Alto Caparaó, MG: Turismo, café e gastronomia
Alto Caparaó é um destino bastante conhecido regionalmente, mas não muito divulgado quando se fala em turismo no Brasil.
A cidade faz parte do Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, e abrange diversas cidades dos dois estados.
Uma das principais entradas para o parque fica em Alto Caparaó, do lado mineiro. Já do lado capixaba, o principal acesso é na cidade de Pedra Menina.
Eu já estava com saudades de Minas e seu povo simpático, por isso decidi conhecer o lado mineiro do parque.
Foram 6 dias explorando a cidade e seus encantos. Visitei o parque nacional, outras cachoeiras fora dele, uma fazenda de café e até uma cervejaria. E falo sobre tudo isso nesse post.
Descubra o que fazer em Alto Caparaó, saiba onde comer bem e barato, e também veja uma dica imperdível de hospedagem. Tudo para montar um roteiro perfeito na cidade.
Ah, e no final desse artigo, você poderá ter acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Alto Caparaó – MG
Cidade pequena, com cerca de 6 mil habitantes, e que mostra o que Minas Gerais tem de melhor: Belezas naturais, comida boa e povo simpático.
Se os mineiros já são bastante receptivos de modo geral, imagine em cidade pequena, onde todo mundo se conhece e se ajuda. É fascinante!
Alto Caparaó, apesar de pequena, é de grande importância para o estado. Como eu já mencionei, ela faz parte do Parque Nacional do Caparaó, mas além disso, possui uma outra qualidade, o café. Falo disso daqui a pouco.
Como chegar
De ônibus, saindo de Belo Horizonte, não há ônibus direto para Alto Caparaó. Você deve primeiro ir até Manhuaçu, e de lá para o destino final. O trajeto todo dura cerca de 8 horas.
De Vitória, pegue ônibus para Manhumirim, e depois para Alto Caparaó. O tempo de viagem é de cerca de 6 horas e meia.
E saindo do Rio de Janeiro, o primeiro trajeto também deve ser até Manhuaçu, e depois para Alto Caparaó, sendo que o tempo de viagem é de 9 horas e meia, aproximadamente.
Quando ir
Alto Caparaó é um destino para o ano todo. No verão, é claro, você poderá aproveitar melhor as cachoeiras e poços, e isso é uma baita vantagem. Eu fui no inverno e não tive coragem de entrar.
Porém, no inverno, você poderá desfrutar do clima frio de serra, que eu acho gostoso demais. E vamos combinar que esse clima friozinho combina demais com um bom café, não é?
Talvez a melhor época seja na primavera ou outono, que fica no meio termo entre as duas épocas citadas acima. Para subir o Pico da Bandeira, acho que seja até melhor.
Afinal, fazer uma trilha longa assim no calor do verão é bastante exaustivo, e no frio do inverno, pode ser até perigoso. A temperatura lá em cima chega a até -10 graus.
Café e economia
A economia da cidade, apesar de ser bastante influenciada pelo turismo, é muito focada na produção de café. Isso é perceptível já no caminho, quando você passar por diversas fazendas de café.
A produção do fruto é bastante tradicional na região, mas sempre foi com o foco em quantidade, e não qualidade. Mas isso mudou recentemente.
Clayton, produtor da Fazenda Ninho da Águia, percebeu que a região era perfeita para a produção de cafés especiais, e desde 1993 se dedicou a isso. O resultado de seu trabalho veio com o tempo, e foi reconhecido quando ganhou o prêmio de melhor café do Brasil.
Com isso, outras fazendas também passaram a investir mais em qualidade, e hoje, a região é famosa mundialmente pela qualidade do café. Sendo inclusive ponto de estudo para especialistas do ramo.
Você pode até visitar algumas fazendas produtoras de café, e falo como fazer isso mais adiante. Não perca.
O que fazer em Alto Caparaó
Alto Caparaó é um verdadeiro paraíso mineiro, repleto de belezas naturais, história e cultura. Além, é claro, da excelente gastronomia mineira.
