Roteiro Foz do Iguaçu: Passeios imperdíveis na cidade e região
Olha só, mais um post sobre o que fazer em Foz do Iguaçu. Mais um entre centenas de posts falando sobre a mesma coisa, os mesmos destinos e lugares.
Isso é inevitável quando se fala de um destino tão famoso e turístico como esse. Vários blogueiros visitam e disputam as primeiras posições no google sobre um destino tão procurado como Foz do Iguaçu.
Você provavelmente vai ver aqui muitas dicas parecidas, que outros blogueiros já indicaram. E justamente por isso eu decidi fazer esse post de uma maneira um pouco diferente do que normalmente faço.
Ao invés de apenas listar os bons lugares para visitar na cidade, vou contar sobre a minha experiência. Como foi minha viagem até Foz e como foi visitar os pontos turísticos.
Quero que você se sinta como se estivesse realmente ido comigo pra lá.
Vai ser com a mesma base. Uma lista de ótimos lugares para conhecer em Foz do Iguaçu, mas com uma pegada um pouco mais pessoal.
E junto disso, vou tentar deixar esse post o mais completo possível, para que você nem precise procurar por outro artigo.
Pronto para conhecer um dos lugares mais fantásticos do mundo?
Minha viagem para Foz do Iguaçu
Não costumo contar sobre como foi a minha viagem, até porque isso pode ser chato para alguns. Caso você seja um que acha isso, pule para o próximo tópico e economize seu tempo.
Mas como eu disse, pra diferenciar um pouco o meu post dos outros, esse vai ter uma pegada mais pessoal.
Minha viagem para Foz foi no final de ano, para o Réveillon. Fomos de carro em 4 pessoas. Gilmar (Gil), Luciane (Lu), Andreza (Deza) e eu. Eu e o Gil já fizemos algumas viagens juntos, sendo duas delas no réveillon.
Certa vez decidimos que todo ano iriamos passar a data em um lugar diferente, nem sempre juntos. Desde então, fomos juntos a Punta del Este, que foi a primeira, e Rio de Janeiro.
Depois do Rio, cada um passou em um lugar por 2 anos seguidos, e em 2017 decidimos que era hora de fazer mais uma dessas.
Nossa decisão por Foz foi devido ao bom custo benefício. Como fomos de carro e em 4 pessoas, o transporte ficou num valor bem tranquilo. A hospedagem, que normalmente é muito cara nessa época do ano, foi resolvida com um hostel um pouco mais afastado do centro.
Ou seja, os dois maiores custos da viagem estavam resolvidos. Perfeito!
Assim como eu, o estilo de viagem do Gil é mais tranquilo e sem tanto planejamento. Sem roteiro fixo, com dias e horários de tudo já planejado antes. Ou seja, fomos todos decidindo o que faríamos conforme os dias foram passando.
Uma maneira leve e tranquila de viajar. Sem stress.
Foram 5 dias em Foz do Iguaçu, alternados entre ir nos pontos turísticos e curtir a vibe do hostel, que oferecia uma área de churrasco com piscina. Pra que melhor né?
Foi uma viagem na qual eu me libertei um pouco do blog. Não fiquei tão preocupado em coletar material e me deixei levar pela viagem. Decidi curtir mais e trabalhar menos.
Mas mesmo assim, vou apresentar pra vocês tudo o que a gente fez por lá, e mais algumas dicas que talvez você goste.
Vamos?
Como chegar em Foz do Iguaçu
Existe duas maneiras de chegar em Foz do Iguaçu, por terra ou voando. No meu caso, a melhor opção foi ir de carro. A rodovia que da acesso à cidade é a BR-277, que atravessa todo o estado do Paraná.
A 277 é excelente, com asfalto muito bom e bem cuidado. Porém, é toda com pedágios, que inclusive cobram alguns valores bem altos. Em determinados pontos passa dos 20 reais. Prepare-se para gastar entre 200 e 300 reais em pedágio, só de ida.
