Bares em BH – Onde beber cerveja artesanal (lugares imperdíveis)
“Já que não tem mar, vamos pro bar”
Essa frase deveria estar na bandeira de Minas Gerais, e ser considerada lema oficial do estado. Se tem uma coisa que mineiro gosta de fazer, é tomar umas. Engana-se quem acha que esse povo só bebe cachaça.
Pra ser bem honesto com você, conhecer as cervejarias de Belo Horizonte, era meu principal objetivo. E claro, de quebra conhecer alguns pontos turísticos e visitar os amigos.
Polo cervejeiro no Brasil
A cerveja artesanal brasileira vem ganhando destaque no mundo, com seus estilos e sabores únicos. O Brasil está inovando nesse setor, e se tornando referência.

São dois grandes polos cervejeiros no país, Santa Catarina, e Minas Gerais, especialmente Belo Horizonte. É na capital que se reúnem a maioria das cervejarias artesanais, e também as melhores.
A fama é tamanha, que acredito que o turismo cervejeiro da cidade, é maior que o turismo comum. E a cada dia, surgem mais bares e cervejarias, para a felicidade de todos.
Bares em Belo Horizonte
Nesse post vou detalhar apenas os bares e cervejarias que visitei quando estive na cidade, começando pelos bares. Claro que existem centenas de outras opções, mas essas eu fui e posso garantir que são bons.
Também aqui no post, no final, você vai encontrar um mapa turístico de Belo Horizonte, com a localização dos bares indicados nesse post.
Cervejaria Seu Romão
Confesso que pelo nome, eu achei que fosse uma cervejaria mesmo, mas não é. É um bar que vende cervejas artesanais, e muita comida boa, com preços excelentes.

Você vai encontrar rótulos mais tradicionais, como Backer e Wäls, e também outros de cervejarias menores. No horário de happy hour rola um preço bem legal, e você toma chopp pilsen por apenas 4 reais o copo.
Como eu disse, a comida também é boa, e o cardápio é grande. Eu pedi o tradicional torresmo grelhado, acompanhado de molho de pimenta e mostarda. Torresmo e cerveja não tem erro, é sempre uma boa combinação.
Go Growler
A Go Growler nasceu com o conceito de servir apenas cervejas frescas e de qualidade. Você não vai encontrar garrafas, apenas cerveja on tap, ou seja, cervejas “vivas” e muito saborosas.
Não há torneiras com rótulos fixos, as opções estão sempre mudando, de acordo com as novidades cervejeiras que vão surgindo na cidade. A ideia é transformar o seu momento com o chopp, em algo inesquecível.

A Go Growler se preocupou não só com a bebida de qualidade, mas também em harmoniza-la com petiscos. Você pode comprar frios, embutidos e cortes especiais de carne, para acompanhar sua cerveja.
Eles vendem também diversos modelos de growlers, caso você queira continuar a brincadeira em casa. São growlers de cerâmica, vidro e também pet, em diversos tamanhos.
Existem duas unidades da Go Growler em Belo Horizonte, uma no Bairro Buritis, mais ao sul, e outra na Pampulha, que foi a que eu visitei. O ambiente é agradável, e te convida a beber uma boa cerveja.
Cervejarias em BH
Agora vou falar das cervejarias propriamente ditas. Algumas já são bem clássicas e conhecidas, inclusive, uma delas é a primeira cervejaria artesanal do estado. O que eu posso garantir, é que todas produzem cervejas de alta qualidade.
Backer
A Backer é uma cerveja que eu já conhecia, e sempre admirei pela qualidade. Já é uma cervejaria bem conhecida e consolidada no mercado, sendo distribuída por todo o país, acredito eu.
A cervejaria nasceu em 1999, quando as grandes cervejarias dominavam o mercado, e as artesanais ainda estavam tímidas, escondidas pelos cantos do Brasil.

A Backer oferece uma grande variedade de estilos. São 21 rótulos, incluindo os da linha Três Lobos, que vêm com a ideia de cervejas mais extremas, ou seja, mais amargas e alcóolicas.
Em Minas Gerais, você vai encontrar rótulos da marca em praticamente qualquer bar, mas a cervejaria tem seus próprios pontos. O principal deles é o Templo Cervejeiro, e foi o que eu visitei.
Templo Cervejeiro
Criado em 2014, junta à fábrica da Backer, o Templo Cervejeiro é a casa, e showroom da cervejaria. Um lugar pensado para agradar os amantes de uma boa cerveja.
No templo, você vai encontrar, além de boas cervejas, diversos pratos para harmonizar com a tão desejada bebida. O cardápio varia entre porções, lanches e refeições. No almoço, existe a opção executiva, que muda diariamente.