E engana-se quem pensa que o turismo na cidade se baseia apenas no Parque Nacional do Caparaó. Existem diversos outros lugares interessantes para visitar por lá, e é isso que você vai descobrir agora.
Centrinho
Antes de qualquer coisa, tire um tempo pra se ambientar na cidade. Passeie pelo centro da cidade e aprecie o dia a dia do pessoal. Há uma pracinha com uma igreja, com alguns restaurantes e cafés por perto, um lugar bastante tranquilo e aconchegante.
Parque Nacional do Caparaó
Criado em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros, o Parque Nacional do Caparaó possui uma área de mais de 31 mil hectares, e faz parte de dois estados, Minas Gerais e Espírito Santo.
A maior parte do parque está no Espírito Santo, sendo cerca de 80%. Ele abrange 11 cidades ao total, sendo 7 capixabas e 4 mineiras.
Nele está o Pico da Bandeira, que com seus 2.891 metros de altitude, é o terceiro pico mais alto do Brasil. O pico é a estrela do parque, e é o que atrai a maioria dos turistas. Falo mais sobre ele e a trilha daqui a pouco.
Antes, confira os pontos turísticos mais acessíveis do Parque Nacional do Caparaó. Vou falar de todos eles, listando de maneira sequencial.
Vale Verde
A primeira parada do parque, é também a de mais fácil acesso. O Vale Verde oferece uma incrível beleza natural, com cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e até um mirante.
Você pode chegar de carro bem pertinho das piscinas naturais e da cachoeira, onde também há um espaço completo para churrasco, com mesas, churrasqueiras e banheiro.
Seguindo pela trilha, você vai para a Gruta do Jacu, a qual você pode entrar e explorar, caso queira. Eu preferi entrar, dar uma olhada e seguir para o mirante.
O Mirante do Jacu é o final da trilha do Vale Verde, e oferece uma bela vista da região. A trilha ao todo tem 800m, e é de nível fácil, sendo bem rápida e tranquila.
Mirante do José Pedro
Seguindo morro acima com o carro, antes de chegar na Cachoeira Bonita, da qual eu falo a seguir, você pode dar uma paradinha rápida no Mirante do José Pedro.
Aqui você já começa a sentir os efeitos da altitude, com um vento mais forte e gelado, afinal, o mirante fica a mais de 1800m de altitude. E claro, isso faz com que você tenha uma vista linda da região.
Cachoeira Bonita
Uma cachoeira que faz jus ao nome. Impressiona seus visitantes com uma queda d’água de 80 metros, que é dividida em dois degraus.
Ao pé da cachoeira, você pode se refrescar nas águas cristalinas, que formam maravilhoso poço, com boa profundidade e largura. Perfeito para banho.
O rio que forma a cachoeira é o rio José Pedro, que é também a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para chegar na cachoeira, deve-se percorrer uma trilha de aproximadamente 300m, que na verdade é mais um caminho do que trilha.
Pessoalmente, gostei muito desse lugar, até mais do que o Vale Verde. Acho que proporciona um maior contato com a natureza, e traz mais tranquilidade.
Tronqueira
A Tronqueira é o último ponto acessado por carros. Aqui é o estacionamento para quem quer subir para o Pico da Bandeira, ou apenas curtir o maravilhoso Vale Encantado.
O estacionamento é bastante amplo, e existe uma excelente estrutura, com espaço para camping, quiosques, banheiros com chuveiros e uma recepção. Por isso, esse costuma ser o ponto de apoio de quem vai subir ao pico.
Além disso, possui também um lindo mirante, de onde é possível ver algumas cidades da região, como por exemplo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá e Manhumirim.
Vale Encantado
Arrisco dizer que esse é o ponto mais famoso e visitado de todo o parque, mais até que o próprio Pico da Bandeira. Afinal, é um lugar fantástico e de fácil acesso, diferente do pico.
Depois de chegar na Tronqueira, o acesso ao Vale Encantado é por uma trilha de cerca de 400m, de nível fácil e duração aproximada de 10 a 15 minutos.
Aqui estão localizadas as lindas piscinas naturais do Parque Nacional do Caparaó, que você verá caso pesquise pelo parque nas imagens do Google. E confesso que era o lugar que eu mais queria conhecer.
