dúvida alguma vale a pena dividir os custos, sem contar a liberdade que um carro vai te dar.
Na Espanha mesmo, aluguei um carro com outros 3 brasileiros que conheci no caminho, e rodamos por todo o sul do país, conhecendo as praias paradisíacas da região.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é um comparador. Ou seja, ele procura em todas as locadoras, e te mostra as melhores opções. E além disso, você pode pagar em até 12x e sem IOF.
O que levar
Em questão de roupa, vai depender da região que você vai visitar, e também da época da viagem. Resumindo, roupas leves para o verão, e pesadas para o inverno.
A tensão na Espanha é de 220v, ou seja, talvez seja necessário adaptador de tensão para alguns equipamentos que são sejam bivolt. Além disso, o padrão de tomada é diferente do brasileiro, então recomendo levar um adaptador universal.
Fora isso, tudo o que uma viagem normal requer, como protetor solar, óculos de sol, remédios, produtos de higiene pessoal e etc. Confira o post O que levar no mochilão, e confira um checklist de itens essenciais para qualquer viagem.
Segurança
A Espanha é considerada um país bastante seguro, e tem índices muito baixos de assaltos e violência. Eu mesmo, em nenhum momento senti insegurança, e em nenhum dos vários lugares que conheci no país.
É também um país bastante seguro para mulheres que viajam sozinhas, diferente de diversos países e até algumas regiões do Brasil.

Mas obviamente, não é por isso que você deve dar bobeira. Existem riscos em qualquer lugar do mundo, e é sempre bom ter um cuidado básico. Sempre pergunte na sua hospedagem sobre a segurança no destino em questão, e se há regiões a serem evitadas.
Além disso, é extremamente recomendável que você faça um seguro viagem, e na verdade, para entrar na Europa, é até obrigatório.
Seguro viagem Europa
Como eu acabei de falar, contratar seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. E além disso, existem valores mínimos de cobertura.
O assunto é um pouco delicado e super importante, e por isso, criei um post específico sobre isso. Nele eu falo sobre literalmente tudo o que você precisa saber, antes de contratar um seguro viagem para a Europa.
Você vai descobrir como funciona, quais são os requisitos mínimos, como comprar e muito mais. Ah, e ainda tem um cupom de desconto, válido para qualquer plano. Saiba mais:
Seguro viagem Europa – Quanto custa, como comprar e informações importantes
Comunicação
A comunicação na Espanha é bem tranquila, afinal o espanhol é relativamente fácil de entender. Da pra conversar numa boa falando apenas o português.
Além disso, o inglês também é muito falado na Espanha, principalmente em cidades maiores. Caso você fale a língua, é mais uma facilidade pra você. Se você não se sentir seguro com a comunicação, o Google ta sempre aí pra te ajudar. É só acionar o tradutor e ta tudo certo.
Chip de celular
Pra poder usar o tradutor em qualquer lugar da Espanha, você provavelmente precisará de internet no celular. E pra isso, eu recomendo que você compre um chip.
Você pode deixar pra comprar um chip local, quando chegar no país, ou também comprar um chip internacional, e já chegar lá conectado.
Normalmente, comprar na chegada sai um pouco mais barato, porém, é um trabalho a mais pra você. Vai ter que sair na rua procurando uma loja, ativar o chip, etc.

Com o internacional, você compra ainda no Brasil, recebe o chip em casa e já viaja com tudo funcionando. A grande vantagem do internacional, é que ele vai funcionar em qualquer país da Europa, e não só na Espanha.
Sendo assim, é uma excelente opção caso você esteja planejando uma Eurotrip, pois você não precisará comprar um chip em cada país.
Saiba mais sobre chip internacional acessando o post abaixo.
Chip internacional ilimitado – Como funciona e quanto custa
Gastronomia
A cultura espanhola foi influenciada por diversos povos, de diferentes regiões da Europa, e claro que tudo isso afetou também a gastronomia.
O resultado foi uma gastronomia bastante rica, com ingredientes bem diversificados e que quando combinados, formam pratos muito saborosos e únicos.

