4 coisas que aprendi vivendo no Marrocos – Tire a Bunda do Sofá
Em 2016, durante meu mochilão de 9 meses, passei 2 meses no Marrocos, sendo 1 trabalhando e morando em Marrakech, e outro viajando por todo o país.
Eu já havia passado por alguns países mais pobres, como Albânia e Bósnia por exemplo, no sudeste europeu. Mas conhecer o Marrocos, foi o maior choque cultural que já tive na vida, até então.
Tive que me adaptar a uma cultura totalmente diferente e nova pra mim. Viver de uma maneira que nunca vivi antes, e presenciar atitudes que me fez abrir a cabeça, repensar valores e atitudes.
O que aprendi vivendo no Marrocos
É justamente esse tipo de experiência que faz com que quebremos pré conceitos. Aprendemos que o diferente, nem sempre é errado, e nos tornamos mais tolerantes às diferenças. No Marrocos, aprendi a viver de uma maneira diferente, mais simples, e dando mais valor ao que realmente importa.
Confesso que não fazia ideia do que eu iria encontrar no país, e realmente fiquei surpreso. Os marroquinos são um exemplo de humildade, simplicidade e felicidade.
Fazer parte do dia a dia deles foi um grande privilégio, e vou contar aqui um pouco sobre o que esse povo incrível, tem a nos ensinar.
>>> Veja também: Roteiro Marrocos – 5 cidades que você precisa conhecer! <<<
Receptividade
A receptividade do povo marroquino é indescritível. Eles realmente se sentem felizes em poder ajudar, ou até em levar um turista para dentro de sua casa, seja para uma refeição ou até dormir.
Usar o couchsurfing no país foi uma experiência fantástica. Foram vários hosts excelentes, que fizeram de tudo para que minha estadia fosse a melhor possível. Inclusive, em Casablanca, maior cidade do país, está a maior comunidade de couchsurfing do continente africano!
Outro exemplo disso, foi quando um jovem viu num post meu que eu estava no Marrocos, e me convidou para participar de um almoço tradicional com sua família. Uma oportunidade única de conhecer ainda melhor a cultura desse povo incrível.
Determinação e força de vontade
A quantidade de vendedores de rua em Marrakech chega a ser assustadora. Eles estão em todo lugar, aparecem quando você menos espera e te seguem até a eternidade. Chega uma hora que fica chato, mas tenho que concordar que a determinação e força de vontade desses caras é fora do normal.
O fato de perseguirem os turistas é um pouco chato, e não é por isso que criei admiração por eles, mesmo mostrando perseverança. O que realmente me impressionou, é que esses vendedores de rua, mesmo com poucas condições, falam de 4 a 5 línguas.
Normalmente, falam árabe, francês, inglês e espanhol. Alguns ainda falam italiano, e se duvidar, até português. E é incrível como eles percebem no seu sotaque no inglês, de qual país você é, e já falam contigo no seu idioma.
E eles não aprendem isso na escola, é em casa mesmo, com seus pais. Um exemplo de esforço, para tentar melhorar de vida.
Agilidade e pró atividade
Não existe problema que um marroquino não possa resolver. Independente do que você precise, a pessoa ou vai resolver, ou vai levar até alguém que resolva. E não precisa ser alguém que entenda do assunto que você precisa de ajuda. Vou dar um exemplo.
Estava numa van, indo para uma pequena vila nas montanhas, chamada Imlil, e uma mulher belga que estava ao meu lado, havia quebrado a armação do óculos. A van parou em uma cidade, para pegar mais pessoas, e nisso chegou um vendedor de doces na janela.
A mulher comentou, brincando, que não queria doces, mas sim um óculos novo. Supreendentemente, o moço então pegou o óculos e saiu, voltando 10 minutos depois, com o óculos consertado. Eu fiquei realmente impressionado com a pró atividade dele, e em como consertou o óculos tão rápido.
O valor da comida
Nunca fui de desperdiçar comida, mas no Marrocos aprendi a dar ainda mais valor ao alimento. Um povo que já passou muita fome, aprendeu a utilizar 100% do que chega à sua mesa. De um animal, não sobra nem os olhos. Das refeições, nada é jogado fora. Tudo é feito na quantidade certa, para que não sobre.
Quando voltei ao Brasil, percebi que a quantidade de comida que jogamos fora é enorme. Talvez a abundância que temos nos deixou mal acostumados. Temos frutas, legumes e carnes à vontade, e tudo de ótima qualidade. Pra que comer aquela fruta meio batida se posso pegar essa outra, que está brilhando. Né?