O lugar é separado em vários ambientes, sendo interno, externo com cobertura e uma parte toda aberta, estilo biergarten alemão mesmo. Além disso, tem o bar, que é mais descontraído, e também a lojinha da marca.
A definição de caro é muito pessoal, mas para mim, passou um pouco do orçamento. Tenho que admitir que a qualidade da cerveja e da comida é excelente, e vale a pena provar. Mas comparando com as outras cervejarias, acho que fica um pouco acima.

Obs: Tive a percepção de que é um lugar de mais alto nível, com pessoas muito bem vestidas. Eu, todo simplão, no melhor estilo mochileiro, senti uma certa “resistência” do garçom que me atendeu.
Krug
Inaugurada em 1997, em Belo Horizonte, a Krug Bier foi a primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais. A cervejaria conta com diversos rótulos, de vários estilos de cerveja.

É facilmente encontrada em todo o estado, principalmente na capital, e possui bar próprio, que sem dúvida é o melhor lugar para provar a cerveja.
O bar é descontraído e agitado, com telões transmitindo jogos esportivos, principalmente futebol. Serve petiscos e porções, perfeitos para harmonizar com a bebida.
Hofbräuhaus Belo Horizonte
A Hofbräuhaus é uma cervejaria alemã, conhecida no mundo inteiro, e muito famosa por seu bar, restaurante e biergarten, localizado em Munique. É considerada uma das melhores cervejas alemãs, e é vendida em todos os cantos do planeta.

Em 2018, a HB expandiu seus negócios, e inaugurou o primeiro restaurante da marca na América Latina, em Belo Horizonte. Um espaço amplo, que com arquitetura e decoração típicas alemãs, te faz sentir em Munique.
Possui um espaço interno, externo e biergarten, com mesas grandes, que são compartilhadas. A gastronomia, como não poderia ser diferente, é alemã, e me lembrou muito São Bento do Sul, minha cidade natal.

Em determinados horários, a música é pausada, e os garçons sobem nos bancos, convidando os clientes a fazer o mesmo. É o momento de brindar e cantar a mais tradicional música dos festivais alemães. Ein Prosit!
Um lugar animado, que te leva para a Alemanha, com toques brasileiros. Tudo aqui é perfeito, desde o ambiente, atendimento, comida e claro, as cervejas, que são sensacionais.
Curiosidade: A fábrica de BH foi planejada, levando em consideração o consumo por pessoa da fábrica de Munique. Quando abriu, toda a cerveja acabou no primeiro dia, e assim foi por várias semanas. O bar abria apenas um dia na semana, e a HB teve que ampliar a produção da fábrica para suprir a sede dos mineiros.
Wäls
A Wäls foi uma das primeiras cervejas artesanais que provei, quando comecei a beber esse tipo de cerveja. A alta qualidade de seus rótulos, especialmente da linha belga, me deixou com muita vontade de conhecer a cervejaria.
Sempre considerei a Wäls uma referência em qualidade de cerveja. Até hoje, não provei algum rótulo deles e achei ruim. Isso fica ainda mais claro com a linha especial da marca.

A cervejaria foi vendida para a Ambev em 2015, porém, não perdeu a qualidade. Inclusive, fiquei sabendo que no acordo, ficou como exigência que a Ambev mantivesse a receita e padrão de qualidade.
Em 2017, minha vontade de conhecer de perto essa cerveja, ficou ainda maior. Nesse ano foi inaugurado o Ateliê Wäls, um espaço elegante, que tem como objetivo, integrar arte e cerveja.
Ateliê Wäls
Cerveja e Arte, esse é o lema do Ateliê Wäls. O espaço é o maior e mais completo barrel room da América Latina, com mais de 100 mil litros de cerveja envelhecidos em barricas.
Considerado um centro de inovação cervejeira, o lugar é utilizado para experimentos diversos, e é de onde saem novas ideias e rótulos da marca. Receitas inusitadas são criadas, testadas no bar do Ateliê, e se aprovadas pelos consumidores, viram rótulos oficiais.