Pra quem sai de Santa Catarina, existe uma outra opção, que não tem pedágios, e foi a que usei. No meu caso, peguei a BR-280, que atravessa Santa Catarina e Paraná, alternando entre um e outro.
Fui na 280 até Marmeleiro, e de lá, seguindo para o norte, até encontrar a BR-277, que leva até Foz do Iguaçu. Como eu disse, esse caminho é sem pedágios, pelo menos até chegar na 277. Em decorrência disso, a estrada é pior, mas mesmo assim é tranquila.
Voos para Foz do Iguaçu
Caso ir de carro não seja uma opção viável, é possível ir de avião. Pessoalmente, nunca voei pra lá, mas já ouvi dizer que o aeroporto é bom e consegue-se voos baratos. Até porque é um destino bem famoso, né?
Pra comprar passagens aéreas, o que eu faço e recomendo, é entrar direto no site das cias. Da um pouco mais de trabalho do que usar os comparadores, mas eu acho melhor.
Caso tenha algum problema, eu prefiro lidar direto com a cia aérea, do que ter que conversar com um intermediário.
De ônibus
Locomoção em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu conta com uma ampla rede de transporte público, que te leva para todas as regiões da cidade. Ou seja, se você quiser economizar com transporte, essa é a melhor opção.
Quando fui, ainda não exista o serviço de Uber na cidade, mas já sei que a empresa começou a operar desde fevereiro de 2018. Uber é sempre uma excelente opção, mas já adianto que os lugares são bem longe, e usar Uber toda vez vai sair caro.
A minha recomendação mesmo, é alugar um carro, caso você não esteja com o seu. Estacionamento não é um problema em Foz, é sempre bem fácil de achar. E ter um carro vai te dar uma liberdade incomparável. Sem contar que você vai economizar um baita tempo.
Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.
Viaje com segurança
Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!
Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante
Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!
Roteiro Foz do Iguaçu – O que fazer na cidade
Vamos lá, chegou a parte boa!
Bom, nem preciso comentar que a estrela da festa aqui são as Cataratas do Iguaçu. Né?
Mas escuta essa: existe MUITO mais pra explorar em Foz e região. Além de vários outros passeios legais dentro da cidade, ainda existem diversas opções nos dois países vizinhos, Argentina e Paraguai.
Lugares que visitei
Como eu disse, vou citar aqui alguns lugares que eu visitei e mais alguns que talvez você possa gostar. Primeiro os que eu fui e posso garantir que valem a pena estar no seu roteiro.
Vou começar falando logo de cara das Cataratas, até porque você já deve ter lido sobre elas.
Cataratas do Iguaçu – Lado Brasileiro
Um conjunto de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, divididas entre o Brasil e a Argentina. Um verdadeiro espetáculo da natureza, representado em sua melhor forma.
A soma dos parques da um total de 250 mil hectares de área, e é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939, cinco anos depois do argentino. Além de patrimônio da humanidade, é considerado área de proteção ambiental e já foi eleito como uma das 7 maravilhas naturais do mundo.
Sem dúvida é a estrela da festa, e deve ser prioridade em sua visita em Foz do Iguaçu. Dentro do parque, além de muita natureza, você vai encontrar diversos passeios, para todas as idades.
Macuco Safari
O mais famoso deles é o Macuco Safari. O passeio começa com um trenzinho, que continua com uma trilha leve, por entre a mata preservada. Depois da trilha, a parte mais emocionante.
Um passeio de barco, que sobe o rio Iguaçu e passa por diversas quedas, até te levar até embaixo de algumas delas. Existem duas opções, o passeio seco e o molhado. Aproveite o calor de Foz e faça o molhado. Lave sua alma com as águas refrescantes das Cataratas do Iguaçu.
Rafting no Rio Iguaçu
Para voltar do Macuco Safari até a parada do barco, existem duas opções. Ou voltar com o mesmo barco que te levou, que é a opção mais tranquila, ou fazer rafting rio abaixo. Opção para os mais aventureiros.