E o mais interessante, é que assim como no Brasil, cada região do país possui seus pratos típicos, mesmo não sendo um país assim tão grande quanto o nosso.
Tamanha riqueza gastronômica, me inspirou a fazer um artigo especialmente sobre isso, falando com mais detalhes sobre as influências, principais ingredientes e claro, uma lista com os pratos imperdíveis, e que você precisa provar. Saiba mais:
Comidas típicas da Espanha – Pratos e bebidas imperdíveis
Quanto custa viajar para a Espanha
Uma das maiores dúvidas dos viajantes, é sobre quanto custa cada coisa em cada país. Por isso decidi colocar essa parte aqui no post, pra tentar esclarecer tudo isso pra você.
Obviamente que os custos podem varias bastante, de acordo com o tipo de viagem, época do ano e destino, sem contar a variação da cotação do euro.
Mas eu vou usar aqui uma media de custos, pra que você tenha pelo menos uma ideia de quanto vai gastar em sua viagem. Vou usar como referência os valores de Madrid e Barcelona, que são bem parecidos.
Hospedagem
Hostels: Dependendo da época do ano, você poderá encontrar hostels muito bem localizados por cerca de 12 euros por dia.
Apartamentos: Com a chegada do Airbnb, tornou-se muito comum o aluguel de apartamentos. Você encontrará opções por cerca de 50 euros por dia.
Hoteis: Já para hotéis, os preços podem começar em 60 reais por dia, e aumentar de acordo com o luxo. Tudo vai depender do que você está procurando.
Onde encontrar
Pessoalmente, uso apenas o Booking.com para reservar minhas hospedagens. Eles possuem um programa de vantagens chamado Genius, que oferece bons descontos, e fazem diferença no final da viagem.
Além disso, o Booking é a maior plataforma de hospedagens do mundo, e oferece centenas de opções, para todos os gostos e orçamentos.
Outra opção, é o Airbnb, plataforma especializada em casas e apartamentos, que podem ser alugados inteiros ou apenas por quarto. Costuma oferecer algumas opções com bom custo benefício.
Se você ainda não tem cadastro no Airbnb, clique aqui, faça seu cadastro e receba créditos de desconto para a sua primeira reserva na plataforma.
Transporte
Transporte interno: O ticket de ônibus e metrô custa cerca de 2 ou 3 euros.
Aluguel de carro: As opções mais baratas, começam custando em torno de 25 euros, e pode aumentar de acordo com o carro escolhido.
Entre cidades: Considerando o trajeto de Madrid para Barcelona, uma passagem de trem custa cerca de 60 euros, enquanto um voo está em media 70 euros, e a passagem de ônibus fica por 35 euros.
Alimentação
Café da manhã: Para comer na rua, o café da manhã varia de 3 a 10 euros.
Almoço e jantar: Refeições começam em 10 ou 12 euros, e obviamente aumentam de acordo com o padrão do restaurante.
Destinos para conhecer na Espanha
Existem centenas de destinos incríveis para conhecer na Espanha, e fica até difícil escolher apenas alguns. Abaixo vou listar os principais e mais famosos, e também alguns menos conhecidos, mas que considero imperdíveis.
Os que estiverem em laranja, são os que temos posts específicos aqui no blog ou em blogs amigos. Basta clicar para conferir.
Porque visitar a Espanha
A Espanha é um país extremamente rico em cultura e história, mas também oferece uma grande beleza natural e uma gastronomia sem igual.
O país oferece destinos para todos os gostos e bolsos, sem contar que tem a facilidade da comunicação, o que não acontece na maior parte da Europa.
Sem dúvida é um excelente destino para quem ainda não conhece o velho continente, e com certeza oferece uma experiência única.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.