Como estive na região no inverno, não deu coragem de entrar na água, mas esse é o destino perfeito para se refrescar durante o verão.
Pico da Bandeira
Com 2.891m de altitude, o Pico da Bandeira é o terceiro pico mais alo do Brasil. Isso faz dele um destino bastante procurado por aventureiros, que gostam de longas trilhas e caminhadas.
Da Tronqueira até o pico, são cerca de 7km de pura subida. A trilha é considerada difícil, então é recomendado um certo preparo físico, e em alguns casos, até o acompanhamento de um guia, especialmente a noite.
Digo especialmente a noite, pois muitas pessoas sobem o pico para ver o nascer do sol. Nesse caso, o roteiro mais comum é o que eu vou citar abaixo.
Como ver o nascer do sol no Pico da Bandeira:
A portaria do parque fecha as 18 horas, então entre antes disso. Depois, existem duas opções, você pode acampar na Tronqueira e subir até o pico direto. Nesse caso você deve começar a trilha entre 21 e 22 horas.
Ou você pode ir até o Terreirão, que é um ponto de apoio no meio do caminho. Se você sair para lá as 18, deverá chegar pelas 22. Espere até entre 1 e 2 horas da manhã, e siga para o pico. Esse é a opção mais comum.
Importante: Suba bem agasalhado, e é até recomendável levar barraca ou pelo menos um saco de dormir, para o tempo de espera no terreirão.
Mas caso que você queira apenas subir até o pico, sem ver o nascer do sol, você pode fazer um bate e volta no mesmo dia. Nesse caso, aconselha-se começar a trilha pelas 7 horas da manhã, para dar tempo de voltar ainda durante o dia.
Parque Cachoeira das Andorinhas
Depois do parque do Caparaó, o ponto turístico mais famoso de Alto Caparaó é o Parque Cachoeira das Andorinhas. Mas eu não vou mentir pra você, pessoalmente, não achei esse lugar assim tão sensacional.
A entrada é paga, e sim, o lugar tem uma boa estrutura, com estacionamento, restaurante, banheiros, quiosques e trilhas bem definidas.
E a primeira cachoeira e poços são legais. A cachoeira é bonita e há um excelente espaço para banho. Mas não deixe que as placas te enganem, pois teoricamente existem diversos poços para visitar.
Mas são mini poços, se é que da pra chamar assim. Qualquer acumulo de água eles nomearam e transformaram em ponto de interesse dentro do parque. E precisa caminhar bastante pra ver esses lugares.
Não vou dizer que não vale a pena visitar, pois como eu disse, a primeira cachoeira é bem legal. Mas se quer a minha opinião, não vale a pena ir até os outros lugares.
Eu diria que só vale a pena visitar esse parque, se você tiver com tempo sobrando. Caso contrário, foque no Parque Nacional do Caparaó, que você terá uma excelente experiência.
Poço do Egito
O Poço do Egito, assim como as outras cachoeiras que vou falar abaixo, fogem totalmente da rota turística de Alto Caparaó. A grande maioria fica no parque nacional, e talvez o parque das andorinhas.
Esse poço fica um pouco mais longe, e o acesso também é um pouco mais difícil. Eu mesmo, com um Up, quase não consegui chegar, ainda mais que choveu nos dias anteriores.
Mas o poço é bacana. É uma corredeira com um poço muito bom para banho, com águas refrescantes e cristalinas. Há também um pequeno restaurante, onde você pode comer e usar o banheiro.
Eu diria que é um lugar mais roots, que te coloca muito em contato com a natureza, e ainda foge do tradicional. A entrada também é paga.
Outras cachoeiras
Junto com o Poço do Egito, completando o roteiro alternativo de Alto Caparaó, estão as cachoeiras da lista abaixo. Todas elas ficam mais afastadas, e assim como o poço citado anteriormente, tem um acesso mais difícil.
Mas caso você esteja com tempo e disposição, sem dúvida vale a pena dar uma conferida.