Eu optei por fazer o rafting, e posso garantir vale muito a pena! Além de toda a adrenalina do rafting em si, em determinado ponto, você pode pular do barco e boiar de volta para a base. Tem coisa mais relaxante?
Parque das Aves
Em Foz do Iguaçu, são 3 os lugares mais famosos e visitados. O primeiro são as Cataratas, obviamente. O segundo, é a Usina de Itaipu, da qual vou falar em seguida. E o terceiro e um dos que mais gostei, é o Parque das Aves.
Vizinho do Parque Nacional do Iguaçu, o Parque da Aves é uma verdadeira reserva natural. São mais de 16 hectares de Mata Atlântica, que abrigam mais de 1400 aves, de 150 espécies diferentes.
Inaugurado em 1994, o parque é reconhecido mundialmente como centro internacional de recuperação e preservação de aves.
Visitar o Parque das Aves é uma experiência única, marcante e até emocionante. Observe a beleza de aves de todos os cantos do país, das mais comuns às mais raras. Conheça e faça parte do seu habitat.
Além das aves, no parque você pode encontrar diversos outros animais, como crocodilos, cobras e até um espaço especialmente construído para as borboletas. Cada canto pensando para que você tenha a melhor das experiências, sem prejudicar os animais.
Usina Binacional Itaipu
Como eu disse agorinha, esse é um dos top 3 passeios em Foz do Iguaçu. A Usina de Itaipu é uma obra de arte da engenharia, e de tão grandiosa, se tornou um importante ponto turístico do país.
Localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma construção binacional. Ou seja, pertence aos dois países. Foi construída entre 1975 e 1982, porém, sua última turbina foi ligada em março de 2007, finalizando definitivamente a usina.
A usina é hoje, a maior do mundo em geração de energia, e já gerou 2,4 bilhões de megawatts-hora (até setembro de 2016) desde sua inauguração. Esse número seria suficiente para abastecer o mundo todo por mais de 40 dias!
Algumas curiosidades sobre Itaipu:
- Com o concreto usado na obra, poderia ser construído 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã
- A quantidade de ferro e aço utilizado, é suficiente para construir 380 Torres Eiffel
- 20 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório. O maior reflorestamento do gênero no mundo
- A altura da barragem principal é de 196m, equivalente a um prédio de 65 andares.
As visitas na usina começaram antes mesmo da obra ser finalizada, e desde então, mais de 20 milhões de turistas já passaram por lá. São diversas opções e passeio, das quais falarei abaixo.
Visita panorâmica
Esse é o mais procurado, e o que eu recomendo também. Nele, você passeia por toda a usina, num ônibus desses com vista panorâmica. Passando por vários pontos dessa obra gigantesca, você consegue ter uma noção de tudo o que uma construção desse porte representa.
São feitas algumas paradas, em pontos estratégicos, e durante o passeio, você recebe informações através de caixas de som instaladas no ônibus.
Obs: os passeios abaixo, que também são em Itaipu, eu não fiz por falta de tempo, mas parecem ser bem legais, e por isso vou indicar.
Circuito Especial
Esse é um passeio mais técnico, que passa por dentro da usina e mostra como realmente tudo funciona. Conheça o coração da usina e veja de perto toda a estrutura que transforma essa usina, na maior geradora de energia do mundo.
Iluminação Noturna
Também um passeio de ônibus pela estrutura de Itaipu, com a diferença de ser a noite. Não fiz esse passeio, mas dizem que é fantástico. As luzes fazem toda a diferença e dão vida à essa gigante de concreto e aço.
Refúgio Biológico
O refúgio biológico é praticamente um mini zoológico, que abriga 50 espécies de animais e mais de 960 gêneros de plantas. Mas além de exposição, o foco do refúgio é a proteção de todo esse ambiente.
