O que fazer na Alemanha – conheça 10 atrações imperdíveis
Decidir o que fazer na Alemanha pode ser uma tarefa bem complicada, visto que o país conta com muitas cidades e atrações.
A Alemanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo e muita história fez com que chegasse até os dias de hoje, principalmente tudo o que ocorreu nas Guerras Mundiais.
Cada cidade guarda um pedacinho dessa jornada alemã, seja com lindas catedrais e construções ou com museus e galerias que contam um pouco sobre tudo pelo o que a Alemanha já passou ao longo do seu desenvolvimento.
No entanto, a Alemanha não vive apenas de história e cultura, também conta com uma rica e famosa gastronomia, além de ser um centro econômico, tecnológico e militar muito importante mundialmente. Para se ter uma ideia, é a principal economia do continente europeu.
LEIA TAMBÉM: Comidas típicas da Alemanha.
Não há como errar ao decidir visitar o país, pois com certeza você viverá experiências inesquecíveis por lá. Mas com tantas opções, é preciso saber direitinho quais são os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.
O importante é saber o que fazer na Alemanha para não deixar de fora do seu roteiro nenhuma das principais atrações.
Para te ajudar a entender um pouquinho melhor o que conhecer por lá, confira o artigo até o final, pois darei 10 dicas de pontos turísticos incríveis que não podem faltar na sua viagem! Confira a seguir!
CONFIRA: Cidades da Alemanha – 8 destinos imperdíveis!
O que fazer na Alemanha? 10 atrações para incluir no seu roteiro!
1. Muro de Berlim
O Muro de Berlim é uma das construções mais icônicas da época da Guerra Fria.
Após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, foi decidido que o território alemão seria dividido em quatro zonas ocupadas pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, União Soviética e França.
LEIA TAMBÉM: Onde ficar em Munique.
A capital do país, Berlim, também foi dividida. Não demorou muito para que as relações entre a União Soviética e os países capitalistas se tornasse agressiva e competitiva, o que ocasionou na divisão da Alemanha entre Oriental (comunista) e Ocidental (capitalista).
Assim, deu-se início à Guerra Fria e a Berlim se tornou o símbolo da polarização que tomou conta do mundo todo, sendo dividida em duas.

Como consequência, foi construído o Muro de Berlim pela Alemanha Oriental.
Esse muro dividia as duas partes da capital com o objetivo de manter os habitantes de cada um dos lados separados, evitando, principalmente, que pessoas do lado comunista passassem para o capitalista.

O Muro de Berlim tinha mais de 60 quilômetros de extensão e mais de 120 redes metálicas eletrificadas. Essa construção separou por muitos anos amigos e familiares.
Finalmente, em 1989 ocorreu a queda do muro, o que simbolizou a derrota do comunismo e o início do fim da polarização.
Quanta história, não é mesmo? Tudo isso para te convencer de que você precisa conhecer o que restou do Muro de Berlim – em torno de 2 quilômetros ainda estão em pé e podem ser vistos pela cidade.
A famosa East Side Gallery é um dos pontos mais conservados do muro, com um trecho de 1,3 quilômetros, às margens do Rio Spree.

Nos anos 90, diversos artistas coloriram o muro com pinturas e transformaram o local sombrio em uma coleção de murais a céu aberto. Você pode acessar a East Side Gallery gratuitamente a qualquer hora do dia.
Clique para saber mais detalhes sobre a East Side Gallery.
Outro ponto interessante que sobrou do muro é o Memorial do Muro de Berlim, com 1 quilômetro da construção original e vestígios de túneis de fuga e da alfândega.
A entrada também é gratuita e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 18h. Já a área externa fica aberta todos os dias das 8h às 22h.
Uma dica é fazer um tour guiado por Berlim, assim você conhecer tanto o Muro de Berlim como outros pontos turísticos relevantes da região e aprender bastante sobre a história do país com um guia especializado.
2. Portão de Brandemburgo
No final da Segunda Guerra Mundial, boa parte dos prédios de Berlim foram destruídos por bombardeios. O Portão de Brandemburgo foi um dos poucos monumentos que permaneceu em pé.
Atualmente, ele tem um significado importante, personificando a reunificação alemã.

Além disso, é um ponto de encontro famoso, onde acontecem festas, celebrações, concertos e festivais.
Além de uma bela construção, carrega uma história muito forte, portanto, não pode ficar de fora do seu roteiro na Alemanha.
Assim como o Muro de Berlim, vale conferir um tour guiado com o ônibus Hop-On Hop-Off que passa pelo Portão de Brandemburgo – assim você conhece ainda mais profundamente sua história.
3. Memorial do Holocausto
Quando pensamos em o que fazer na Alemanha, uma das primeiras atrações que vem à mente é o Memorial do Holocausto, também localizado na capital do país, Berlim.
O seu nome oficial é Memorial aos Judeus Assassinados da Europa e se trata de um monumento enorme, que cobre 19 mil metros quadrados.

