O que fazer no Paraná – 10 destinos imperdíveis no estado
Pensando em conhecer o Paraná? Então você está no lugar certo!
Paraná é um dos estados que compõe a região Sul do Brasil, junto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Um estado maravilhoso, com opções de turismo para todos os estilos, desde sol e praia até o turismo ferroviário. Rico em belezas naturais, história e cultura, inclusive, conta com a maior diversidade étnica do Brasil. Sabia disso?
Eu morei em Curitiba, e minha cidade natal, apesar de ser em Santa Catarina, fica na divisa entre os estados. Por isso, tive a oportunidade de conhecer diversos destinos incríveis por lá, e assim nasceu esse post.
Uma lista com 10 destinos imperdíveis no Paraná. Alguns são bem famosos, e outros mais desconhecidos. Descubra aqui, o que fazer no Paraná.
Vamos nessa?
Curiosidade: A Araucária é um dos fortes símbolos do estado, devido a árvore ter ocupado metade do território paranaense. Inclusive ela faz parte da bandeira do estado, então prepare-se para ver muita araucária por lá.
Quando ir
No Paraná você vai encontrar opções de turismo para todas as estações do ano, então decidir quando ir, depende muito da experiência que você quer ter.
No litoral o clima é de um verão bem quente, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Nas cidades mais elevadas as chuvas também são bem distribuídas, porém o verão é mais ameno, e o inverno costuma ser mais seco e gelado.
Uma dica importante é que o clima varia muito, então na hora de planejar sua viagem, considere sair preparado para encarar todas as estações. Curitiba por exemplo, tem a fama de concentrar as 4 estações do ano em apenas um dia.
Como chegar
No estado existem seis aeroportos, dos quais dois são internacionais. O principal é o Aeroporto Internacional Afonso Pena, que apesar de estar localizado na cidade vizinha, é considerado aeroporto de Curitiba.
Ele é inclusive, um dos aeroportos mais importantes do Brasil, servindo como conexão para diversos destinos da América do Sul. Voar para lá costuma ser uma excelente opção, até para quem quer conhecer Santa Catarina.
O que fazer no Paraná
Além de conhecer o belíssimo Parque Nacional do Iguaçu que já foi eleito uma das 7 maravilhas do mundo, o Paraná conta com outras belas cidades.
VEJA TAMBÉM: 16 destinos imperdíveis de Santa Catarina
Engana-se quem pensa que são poucas as opções de turismo no estado. Nele, você encontrará muita beleza natural, cultura e história.
Descubra agora sobre tudo isso.
Curitiba
É a capital paranaense e assim como toda cidade grande, Curitiba é cheia de opções de lazer, para todos os gostos e bolsos. A cena gastronômica da cidade é incrível, com diversos restaurantes e bares, que servem pratos nacionais e internacionais.
Apesar de grande, é muito bem organizada e por lá você vai encontrar muito verde, o que traz um charme a mais para a cidade. Ela até já foi eleita a capital ecológica do Brasil.
São realmente dezenas de parques espalhados pela cidade, que servem como refúgio para seus habitantes, que vivem na correria das cidades grandes.
Curitiba é uma cidade cosmopolita, cheia de vida e especialmente linda. De todas as capitais que conheço, é sem dúvida a mais organizada e arborizada.
Cidade grande com pegada de cidade pequena, e destino imperdível no Brasil.
Saiba mais >> O que fazer em Curitiba
Morretes
Uma charmosa cidade que está entre a serra e o litoral. Esse é o passeio mais famoso e procurado no estado, e você deve incluir no seu roteiro.
O povoado de Morretes foi fundado em 1721 e até hoje preserva sua história, cultura e construções. Visita-la é fazer uma verdadeira viagem no tempo.
Atrai muitos turistas nos finais de semana, principalmente de Curitiba e região, que fogem dos grandes centros para descansar em meio a natureza, e almoçar com tranquilidade.
É muito gostoso passar algumas horas apreciando suas belezas, caminhando com calma pelas ruas da cidade e curtindo as feirinhas que acontecem por lá.