Uma trilha de 2km por dentro de floresta nativa, vai te colocar em contato direto com a exuberante natureza local. Durante o passeio, você verá animais como jaguatirica, quati e até jacarés.
Outros passeios
No complexo de Itaipu, além dos passeios citados acima, ainda existem outros três. O Ecomuseu, que conta um pouco a história da região, seu povo e da construção da usina. O Polo Astronômico, que mostra tudo sobre o universo dos planetas estrelas e galáxias.
E pra finalizar, o passeio de Kattamaram. Um passeio de Kattamaram (tipo de barco) pelas águas do lago de Itaipu. Esse passeio tem como especial a maravilhosa vista do pôr do sol.
Marco das três fronteiras
Esse é um dos passeios que não está no top 3 de Foz, e que eu nem botava muita fé, mas me surpreendeu e muito. Fui sem muita expectativa e tive uma excelente surpresa, tanto que recomendo como imperdível.
O Marco das Três Fronteiras é o ponto onde Brasil, Argentina e Paraguai fazem divisa. Ou seja, dali você consegue ver os 3 países. Isso por si só já é bem legal. Mas espera que tem mais. Muito mais.
Ao chegar, a entrada do Marco já impressiona, com muros altos e uma arquitetura linda. Dentro, é tudo muito lindo e organizado, gramados, parquinho para as criança, fontes de água e até um restaurante.
Minha recomendação é ir na hora do pôr do sol. O motivo parece obvio né? Mas não é “só” pelo pôr do sol que eu recomendo isso.
É nesse horário também, que acontecem apresentações de danças típicas. São duas apresentações. A primeira delas é uma dança que conta a história local, com personagens à caráter e tudo. É muito bacana, mas a segunda apresentação é ainda melhor!
A segunda, na verdade, são 4 danças. As três primeiras são danças típicas de cada um dos países da frontreira. Começou com uma dança típica do Paraguai, seguiu com uma da Argentina e terminou com a Brasileira. E para fechar com chave de ouro, todas as 3 fizeram uma dança juntos.
Tudo isso acompanhado de um maravilhoso pôr do sol, que junto com a fonte de água iluminada, vai te conquistar. Tenho certeza.
Templo Budista
Esse talvez seja o mais desconhecido de todos, mas isso não tira seu brilho. Sem dúvida vale a pena dar uma passada por aqui. Te garanto que vai sair com a alma mais tranquila e relaxada.
O Templo Budista de Foz do Iguaçu foi construído em 1996, e nele, você tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre a filosofia budista.
Além do templo, o lugar tem um enorme espaço aberto, que abriga mais de 120 estátuas. O ambiento todo é muito silencioso e pacífico, o que nos permite parar um pouco e refletir sobre o que quisermos.
Compras no Paraguai
Fazer compras no Paraguai já se tornou passeio clássico para quem visita Foz do Iguaçu, inclusive algumas pessoas vão até a fronteira só pra isso, e ignoram a cidade das cataratas.
A razão disso é muito clara: preço!
As coisas no Paraguai são realmente muito baratas, especialmente eletrônicos. Eu mesmo, compro todos os meu eletrônicos no Paraguai já faz anos. A primeira vez que fui ao Paraguai foi quando eu tinha 7 anos, e desde então, normalmente vou pelo menos uma vez ao ano.
Ou seja, conheço muita coisa de lá, como chegar, onde deixar o carro, lojas de confiança e por ai vai. Eu até comecei a escrever aqui nesse post sobre isso, mas ficou tão grande que decidi fazer um post específico pra isso.
Nele eu conto em detalhes, tudo o que você precisa fazer para não ser enganado no Paraguai. Resumindo, o que você vai achar nesse post:
- Como entrar no Paraguai
- Documentos Necessários
- Limites de compra
- O que vale a pena comprar
- Lojas de confiança e que não são para turistas
E muito mais!
Confira o post “Compras no Paraguai – O que comprar e onde”, e aprenda todos os macetes de compras em Ciudad del Este.