Mercados jogam fora frutas e verduras feias, por que não vai vender. Pra quem tem fome não existe fruta “feia”, não existe fruta batida. Comida é comida.
Já pensou nisso?
Viajar é viver
É essa vivência e são esses aprendizados que fazem de uma viagem algo transformador. Faça da sua viagem um ensinamento. Viajar não é apenas visitar lugares bonitos, fazer fotos para postar e ficar dormindo no resort.
Viajar é aprender. Viajar é quebrar pré conceitos. Viajar é viver.
Tire a Bunda do Sofá!
Seguro viagem Marrocos
O Marrocos já não é mais um país perigoso, mas também não é tão seguro quanto alguns países da Europa os Estados Unidos.
Existe sim um cuidado a ser tomado, e além disso, acidentes podem acontecer, não é mesmo?
Contratar seguro viagem para uma viagem ao Marrocos é essencial, e custa muito menos do que você imagina.
Saiba mais sobre a importância de seguro viagem em um país como o Marrocos acessando o link abaixo.
Seguro viagem Marrocos – Precisa? Quanto custa? Como Comprar?
VOCÊ PODE GOSTAR:
MAIS SOBRE O MARROCOS:
- O que fazer em Marrakech
- O que fazer em Casablanca
- O que fazer em Chefchaouen – A cidade azul do Marrocos
- Merzouga – Como visitar o deserto do Saara
PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:
- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.
- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.
- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.
- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!
- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.
Que interessante. Quase compramos passagens para o Marrocos nesta semana e estou louca para conhecer. Adorei ler sobre a tua experiência e deve ter sido demais estes 2 meses por lá. Abraço!!
Viajar é viver..,.é isso mesmo ! Já fui várias vezes a Marrocos (até porque é pertinho aqui de Portugal…) e surpreendo-me sempre. Um bom adjectivo mesmo para esse povo é mesmo determinação e…desenrasque ! Eles resolvem qualquer situação no meio do nada !!
Boas viagens!
A receptividade é algo super importante mesmo, principalmente quando somos um “estranho no ninho”. Que bom que teve impressões positivas.
Beneth, maravilhoso seu relato. Ainda não estive no Marrocos, mas pretendo conhecer em breve. Mesmo assim, desde que cheguei na França tenho conhecido muita gente de lá e da região e pude constatar basicamente as mesmas coisas que você. A questão do desperdício no Brasil realmente chega a ser surreal – não só os consumidores, como as próprias lojas e restaurantes.
quanta experiência boa Beneth, deve ser muito incrível morar em um local igual ao Marrocos com uma cultura tão distinta da nossa e o seu mochilão pela Europa deve ter sido maravilhoso! E o que você disse sobre a comida é algo a se pensar, afinal jogamos tanta coisa fora que poderia ser aproveitada pra quem não tem nada!
Muito bom teu relato!
Sair da nossa zona de conforto nos faz abrir a cabeça.
Ir para um local (dentro ou fora de nosso paìs) e vivenciar uma realidade muito diferente da nossa é um choque de realidade. Eu moro no centro de SP e acho um absurdo o desperdício de comida que vejo jogado no lixo no final da tarde e me choco ainda mais com a quantidade de moradores de rua ciscando aquele resto (no qual eles são obrigados e pegar do lixo).
É isso aí! Viajar não é somente tirar fotos dos pontos turísticos, mas aprender mais sobre um povo, uma cultura, para que nos tornermos pessoas melhores!
Eu adoro essas culturas que valorizam os alimentos, fico muito chateada com desperdício, tanta gente passando fome no mundo e ainda tem gente que joga comida boa no lixo. Outra coisa que me surpreendeu no post foi a questão do couchsurfing, não tinha idéia de que isso existia no Marrocos tb, muito legal saber!
4 pontos a interessantes que fazem parte do país que Marrocos é. Confesso que especificamente Marrakesh é uma das minhas cidades preferidas no mundo
Fui convidada ir a Marrocos para conhecer a família de um Francês, sua origem, história de vida. Porém o conheço faz dois meses e não me sinto segura, mesmo ele tendo um excelente cargo de responsabilidade em uma Universidade, já fez várias palestras no Brasil. O que me recomendão? Gostaria de ir, porém tenho medo.
Olá Juliana, tudo bem?
No geral, eu diria que é tranquilo, o Marrocos é bem seguro e o povo é bem receptível. Porém acho que você deve avaliar a situação, se a pessoa é realmente confiável. Tente responder algumas perguntas, como: Como você conheceu essa pessoa? Por que ela estaria te convidando para ir até lá? Por que valeria a pena ir?
Acredito que assim você vai conseguir decidir se vale a pena ou não, ou se é seguro ou não.