Um dos passeios mais famosos, considerado inclusive um dos 10 melhores do mundo nesse estilo, é o passeio de trem. O trajeto é entre Curitiba e Morretes, atravessando a Serra do Mar, e oferece uma vista fantástica.
Você vai passar por paisagens incríveis e encostas que chegam a dar medo. É realmente uma experiência imperdível e
Não deixe de experimentar o típico prato da cidade e até do estado: o Barreado, que tem origem açoriana. É cozido em panela de barro, e fazê-lo é um verdadeiro ritual, que pode levar em torno de 12 horas. Normalmente servido com arroz e banana da terra, é uma delícia que você não pode deixar de provar.
Saiba mais >> Passeio de trem até Morretes
Antonina
É uma pequena e charmosa cidade histórica, na região litorânea do Paraná. Assim como Morretes, Antonina é rodeada pelas montanhas que compõem a Serra do Mar.
Seu centro histórico é repleto de construções coloniais, com grande valor cultural e histórico. Perfeito para uma caminhada tranquila e nostálgica.
Além de todo seu charme, a cidade tem chamado atenção devido a suas atrações naturais. Você vai encontrar trilhas, cachoeiras e pode até praticar rafting no Rio Cachoeira.
É lá também que esta o Pico Paraná, a montanha mais alta da região sul do Brasil, e que atrai o pessoal que gosta de longas caminhadas e montanhismo.
A estrada da Graciosa, que liga Curitiba a Antonina, por si só já e um encanto. Ela atravessa a mata atlântica preservada, em um trecho muito bonito e sinuoso, com vários mirantes para apreciar a bela paisagem.
Antonina deixa muito claro que é uma terra cheia de história e lazer!
Saiba mais >> O que fazer em Antonina
Foz do Iguaçu
Um dos destinos mais famosos do Brasil e até do mundo, e não é à toa, considerando o espetáculo e a riqueza natural que existe por lá.
O Parque Nacional do Iguaçu é o atrativo principal da cidade, e já foi eleito umas das 7 maravilhas naturais do Mundo. É impossível não se impressionar com a grandiosidade das Catarata do Iguaçu.
Mas além de toda a beleza do parque, Foz do Iguaçu conta com outros atrativos turísticos, para todas as idades.
Algumas delas são, o Parque das Aves, a Usina Binacional Itaipu e o Marco das Três Fronteiras. Lugares verdadeiramente imperdíveis, que com certeza vão te encantar.
E não para por aí, ainda existem outros lugares que você pode conhecer. São tantas opções, que você preenche fácil um roteiro de quatro ou cinco dias na cidade.
Foz do Iguaçu é um lugar mágico, que faz você se sentir vivo e cheio de energia. Parece até um grande parque de diversões, onde todos voltam a ser criança.
Saiba mais >> O que fazer em Foz do Iguaçu
Ilha do Mel
Um destino perfeito para os casais apaixonados, que querem um lugar paradisíaco e calmo, para relaxar e se curtir. Mas isso não significa que os solteiros não são bem-vindos, pelo contrário. Ilha do Mel é um lugar para todos os públicos, basta gostar de natureza.
Considerada uma das melhores praias do Paraná, a ilha é um dos destinos turísticos mais importantes para o estado, atraindo milhares de turistas todos os anos, especialmente no verão.
A entrada de veículos automotores é proibida, e o único jeito de explorar a ilha é a pé mesmo, através das trilhas que existem por lá. Tudo isso traz um charme ainda maior à ilha, que te coloca em contato direto com a natureza.
A Ilha do Mel tem uma vibe inigualável, e esse clima mais roots que ela tem, faz com que você se desconecte da tecnologia, esquecendo o celular por alguns dias. Nada melhor para descansar verdadeiramente.
Saiba mais >> O que fazer na Ilha do Mel
Ponta Grossa
Mais uma cidade para os apaixonados por natureza, especialmente cachoeiras. Localizada a pouco mais de 100km da capital, tem acesso fácil e abriga um dos maiores cartões postais do Paraná.
O Parque Estadual de Vila Velha, que além de cartão postal, tem grande importância histórica e cultural para o Brasil. Ele reúne formações de arenito com mais de 300 milhões de anos, e é o único lugar do país com tais formações.