A homenagem é aos 6 milhões de judeus que morreram por conta do nazismo.
O memorial é composto por 2700 lajes de concreto, 95 centímetros de profundidade e 2,38 metros de largura. Ao caminhar entre eles, você se sentirá em uma espécie de labirinto. A entrada no local é gratuita.
4. Catedral de Colônia
Colônia é uma cidade super interessante e que, se possível, também deve ser incluída em seu roteiro de viagem na Alemanha.
Por lá, você poderá conferir a Catedral de Colônia, a igreja mais alta do mundo e que foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A construção tem mais de 150 metros de altura e uma área interna de 6.900 metros quadrados. Ao total, são cinco naves e sete capelas.
Quem adora apreciar uma bela arquitetura gótica precisa ir à Catedral de Colônia, que levou mais de 600 anos para ficar pronta.
Segundo a tradição católica, a Catedral de Colônia guarda restos mortais de Três Reis Magos. Há uma escadaria de 533 degraus que quem enfrentar será presenteado com uma bela vista da cidade.
5. Castelo de Neuschwanstein
Já imaginou visitar um castelo que parece ter saído dos contos de fadas? O Neuschwanstein é um dos mais belos, famosos e visitados no mundo todo.
Está localizado na região da Baviera e, caso esteja em Munique, pode ser visitado em um bate volta.

Foi construído pelo rei Ludwig II, conhecido como o Rei dos Contos de Fadas.
Seus gostos fizeram com que construísse esse lindo castelo no estilo medieval romântico, que mais tarde foi utilizado por Walt Disney como base para desenhar o castelo da Cinderela que aparece no filme animado e se tornou real no parque da Disney.
Não há como negar que é uma visão incrível!
A má notícia é que o rei morreu antes de concluir a construção e o governo da Baviera interrompeu as obras. Mesmo assim, é possível conferir alguns dos cômodos e salas que ficaram prontos a antes de sua morte.
Clique para reservar seus ingressos.
6. Catedral de Berlim
A famosa Catedral de Berlim foi construída em 1905 e com certeza é uma atração que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer na Alemanha.
Seu estilo renascentista italiano é impressionante tanto por fora como no seu interior.

Em frente à catedral está o Parque Lustgarten, um ótimo lugar para descansar e apreciar a arquitetura incrível da construção.
Por dentro, você irá se encantar com um belo altar de mármore e ônix e um gigante órgão de mais de 7 mil tubos.
Para ter acesso a uma linda vista da cidade, suba os mais de 160 degraus até a galeria.
O ingresso para visitar a Catedral de Berlim custa 5 euros e para subir até a galeria 7 euros.
7. Biergartens de Munique
Os famosos jardins de cerveja de Munique, ou como são conhecidos por lá, biergartens, são uma parada obrigatória.
Para quem não sabe sobre o que se trata, são espaços abertos nos quais as pessoas se reúnem para beber e comer as delícias gastronômicas alemãs.
Mesinhas de madeira em meio às belas árvores marcam a paisagem desses jardins de cerveja.

Um dos mais famosos é o Viktualienmarkt, que está localizado próximo à Marienplatz, a praça central de Munique.
Outro muito conhecido é o Chinesischer Turm, que fica no maior parque da cidade, o Englischer Garten.
Essa é uma maneira tipicamente alemã de degustar cervejas e comidas que são muito famosas no país, como as salsichas e os pretzels.
8. Rothenburg ob der Tauber
Esteja preparado para vivenciar cenários de filme. Não estou brincando! Rothenburg ob der Tauber é realmente um daqueles lugares que te fazem se sentir em uma pequena e antiga cidade medieval.

Fonte: Banco de imagens.
Construções típicas de madeira coloridas, torres, telhados cônicos vermelhos e muralhas são um pouquinho do que você vai encontrar por lá.
É uma cidade bem pequena, que vale a pena conhecer a pé durante um dia inteiro, se deixando perder por cada cantinho da região.
Entre os principais lugares para conhecer, anote aí:
- A porta principal.
- Röderturm.
- Gerlachschmiede, uma charmosa casa medieval.
- A praça principal, Marktplatz.
- Entre muitos outros.
9. Marienplatz – Munique
Não tem como ir à Munique e deixar de conhecer a sua linda praça principal, no centro da cidade: a Marienplatz.
Ao redor, você irá se encantar com lindas construções: Mariensäule é uma coluna construída em 1638 que, em seu topo, conta com uma estátua da Virgem Maria.

Por lá, também há o edifício da Antiga Prefeitura, que foi construído em 1460, mas teve que ser reconstruído após alguns incidentes – primeiro um raio e depois bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
Uma das grandes atrações, no entanto, é a Nova Prefeitura, construída em 1874. Detentora de uma fachada de 100 metros de comprimento e decorada com gárgulas e um dragão.
10. Wieskirche de Steingaden
A famosa igreja barroca também não pode ficar fora da sua lista de o que fazer na Alemanha.
Conhecida mundialmente, a Wieskirche fica no sudoeste da Baviera e é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Por ano, mais de 1 milhão de pessoas vão conhecer a construção que fica em Steingaden.
O teto da igreja tem um lindo afresco que retrata a ressurreição de cristo. A entrada para visitação é gratuita.
Outros textos para a sua viagem
- O que fazer em Stuttgart.
- Onde ficar em Bonn.
- O que fazer em Bruxelas.
- O que fazer em Bruges.
- Comidas típicas da Bélgica.
- Bonn, Alemanha – 8 lugares imperdíveis na cidade
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.