São 21 torneiras de cerveja, que saem fresquinhas para o copo. No cardápio, rótulos especiais, tradicionais e alguns exclusivos do Ateliê. Tudo para agradar a qualquer paladar.
Além disso, opções excelentes de entradas, porções, lanches, refeições e sobremesas, para harmonizar perfeitamente com cada rótulo da marca, e deixar a experiência mais completa.

Ainda existe uma loja, onde pode-se encontrar cervejas, souvenires, camisetas, bonés e muito mais. Além disso, também tem o tour cervejeiro, que conta um pouco sobre a marca, faz uma visita rápida pelo Ateliê, e uma pequena degustação.
O tour tem horário específico, e é cobrado um valor de 30 reais por pessoa. Acontece nas quintas as 18:30 e sábados, as 12:30 e 15h. De qualquer maneira, recomendo ligar antes confirmando.
Uaimii
Deixei a Uaimii por último de propósito, pois foi a que mais me surpreendeu. Não porque é melhor do que as outras, mas porque eu não conhecia, e a experiência foi realmente sensacional.
Alías, da pra dizer que é melhor sim, no atendimento. Não que tenha sido ruim nas outras, mas na Uaimii foi muito além do normal. A galera que trabalha no bar recebe muito bem os clientes, especialmente quando estão sozinhos, que foi o meu caso.

Além disso, a cerveja é realmente deliciosa, e por um preço bom demais. De todas as cervejarias, é a que tem melhor preço, e a qualidade é tão boa quanto as outras, se não melhor.
Me impressionou o fato de terem uma Bière de Garde em chopp, um estilo difícil de encontrar.

Eu já tinha comido antes de ir no bar, mas o cardápio é tão bom que fiquei com vontade de comer alguma coisa. Não resisti e provei uma das sobremesas, que foi um cheesecake de jabuticaba. Recomendo.
Eventos Cervejeiros na região
Claro que, sendo um polo cervejeiro, além de bares, não poderiam faltar os eventos focados na bebida. Vou citar dois aqui, que me indicaram, mas eu fui em apenas um.
Experimente
O Experimente é um evento cervejeiro mensal, que acontece em Nova Lima, cidade vizinha de Belo Horizonte. Um evento completo, que reúne dezenas de cervejarias, comidas e shows com bandas e DJs.

Confesso que superou todas as minhas expectativas, e gostei demais do Experimente. O evento é super tranquilo, pet friendly e com uma vibe sensacional. Vale a pena programar a sua viagem na mesma data.
Dicas:
- Se quiser pegar mesa, chegue cedo
- Você pode levar uma canga e sentar na grama
- Leve seu caneco e evite o desperdício de copos plásticos
Uaiktoberfest
Esse não conheci, mas foi muito bem recomendado. Pelo que vi são dois dias de festa, também com foco em cervejas artesanais. O evento acontece na cidade de Rio Acima, também muito perto de Belo Horizonte.
Rota cervejeira em BH
Aqui estão apenas alguns das centenas de lugares pra beber cerveja em Belo Horizonte. Bar é o que não falta na cidade e só com as dicas desse post, você já consegue montar uma rota cervejeira bem legal.
Se você é apaixonado por cerveja, assim como eu, recomendo conhecer todos os indicados acima. Você não vai se arrepender. Cheers!
Veja também > 10 motivos para conhecer Belo Horizonte
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Mapa turístico
Preencha o formulário abaixo, e ganhe acesso a um mapa turístico exclusivo, com a localização de todos os lugares indicados aqui.
Mais destinos em Minas Gerais
- O que fazer em Capitólio
- O que fazer em Tiradentes
- O que fazer em Ouro Preto
- Bichinho, MG – Roteiro com pontos turísticos e alambiques
- Aiuruoca, MG – Destino escondido cheio de cachoeiras
- Carrancas – Como chegar e o que fazer
- Alto Caparaó, MG – Turismo, café e gastronomia
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – Guia completo
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Dá umas dicas de BH pra quem não é alcoólatra hahaha
Seu post de Ouro preto é o melhor!! VALEU
Hahahahah! Olá Fernanda! Vai sair um post sobre BH sim, só tenho alguns pra fazer antes. E obrigado!
Oi Beneth! Convido você e seus seguidores a irem na “CASA ÁVILA”. Fica na Rua Onísio 50, bairro União , um bar charmoso com chopes artesanais e tira-gostos típicos mineiros, estamos inseridos na “vibe” dos artesanais. Vai lá, depois você nos conta o que achou. Abraços.
Olá Juliana! Obrigado pela dica.