- Cachoeira do Segredo
- Cachoeira do Rogério
- Cachoeira do Caminho
- Cachoeira do Cânion
Fazenda Ninho da Águia
Lembra que eu falei que é possível visitar uma fazenda produtora de café? Então, a Fazenda Ninho de Águia é uma delas, e isso foi a primeira coisa que fiz em Alto Caparaó. Antes mesmo de ir para a pousada.
Mas essa fazenda não é só mais uma fazenda de café, é a melhor fazenda de café. E sabe por que? Simplesmente porque o café deles foi eleito o melhor café do Brasil.
Ainda não te convenci? Então se liga.
Você será recebido com a extrema simpatia de seu Aídes, que com emoção nos olhos, conta a história de toda a região. Desde a época em que nem existia o Parque Nacional, até hoje.
Sua família sempre esteve envolvida com o desenvolvimento da região, e você pode sentir na voz de seu Aídes, a paixão que ele tem por essas terras e toda a sua cultura.
Clayton, seu filho, foi quem teve a iniciativa de criar a Ninho da Águia, e com isso, literalmente revolucionou a produção de café em Alto Caparaó.
O melhor café do Brasil
Hoje a cidade é conhecida pelos cafés especiais, mas nem sempre foi assim. Antes do surgimento da Ninho da Águia, a região era até conhecida pelo péssimo café produzido, que era vendido como os mais baratos do mercado.
Clayton, sem nem mesmo ter feito cursos ou estudado a fundo sobre o assunto, percebeu que a região tinha potencial para fazer melhor. Até conversou com as fazendas produtoras da época, mas era difícil acreditar em um jovem de 20 e poucos anos, sem qualquer experiência no ramo.
Clayton então passou a se dedicar a melhorar a qualidade do café caparaoense, criando a Ninho da Águia. Bom, o resultado você já sabe.
Os prêmios começaram a chegar, e hoje a Ninho da Águia vende café para diversos países do mundo. Austrália, Alemanha, Inglaterra, Japão e até a Rússia estão na lista.
E se isso não fosse suficiente, seu café é até servido no consulado brasileiro de Londres. Preciso falar mais alguma coisa, ou já te convenci?
Visitar uma fazenda de café em Alto Caparaó
Visitar a Fazenda Ninho da Águia é uma experiência realmente incrível. Eu já havia visitado diversas cervejarias, mas fazenda de café, foi a primeira. E confesso que fiquei impressionado.
Seu Aídes e Clayton, mostraram todo o processo de produção, desde o plantio, colheita, torra e claro, uma degustação. Isso não podia faltar, não é mesmo?
Andei por entre a plantação, onde provei o fruto do café in natura. Vi como é feita a secagem e a torra, onde seu Aídes me mostrou a casca que sai do café nesse processo. Que é inclusive utilizada para fazer travesseiros e almofadas, além é claro, de ser ingrediente gastronômico.
E a degustação, fica até difícil descrever. Clayton ficou responsável por essa parte, e deu uma verdadeira aula de café. Falou sobre todas as características e propriedades do café que serviu, e a diferença entre um café especial e o comum.
Vê-lo preparar o café foi maravilhoso, parecia uma aula de ciências, sendo ministrada por um professor verdadeiramente apaixonado pelo que faz.
Dica TBS: Não deixe de provar o bolo caseiro de banana e ganache, feito pela esposa de Clayton. É uma harmonização perfeita para o melhor café do Brasil.
Resumindo, é uma experiência realmente imperdível em Alto Caparaó, tanto para quem é apaixonado por café, como para que não é fã da bebida. Aprender sobre o processo de produção é muito interessante.
Cervejaria Pico da Bandeira
Bom, como eu comentei agorinha, já visitei diversas cervejarias. Não posso negar, sou apaixonado por uma gelada, e sempre procuro artesanais locais para provar. Obviamente, em Alto Caparaó não foi diferente.
Antes mesmo de ir para a cidade, eu já tinha marcado a cervejaria como lugar de interesse, e ao chegar, vi as cervejas deles para vender em diversos lugares. Mas, o que eu gosto mesmo é de conhecer a cervejaria, e conversar com quem faz.