Outros passeios em Foz do Iguaçu e Região
Abaixo vou listar outros passeios na cidade e região. Passeios que não fiz por falta de tempo, mas que parecem bem interessantes e que talvez vale a pena conferir.
Cataratas – Lado Argentino
As Cataratas do Iguaçu brasileiras são mais famosas, mas será que são as mais bonitas?
Bom, eu não posso opinar, pois não visitei o lado argentino, mas o que ouço de várias pessoas, é que o lado argentino é ainda mais bonito e impressionante que o brasileiro. E pelas fotos que vejo, parece ser verdade.
Assim como o lado brasileiro, o lado argentino também é declarado Patrimônio Natral da Humanidade pela Unesco.
Como chegar nas Cataratas do lado Argetino
O Parque Nacional Iguazú está localizado em Puerto Iguazú, cidade da província de Misiones, que faz divisa com o Brasil.
Para atravessar você pode optar por carro próprio, táxi, ônibus ou transfers. Depende muito da sua preferência, mas em minha opinião, carro próprio ou alugado é a melhor opção, pois te da mais liberdade para visitar a região.
Lembre-se: Você vai atravessar uma fronteira internacional, não esqueça de estar com sua identidade ou passaporte em mãos. Carteira de motorista não é aceita.
Imposto Municipal
Segundo relatos, é cobrada uma taxa de imposto municipal em Puerto Iguazú, e essa taxa deve ser paga em espécie. É importante guardar o recibo, pois essa taxa tem validade de 30 dias.
Principais atrativos do lado argentino
O lado argentino também oferece diversos atrativos dentro do parque. Os principais, são as trilhas do Circuito Inferior, Circuito Superior e Garganta do Diabo. Todas as três são consideradas fáceis e podem ser feitas no mesmo dia.
Confira no post do blog Pegadas na Estrada tudo sobre o lado argentino das cataratas. Um post cheio de detalhes roteiros e informações importantes.
Duty Free Puerto Iguazú
Seguindo na mesma linha do Paraguai, você também pode aproveitar pra fazer comprar no Duty Free de Puerto Iguazú.
Duty Free, pra quem não conhece, é aquela famosa loja com produtos sem imposto, que você encontra dentro dos aeroportos, somente na área de voos internacionais, e que as pessoas torram todo o dinheiro que sobrou da viagem.
Geralmente os preços das coisas no Duty Free são muito bons, mas com o Paraguai ali do ladinho, acho que acaba não compensando. Talvez algumas coisas.
Dream Ice Bar
A moda dos bares de gelo se espalhou pelo Brasil, e Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora. Esse é um dos maiores bares de gelo do país, com 300 metros quadrados, e oferece uma experiência única ao visitante.
A temperatura interna chega a -15 graus, e como pode-se imaginar, tudo é feito de gelo. Dentro você vai encontrar um bar, cardápio gastronômico e até um DJ para animar o pessoal.
Dreamland Foz do Iguaçu
O mais famoso museus de cera do Brasil chegou também em Foz do Iguaçu. Esse eu tive o prazer de conhecer em Gramado, e vou te dizer, é muito bacana!
O Museu de Cera Dreamland é o maior museu do gênero no Brasil, e conta com um acervo de mais de 70 estátuas em tamanho real, abrigadas em 16 diferentes cenários.
No museu você vai encontrar personagens de todo o tipo, como jogadores de futebol, atores, personagens de filme e até desenho animado. Um passeio divertido e para todas as idades.
Tour de helicóptero
Esse é um dos passeios mais famosos e cobiçados de Foz do Iguaçu. Um voo panorâmico por cima do Parque Nacional do Iguaçu, com a oportunidade de ver do alto uma das sete maravilhas do mundo.
Já imaginou?
Deve ser uma experiência fantástica! Eu, infelizmente não fui devido ao orçamento, que não comportava esse tipo de passeio. Mas se você tem a grana e a coragem, eu com certeza recomendo!
