Voo de Balão em Santa Catarina – Tudo o que você precisa saber
Voar de balão sempre foi um sonho pra mim, e sempre que pensava nisso, me vinha na mente aquela cena de vários balões voando na Capadócia. Mas nunca pensei que eu poderia ter essa experiência muito mais perto de casa, com um voo de balão em Santa Catarina.
Sim, o balonismo é algo que está crescendo muito no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde já é possível voar em várias regiões do país, sendo uma delas no sul, mais especificamente no norte de Santa Catarina.
Nós já voamos, e nesse post eu vou te contar em detalhes como você também pode voar de balão em Santa Catarina. Bora?
Voo de balão em Santa Catarina
Quero começar falando o seguinte: absolutamente nada que eu escrever aqui, vai representar o que é voar de balão. É uma experiência realmente indescritível, e só voando para entender. Dito isso, vamos seguir, vai que eu consigo te convencer, né?
Como funciona?
Eu voei com a Travelum Turismo, e vou explicar aqui como foi a minha experiência. O voo de balão pode acontecer em apenas dois momentos do dia: no nascer do sol ou no pôr do sol.
Qual escolher? Bom, acho que acaba sendo bem pessoal. Eu já voei nos dois, e particularmente prefiro o nascer do sol. Primeiro porque eu achei o cenário muito mais bonito, e segundo porque a tarde o vento é mais instável, e a chance do voo não acontecer é maior.
Inclusive, a própria Travelum está pensando em nem vender mais voos no pôr do sol, porque a taxa de remarcação é bem mais alta.
A experiência como um todo tem duração aproximada de duas horas e meia, e segue a seguinte sequência:
- Reunião no ponto de encontro
- Ida para o ponto de decolagem
- Instruções de voo
- Inflagem do balão (um dos pontos altos, explico a seguir)
- Voo propriamente dito
- Pouso com brinde
- Retorno ao ponto de encontro
Reunião e ida para o ponto de decolagem
Todos os passageiros se encontram com a equipe de solo da Travelum em algum ponto de encontro, que é informado previamente. Deixamos o carro nesse local e seguimos nos carros deles para o ponto de decolagem.
Por que você não pode ir com o seu carro para o ponto de decolagem? Porque normalmente esse ponto de encontro é mais próximo de onde o balão vai pousar, o que facilita a logística depois do pouso.
Instruções de voo e inflagem do balão
Ao chegar no ponto de decolagem, todos recebemos instruções de voo. O piloto conta sobre a subida, sobre pouso, como o balão funciona e o que fazer em caso de pouso turbulento, por exemplo.
Enquanto isso, o pessoal da Travelum já começa a preparar o balão para a inflagem, e é durante esse processo que ocorrem um dos pontos altos da experiência, na minha opinião.
Quando o balão está meio cheio, nós pudemos entrar no envelope para fazer algumas fotos. E é espetacular! Inclusive, é nesse momento que eu me dei conta do tamanho que o balão tem, que é impressionante.
O voo, pouso e retorno
Balão inflado, é hora de voar! O voo em si tem duração de 40 a 60 minutos, incluindo picos que podem chegar a 700m de subida e rasantes, raspando nas árvores. Eu, inclusive, tiver a oportunidade de pegar uma pinha durante um desses rasantes.
Durante o voo, a equipe de solo da Travelum vai acompanhando o balão por terra, sempre em comunicação com o piloto através do rádio. Além disso, o balão é rastreado por GPS, mandando a sua localização a cada 5 minutos, facilitando o seu resgate após o pouso.
Aí vem o pouso, que pra mim foi bem tranquilo, assim como o resgate, pois a equipe de solo chegou rapidinho.
Enquanto eles baixavam e recolhiam o balão, veio o brinde com espumante, em homenagem a Jean-François Pilâtre de Rozier, químico francês que realizou o primeiro voo tripulado de balão da história.
Em qualquer lugar do mundo que você for voar de balão, vai existir esse brinde no final, porém, a Travelum vai além. Depois do brinde, eles ainda entregam um presente para os passageiros, que você não vai encontrar em qualquer lugar do mundo. E esse eu não vou revelar aqui, pra não dar spoiler.
E depois de tudo isso, os passageiros entram nos carros da Travelum e voltam para o ponto de encontro, onde acaba a experiência.
É seguro voar de balão?
Sim, é totalmente seguro voar de balão. Inclusive, segundo a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), o balonismo é a atividade aérea mais segura que existe.
Existe todo um procedimento de segurança a ser seguido, e o piloto deve passar por testes e treinamentos muito similares aos pilotos de avião e helicópteros, por exemplo. São diversos exames e horas de voo para se tornar um piloto de balão.
Eu acompanho de perto o trabalho da Travelum Turismo, e sei que eles só voam com 100% de certeza que o tempo está favorável. Inclusive, o lema dos pilotos é o seguinte:
“É melhor estar em terra querendo voar, do que estar voando querendo estar em terra”
E eu concordo totalmente, segurança sempre em primeiro lugar. Então, caso aconteça do seu voo não acontecer e ser remarcado, fique tranquilo, que é melhor assim. A Travelum sempre remarca sem custo algum, e pode até fazer o reembolso total do valor pago, caso você queira.
Onde voar?
A Travelum atua no planalto norte catarinense, mais especificamente na região de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. O ponto de encontro sempre é em São Bento do Sul, mas a decolagem é das cidades vizinhas.
Veja também: O que fazer em Campo Alegre
É uma região maravilhosa, cheia de campos e muito verde, especialmente a tradicional Araucária, árvore típica do sul do país.
Onde se hospedar para voar de balão?
Como eu disse, os voos acontecem na região de São Bento do Sul, e como o ponto de encontro é sempre em algum local da cidade, é nela que eu recomendo se hospedar.
Aqui no blog temos um post específico sobre hospedagem em São Bento do Sul, confira: Onde ficar em São Bento do Sul
Mas resumindo, aqui vão algumas opções:
- Araucária Hostel – Opção barata, com comforto e bem localizada
- Hotel Stelter – O primeiro hotel da cidade, típico alemão
- Serra Alta Hotel – Excelente estrutura, com vista privilegiada da cidade
- Lefel Hotel – O mais novo hotel da cidade
Importante: Clientes que comprar experiência com a Travelum ganham 50% de desconto na primeira diária do Araucária Hostel. É só entrar em contato e falar que é cliente Travelum.
Quanto custa voar de balão em Santa Catarina?
Eu normalmente não coloco preços das experiências aqui no blog, mas nesse caso eu acho que merece. Com a Travelum, o voo de balão custa R$697,00 por pessoa, o que está dentro da média nacional.
Em alguns locais custa mais barato, em outros mais caros. Sinceramente, com o padrão de qualidade e atendimento da Travelum, achei que o preço é bem justo, ainda mais considerando o presente secreto, que pra mim foi a cereja do bolo.
Ah, e tem mais o desconto que eles oferecem no Araucária Hostel e outras parcerias que eles têm com empresas da cidade. Uma delas, por exemplo, é um cupom de 10% de desconto no aplicativo de delivery Pedidos10 de São Bento do Sul.
Reservas
Gostou da ideia de voar de balão na Serra Catarinense? Acesse o site da Travelum, confira as datas e faça sua reserva online!
Voe de balão em Santa Catarina
Voar de balão é realmente inesquecível, e vou te falar que só existe um lado negativo: você não vai querer parar de voar! Isso eu posso garantir. Como eu disse, já voei duas vezes, e não vejo a hora de voar de novo, em mais regiões do Brasil e do mundo.
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.