A Pico da Bandeira é verdadeiramente artesanal, fabricada em casa, em panelas cervejeiras, do jeito que todo bom cervejeiro caseiro começa.
Marlon, o cervejeiro, é aquele cara que começou produzindo como um hobby, pra poder tomar a própria cerveja nos churrascos. A cerveja ficou boa, os amigos começaram a pedir e o hobby virou profissão.
Hoje a cerveja de Marlon já é vendida não só em Alto Caparaó, mas em toda a região, tanto em garrafas como em chope.
O cervejeiro me recebeu com toda a simpatia clássica dos mineiros, me mostrou seu local de produção e contou sua história. Tudo isso é claro, durante uma boa degustação dos 5 rótulos da marca.
Onde se hospedar em Alto Caparaó
Alto Caparaó é uma cidade pequena, e não existem tantas opções de hospedagem. Mas não é por isso que escolher um bom lugar para dormir seja tarefa fácil.
Escolher a hospedagem, em minha opinião, é a decisão mais importante de qualquer viagem. Uma escolha errada pode estragar toda a viagem. Acredite, eu já passei por isso.
Mas felizmente não foi em Alto Caparaó, muito pelo contrário inclusive. Minha hospedagem foi excelente, e eu posso te indicar um bom lugar pra ficar.
Pousada do Bezerra
A Pousada do Bezerra é considerada uma das melhores opções de hospedagem em Alto Caparaó. Sua estrutura é fantástica, e o preço é bem justo.
A pousada oferece 3 piscinas, sendo uma para adultos e duas menores, inclusive com tobogã para as crianças. Há também o duchão, uma espécie de chuveiro enorme, com água corrente do rio, que passa literalmente ao lado da pousada.
Inclusive, dormir com o barulhinho da água corrente é uma delícia.
O que me impressionou de verdade, é a paisagem em volta da pousada. Além do rio, ela é toda cercada por montanhas, e nada mais revigorante do que acordar com uma vista assim.
E falando em acordar, não posso deixar de mencionar o café da manhã. Eu sou até suspeito a falar, pois amo a comida mineira, mas o café era mesmo sensacional!
Diversas opções de frutas, bolos e queijos, que foi o que me conquistou. Todo dia tinha 5 ou 6 tipos diferentes de queijo, um melhor que o outro. E obviamente, tudo isso acompanhado de um ótimo café. O que já era de se esperar né?
A localização também é bastante boa, especialmente para quem vai visitar o Parque Nacional do Caparaó. A entrada do parque fica a apenas 500m da pousada.
Tudo isso, em minha opinião, faz da Pousada do Bezerra a melhor opção de hospedagem em Alto Caparaó. Ela une conforto e comodidade, com preço justo.
Gostou da pousada? Então clique no link abaixo para conferir valores e disponibilidade.
>> Verificar disponibilidade <<
Obs: Nos finais de semana e feriados, a pousada costuma esgotar rapidamente.
Onde comer em Alto Caparaó
A comida mineira, na minha opinião, é uma das melhores de todo o Brasil. Em Alto Caparaó você poderá apreciá-la da melhor maneira possível, em restaurantes pequenos, com comida caseira.
Além disso ainda existem os cafés, que como você pode imaginar, são excelentes. Nada melhor que um cafézim com pão di queijo depois de um longo dia de passeio.
Eu visitei vários lugares bons para comer em Alto Caparaó, e vou até fazer um post específico sobre isso. Mas por enquanto, confira a lista abaixo.
- Aconchego do Caparaó – Prato executivo
- Restaurante Mineiro – Buffet livre
- Restaurante Serrano – Buffet livre
- Cantinho Bistrô – À la carte
- All Forno – Pizzaria
- La Vie – Cafeteria
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Desvende o interior de Minas Gerais
Eu sou catarinense, mas confesso que um pedaço do meu coração mora em Minas. O estado é simplesmente incrível, com comida boa, belezas naturais extraordinárias e um povo extremamente simpático.
Eu já conhecia diversas outras cidades do estado, e Alto Caparaó foi só mais uma prova disso tudo. E ainda com um diferencial, o café.