E como eu disse, a cidade é especialmente boa para quem curte cachoeiras. Existem várias na região, sendo o Buraco do Padre a principal delas.
Um lugar de beleza única, que consistem em uma caverna, com uma abertura superior, de onde cai majestosamente uma linda cachoeira. É simplesmente impressionante!
Saiba mais >> O que fazer em Ponta Grossa
Witmarsum
Uma charmosa e pequena colônia que fica a 60km de Curitiba, de forte cultura alemã e holandesa. Destino muito procurado nos finais de semana, principalmente por curitibanos, que querem fugir do agito da capital.
A colônia conta com 1500 habitantes, que preservam toda cultura europeia, desde a religião até o idioma, que inclusive você vai ouvir o tempo todo entre eles.
Witmarsum é uma área rural onde os próprios moradores investiram em restaurantes alemães, confeitarias, cervejarias, pousadas, museus históricos e igrejas. Ou seja, seu ponto forte é o ecoturismo.
Um passeio calmo, charmoso e para toda a família. Perfeito para quem quer ter contato com culturas diferentes e bastante tradicionais.
Saiba mais >> O melhor de Witmarsum
Prudentópolis
Uma pequena cidade no interior do Paraná que possui mais de cem cachoeiras, algumas delas com mais de cem metros de altura. Consegue imaginar as surpresas que você vai encontrar em Prudentópolis?
Conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, a cidade atrai os amantes por belezas naturais. E se você é um desses, tenho certeza que vai se apaixonar.
Uma das cachoeiras mais famosas, é a Salto São Francisco, que é uma das cachoeiras com maior queda d’agua do sul do Brasil. Conta com 196 metros de altura, equivalente a um prédio de 60 andares, e fica dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança.
Além das enormes e volumosas cachoeiras, a cidade também encanta por ser um pedacinho da Ucrânia no Brasil. A cultura do país está estampada em sua arquitetura, percebida na construção dos museus históricos e das igrejas.
Além, é claro, de toda gastronomia típica que você pode provar. Pratos como o Borsh, uma sopa de beterraba, e Holoptis, um charuto de repolho com carne. Duas receitas que representam a gastronomia ucraniana.
Com tradições que encantam tanto quanto as belezas naturais, Prudentópolis vai te surpreender e te convidar para grandes aventuras.
Saiba mais >> O que fazer em Prudentópolis
Maringá
Localizada na região norte do Paraná e com população estimada em 417 mil habitantes, Maringá é a terceira maior cidade do estado.
Fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, foi traçada obedecendo um plano urbanístico, revelando preocupação com as áreas verdes e vegetação nativa.
A cidade não é tão falada quando se trata de turismo, porém é rica em área verde e com ótimos lugares para curti-la. Os parques, bosques, praças, ruas e ciclovias mostram que Maringá é feita para o cidadão, e esse detalhe faz toda a diferença.
Conta também com outros atrativos, como o Mercado Municipal, Mural Artístico e Museus históricos. Lugares que com certeza enriquecem a experiência na cidade.
Mas se você quiser se impressionar com uma obra de arte da arquitetura, visite a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Gloria. Uma construção majestosa, que surpreende com sua arquitetura totalmente moderna, e representa Maringá nos cartões postais da cidade.
Saiba mais >> Turismo em Maringá
Cânion Guartelá – Tibagi
Localizado na cidade de Tibagi, nos planaltos dos campos gerais, esse é o 6º Cânion mais longo do mundo, e claro que merece estar no seu roteiro pelo Paraná.
Sua profundidade chega a apenas 450 metros, mas sua extensão chega a impressionantes 30Km. Não é um Cânion com penhascos enormes, mas oferece uma bela paisagem natural.
O Parque Estadual de Guartelá é que abriga parte do Cânion. A reserva possui um rico ecossistema e preserva várias atrações naturais, como cachoeiras, inscrições rupestres e formações rochosas.
Além de possuir uma estrutura completa, com banheiros, estacionamento e lanchonete, há também trilhas, que cortam o parque, são bem sinalizadas e oferecem belas vistas para o Cânion.
As magníficas paisagens e a história de sua formação, fazem desse um destino perfeito para os apaixonados por natureza.