Hospedagem em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é cheia de opções de hospedagem, e as vezes fica até difícil escolher entre tantas. Tem que pensar na localização, na estrutura, se tem transporte perto e assim vai.
Pensando nisso, eu criei um mini guia sobre hospedagem na cidade. Nele eu indico boas opções de lugares para dormir, tudo separado por região e também por estilo de hospedagem. Você vai encontrar por exemplo, na região central, indicações de hospedagem barata, custo benefício e luxo.
E no final desse mini guia, eu indico 3 opções, uma de cada categoria, que seriam as minhas escolhas caso eu fosse novamente para a cidade. Confira tudo no post Onde se hospedar em Foz do Iguaçu.
Réveillon em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é um destino comum para o Réveillon, afinal, tem tudo isso que você viu acima para visitar. Nós escolhemos ir para a cidade pelo custo benefício, pois saindo de Santa Catarina, ficou bem em conta.
A cidade em si não promove eventos abertos, ou seja, você tem que fazer a sua festa, ou buscar um desses eventos fechados. Normalmente são eventos open bar e com comida liberada também, ou seja, você não se incomoda com nada.
No nosso caso, acabamos ficando sozinhos no hostel, nem a dona ficou por lá. Então aproveitamos e curtimos a noite por ali mesmo. Encomendamos uma Paella com uma amigo da dona para a janta, e bebemos as coisas que compramos no Paraguai.
Comemos, bebemos e pra fechar a noite, pulamos na piscina. Foi assim até de madrugada. Um réveillon diferente, tranquilo e muito bom!
Caso você queira ir a uma das festas fechadas, a mais famosa delas é a do Rafain Palace Hotel, que inclusive, dizem ter a melhor queima de fogos da cidade.
Vale a pena visitar Foz do Iguaçu?
Olha, se com tudo isso que eu mostrei pra você acima, você ainda não se convenceu que Foz do Iguaçu é uma das cidades mais fantásticas e maravilhosas do mundo, eu não sei o que mais eu posso falar.
Claro que vale a pena! A cidade é incrível, e oferece passeio únicos no mundo. Só o fato de poder visitar uma das sete maravilhas do mundo, acho que já faz a viagem valer a pena.
Visite Foz do Iguaçu e se apaixone por tudo o que ela oferece.
Gostou desse post?
Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.
O que fazer no Paraná
Quer conhecer melhor o estado?
Aqui no blog tem um post especial somente sobre o Paraná. Uma lista com 10 destinos imperdíveis, e que merecem estar no seu roteiro.
Saiba mais >> O que fazer no Paraná – 10 destinos imperdíveis
Leia também:
- O que fazer em Curitiba, a capital ecológica do Brasil
- O que fazer na Ilha do Mel – Um paraíso no Paraná
- Pontos turísticos de Ponta Grossa – O que fazer na cidade
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Bom dia. É possível fazer os 3 principais passeios em apenas 2 dias?
Olá Luã! Se forem dois dias inteiros, é possível sim. Acho que consegue fazer até mais coisa.
Olá do lado argentino qual loja é melhor de comprar sem exploração? É confiável!
Olá Maria! Infelizmente não cheguei a conhecer o lado argentino, não consigo te indicar lojas lá.
Olá! Gostaria de saber se dá pra fazer a visita as cataratas no lado brasileiro e no lado argentino em apenas 1 dia, incluindo o passeio de barco que vcs fizeram?
Olá Raphaela! Não da não, só em transporte você perde um tempão. Tem que ser um dia pra cada lado mesmo.
Parabéns, amei suas dicas, pretendo ir de carro com a família em novembro. Vou consulta-lo. Obrigado.
Obrigado Adriana! Com certeza você vai gostar muito da viagem, aproveite!
Qual hostel vocês ficaram? Ótimas dicas!