Não perca mais tempo e planeje agora a sua viagem para a região. Tenho certeza de que você vai se apaixonar tanto quanto eu.
Outros destinos de Minas Gerais
- Aiuruoca, MG – O que fazer, como chegar e informações essenciais
- Bichinho, MG – Guia com pontos turísticos e alambiques
- O que fazer em Carrancas, MG – Roteiro imperdível de 2 dias
- O que fazer em Tiradentes – Roteiro imperdível de 2 dias
- O que fazer em Ouro Preto – Com dicas de lugares escondidos
- O que fazer em Capitólio – Com dicas de lugares secretos
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – Guia completo
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Seu post ficou incrível! Da pra perceber que se apaixonou mesmo pela região, durante a leitura de seus relatos!
Olá parceiros muito legal vê vocês contando um pouco da nossa Alto Caparaó MG e suas belezas e sabores do Caparaó e sua gastronomia e até breve para mais uma nova oportunidade para vivenciar o que há de mais divino na natureza!!! tire a bunda do sofá e venha @Pousadadobezerra e sua equipe agradece a parceria !!!
Nós que agradecemos pela parceria e confiança em nosso trabalho. Foi um prazer nos hospedar com vocês!
Gostei muito do site. Experiência de viagem escrita com paixão que deu até vontade de estar lá no Caparaó. Parabéns!
Muito obrigado Fabiana!
Olá. adorei seu post. só faltou explicar como visitar a fazenda de café. tipo … tem que ligar e reservar antes ou basta ir direto? eles tem dias específicos para visitação ou estão abertos todos os dias para visitantes? horários? valores? onde fica a fazenda?
obrigado
Olá Rafael! Eu cheguei sem avisar mesmo, e normalmente tem pessoas lá pra receber os turistas. Mas caso queira garantir, pode entrar em contato antes. Eles sempre respondem as mensagens pelo Facebook.
Estarei indo no dia 15/11 e com certeza o seu post ajudou bastante para que eu escolhesse o Alto Caparaó.
Obrigado e boa viagem! Alto Caparaó é sensacional!
Estou querendo ir agora em janeiro. Vi vc falando que da pra ir até bem perto de algumas cachoeiras de carro. Me diga como são as estradas? Se da pra subir com carro comum? Pergunto porque uma vez fui a Carmo do Rio Claro e cismei de subir a tal serra da tormenta e quase morri do coração, meu carro não subiu.
Olá Regina! Da pra subir de carro normal sim, nós estávamos com um Up por exemplo.
Vou conhecer. Me inscrevi no blog. Só não fala em preços? O blog da muito bom, objetivo prático. Mas talvez os preços não sejam a função do blog, deve ser isso
Olá Piero, tudo bem? Obrigado pelo elogio e pelo comentário. Não colocamos os preços pq isso sempre muda, e aí acabamos passando uma informação desatualizada.
Obrigado. Vi uma reportagem no jornal sobre esse café e o ninho da águia deve ser maravilhoso mesmo. Obrigado seu blog e muito bom mesmo. Gratidão
O Café Ninho da Águia é realmente espetacula! Obrigado Piero!
Poat de utilidade publica, perfeito! Vou tirar ferias em abril e estou bhscando lugares com.natureza maravilhisa, para desbravar e me deparei com Alto Caparaó. Achei sua página e fiquei encantada com.a riqueza de dicas e detalhes. Super util! Já defini paraonde vou graças a você! Gratidão
Post de utilidade publica, perfeito! Vou tirar ferias em abril e estou buscando lugares com natureza para desbravar e me deparei com Alto Caparaó. Achei sua página e fiquei encantada com.a riqueza de dicas e detalhes. Super util! Já defini para onde vou. Gratidão
Muito obrigado Carla!
Obrigada, me ajudou muito a montar meu roteiro!
Muito obrigada por compartilhar as informações, muito legal!! Quero ir nas minhas férias, acha que tem problemas para ir sozinha e é possível fazer acessar e fazer as trilhas no parque a pé?
Pode ir sozinha, bem tranquilo lá. Ideal é que esteja de carro para os deslocamentos.