Saiba mais >> Cânion Guartelá
Sugestões dos leitores
Além dos lugares indicados aqui, recebemos sugestões nos comentários, de outros lugares interessantes. Confira:
- Tijucas do Sul
- Guaratuba
- Piên
- Ribeirão Claro
Conhece mais algum lugar que merece aparecer aqui? Deixe nos comentários!
Turismo no Paraná
Resta alguma dúvida de que o Paraná é um destino fantástico e cheio de boas surpresas?
O estado possui um belo e completo roteiro turístico, desde cidades grandes a pequenas colônias tradicionais.
É surpreendente a quantidade de belezas naturais e lugares incríveis que você vai encontrar. Além é claro, de toda a cultura, história e gastronomia, que impressiona qualquer visitante com sua riqueza.
E aí, quantos desses destinos você já conhece?
Já visitou algum outro que merece entrar nessa lista?
Me conta nos comentários!
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Excelente lista, Andreza! Agora percebi que falta um destes destinos para visitar. Fiquei curioso para conhecer Maringá e sua magnífica catedral.
Obrigada Jair. O Paraná realmente conta com belas cidades né.
Maringá eu também ainda não conheço, e escrevendo esse post fiquei super curiosa para conhecer a cidade, que também é polo regional em tecnologia da informação, muito bacana.
aeee so destino topzera nesse meu parana ne!! adorei o post! obrigada pela menção!!
Paraná é fooda! haha Valeu Angie!
Acabei de perceber que tenho muito mais coisas para conhecer no Paraná! Em breve vamos explorar mais essa região. Somos doidas com a Ilha do Mel. =D
O Paraná tem vários destinos incríveis! E sim, vocês devem ir em Ilha do Mel, é sensacional!
O Paraná é incrível mesmo. Uma dica do que fazer próximo a Curitiba pra quem quer fugir do agito da cidade grande é conhecer Tijucas do Sul, o município fica pertinho de Curitiba e tem várias opções de lazer ao ar livre como cachoeiras, caminhadas na natureza e serras que podem ser visitadas. Vale a pena conhecer.
Oi Valéria!
Eu passei dezenas de vezes já por Tijucas do Sul nunca parei pra conhecer, acredita?
Vou colocar na minha lista, e também incluir no post como sugestão. Obrigado!
Sério?! Fica a dica então e visite Tijucas do Sul!!
Sério! hahaha Vou visitar sim, quando estiver na região de novo.
Ribeirão Claro e suas cascatas e cachoeiras não pode faltar nessa lista
Obrigado pela dica Douglas! Já adicionei ao post
Tentei seguir o roteiro do post, viajando de moto do Rio de Janeiro a Foz do Iguaçu, no período de 13 a 31/01/20, mas não deu tempo para conhecer tudo. Realmente, são belas paisagens em todos os pontos indicados, gostei muito da viagem e vou tentar fazer de novo. Parabéns pelo post e obrigado pelas dicas. OBS. : é possível embarcar a moto no trem entre Morretes e Curitiba ou no sentido contrário, mas só descobri isso lá. Abraço!
Olá Maike! Que bom que gostou das dicas, fico muito feliz! O Paraná realmente é um estado maravilhoso, e vale muito a pena conhecer cada canto. Que bacana essa informação de que é possível embarcar de moto, vou adicionar ao post! Obrigado, e um abraço!
Witmarsum ñ fica em Santa Catarina? É longe de Curitiba…tú colocou 60km?
Mas as dicas são boas!!
Olá Daniela! Fui ver e realmente existe uma cidade com esse nome em SC. Eu nem sabia! hahaha
Mas pertinho de Curitiba existe essa comunidade, de mesmo nome.
Sou de Maringá, já fui para o Canyon Guartelá. Mas pergunto porque a Serra da Graciosa não está nesta lista?!
Olá Diego! A serra da Graciosa que você fala é a que vai para Morretes? Muito bem lembrado! É um passeio imperdível mesmo.
Nao deixem de conhecer Santa Helena, perto de Foz do Iguaçu
E tem Londrina! Esqueceram?
Colocamos na lista apenas cidades que nós já conhecemos, pra pode falar com mais propriedade. Londrina ainda não fomos.