Olá Emili! Foi no Villa Valencia Hostel, você pode conferir no link abaixo.
https://www.booking.com/hotel/br/villa-valencia-hostel.html?aid=1175633&no_rooms=1&group_adults=1&label=resposta-comment
Vamos ficar 4 dias ! Qual a melhor sequência em relação a distância dos lugares ? Penso em economizar tempo . Puerto Iguacu , diz que tem uma feirinha muito legal . Onde melhor tirar a carta verde p atravessar p Argentina e Paraguai ? Muito obrigada
Olá Juliana! Desculpe a demora pra responder. Ao final do post você encontra um mapa, onde estão marcados todos os pontos do post, da pra ter uma ideia da distância. Da pra organizar bem certinho cada dia.
Sobre a carta verde, eu acho melhor você fazer antes de ir, talvez com a seguradora do carro.
Sobre a feira, infelizmente não sei informar.
ola, poderia me ajudar na organização do roteiro!
1-tarde- itaipu+katamara
noite- jantar bella italia
2- parque das aves+cataratas lado brasileiro+ macuco
3- museu de cera (manhã, depois seguir)+ mesquita islamica+templo budista+por do sol no marco das 3 fronteiras+noite no ice bar
4-cataratas lado argentino+feirinha+ dutyfree
5- compras no paraguai+bosque guarani
6- manha livre
Olá Laura! Acho que seu roteiro está ótimo, pode manter assim
Boa viagem e aproveite Foz!
Qual é a melhor época /mês para ir pra ter um aproveitamento melhor do clima e dos preços de hospedagem ?
Olá Fernando!
As altas temporadas são sempre nas férias escolares, que são final do ano e junho/julho. Acredito que em qualquer época fora dessas os preços baixem um pouco. Eu diria que novembro de março seriam os melhores meses, pois o tempo está bom e já não é mais tão movimentado.
Olá, muito bacana sua postagem. Esse hostel oferece café da manhã?
Olá Claudete! Quando estivemos, era só o café mesmo, para beber. A comida nós compramos no mercado.
Onde vc indica comprar óculos, bolsas e roupas?
Oi Fatima! Pra isso recomendo a Americanas ou até os shoppings mais chiques. Bolsas você pode encontrar nas lojinhas de rua, você vai ver por todo o lado. Mas dai a qualidade não é tãão boa.
Gostei de saber da tua experiência, Beneth… o post ficou ainda mais interessante! Realmente tem bastante conteúdo falando da cidade e quase todos falam dos mesmos passeios…
Obrigado Gustavo!
Estive em Foz também e conheci um super motorista que me deu muitas dicas, me levou pra muitos lugares e tinha um preço bem legal. O carro dele é bem espaçoso e ele é super divertido. Marcos Bicalho – excelente motorista e preço muito bom. Carro sedan e super confiável – (45) 99124-3045
Obrigado por deixar a dica Tatiana
Cara, show de bola sua postagem. Me ajudou bastatnte em relação a Foz.
EU, minha esposa e minha filha de oito anos estamos planejando viajar para Foz no início de janeiro de 2019 devido as férias escolares e tbm férias nossas, gostaria de saber se podemos comprar os ingressos nas bilheterias no momento da visita aos locais ou seria melhor comprar com antecedência ? E em relação ao tempo, choveu muito nessa semana ou foi tranquilo?
Obrigado
E ai Leandro tudo certo?
Você pode comprar na hora sim, porém, em alguns, é mais barato comprar pela internet. E outra, comprando com antecedência você vai evitar MUITA fila.
Olha, foi bem tranquilo, choveu em apenas um dos dias, e só no final da tarde.
Oi Beneth!
Seu post é bastante claro e abrangente! Me ajudou bastante, mas ainda tenho umas dúvidas. Será que vc pode me ajudar?
Vou estar em Foz para o Réveillon. Chego dia 28/12 e volto 01/01
Vc sabe me dizer se o comércio no Paraguai, Duty Free e Porto Iguaçu funcionam normalmente dia 29,30 e 31. Me preocupo por ser feriado e fim de semana.
Que hora o comércio abre e fecha nesses dias?
Decidimos ir de táxi, pois somos 4 pessoas. Mas e a volta como conseguimos um táxi? É tranquilo?
Continue unindo o útil ao agradável! É incrível!
Muito obrigada!
E os pontos turísticos funcionam?
Olá Deise, tudo bem?
Não posso te garantir sobre os horários nesses dias. Tenho quase certeza que abre normalmente dia 29 e 30. As lojas abrem realmente cedo, pelas 5/6 horas da manhã. As mais turísticas, um pouco mais tarde.
Dia 31 acho que deve fecha, ou ter horários especiais.
É tranquilo ir e voltar de táxi sim. Foz é uma cidade extremamente turística, com certeza os pontos turísticos funcionam. De qualquer maneira, recomendo verificar nos sites oficias de cada um, pra ver sobre eventuais horários especiais de final de ano.
Sobre o Paraguai, falo sobre tudo o que você precisa saber, em detalhes, no post abaixo:
https://tireabundadosofa.com.br/compras-no-paraguai-3/
Oi, eu quero mt ir pra foz e futuramente ir pra fazer compras no paraguai
so que tenho um certo receio
porque sou cadeirante.. eu iria de carro pra foz e taxi pelo paraguai como foi indicado nos artigos..
vc acha perigoso pelo fato de eu ser cadeirante, ser mais vulneravel a assalto e tals
mesmo fazendo as compras nos shops mais seguros e não nos câmelo, tem alguma recomendação?
Olá Johnny! A questão de segurança acredito que seja igual, é bom ter muita cautela, sempre. Minha indicação é de ir nos shoppings mesmo, que são mais seguros e até por conta da mobilidade. Nas lojas de rua, o acesso nem sempre é facilitado.
Vale a pena alugar um apto para hospedagem? É seguro chegar e sair? Tenho criança pequena e queria disponibilidade de cozinha
Oi Eliane! É seguro sim, e tem boas opções. Eu recomendo esse:
https://www.booking.com/hotel/br/apartamento-central-setti-ii.xb.html?aid=1175633&no_rooms=1&group_adults=1&label=coment-foz-apto
Bom dia! Primeiramente parabéns pelo ótimo post! Uma dúvida, a foto com a arara é paga a parte ou faz parte do ingresso comum?
Olá Aline! Muito obrigado!
A foto com a Arara é gratuita, inclusa no ingresso comum.
Adorei as dicas. Pretendo ir em breve com o namoradão, e tb de carro, só que saindo de SP… Vamos ver se dá certo logo depois do dia das mães.
Oi Alessandra! Que bom que gostou do post. Não deixem de ir, com certeza vão gostar bastante.
Boa noite, adorei as dicas, e gostaria de pedir uma ajuda. Estarei indo para Foz em abril e meu voo chega as 10:30, vc teria alguma dica de passeio para já fazermos nessa tarde, pois dia 21 já estarei retornando
Boa noite Andrea! Você pode ir direto do aeroporto para o Parque das Aves, que é no caminho para o centro da cidade. E se quiser continuar o passeio antes de ir para a sua hospedagem, pode sair do parque e ir para o marco das 3 fronteiras para assistir ao pôr do sol.
Obrigada, mas o Parque das Aves não seria melhor fazer junto com as cataratas, ou não são no mesmo lugar?
Estava pensando até em fazer a visita à Itaipu, será que consigo?
Pode ser também, no mesmo dia. São bem perto sim, na verdade é só atravessar a rua. Indiquei por ser no caminho do aero para o centro. Mas então considere ir no museu de cera, que também é nesse mesmo caminho. A visita em Itaipú também pode ser feita. Só fique atenta porque a usina é bem longe do aeroporto, do outro lado da cidade.
Desejo receber o mapa turistico conforme escrito no seu post.
Obrigado
Olá Max! Desculpe, mas o mapa não está mais disponível. Vou atualizar o post e tirar essa parte.